domingo, 30 de novembro de 2008

Festa gremista

Gremistas de Sinop e região recepcionaram jogadores que fizeram história no clube e participaram de um bailão no CTG da cidade no sábado e participam de um jogo e almoço hoje.
Os ídolos Mazzaropi, Luís Eduardo, Tarciso, China, Jurandir e Anchieta (foto com Julio Tábile e o filho Hércules) chegaram na cidade por volta das 19 horas e com muita simpatia receberam o carinho dos torcedores e atenderam a imprensa.

Depois de uma campanha fraca na reta final do campeonato; e de ver o São Paulo abrir cinco pontos de vantagem faltando duas rodadas para terminar a competição, surge a possibilidade do torcedor tricolor viver um final de semana alegre, na nostálgica convivência com alguns dos jogadores que ajudaram o clube ser o que é hoje: um grande clube do futebol brasileiro e mundial.

sábado, 29 de novembro de 2008

O DVD era pirata

Hoje, quando passamos pela principal avenida de Sinop-MT, vimos uma viatura da Polícia Militar, duas equipes de reportagem e um pequeno tumulto.
Quando chegamos no local os policiais estavam saindo e as equipes de televisão, também. Fomos até a delegacia e ao chegar lá nos deparamos com cinco políciais militares, uma das equipes de TV e um garoto chorando muito.
Para nossa surpresa, ficamos sabendo que o garoto tinha 13 anos e estava ali por ter furtando um DVD na loja. E que outros garotos que também estavam com ele, não teriam sido pegos. Ao mesmo tempo que acompanhamos a situação, um dos investigadores, indignado questionava a outra equipe de TV com as seguintes palavras: "Eu não acredito que vocês estão fazendo esta matéria. É muita falta do que fazer".
Infelizmente tenho que concordar com o policial civil, caso a matéria não tenha a finalidade de questionar os Policiais Militares, sobre o procedimento de pegar uma criança que estava chorando e apavorada com a situação, levar para uma delegacia e registrar uma ocorrência, não é nem falta do que fazer, é falta de profissionalismo mesmo.
Detalhe: o DVD era pirata.

Melhor lateral Série C

O melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro da Série C 2008, eleito por cronistas esportivos do centro do país é do Luverdense. Paulinho (foto arquivo) mineiro de 23 anos, em um ano de clube conquistou a Copa Mato Grosso e o acesso para Série C em 2009. O lateral que atuou na Caldense-MG, Chapadão-MS e Lençóis Paulista-SP conseguiu ser o destaque na posição jogando um futebol de muita técnica. A regularidade foi mantida tanto no apoio, como na defesa. Além disso Paulinho também é excelente nas cobranças de falta e escanteios. O jogador permance no Luverdense para a temporada de 2009.

A seleção da Série C 2008 pelos cronistas esportivos
Goleiro: Pantera (Campinense-PB)
Lateral-direito: Ley (Rio Branco-AC)
Zagueiro: Gil (Atlético-GO) e Amarildo (Ituiutaba-MG)
Volante: Nunes (Guarani) e Róbston (Atlético-GO)
Meias: Soares (Águia-PA) e Juninho (Duque de Caxias-RJ)
Atacante: Marcão (Atlético-GO) e Fernando Gaúcho (Guarani)
Treinador: Mauro Fernandes (Atlético Goianiense)
Menção honrosa para Tarcísio Pugliesi, que pegou o Luverdense quase eliminado e deixou o time na Série C de 2009 e depois recuperou o Rio Branco do Acre no octogonal final, ficando a apenas três pontos do acesso à Série B.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Rádio Patrulha

Uma das características marcantes é termos a cobertura jornalística dos acidentes e ocorrências policiais pelas emissoras de TV da cidade de Sinop-MT. Atualmente, podemos ver também o colega Vává Vinil, um dos locutores e também um dos melhores narradores do futebol sinopense, na Patrulha Meridional.
Ontem, em mais um homicídio em um bairro da cidade, não nos passou despercebida uma situação corriqueira em fatos semelhantes. Várias crianças, levadas pelos pais, assistindo o trabalho da polícia e dos peritos. Um absurdo.

Não sei qual seria a solução para evitar tamanha irresponsabilidade de quem leva uma criança para ver uma pessoa morta, no meio da rua, de noite, por volta das 22h.
É uma situação para ser questionada com autoridades policiais, peritos e conselho tutelar da cidade. Acredito que se policiais e perítos não conseguem evitar os curiosos, que ficam em volta - até o corpo ser levado - a presença de um representante do conselho tutelar seria fundamental para orientar que as crianças fossem retiradas do local. Depois delas saírem e de se tirar a lona (que não existe e deveria existir para cobrir o corpo), aí sim poderia começar o trabalho da perícia.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Simplesmente Internacional

Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro e Marcão; Edinho, Guiñazu, Magrão e D'Alessandro; Alex e Nilmar. Este foi o time que venceu ontem, o Estudiantes da Argentina, em La Plata. Uma equipe que tinha 43 partidas oficiais sem perder em casa. Contra times de outros países foram 13 anos sem sentir o gostinho da derrota.
Coube ao Internacional; o campeão da América que calou o São Paulo no Morumbi, o campeão mundial, que com gol de Gabiru bateu o soberbo Barcelona no Japão, a tarefa de quebrar o tabu. Em uma noite para mostrar o motivo pelo qual é o maior pontuador da Sul Americana, nem mesmo a expulsão do excelente Guiñazu na metade do primeiro tempo, comprometeu uma atuação de gigante, coroada com o gol de Alex, depois de pênalti cavado pelo melhor atacante brasileiro: Nilmar.
Uma atuação que se confirmada no Beira Rio dará ao Internacional o único título que falta ao clube, e o único que nenhum clube brasileiro ganhou até agora. E o melhor, será uma conquista histórica também, por ser de forma invicta. O Internacional, único campeão brasileiro invicto, não perdendo no Beira Rio na próxima quarta-feira, será também, o único campeão sul-americano invicto.
Não esquecendo: O treinador deste time de guerreiros que venceu com personalidade é Tite.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Filhotinhos

A cabine de imprensa do estádio municipal de Sorriso-MT, foi o local escolhido para receber temporariamente, alguns inquilinos. O ninho foi feito na caixa da chave de energia.

Classificados Série B

Depois da última rodada da Série C os quatro times que aparecem em negrito garantiram a classificação para Série B de 2009.

1º Atlético (GO) - 29
2º Guarani (SP) - 21
3º Campinense (PB) - 21
4º Duque de Caxias (RJ) - 18
5º Águia Marabá (PA) - 18
6º Brasil (RS) - 17
7º Confiança (SE) - 17
8º Rio Branco (AC) - 16

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Arquivo mesmo

A edição de ontem do jornal da capital estampou na capa da página de esportes a manchete da abertura do campeonato mato-grossense de 2009, entre Sinop x Mixto, no dia 24 de janeiro. A matéria não chamou tanta atenção, quanto a foto do estádio. A foto é de no mínimo uns oito anos atrás. O estádio já trocou de nome, mudou a cobertura lateral, não possui mais cobertura na entrada e manutenção como a da foto não recebe faz tempo. Tanto, que para o último jogo do campeonato amador, a grama não foi cortada.
Foto: reprodução.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Seleção na cara do gol

A décima edição do programa na cara do gol, comandado por Micail Diesel foi ao ar ontem (14h), na Hits FM. Campeonato brasileiro, séries A, B e C; Sul-Americana e o campeonato mato-grossense foram debatidos.
No estúdio a presença do torcedor do Palmeiras, Anderson Botin, e também do gerente da rádio, o gremista Gelson Pandolfo. As discussões com participação por telefone, das ouvintes Geni e Aline, torcedoras do São Paulo, giraram em torno da disputa entre Grêmio e São Paulo que ainda brigavam pelo título. Com o jogo da seleção brasileira na quarta, a produção do programa criou o quadro eu sou melhor que o dunga, nele Herivelton, Bebeto e Junior fizeram a escalação da seleção brasileira que colocariam em campo.

Bebeto, contestado pela mesa, escalou o jogador Kaká (foto direita) como um dos zagueiros do Brasil. O jogador foi campeão da Copa Mato Grosso pelo Luverdense em 2004 - embora o site do Hertha Berlim não coloque em sua página oficial o time de Lucas como um dos clubes que defendeu. Kaká com 28 anos, foi contratado este ano pelo clube que ocupa a quarta colocação no campeonato alemão.
O programa pode ser ouvido pela internet no www.87.9fm.com.br aos domingos antes da rodada do brasileirão, e a participação pelo msn pode ser feita pelo endereço: nacaradogol87@hotmail.com
Na foto da esquerda para direita: Micail, Júnior, Herivelton e Anderson e Bebeto.

Seleção Bebeto: Renan, Paulo Baier, Lúcio, Kaká, Mineiro, Jorge Wagner, Anderson, Alex, Nilmar, Kaka e Robinho.

Seleção Júnior: Julio César, Thiago Silva, Lúcio, Leo Moura, Juan, Herandes, Anderson, Alex, Kaka, Robinho e Luis Fabiano.

Seleção Herivelton: Julio César, Lúcio, Juan, Daniel Alves, André Santos, Anderson, Lucas, Kaka, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Luis Fabiano.

domingo, 23 de novembro de 2008

Culinária baiana

Leda Silva, ensinou a receita do arrumadinho no MTTV 1ª edição da TV Centro América, a reportagem foi de Magnos Oliveira e Henrique Molinari, com apoio de Aécio Novaes. Confira os ingredientes:
Duas chicaras de feijão de corda; uma chícara de farinha; 300 gramas de carne de sol; dois tomates picados; três colheres de coentro e três colheres de cebolinha.

Os ingredientes depois e preparados, devem ser colocados na seguinte ordem: carne de sol, feijão de corda com a farofa, dois tomates picados, coentro e cebolinha a gosto. O prato pode ser acompanhado com arroz branco e pimenta a gosto.

sábado, 22 de novembro de 2008

Handball Sorriso

O MTTV 2ª edição, da TV Centro América mostrou em reportagem de Magnos Oliveira e Marco Aurélio os bons resultados conquistados pela equipe de handball da cidade de Sorriso-MT. O treinador Cristiano conta com um grupo forte, ele já teve cinco atletas convocados para a seleção brasileira e outros três garantiram uma pré-convocação.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Amâzonia em perspectiva

O limite máximo de desmatamento que a Amazônia pode suportar antes de se transformar irreversivelmente numa savana é 50%, segundo um estudo divulgado ontem em Manaus pelo pesquisador Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este é o chamado "ponto sem retorno", ou tipping point, em inglês, a partir do qual a floresta perde a capacidade de se regenerar. Hoje, cerca de 20% do bioma já foi desmatado em toda a América do Sul. Se os atuais 20% de área desmatada chegarem a 50%, a situação se tornará irreversível.

A região mais impactada pela transformação seria a Amazônia Oriental, formada principalmente pelo Pará. "Todo o leste da Amazônia viraria uma savana", disse Sampaio, que apresentou os resultados de sua tese de doutorado na conferência Amazônia em Perspectiva, que reúne os três maiores programas de pesquisa sobre a floresta (conhecidos pelas siglas LBA, Geoma e PPBio). "A floresta se auto-sustenta", explicou o cientista. "A vegetação depende do clima, mas o clima também depende da vegetação. Quando você remove a cobertura vegetal, você muda também o clima, até um ponto crítico em que a floresta não consegue mais voltar ao que era antes."

A porção oeste do bioma permaneceria relativamente imune às alteração, blindada pelos índices pluviométricos mais elevados nas regiões próximas aos Andes. A transformação "sem volta" ocorreria somente nas áreas já desmatadas, segundo Sampaio - apesar de outros cientistas acreditarem que o desmatamento no leste poderá cortar o fluxo de vapor de água para o interior da floresta, no oeste.

A tese de Sampaio é a expansão de um trabalho publicado por ele mesmo e colegas no ano passado, que abrangia apenas a Amazônia Oriental e estimava o ponto sem volta em 40% de desmatamento. O novo modelo é mais completo porque abrange toda a Amazônia na América do Sul e faz o casamento entre as flutuações de clima e vegetação, enquanto o anterior trabalhava apenas com variação de cobertura florestal.
Fonte: Yahoo noticias

Jardim Carolina campeão

O campeonato municipal de futebol feminino de Sorriso-MT, contou com quatro equipes. Em 2009, a organização deve trabalhar para dobrar o número de equipes participantes. A final foi ontem, no estádio municipal. As meninas do Jardim Carolina venceram o jogo com gol de Rosinha. A bola foi lançada na área, aos 29 minutos do segundo tempo e de cabeça ela decidiu o jogo que teve dois tempos de 35 minutos.
Depois o time do Fênix foi para o ataque e teve oportunidades de empatar, mas faltou tranqüilidade. No último lance, faltando um minuto para terminar o jogo a bola bateu na trave para comemoração da goleira Edina, do Maria Carolina.
O destaque da partida foi Aparecida (foto em entrevista para Rádio Sorriso) ela chegou de Tangará da Serra, poucos minutos antes da partida. Perdeu o jogo, mas foi escolhida pela equipe de esportes da rádio como a melhor jogadora em campo, e ganhou um par de chuteiras da JD Esportes.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Artigo Só Noticias

Campeonato mato-grossense

Estamos próximos da definição das regras do campeonato mato-grossense, que começa em janeiro. A fórmula não se sabe ainda, mas já se sabe que será um campeonato deficitário e pouco atrativo. Embora 2008 tenha sido um bom ano, com a subida de Mixto e Luverdense para a Série C do campeonato brasileiro - um representante do interior e outro da capital - ainda estamos longe de sermos um Estado no qual tenhamos orgulho em vestir a camisa dos clubes locais.

A prova é quando acompanhamos jogos de clubes de nossa cidade, as camisas são de clubes do Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul, na grande maioria.
E a falta de representatividade não é culpa apenas da ineficiência em fazermos o marketing dos clubes. É pela maneira que insistimos em fazer futebol.
Os anos passam e os erros continuam sendo os mesmos. A região norte, detentora de cinco títulos estaduais - dois com Sorriso e três com Sinop - não consegue sequer formar bons times. São dois clubes que passam pelo problema crônico de depender de auxílio político, envergonhando os poucos torcedores.

Clube que para entrar em campeonato depende de apoio direto da administração pública, pode pendurar as chuteiras. Hoje, isso representa o carimbo do amadorismo.
A maneira correta de ajudar clubes de futebol, das cidades que estão representando, limita-se; no máximo ao auxílio com transporte (a Secretaria de Esportes pode ceder o ônibus do município para transportar jogadores), e a obrigação de manter o estádio municipal em perfeitas condições para que os jogos possam ser realizados.

Fora isso a preocupação deve ser com as categorias amadoras que precisam de investimentos. A primeira partida oficial de futebol em Mato Grosso, foi em 15 de novembro de 1913, noventa e cinco anos depois quem se diz dirigente de clube, ainda não aprendeu fazer futebol.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Robótica na escola

A reportagem de Magnos Oliveira e Henrique Molinari, no MTTV 1ª edição de hoje - da TV Centro América - mostrou os resultados positivos das aulas de robótica. De forma divertida os alunos aprendem os primeiros conceitos de tecnologia. Além disso, a robótica sendo um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletricidade, eletrônica e computação desenvolve a criatividade das crianças e o interesse por matérias que serão vistas nas próximas séries.

Acidente Seringueiras

Mais um acidente de moto no final da tarde de ontem em Sinop-MT. Na rua das Seringueiras com Av. das Acácias, o veículo com placas de Cuiabá, bateu na moto. Segundo informações a motorista do veículo, não viu o motociclista.
Os bombeiros socorreram o condutor da motocicleta e a Polícia Militar registrou a ocorrência. As imagens de Magnos Oliveira foram exibidas no MTTV 2ª edição da TV Centro América.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Território87: 4ª edição

A revista Território87, edição de novembro circula com a matéria de capa abordando o tema namoro na escola. Voltada para o público estudantil a reportagem mostra a fase da adolescência na qual os jovens estão descobrindo momentos de encantamento, com opiniões de alunos e professores sobre o assunto.

A revista também aborda a questão de atitude do uso do piercing, com orientações de um profissional sobre a colocação do adorno exótico; a opinião de eleitores universitários sobre o resultado das eleições em Sinop-MT; a procura das mulheres pelo curso de gerenciamento de redes de computadores; o eu na Hits e o time da Hits - com as 11 músicas mais tocadas durante o mês na programação - e as dicas do mês.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Futebol em destaque

O estúdio da Hits FM recebeu a presença de torcedores do São Paulo, Palmeiras e Grêmio no programa na cara do gol , de ontem. Sob o comando de Micail Diesel, com comentários de Bebeto, Júnior e Herivelton, foram abordados o campeonato brasileiro séries A e B, a sulamericana e o campeonato mato-grossense.

Bebeto destacou a situação decadente pela qual passa o futebol mato-grossense, com clubes como Sinop, buscando apoio de políticos para participar da competição. Além disso, o campeonato teve o arbitral marcado para o dia 14/11, transferido. De bom, dos times do norte, ficou a situação do Luverdense que já tem o elenco definido para a disputa em busca do primeiro título. Para o Luverdense o campeonato também serve de preparação para a disputa da Série C, competição na qual o clube precisa manter a permanência para 2010.

Na rodada do brasileirão, que teve a maior média de gols do campeonato, a projeção foi de vitória para São Paulo, com facilidade sobre o Figueirense e do Grêmio com dificuldades, sobre o Coritiba.

Na sulamericana o destaque foi para a vitória do Internacional sobre o Chivas e a possibilidade de se tornar o clube de maior pontuação, na história da competição, com uma vitória sobre o Chivas em Porto Alegre. O Inter soma 44 pontos, junto com San Lorenzo (Arg) e Atlético Nacional (Col). O clube brasileiro participou duas vezes da competição desde 2002, mesmo assim tem mais pontos que Boca Junior (7) e River Plate (7), e hoje é o favorito para conquistar a edição de 2008.

Para escutar o programa pela internet, domingo 14h, o endereço é: www.87.9fm.com.br - para entrar em contato pelo msm: nacaradogol87@hotmail.com. Na foto da esquerda para a direita: Douglas, Talita, Gisele, Cintia, Sandra e Bebeto. Sentados da esquerda para direita: Micail, Herivelton e Júnior.

domingo, 16 de novembro de 2008

Série C reta final

A penúltima rodada da Série C manteve cinco times vivos na briga por 3 vagas na Série B. Campinense, Duque de Caxias e Brasil de Pelotas jogam fora de casa e Guarani x Águia jogam em campinas em busca de uma vaga.

Resultados da rodada de hoje
Duque de Caxias (RJ) 4 x 1 Rio Branco (AC)
Brasil-Pe (RS) 2 x 0 Confiança (SE)
Águia de Marabá (PA) 2 x 1 Atlético (GO)
Campinense (PB) 0 x 0 Guarani (SP)

Classificação
1º Atlético (GO) 28
2º Campinense (PB) 20
3º Duque de Caxias (RJ) 19
4º Guarani (SP) 18
5º Águia de Marabá (PA) 18
6º Brasil-Pe (RS) 17
7º Confiança (SE) 14
8º Rio Branco (AC) 11

Última rodada
Rio Branco (AC) x Brasil-Pe (RS)
Confiança (SE) x Duque de Caxias (RJ)
Atlético (GO) x Campinense (PB)
Guarani (SP) x Águia de Marabá (PA)

Situação corriqueira

O desperdício do final de semana no Jardim Paraíso, em Sinop-MT.

Acidente na Jacarandás

Mais um acidente envolvendo moto em Sinop-MT. O de ontem, foi na Av. dos Jaracandás. Segundo testemunhas, a moto e o carro vinham no mesmo sentido, quando o motorista do automóvel foi fazer o retorno atingiu o motociclista. Os bombeiros foram chamados e levaram o condutor da moto para o Pronto Atendimento. A equipe de reportagem da TV Centro América, registrou o acidente, com imagens de Magnos Oliveira.

sábado, 15 de novembro de 2008

Escola Alto da Glória

A Escola Estadual São Vicente de Paula, no bairro Alto da Glória em Sinop-MT, recentemente passou por reformas, que não resolveram muitos problemas, são aquelas reformas para disfarçar a falta de investimento na estrutura física das instituições escolares. E se por parte do Estado o investimento não é o suficiente, o município também não ajuda muito. Em época de chuva a situação da entrada lateral da escola é a mostrada na foto. No período noturno, no local não existe iluminação, e as coisas ficam bem mais difíceis.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Buracos BR 163

A reportagem de Fábio Mezzacasa e Magnos Oliveira, mostrou ontem, no MTTV 2ª edição da TV Centro América, que com a chegada das chuvas os problemas na BR 163 aumentam. A pista no trecho entre Sinop e Sorriso que já estava em péssimas condições, agora também está com muitos buracos. A foto mostra a situação difícil de um dos motoristas que não teve sorte, o caminhão quebrou e a carga de milho ficou no asfalto.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Jogos da Série C

Resultados última rodada
Confiança (SE) 3 x 2 Águia de Marabá (PA)
Rio Branco (AC) 2 x 1 Campinense (PB)
Atlético (GO) 2 x 0 Brasil-Pe (RS)
Guarani (SP) 4 x 2 Duque de Caxias (RJ)

Classificação
1º Atlético (GO) 28
2º Campinense (PB) 19
3º Guarani (SP) 17
4º Duque de Caxias (RJ) 15
5º Águia de Marabá (PA) 15
6º Brasil-Pe (RS) 14
7º Confiança (SE) 14
8º Rio Branco (AC) 13

Acidente em Sinop-MT

O Jardim Maringá II é um bairro no qual não existe sinalização no trânsito. Mas também não há movimento nas ruas e muito menos obstáculos que possam prejudicar a visão dos motoristas. O asfalto é novo e a camada fina de areia na pista deixa o terreno escorregadio. A foto é de dois motoristas que conseguiram se envolver em um acidente na tarde de ontem. Ninguém se machucou. As imagens do acidente, de Magnos Oliveira, foram exibidas no MTTV 2ª edição da TV Centro América.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dia do Pantanal

A morte do ambientalista Francisco Anselmo em Campo Grande (MS), durante uma manifestação ocorrida no dia 12 de novembro de 2005, contra a instalação de usinas de álcool e açúcar no Pantanal, quando ateou fogo ao próprio corpo, merece continuar sendo objeto de profunda reflexão, muito além da dor e revolta causadas pela dramaticidade e violência do ato.

Dor, revolta, reflexão, estupefação, são muitos os sentimentos, emoções que o gesto de Franselmo causou em todos os que estão atentos à profundidade dos acontecimentos que ocorrem em nosso País, mais do que nos eventos supérfluos, no verniz de fatos que são apenas rotina e que não mudam nada no contexto geral.

Francisco Anselmo de Barros, tem um longo passado de lutas em defesa da Natureza e especialmente do Pantanal.

Era Jornalista, Presidente da Fuconams (Fundação para Conservação da Natureza de Mato Grosso do Sul), uma das primeiras entidades de defesa do meio ambiente do país, articulador da criação e conselheiro da A.M.E. (Associação Mato-Grossense de Ecologia), primeira entidade ambientalista do Estado de Mato Grosso, membro fundador do Conama (Conselheiro Nacional de Meio Ambiente) e do CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental).

Além disso, Francisco Anselmo de Barros era consultor na instalação da WWF Brasil, membro da Diretoria da Rede Mata Atlântica e da Rede Ambientalista Greenpeace, na campanha dos Transgênicos.

Em seu currículo estão ainda cargos no CMMA (Conselho Municipal de Controle Ambiental), membro da Abrajet (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo), da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra), diretor executivo da Editora Saber Ltda, diretor executivo da Associação de Fomento e apoio às Artes e a Cultura em Geral.

Filiado ao Fórum Brasileiro de ONGs, a Associação Brasileira de ONGs e participante da Rede Rios Vivos, Rede Pantanal, Rede Aguapé de Educação Ambiental, Rede Cerrado, Instituto Socioambiental, W.W.F., Conservation International e SOS Mata Atlântica e coordenador do Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e de Fórum de Defesa do Pantanal.

Portanto, um currículo de atuação eco ambiental e de cidadania digno dos mais veementes respeitos e elogios.

A adjetivação do gesto de Francisco Anselmo de radical não comporta muita análise, porque na "raiz'" de sua definição, radical é tudo aquilo que não admite meio termo, não admite "jogo de cintura", não admite "termos de ajustamento de conduta", como assim há de ser para muitas das questões que se nos deparam nesta vida.

Não há insensatez em todos os atos radicais, só porque assim o são. Uma coisa pode não ter nada a ver com a outra, depende do que ela significa, do que afinal se está tratando. O gesto de violência contra a própria vida de Francisco Anselmo nada teve de insensato. Muito pelo contrário.

Os radicais da devastação e da insustentabilidade ambiental apadrinhados pelos agentes públicos servis do poder econômico, por ignorância e má fé, é que são os insensatos, pelas óbvias razões de que não medem esforços para a contínua exploração dos recursos naturais, em nome apenas da ideologia do crescimento e do acúmulo de mais e mais dinheiro, sempre nas mãos de poucos.

O gesto de Francisco Anselmo foi um acontecimento gravíssimo e não só os ambientalistas, os engajados, os que estão correndo riscos em todos os dias, precisam ficar atentos e olhar à sua volta, para os companheiros, tentar ler em seus rostos, ver os seus gestos, olhar nos seus olhos, para saber como andam as coisas no interior de cada um. E olhar para si mesmos também. Até quanto e quando poderão suportar. Cuidar dos outros e de si próprios.

O momento é difícil, muito difícil. Os alertas são sucessivos, todos os dias, repetitivos até, mas os ouvidos são moucos, grita-se para uma platéia de surdos, inclusive a própria mídia dita "tradicional", encastelada e viciada no supérfluo, no que atende ao gosto das massas, essas manipuladas como massas mesmo, de pão e de pizza.

Não há registro na história do país de um gesto como o de Francisco Anselmo, de uma manifestação extrema de amor à vida, à natureza, ao tudo que ela significa para os humanos e para a vida na Terra, em todas as suas formas, mostrando e alertando que se mata um pouco, todos os dias, a vida na Terra.

Muitos outros gestos se viu no planeta semelhantes, mas não temos registros de como se pode chegar à defesa ambiental da forma como chegou Francisco Anselmo. Quem acompanhou a americana que morou meses em uma sequóia para impedir o corte das árvores gigantescas, pessoas que se amarraram em árvores, a luta de Chico Mendes, as ações do Greenpeace de grande risco nos mares para salvar baleias, mobilização de comunidades para salvar áreas verdes, pode entender um pouco do que aconteceu.

Como escreveu Arthur da Távola,

"Suicídio é algo que me aterra. Como a morte de filho antes dos pais, representa a destruição do milagre maior: a vida. Muitos orientais o consideram honra e heroísmo. Mas sou ocidental. O máximo é compreender causas psicológicas irremovíveis como as
chamadas depressões profundas sejam perceptíveis ou sub-reptícias. Ou as heróicas.

O Brasil não prestou atenção no fato gravíssimo representado pelo suicídio do ambientalista Francisco Anselmo de Barros, o "Franselmo" ateando-se fogo, envolto em colchão encharcado de álcool como protesto pela construção de quinze usinas de álcool e açúcar no Pantanal Mato-grossense.

Ainda bem que esta grande figura que é a Ministra Marina Silva, com a firmeza de sua mansidão, no dia 15 de novembro anunciou a proibição da construção desejada pelo Governador Zeca, do seu partido, das mencionadas quinze usinas de álcool e açúcar.

O que está no centro dessa questão é se vamos sucumbir à ditadura da economia e continuar a destruir a natureza como se fez e faz de modo violento e criminoso na Amazônia, na Mata Atlântica, nas queimadas propositais de florestas, nos manguezais, na exportação ilegal de animais, ou se o País vai ser implacável na busca do desenvolvimento humanizado e construído para o ser humano e o povo e não para meia dúzia de poderosos ricaços oportunistas e desumanizados pela ambição.

Há mil e uma maneiras de crescer sem destruir e mesmo de criar empregos em atividades de preservação e de agricultura, inclusive. Fico a imaginar a solidão da ministra Marina Silva, diante de tudo o que a inconseqüência brasileira faz em sua área.

Em 1972, o poeta japonês Yasunari Kawabata, Prêmio Nobel de Literatura de 1968 e grande escritor, suicidou-se, fortemente deprimido (entre outros males de seus 72 anos), por constatar que o novo Japão após a Segunda Guerra Mundial, optara por um desenvolvimento capitalista implacável, que arrebentaria a tradicional cultura da sutileza, da delicadeza, da elevação espiritual do passado japonês destruído desde que seu país invadira a China de modo brutal e assassino anos antes.

Não suportou viver fora de uma sociedade sensível e espiritualizada que via esboroar-se diante dele em nome do progresso econômico a qualquer preço. Por mais que o suicídio jamais me pareça solução para qualquer mal da sociedade, considero, para o futuro do Brasil, o gesto do Francelmo de igual significado ao de Kawabata: lamentável e doloroso. Mas heróico. Os ambientalistas também são poetas panteístas.

Escrevem seu amor à natureza ajudando a preservá-la. Por amor à vida".

Fonte: Ecol News.

Campeão disputa vaga

Os patrocinadores da Sul-Americana pediram e foram atendidos: no dia 25 deste mês, a Conmebol anunciará que este torneio já é passagem para a Libertadores da América. O vencedor deste ano disputará com a LDU, do Equador, atual campeã da Libertadores, uma vaga para a edição 2009 da principal competição da América do Sul.

De onde saiu esta vaga? Simples. O vencedor da Libertadores da América não terá mais vaga assegurada para a edição do ano seguinte. Terá que disputá-la em uma repescagem com o campeão da Sul-Americana. Se a LDU ganhar esta disputa e também tiver classificação assegurada através do campeonato equatoriano, abrirá espaço para outro clube do Equador, país que tem direito a três vagas na Libertadores.

Como o novo critério já está valendo na Sul-Americana desta temporada, o Inter, que enfrenta o Chivas na semifinal, é um dos candidatos a se beneficiar da alteração. Fica aberta, também, a possibilidade de o Rio Grande do Sul contar com dois representantes na Libertadores, como ocorreu em 2007.

A decisão da Conmebol é uma resposta ao pouco caso que algumas equipes fizeram da Sul-Americana deste ano. Clubes como São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Atlético-PR optaram por escalar reservas. Com o objetivo de valorizar a Sul-Americana, a Conmebol e os patrocinadores decidiram abrir ao campeão a perspectiva de participar da Libertadores.

Fonte: RBS TV.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Brasileirão até 34ª rodada

A classificação geral do campeonato brasileiro, desde que começou a disputa por pontos corridos está com o São Paulo na liderança. A lista inclui todos os times que participam ou participaram do campeonato, confira:

1º - São Paulo - 438
2º - Santos - 401
3º - Internacional - 391
4º - Cruzeiro - 390
5º - Goiás - 359
6º - Atlético Paranaense - 348
7º - Flamengo - 348
8º - Fluminense - 330
9º - Figueirense - 326
10º- Palmeiras - 312
11º- Vasco - 312
12º- Corinthians - 311
13º- Paraná - 281
14º- Juventude - 266
15º- Atlético-MG - 271
16º- Botafogo - 265
17º- Coritiba - 234
18º- São Caetano - 215
19º- Grêmio - 210
20º- Ponte Preta - 204
21º- Vitória - 147
22º- Paysandu - 146
23º- Fortaleza - 142
24º- Guarani - 110
25º- Criciúma - 110
26º- Sport - 96
27º- Náutico - 86
28º- Bahia - 46
29º- Brasiliense - 41
30º- Santa Cruz - 28
31º- Portuguesa - 36
32º- Ipatinga - 31
33º- América-RN - 17

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Brasileirão Série C

Resultados rodada quarta e quinta:
Duque de Caxias (RJ) 2 x 2 Campinense (PB)
Brasil-Pe (RS) 2 x 1 Águia de Marabá (PA)
Confiança (SE) 1 x 2 Atlético (GO)
Rio Branco (AC) 4 x 2 Guarani (SP)

Resultados última rodada:
Campinense (PB) 2 x 1 Confiança (SE)
Duque de Caxias (RJ) 2 x 2 Atlético (GO)
Águia de Marabá (PA) 1 x 0 Rio Branco (AC)
Brasil-Pe (RS) 1 x 1 Guarani (SP)

Classificação
1º Atlético (GO) 25
2º Campinense (PB) 19
3º Duque de Caxias (RJ) 15
4º Águia de Marabá (PA) 15
5º Guarani (SP) 14
6º Brasil-Pe (RS) 14
7º Confiança (SE) 11
8º Rio Branco (AC) 10

domingo, 9 de novembro de 2008

Futebol na 87

O na cara do gol de hoje contou com a participação da árbitra Lamara Gomes, torcedora do Flamengo e do torcedor do Coritiba Roosevelt. Em um bate papo descontraído com o comando de Micail Diesel, a rodada do brasileirão do sábado e domingo foi comentada. Além dos convidados que estiveram no estúdio, também teve a participação da Aline, pela internet, e dos torcedores Henrique Molinari, do Atlético Mineiro e do corintiano Antônio por telefone.
Junior, Herivelton e Bebeto comentaram os jogos e faltando quatro rodadas para terminar a competição Bebeto projetou os três times que farão parte da Série B, junto com Ipatinga: Náutico com no máximo 42 pontos, Figueirense também com não mais que 42 pontos, e Portuguesa que pode chegar aos 43 pontos são os possíveis rebaixados.
Na foto a equipe que participou do programa. O endereço para ouvir pela internet é: www.87.9fm.com.br, para participar do programa pelo msm - nacaradogol87@hotmail.com, aos domingos, 14h.

Marketing

Quando falta criatividade para chamar atenção!

sábado, 8 de novembro de 2008

Acidente Av. dos Tarumãs

Um acidente chamou atenção de quem passou pela Av. dos Tarumãs. Eram 19:45 quando um dos motoristas perdeu o controle na rotatória. Ninguém ficou ferido. O curioso é que demorou uma hora para que a guarda de trânsito chegar no local. Antes, dois carros da polícia passaram e observaram o acidente. Nenhum parou para registrar a ocorrência. Quando a guarda de trânsito chegou, um dos motoristas envolvidos no acidente já não estava no local. Quando o guarda chegou foi logo sendo comunicado: "já foi tudo resolvido".

Desperdício Av. Tarumãs

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pólo pavuru

A reportagem de Magnos Oliveira e Anderson Luiz, da TV Centro América, no MTTV 2ª edição de hoje, mostrou o protesto de índios no Xingu. As indíginas aproveitaram o V encontro das mulheres xinguanas para receber nossa equipe de reportagem no pólo pavuru, com rituais das mulheres guerreiras. Pintadas e armadas para guerra, mostraram indignação com a mudança no convênio de saúde do projeto Xingu. Representantes de várias etnias, se manifestaram e deixaram claro que não querem trocar de entidade. Funcionários da UNIFEST - Universidade Federal de São Paulo, como Sofia Mendonça (foto reprodução), que é médica coordenadora de recursos humanos e trabalha na aldeia, disse que não há diálogo desde maio com a Funasa.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Av. dos Flamboyants

A foto mostra dois problemas na Av. dos Flamboyants, em Sinop-MT. O primeiro, é que as obras de asfaltamento iniciaram e não tiveram continuidade. O segundo, não é exclusivo deste ponto da cidade. A falta de limpeza nos bueiros pode ser percebido em outros locais. As chuvas estão começando e o problema de alagamentos deve acontecer novamente em vários valetões da cidade.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ginásio Boa Esperança

O ginásio de esportes do bairro Boa Esperança, inaugurado no dia 15 de agosto de 2008 é uma das praças esportivas simples, mas belas do município. Se não fugir a regra, logo estará como os outros ginásios: abandonados. O poder público ainda não aprendeu que não basta construir, inaugurar e entregar para a comunidade, obras que são a prestação de contas da aplicação do dinheiro arrecadado do contribuinte.
Os exemplos não estão só nos ginásios que precisam de administração. Curiosamente, o próprio ginásio no qual funciona a Secretaria de Esportes do municipio de Sinop-MT, precisa de muitas melhorias. O reflexo da pouca importância em se preservar a história, por exemplo, são os troféus que ficam amontoados, como velharias, em uma pequena sala, na qual também funciona a bilheteria do ginásio.
Os exemplos estão, também nos campos de futebol. No próprio bairro Boa Esperança, existe um mini-estádio, inaugurado há pouco tempo, em péssimo estado de conservação. No estádio municipal a falta de cuidados se repete e fica evidente que bens públicos, palco para competições esportivas, e muitas vezes para eventos culturais, deveriam ter no mínimo uma administração, para não se tornar palco do abandono.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Góias bem na A, B e C.

O Atlético-GO precisa de mais duas vitórias para conquistar uma vaga para a Série B. O que chama atenção, é que nas três competições nacionais, os times de Goiás estão se destacando neste segundo semestre. O Goiás faz uma ótima campanha no brasileirão, e na Série B o Vila Nova tem o artilheiro da competição e grandes chances, de conquistar uma das quatro vagas para Série A.

Resultados da última rodada:
Atlético (GO) 5 x 0 Rio Branco (AC)
Águia de Marabá (PA) 1 x 2 Duque de Caxias (RJ)
Campinense (PB) 2 x 1 Brasil-Pe (RS)
Guarani (SP) 5 x 1 Confiança (SE)

Classificação:
1º Atlético (GO) 21
2º Campinense (PB) 15
3º Guarani (SP) 13
4º Duque de Caxias (RJ) 13
5º Águia de Marabá (PA) 12
6º Confiança (SE) 11
7º Brasil-Pe (RS) 10
8º Rio Branco (AC) 7

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Na cara do gol

O programa de ontem, foi antecipado em uma hora e teve a participação de torcedores que estavam em São Paulo. Por telefone, os ouvintes falaram com a equipe sobre o clima para o grande prêmio de fórmula 1, que poderia dar o título para Felipe Massa. Além disso, a equipe do programa composta por Micail, Junior, Bebeto e Herivélton, detalhou a 33ª rodada do brasileirão.

Bebeto antecipou a vitória sobre o Inter, e a conquista de título pelo time do São Paulo que cresce no momento importante da competição.
Para o Grêmio, até então líder, Bebeto projetou a conquista de no máximo 69 pontos e uma disputa pela quarta vaga na líbertadores, com o Flamengo.
Para o Palmeiras, a somatória de pontos chegaria a 70, a do Cruzeiro 69 e o título do São Paulo seria conquistado com 73 pontos, podendo ainda o tricolor levar o campeonato conquistando 70 pontos.
O programa comandado por Micail Diesel, vai ao ar nos domingos, antes da rodada do brasileirão: 14h. Para ouvir pela internet, o endereço é www.87.9fm.com.br para participar do programa o msm é: nacaradogol87@hotmail.com

domingo, 2 de novembro de 2008

João Chagas Leite

Natural de Uruguaiana, atualmente morando em Santa Maria, João Chagas Leite, esteve pela primeira vez em Sinop-MT. O cantor tradicionalista que já gravou 12 CDs, 1 DVD e lança em dezembro o 13º CD, fez o show no CTG Estância da Amizade, na noite de ontem.
Depois de ter gravado mais de 170 linhas melódicas criadas no Estado do Rio Grande do Sul, em Sinop ele cantou a primeira letra de sua autoria que faz parte do novo CD: Conto de fadas.
Para encerrar o show cantou a música Desassossego e agradeceu o carinho do público.

Conto de fadas

Lembra o nosso primeiro abraço
O nosso primeiro beijo
O nosso jeito de amar
Tinha um pouco até de magia
quando de longe eu sentia o seu perfume no ar

Lembra como um conto de fadas
a sua mão eu beijava a murmurar eu te amo

Tenho gravado em minha lembrança
o nosso tempo criança que hoje me faz sonhar
Guarda os versos desta canção
quero que fique pra sempre dentro do seu coração

Lembra como um conto de fadas
a sua mão eu beijava a murmurar eu te amo

sábado, 1 de novembro de 2008

Daniel Torres no MTTV

O espaço cultural do MTTV 1ª edição da TV Centro América, mostrou o trabalho de Daniel Torres, cantor que pode ser considerado um representante do Mercosul, filho de pai chileno e mãe argentina, nasceu numa lona de circo, em Santa Vitória do Palmar. Daniel Torres canta a música nativista gaúcha, e também, a música romântica latino americana. Com mais de 25 anos de carreira, 8 CDs gravados; dois em espanhol, tem como trabalho mais recente o CD intitulado: Daniel Torres entre amigos. Cantou no espaço cultural com Pertônico, acordeonista missioneiro, de São Luiz Gonzaga-RS.
Na foto da esquerda para direita: Edevaldo, Daniel Torres, Magnos Oliveira e Pertônico.