sábado, 28 de fevereiro de 2009

Semana de desperdício

Mesmo com muita chuva durante a semana, as pessoas continuaram lavando as calçadas em Sinop-MT.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Grêmio: 1º rebaixado.

O segundo turno inicia neste final semana.

JOGOS

Sinop x Palmeiras
Vila Aurora x Cáceres
Sorriso x Mixto
CRAC x Operário
Tangará x Luverdense
Barra do Garças x Araguaia
Cacerense x União

Haveria mais um jogo entre Rondonópolis x Grêmio Jaciara, mas o Grêmio Jaciara foi suspenso do campeonato e rebaixado para a segunda divisão, por algumas irregularidades, entre elas o não pagamento de taxas exigidas pela CBF.

Foto: Futebol Press

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Francis reforça Luverdense

Depois de ficar por aproximadamente seis meses sem jogar devido a uma grave lesão sofrida no joelho direito, o volante Francis (foto) está pronto para voltar e ajudar a equipe na busca pelo inédito titulo estadual.

Francis parou no dia 6 de agosto do ano passado na partida válida pelo campeonato brasileiro da série C, contra o Rio Branco do Acre, no estádio Arena da Floresta. Desde então a bola ficou de lado e a rotina foi de tratamento e fisioterapia.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Joaninha em casa

Depois de brilhar no Rio de Janeiro (foto divulgação) Joaninha chegou hoje e foi recebido com carinho pela população em uma carreata pelas principais ruas da cidade de Sinop-MT.

Em entrevista, o morador mais ilustre da cidade disse que já começa a preparação para shows e outras competições. Mais informações sobre Joaninha no www.joaninha99.com.br

O primeiro show de Joaninha depois de conquistar o tricampeonato da Taça Brasil de Motrocross deve ser na cidade de Lucas do Rio Verde-MT.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval e futebol

A terça de carnaval, não foi só de folia. No Paraná, teve futebol. De tarde, duas partidas: Coritiba 2 x 1 Toledo, Eng. Beltrão 1 x 1 J. Malucelli. E durante a noite, acreditem, uma partida: Cascavel 3 x 0 Foz do Iguaçu.

Com a vitória o Cascavel colocou o Paraná no grupo de rebaixamento. O Atlético-PR lidera o campeonato. Em Sinop, depois de demitir Claudio Marques, a equipe apresentou hoje o treinador Walter Neto, que trabalhava no futebol paranaense.

E para lembrar, carnaval não é feriado, a não ser no Rio de Janeiro.

As Leis Federais sobre o assunto definem o seguinte:

Feriados Nacionais: são 8 feriados nacionais (1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro);

Feriado Estadual: cada Estado pode decretar um dia como feriado estadual (data magna);

Feriados Municipais: cada município pode decretar 4 feriados, sendo que um deles tem que ser a sexta-feira da paixão; além disso, somente as datas de início e fim do ano de centenário do município;

É Feriado Estadual somente no Rio de Janeiro e somente a terça-feira de Carnaval, conforme Lei 5.243, de 14/05/2008.

Fonte(s):
Fonte: LEi 9093/2005; Lei 605/1949; Lei 10607/2002; Lei 6802/1980.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Família aguarda Joaninha

Depois de confirmar pelo terceiro ano consecutivo, a condição de melhor piloto do Brasil, Joaninha ligou para a mãe, Neide Flores. Na mesma hora, ela se preparava para gravar com Magnos Oliveira e Marco Aurélio (foto com dona Neide). A matéria foi ao ar hoje, no MTTV 1ª edição da TV Centro América.

A mãe do piloto contou que se recupera de uma cirurgia do coração. Ela acompanhou os saltos ousados de Joaninha, mas no momento da queda do piloto não estava assistindo. Quem viu ficou preocupado. É bom lembrar que não é a primeira vez que o piloto cai. Antes de conquistar pela primeira vez a Copa do Brasil de Motocross, Sinop-MT assistiu, e se assustou com a queda de Joaninha.

Agora, na volta do piloto para Sinop, a mãe deve conversar com ele sobre a participação no evento. Foi fantástica, mas mostrou que a coragem e habilidade de Joaninha para realizar o backflip com variações pode custar caro e que o piloto deve avaliar bem, tanto nas apresentações que faz durante o ano, quanto em competições, o momento certo para atender o pedido do público que sempre exige o máximo de Joaninha.

Liderança em jogo

O sétimo jogo do Sinop, que fechou a participação no primeiro turno só teve um motivo de alegria. O 6º gol de Gauchinho em 7 jogos. Um gol importante, que salvou o time da derrota para o Sorriso em casa. A torcida fez a parte dela, foram 1.520 pagantes, para uma renda de R$ 14.400,00.

A liderança do grupo A será decidida na última partida para fechar o primeiro turno, entre Operário x Luverdense. O vencedor, ou o Operário - no caso de empate - será o
melhor pontuador da competição.

GRUPO A
CLUBE PG
1 Operário 16
2 Luverdense 15
3 CRAC 10
4 Mixto 9
5 Sorriso 8
6 Sinop 7
7 Tangara 4
8 Palmeiras 2

GRUPO B
CLUBE PG
1 Barra do Garças 15
2 Araguaia 13
3 Grêmio Jaciara 10
4 Vila Aurora 9
5 Rondonópolis 9
6 União Rondonópolis 7
7 Cáceres 6
8 Cacerense 5

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Joaninha tri

Joaninha foi mais uma vez o grande destaque da Copa Brasil de Motocross. O piloto sinopense conquistou o tricampeonato, mesmo caindo, depois de realizar um dos Backflip. Joaninha é disparado o melhor piloto do Brasil na categoria estilo livre.

Confira como ficou a classificação da edição da Copa Brasil de Motocross 2009:
1º - Joaninha - 260 pontos
2º - Marcelo Simões - 228 pontos
3º - Derek Burlew - 219 pontos
4º - Fred Kyrillos - 188 pontos
5º - Tatan Meijas - 168 pontos
6º - Giancarlo Bergamini - 165 pontos
7º - Tatá - 149 pontos
8º - Natan - 130 pontos

Frango de panela

A receita de panela foi mostrada no MT Rural, da TV Centro América. Sueli (foto) preparou a delícia. A reportagem foi de Magnos Oliveira e Henrique Molinari.

Ingredientes
2Kg coxa e sobrecoxa de frango
3 espigas de milho
pequi a gosto
3 batatas baroa
1 copo olho de soja
2 cebolas
sal a gosto

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Backflip underflip de Joaninha

Joaninha é o primeiro piloto brasileiro a realizar o backflip underflip. Foi no treinamento de hoje pela manhã, no Rio de Janeiro. Joaninha disse que treinou um ano para realizar a manobra com perfeição.

O vento forte dificultou bastante as apresentações dos pilotos. Joaninha fez seis vezes o backflip com variações. O piloto é um dos favoritos para conquistar mais uma vez a Copa Brasil de Motocross.

Joaninha busca tri

O ronco dos motores das motos da Copa Brasil de Motocross Freestyle já vai se aproximando da Cidade Maravilhosa. Desde terça-feira (17) alguns pilotos começaram a chegar ao Rio de Janeiro para a montagem da pista e preparativos finais do evento, que vai ditar um ritmo diferente ao carnaval carioca. A Copa Brasil de Motocross Freestyle acontece de 20 a 22 de fevereiro, na Praia da Barra da Tijuca.

“A rampa será um pouco diferente da de 2008. Desta vez usaremos o padrão que vem sendo utilizado em todo o mundo. Esta rampa é mais suave e dá mais estabilidade ao piloto”, diz Jorge Negretti, pioneiro do freestyle no Brasil.

Outro piloto experiente da modalidade, o paulista Cyro Oliveira destacou que a chuva das últimas semanas tem dificultado um pouco na preparação nesta reta final.

“Estou super ansioso para a competição. Esses dias que antecedem a prova deveriam ser para preparar a parte psicológica, mas por causa da chuva, estamos treinando direto quando ela dá uma trégua. A adaptação à pista é rápida, pois existe um padrão mundial. No Rio de Janeiro, o maior adversário é o vento”, revela Cyro Oliveira, que além de executar o backflip, fará parte da equipe americana Metal Mulisha, umas das mais importantes do mundo, a partir desta temporada.

Além de Cyro e Negretti, a Copa Brasil de Motocross Freestyle terá a participação do bicampeão Gilmar Flores, o Joaninha, o americano Derek Burlew, o colombiano Sebastian Meijas, além de Jeff Camppacci, “criador ” da Manobra do Creu” em 2008 e os irmãos Gian e Pao Bergamini são outras estrelas.

História

A partir dos anos 90, o motocross freestyle (estilo livre) começou a se desenvolver rapidamente nos Estados Unidos, tornando-se um esporte muito popular. No Brasil, o pioneiro da modalidade é o paulista Jorge Negretti. Piloto mais premiado do cross nacional, Negretti é a grande referência no assunto. Depois de rodar o mundo voando e fazendo piruetas no ar, o paulista montou uma equipe e saiu pelas estradas brasileiras para propagar, com muita coragem e ousadia, as espetaculares manobras sobre duas rodas. Atualmente, o motocross freestyle é a modalidade de maior destaque no cenário do motociclismo nacional.

“Quando comecei a realizar algumas manobras de salto no motocross, as pessoas diziam que o piloto estava fazendo gracinhas no ar. Ninguém, nem eu, imaginava que aquelas gracinhas se tornariam uma modalidade esportiva de sucesso mundial”, conta o pioneiro Negretti.


Segurança

Para desafiar as leis da gravidade, realizar saltos radicais em frações de segundo e fazer a areia virar pó, é necessário muito preparo, treinos e equipamentos, para garantir a total segurança dos pilotos e do público presente. Capacete, óculos, colete, camisa, calca, cinta abdominal, cotoveleiras e joelheiras, e botas, são acessórios indispensáveis dos pilotos. Além de o cuidado com as motos, que vão para revisão antes de todas as competições e exibições.

Patrocinadores: Yamaha, Gatorade e BR
Apoio: Prefeitura do Rio de Janeiro
Realização: MaxSports

Programação

SEXTA-FEIRA (20/2)
15h às 18h: Treinos

SÁBADO (21/2)
8h45min às 9h45min: Treinos
10h às 11h15min – Eliminatórias
11h30min às 12h15min – Doubles

DOMINGO (23/2)
8h30min às 9h20min: Treinos
9h30min às 10h40min - Final
11h: Show Jorge Negretti e apresentação Rocinha Samba Show

Fonte: Motox
Foto: Troféu de Joaninha da conquista do bi em 2008, por Magnos Oliveira.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Presos dois acusados

A Polícia Militar de Diamantino prendeu hoje, por volta das 11:40h, na rodoviária da cidade, Weslei Borges dos Santos, 31 anos, Fagno Ferreira da Silva, 22 anos, acusados de fazerem parte da quadrilha que assaltou o Banco do Brasil em Nova Mutum, no útlimo dia 9. Eles estava em um ônibus que saiu de São José do Rio Claro e ia até Cuiabá. "Eles embarcaram em um ponto próximo a uma fazenda e quando o ônibus parou em Diamantino para os passageiros fazerem refeição, recebemos ligação anônima informando sobre os suspeitos. Quando nossa equipe chegou ao local, um deles tentou fugir, em mototáxi, mas foi pego", informou, ao Só Notícias, a PM Andrea Camilo de Souza. "Eles estavam sujos e com marcas de picadas de insetos pelo corpo", acrescentou. Os dois não estavam armados.

Os dois estavam com mochilas onde a polícia encontrou cerca de R$ 13 mil. A polícia está apurando informações para saber se a identidade deles é falsa. "Eles confessaram que estavam envolvidos no assalto", acrescentou a policial. A equipe comandada pelo major Ademar Correa da Costa está fazendo buscas porque outro suspeito estaria nas proximidades.

Com a prisão dos dois, ainda faltam ser presos mais 3 integrantes da quadrilha que, na segunda-feira (9) roubou R$ 1 milhão (R$ 750 mil foram recuperados) do banco, capotou uma caminhonete na fuga, incendiou outra, fez diversos reféns (que não foram feridos) trocou tiros com a polícia e entrou na mata a 50 km de Mutum. Um morreu em tiroteio, um dia após o assalto, e dois foram presos na semana passada.

Fonte: Sonoticias

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Buscas encerradas

A polícia encerrou hoje, no ínicio da noite, as buscas aos 5 integrantes da quadrilha que roubou R$ 1 milhão do Banco do Brasil em Nova Mutum, no último dia 9. Foram 10 dias de cerco e buscas em uma mata a 50 km da cidade onde o bando montou acampamento e houve tiroteios.

A operação terminou com um ladrão morto, outro baleado (está fora de perigo e preso em Cuiabá) e outro acabou se entregando nesta segunda-feira à tarde, após dias sem se alimentar. Ele apresentou nome falso mas a polícia lhe identificou como João Silva, conhecido por 'João Gandela', envolvido em assaltos no Maranhão. "Já não temos mais certeza que realmente os outros assaltantes estejam escondidos na mata. Eles podem ter escapado", admitiu uma fonte de Só Notícias, que integrou a equipe policial.

A operação começou com cerca de 100 homens da PM, Polícia Civil e Força Nacional de Segurança (equipe que passava por Mutum quando houve o assalto), com apoio de helicóptero. Além de duas prisões e um ladrão morto, a polícia conseguiu recuperar R$ 750 mil em dinheiro e cheques, três fuzis e metralhadoras, duas pistolas e muita munição.

Com as prisões de dois ladrões, a polícia deve identificar o líder da quadrilha, o plano de fuga, para onde iriam após ficarem alguns dias no acampamento na mata e com que mantém ligações.

Fonte: Só Notícias
Foto: Magnos Oliveira

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Brasil em chamas

Número de queimadas cresce 281%

O número de focos de queimadas no Brasil cresceu quase quatro vezes em 2009, segundo informações do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Entre 10 de janeiro e 15 de fevereiro deste ano, o órgão registrou 2.502 focos no país, 281% mais do que no mesmo período de 2008.

A incidência de queimadas no Brasil neste período é a maior desde 2006. Também é a primeira vez desde aquele ano que o número de focos aumenta no país. Mato Grosso lidera o avanço. O Estado que mais ampliou a ocorrência de queimadas foi o de Mato Grosso, que registrou 215 focos em 2009. O número é 24 vezes maior do que em 2008.

O campeão das queimadas foi o Ceará, que registrou 525 focos. O Estado foi o que mais cresceu em números absolutos com 478 queimadas a mais. Em 2008, o Ceará ficou em terceiro lugar atrás da Bahia e Roraima. Este último foi o único Estado em
que as queimadas diminuíram, passando de 69 em 2008 para 21 neste ano.
Em São Paulo o avanço no número de focos também foi expressivo. O Estado teve 12 vezes mais queimadas do que em 2009, chegando a um total de 47 ocorrências.

Fonte: Metro
Foto: Magnos Oliveira

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Vereadores cautelosos

A cautela foi a palavra que marcou a 3ª sessão ordinária da câmara municipal de Sinop-MT. Aliás, todos estavam tentando fugir do ordinarismo. O grande problema é que vereadores estão muito preocupados com a imagem da casa e esquecem que o grande expediente é para embate de idéias, e da defesa de posições e interesses que sejam em favor da maioria da população.

Fiquei surpreso com a diminuição do grande expediente de 15 para 10 minutos. Mais ainda, com a desistência do uso do grande expediênte, por parte de alguns vereadores, para expressar a vontade, a defesa, a discussão dos problemas que existem e devem ser abordados e solucionados; se não, ao menos fiscalizados.

É bom lembrar que é melhor discutir projetos de Lei que não são prioritários como por exemplo - o da obrigatoriedade de acondicionamento ou embalagem, o empacotamento ou a colocação de sacolas dos produtos adquiridos em supermercados - do que a fuga do confronto em nome da polidez.

Afinal de contas, os vereadores só tem uma vez por semana para discutir os problemas da população, que são muitos. Se abrirem mão; inclusive, de mostrar para a imprensa presente que estão fiscalizando, fica difícil recuperar o prestígio da casa de leis.

O grande expediente não deve servir para transformar a câmara em circo, nem de bancada para aplausos (mesmo que merecidos como os que foram direcionados ao professor da casa), ou vaias. Nem tampouco para exaltação do nome daqueles que os apadrinharam para chegar ao posto de vereador.

O grande expediente, deveria ser de uso obrigatório para os vereadores, deve sim, ser aproveitado e não descartado, caso contrário pode acabar auxiliando os que se alimentam da coisa pública para defender interesses pessoais e não os verdadeiros interesses da população.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Luverdense goleou

O Luverdense jogou ontem, pela 6ª rodada do campeonato mato-grossense no Passo das Emas, enfrentou um adversário fraco, mas leal. O Palmeiras tomou um banho de bola e também da chuva no primeiro confronto da história dos dois clubes, mas não bateu, prova é que tomou só um cartão amarelo.

Se dissermos que o Luverdense fez chover, não estaremos sendo exagerados, afinal depois dos três gols do time da casa que a chuva começou cair forte, isso aos 28 minutos do primeiro tempo.

O JOGO

O Luverdense começou a mostrar como seria o jogo aos 5 minutos, quando Paulinho cruzou da esquerda e Felipe chutou forte da entrada da grande área para boa defesa do goleiro Wagner Gatão.

Depois foram 24 minutos de espetáculo. Paulinho cruzou da direita para Junior Rocha que perdeu o gol de cabeça, dentro da pequena área. Logo depois Paulinho; o melhor jogador em campo, cruzou outra bola da esquerda, nos pés de Maico Gaúcho que pegou de primeira e abriu o placar aos 13 minutos de jogo, 1 x 0.

Aos 22 minutos, Felipe dominou a bola no meio campo e tocou para Maico Gaucho. De letra ele acionou Fabinho que encontrou Junior Rocha, o atacante devolveu para Maico Gaúcho e entrou na área pela direita para receber. Recebeu na medida para avançar e marcar o segundo gol do jogo, 2 x 0.

O terceiro gol foi uma verdadeira obra de arte. Paulinho pincelou o lance pela direita, cruzou e de primeira, na entrada da grande área, Maico Gaúcho bateu por cima do goleiro Wagner Gatão e enquadrou os 3 x 0, aos 24 minutos do primeiro tempo.

Depois o Luverdense diminuiu o ritmo e só voltou a marcar no segundo tempo. Aos 9 minutos, Odil invadiu a área e chutou, o goleiro defendeu, no rebote a bola sobrou para Junior Rocha, com o gol livre ele marca o 4º gol dele no campeonato e fecha o placar: 4 x 0 para o Luverdense. O time de Lucas tem a segunda melhor campanha da competição com 15 pontos (Operário lidera com 16).

Luverdense: Ronaldo, Marquinhos, Adriano, Zé Roberto, Felipe, Macaé (Wagner Léo), Fabinho, Paulinho, Odil (Bruno), Maico Gaúcho e Junior Rocha. Técnico: Tarcisio Pugliese.

Palmeiras: Wagner Gatão, Santiago, Diego, Ditão (Odílson), Souza, Marcio Abrão, Danilo Boi, Pedro Bala (Coritiba), Gil, Valderrama e Aron (Claudinho). Técnico: Ezequiel Rosa Gomes.

Amarelos: Paulinho e Fabinho do Luverdense e Santiago do Palmeiras.

Público: 767 pagantes, com uma renda de R$ 7.240,00

Viagem interrompida

Um acidente interrompeu o trânsito na BR 163, próximo da cidade de Lucas do Rio Verde-MT. Ontem quem passou pelo local com caminhões carregados teve que esperar. Carros menores puderam pegar um atalho pelo lado da rodovia.

O trabalho para retirar a carreta terminou por volta das 18 horas, segundo os funcionários do guincho, a carreta teria saído da pista no sábado por volta das 8 horas da noite. As imagens de Magnos Oliveira, da retirada da carreta do local, foram exibidas pela TV Centro América, no MTTV 1ª edição de hoje.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Centro América 2009

A Copa Centro América edição 2009 já iniciou, também no interior. Quatro equipes já estão treinando com quadrangulares, nos moldes da tabela da competição. Sinop sedia a primeira das quatro etapas. Depois os jogos serão, nas outras cidades participantes: Itaúba, Guarantã do Norte e Vera.

Ontem, na rodada da manhã, o primeiro jogo mostrou que Guarantã e Itaúba serão somente participantes da competição. Os atletas são todos da cidade e falta qualidade para as duas equipes.

No outro jogo, Sinop e Vera fizeram uma ótima partida. Não faltou a distribuição de cartão amarelo e vermelho para as duas equipes. Mas as faltas duras e reclamações eram resultado da rivalidade, vontade e inexperiência dos jogadores e não pela falta de qualidade técnica dos atletas.

Vera montou um bom time, e teve a presença de Miséria (foto) que está negociando com algumas equipes e pode acertar com o time da cidade de Vera, ainda na semana que vem.

O jogador Miséria é tri-campeão da Copa Centro América, duas vezes por Sinop e uma por Nova Mutum. Além disso é bi-campeão da Copa dos Campeões (competição que reúne o campeão e vice das duas copas, de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) uma por Sinop em 2007 e outra por Campo Novo do Parecis em 2008.

Sinop também tem uma boa equipe, bons valores da cidade que terão a oportunidade de mostrar futebol em uma aposta da diretoria, que optou por usar somente jogadores da cidade, sem pagar salários. No comando o treinador Marília que conhece bem os jogadores e já tem um padrão de jogo. O time tem tudo para surpreender e preparar os jovens talentos para outras competições, mas a conquista do título da edição de 2009, é algo pouco provável.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Chuva e desperdício

Mesmo com a chuva, funcionário da prefeitura municipal está no terceiro dia de limpeza das calçadas da praça para o carnaval 2009.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sinop desperdiça água e luz

Uma situação que se repete em Sinop-MT, lâmpadas acesas durante o dia. O problema existe desde 2006. A da foto está na principal avenida da cidade. Chama atenção, outra que fica na frente da prefeitura, ambas estão acesas, dia e noite há mais de 40 dias.

Além do problema de desperdício de energia, a prefeitura municipal de Sinop ainda não percebeu a importância de não desperdiçar água. Ontem e hoje, na praça Plínio Callegaro, funcionários da prefeitura preparavam o local para o carnaval. Curiosamente, um funcionário lavava a calçada da praça. O trabalho constitui-se em uma tarefa absurda, além de ocupar mão-de-obra de forma irracional, existe o desperdício da água.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Gauchinho garante empate

O Sinop jogou ontem pela 5ª rodada do mato-grossense e empatou com o Tangará do técnico Cacau. O primeiro gol do jogo foi aos 17 minutos. Gauchinho marcou de penalti, foi o 5º gol do artilheiro do campeonato. Depois o Sinop que era melhor em campo caiu de produção e o Tangará empatou com Carlos cobrando falta aos 31 minutos do primeiro tempo. Final de jogo Tangará 1 x 1 Sinop.

O Sinop jogou com Vilson, Valentin, Nelsinho, Danda, Peri, Kullman, Juninho (Renato), Luizinho, Krill, Gauchinho e Fernandinho (Wesley). Técnico: Claudio Marques.

Em Lucas do Rio Verde o Luverdense venceu o CRAC. O jogo foi visto por 704 pagantes que gerou uma renda de R$ 6.525,00. Com o gol de Junior Rocha, o segundo dele no campeonato, aos 3 minutos do segundo tempo o time chegou aos 12 pontos e ao segundo lugar do grupo A. O Luverdense venceu com: Ronaldo, Paulinho, Adriano Paraná, Maico Gaúcho, Odil (Leandro), Wagner (Airton), Felipe, Macaé, Fabinho, Marquinhos (Leonardo) e Junior Rocha. Técnico: Tarcisio Pugliese.

RESULTADOS DA RODADA NO GRUPO A
Operário 2 x 1 Sorriso
Luverdense 1 x 0 CRAC
Palmeiras 3 x 3 Mixto
Tangará 1 x 1 Sinop

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO A
1 - Operário 15
2 - Luverdense 12
3 - CRAC 9
4 - Mixto 5
5 - Sinop 5
6 - Sorriso 4
7 - Tangara 4
8 - Palmeiras 2

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Irregularidades na Avenida

A foto do desrespeito com o local reservado para deficientes físicos; e com quem precisa trabalhar, é de hoje no período da tarde, na principal avenida de Sinop-MT.

Câmara e Senado brasileiro

Senado: 81% do orçamento é para pagamento de pessoal

O debate em torno da redução de despesas do Senado, criado a partir do anúncio do atual presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), está dando pano para as mangas. E não por acaso. O senador, que assumiu a presidência no começo da semana passada, prometeu cortar 10% das despesas de custeio e investimentos do Senado. No entanto, para cumprir a promessa, as palavras terão de se traduzir em ações concretas. Até agora, apenas R$ 5 milhões foram indicados para redução – R$ 3,7 milhões referentes à gráfica da Casa, com a eliminação de impressões não ligadas ao mandato parlamentar, e R$ 1,4 milhão que seria gasto com cursos feitos por servidores fora de Brasília.

O compromisso é de que novas medidas serão tomadas nos próximos dias, como a redução das despesas com telefonia. É o que garantiu o diretor-geral da Casa, Agaciel Maia. Porém, a maior despesa do orçamento global do Senado é com pagamento de pessoal e encargos sociais (incluindo parlamentares). Da dotação prevista para o órgão em 2009, R$ 2,7 bilhões, cerca de 81%, ou R$ 2,2 bilhões, será destinado a custeio de pessoal. Apenas para o pagamento de aposentadorias e pensões, estão previstos R$ 692,9 milhões. Já com auxílio-alimentação aos servidores, por exemplo, a dotação é de R$ 45,5 milhões.

Reduzir despesas salariais não é tarefa fácil para órgãos da administração pública. No caso do Senado, ainda deverão ser convocados este ano ou nos próximos os 150 aprovados no último concurso realizado pela Casa. Entre 1999 e 2008, o pagamento de pessoal e encargos no Senado cresceu 40%; passou de R$ 1,7 bilhão para R$ 2,3 bilhões, em valores atualizados. Além disso, a verba desembolsada em um exercício normalmente ultrapassa o valor inicial previsto. Em 2008, por exemplo, dos R$ 2,1 bilhões autorizados inicialmente para pagamento de pessoal, mais de R$ 2,3 bilhões foram efetivamente gastos no fim do ano, ou seja, 9% a mais que o previsto.

Resta ao Senado cortar despesas em outros segmentos. As despesas correntes (água, luz, telefone, material de consumo, etc.), por exemplo, podem ser alvo do corte. Estão previstos para este ano R$ 469,6 milhões para cobrir esses gastos. Em 2008, foram despendidos R$ 394,1 milhões de uma dotação inicial de R$ 457,7 milhões (86% da quantia). Se o mesmo ocorrer este ano, ou seja, o Senado aplicar 86% do previsto, haveria uma redução de R$ 65,7 milhões, cerca de 2% do montante global autorizado para a Casa.

Outra despesa que pode ser cortada é na área de investimentos (execução de obras e compra de equipamentos). No entanto, a previsão de construção do anexo III, orçado em R$ 140 milhões, pode atrapalhar a meta de redução. O prédio é um projeto de Oscar Niemeyer destinado a abrigar os gabinetes de senadores, comissões, biblioteca e outros setores. Serão 12 andares acima do térreo e três abaixo, em um espaço localizado atrás do Palácio do Planalto e ao lado do Prodasen (Secretaria Especial de Informática do Senado Federal.

A avaliação de membros do Senado é de que funcionários e senadores estão sem espaço para trabalhar. O tempo estimado para a duração da obra é de quatro a cinco anos. Por enquanto, não há recursos previstos em orçamento para o projeto pelo menos para este ano.

O orçamento global previsto para o Senado este ano também tem parte destinada a entidades vinculadas. Cerca de R$ 56,3 milhões, 2% do total, é exclusivamente para uso da Prodasen. Apenas para a ampliação e reforma do edifício-sede da secretaria, por exemplo, serão R$ 5,1 milhões em 2009. Outros R$ 36,1 milhões (1% do total do orçamento do Senado) estão na conta da Secretaria Especial de Editoração e Publicações da Casa.

O Contas Abertas entrou em contato com a secretaria de comunicação do Senado para saber mais detalhes a respeito dos cortes prometidos por José Sarney. No entanto, a secretaria informou que não responderia às perguntas.

Câmara destina 74% para pagamento de pessoal

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), também prometeu, ao assumir o cargo na semana passada, reduzir gastos no órgão. No entanto, a exemplo do Senado, grande parte do orçamento da Casa é destinado a pagamento de pessoal e encargos sociais. Dos R$ 3,5 bilhões previstos este ano, R$ 2,6 bilhões irão custear essas despesas, ou seja, 75% do montante total. Os outros 25% estão divididos em despesas correntes (R$ 643 milhões) e investimentos (R$ 279,2 milhões).

Entre os investimentos, destaque para a ampliação do anexo IV, onde estão localizados os gabinetes dos parlamentares. Estão previstos para este ano quase R$ 150 milhões com o projeto. O novo prédio contará com um auditório para 600 lugares, um salão de exposições permanentemente aberto ao público e garagem subterrânea com 357 vagas em três subsolos. Já a construção do Centro de Tecnologia da Câmara custará mais R$ 7 milhões e a construção do Anexo V, onde serão instalados o museu e a biblioteca, chegará a R$ 56,5 milhões.

Fonte: Leandro Kleber
Do Contas Abertas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Assalto em Nova Mutum

O Banco do Brasil de Nova Mutum-MT, foi roubado ontem. A ação foi rápida. Os assaltantes conseguiram pegar alguns reféns, dinheiro e fugir. Mas na fuga, acabaram capotando uma das camionetes. Tiveram que trocar de carro. Pegaram uma viatura da polícia. No caminho, abandonaram o carro da polícia e queimaram outra camionete usada na fuga (foto).

Os fugitivos ainda abandonaram outros dois carros na rodovia e entraram em uma mata. Policiais conseguiram chegar ao local no qual os bandidos pretendiam ficar escondidos por algum tempo. Encontraram alguns mantimentos, uma arma e munições de FAL, arma de uso do Exército Brasileiro.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Operário invicto

Depois da quarta rodada do campeonato mato-grossense no grupo A o líder é o Operário que ainda não perdeu na competição.

Resultados
Sinop 1x0 Luverdense
Crac 2x1 Mixto
Sorriso 1x0 Palmeiras
Operário 4x1 Tangará
Barra 3x0 Cacerense
Vila Aurora 1x2 Rondonópolis
Jaciara 0x1 Araguaia
Cáceres 0x0 União

Classificação grupo A
1 Operário-MT 12
2 Luverdense 9
3 Crac-MT 9
4 Sinop 4
4 Mixto-MT 4
6 Sorriso 4
7 Tangará 3
8 Palmeiras-MT 1

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Sinop cumpre obrigação

Uma partida difícil, na qual o importante era a vitória. Só os três pontos serviam para o Sinop Futebol Clube. O torcedor compareceu - 1.863 pagantes, com renda de R$ 17.665,00 - e viu um Sinop diferente. O time dominou o jogo e venceu o Luverdense. Se o futebol não foi de primeira, a vontade dos jogadores foi elogiável.

O gol da vitória veio aos 21 minutos quando a bola sobrou para Alan marcar o primeiro dele no clube. Depois a partida foi de poucas oportunidades para os dois lados. O Luverdense continua com 9 pontos na tabela, o Sinop tem 4 pontos. Na próxima quinta-feira, o Sinop enfrenta o Tangará, no estádio Mané Garrincha.

Sinop: Vilson, Valentin, Danda, Alan, Nelsinho, Peri, Luizinho, Juninho, Gauchinho, Krill e Fernandinho (Marcelinho). Técnico: Cláudio Marques.

Luverdense: Ronaldo, Marquinhos, Adriano Paraná, Zé Roberto, Macaé, Felipe, Fabinho, Odil (Bogé), Paulinho (Rubinho), Maico Gaúcho e Junior Rocha (Leandro). Técnico: Tarcísio Pugliese.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Sinop precisa vencer

Depois de uma semana tumultuada, com dispensa de jogadores e algumas contratações, chegou a hora do Sinop enfrentar o Luverdense.

No último treino da equipe, o futebol não foi dos melhores. A boa notícia ficou por conta da volta de Marcelinho Boiadeiro (na foto com Gauchinho) que treinou bem e já pode jogar. O Luverdense é líder com nove pontos e o Sinop só tem um ponto no campeonato. Gauchinho que era o principal destaque da equipe do Luverdense no ano passado e é artilheiro do campeonato com 4 gols enfrenta pela primeira vez o clube de Lucas.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Classificação mato-grossense

Pontuação do Grupo A, depois da 3ª rodada:
1 - OPERÁRIO 9
2 - LUVERDENSE 9
3 - CRAC 6
4 - MIXTO 4
5 - TANGARÁ 3
6 - SINOP 1
7 - PALMEIRAS 1
8 - SORRISO 1

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Diego Barros se afasta

A foto de Magnos Oliveira mostra o jogador Diego Barros no jogo que o Luverdense empatou em 1 x 1 no Mangueirão, contra o Remo. A notícia do afastamento do zagueiro do futebol é triste. Só vi ele jogar uma vez. Naquele jogo, no ano passado, mostrou ser um ótimo defensor. Confira a matéria do site Futebol do Norte:

Despedida melancólica

Em entrevista concedida, com exclusividade ao repórter Paulo Caxiado da Rádio Clube do Pará, na noite de terça-feira (03/02), o zagueiro Diego Barros, 26 anos, ex-Clube do Remo abandonou o futebol em virtude da descoberta de uma Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito (Arritimia Cardíaca).

O jogador que já havia acertado contrato com o Grêmio Barueri-SP para a disputa do Campeonato Paulista e Brasileiro terá que ser submetido em breve a uma cirurgia. O diagnóstico foi dado através de exames cardiológicos feitos pelo departamento médico do Grêmio Barueri-SP.

Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito:

A displasia arritmogênica do ventrículo direito é uma doença genética , aonde o miocárdio (tecido muscular) do ventrículo direito, é substituído por tecido fibroso e gorduroso, fato que acarreta uma alteração da forma, função e da atividade elétrica desse ventrículo. Essa doença, por causar taquicardia ventricular e fibrilação ventricular, é causa de morte súbita em jovens com menos de 35 anos.

A carreira de Diego Barros:

Diego Rodrigo de Oliveira Medeiros de Barros, mais conhecido como Diego Barros, nasceu no Município de Tietê-SP, no dia 3 de Setembro de 1982.

Iniciou sua carreira como revelação promissora pelo Atlético Sorocaba, em seguida foi para o União Barbarense, onde se destacou em campeonatos regionais. O São Paulo se interessou pelo seu futebol e o contratou em 2003. Sem chances equipe titular, o atleta foi emprestado para o Pyunik, equipe da primeira divisão do futebol da Romênia. Na equipe européia conquistou o título nacional Romeno, se classificando para a disputa da liga dos campeões da Europa. Porém, o São Paulo pediu o atleta de volta, não renovando o empréstimo.

Após fim de contrato com a equipe paulista, Diego foi contrato pelo Pelotas, onde jogou a Terceira divisão do Campeonato Brasileiro de futebol, neste ano, a equipe do Rio Grande do Sul chegou pela primeira vez a terceira fase da competição. Em 2004, o zagueiro assinou com o Operário-MT, a pedido do técnico Marcos Birigüi. Além do Operário-MT, jogou também no Mixto-MT e Cuiabá, todos do Mato Grosso.

No Mixto-MT, o jogador passou por sérias dificuldades, principalmente pela lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Após passar por cirurgias, o atleta assinou com o Noroeste. Época difícil, pois o pai de Diego faleceu com câncer estomacal. Depois desse difícil caso, o jogador passou pelo Iraty-PR e Ituiutaba-MG, antes de assinar com o Remo em setembro de 2007 e onde ficou até início de 2009, quando se transferiu de volta para o futebol paulista para assinar com o Grêmio Barueri-SP.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Luverdense segue líder

O Luverdense venceu o Tangará em Lucas do Rio Verde, pela terceira rodada do campeonato mato-grossense. O gol da partida saiu aos 18 minutos do primeiro tempo. Depois que Odil sofreu penalti, Paulinho bateu e marcou: 1 x 0.

O Luverdense jogou para um público de 933 pagantes que proporcionaram uma renda de R$ 8.475,00. Agora a equipe é líder do grupo, junto com o Operário que também tem 9 pontos em 3 jogos.

O time venceu com Ronaldo, Marquinhos, Adriano Paraná, Zé Roberto, Felipe, Macaé, Fabinho, Odil, Paulinho (Rubinho), Maico Gaúcho (Bruno) e Júnior Rocha (Leandro).
Técnico: Tarcisio Pugliese.

Outros resultados:

Cáceres 2 x 0 Vila Aurora
Crac 0 x 3 Operário
Mixto 1 x 1 Sorriso
Grêmio Jaciara 2 x 0 Rondonópolis
Araguaia 1 x 3 Barra
Amanhã jogam União x Cacerense para completar a 3ª rodada.

Pagamos R$ 16,5 mil por dia

Deputados: R$ 16,5 mil por um dia de trabalho

Alguns deputados, que estavam afastados da legislatura ocupando cargos em órgãos estaduais ou municipais, retornaram na última segunda, ao Congresso Nacional. Por um dia, e ganharam R$ 16,5 mil a título de ajuda de custo. Seus mandatos vinham sendo ocupados por suplentes, mas eles voltaram ao Congresso para participar das eleições da Câmara. A legislação prevê que cada um deles tem direito a uma ajuda de custo, “a título de indenização”, no início de cada sessão legislativa, no valor do próprio salário, mesmo que fiquem apenas um dia no exercício do mandato.

Ouvidos pelo Correio Braziliense, os parlamentares juraram que não sabiam da mordomia e prometeram devolver ou doar a quantia. Os deputados que retornaram aos seus mandatos – Rodovalho (DEM-DF), Cassio Taniguchi (DEM-PR), Alberto Fraga (DEM-DF), Jorge Bittar (PT-RJ), Walter Feldman (PSDB-SP) e Osmar Terra (PMDB-RS) – justificaram a ida ao Congresso devido à importância da votação para a presidência da Casa.

O entra e sai acaba envolvendo não só os parlamentares como também os funcionários dos gabinetes, que às vezes têm de recorrer às secretarias distrital, estaduais ou municipais onde os deputados afastados ocupam algum posto para resolver questões trabalhistas.

No ano passado, 48 suplentes que assumiram o mandato receberam um total de R$ 792 mil de ajuda de custo. Este ano, novamente, quando retornarem ao mandato, os suplentes dos seis deputados também receberão a ajuda de custo, pois estarão iniciando uma nova sessão legislativa. Mesmo que assumam o mandato pela primeira vez no ano em novembro ou dezembro, os deputados têm direito e receber esse “salário extra”. No ano passado, 12 suplentes assumiram o mandato depois de metade do ano. A ajuda de custo paga no final do ano só é paga ao parlamentar que comparece a pelo menos dois terços da sessão legislativa.

O Ato Conjunto das Mesas da Câmara e do Senado que regulamenta a remuneração dos parlamentares esclarece que a ajuda de custo destina-se “à compensação de despesas com transporte e outras imprescindíveis ao comparecimento à sessão legislativa ordinária ou extraordinária convocadas na forma da Constituição”. Os deputados já contam com quatro passagens aéreas de ida e volta para os seus estados todo mês. Além disso, três dos deputados que assumiram o breve mandato moram e ocupam secretarias de governo em Brasília.

Resposta

Segundo a assessoria de imprensa do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), em e-mail encaminhado ao Contas Abertas, o parlamentar enviou ofício ao diretor do departamento pessoal da Câmara ao tomar conhecimento da ajuda de custo. Terra manifestou disposição de abrir mão da ajuda de custo e, caso isso não seja possível, afirmou que irá devolver a quantia à Câmara. "Caso não haja possibilidade de devolução, o deputado fará a doação da quantia para uma entidade beneficente do Rio Grande do Sul", afirma.

De acordo com a assessoria, Terra foi exonerado do cargo de secretário de Saúde do Rio Grande do Sul apenas para participar da votação de ontem no Congresso, atendendo a solitação do presidente de seu partido, Michel Temer. "Osmar Terra ressumiu o exercício do mandato de deputado federal com o objetivo de participar da votação".

Fonte: Leandro Kleber, Contas Abertas.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Amadores no profissional

É divertido acompanhar futebol no nortão. Mato Grosso é um celeiro do amadorismo. Por aqui, os clubes são times de futebol. Na capital temos equipes sem nenhuma estrutura. No interior, organização em Lucas do Rio Verde, com o Luverdense. Em Rondonópolis, com o União.

O Luverdense é um bom exemplo. Posso falar por acompanhar o trabalho que é feito desde 2004. O clube ganhou duas Copa Mato Grosso e conseguiu uma vaga para Série C. Neste ano manteve bons jogadores, iniciou a preparação em dezembro e hoje lidera o campeonato mato-grossense. Pode não ser campeão, mas é o grande favorito para conquistar o primeiro titulo de campeão mato-grossense 2009.

Enquanto o Luverdense trabalha de maneira profissional, Sorriso e Sinop vivem no amadorismo. Não tem a minima estrutura. Vivem de um passado de glórias e de um presente de ilusões. Como se dinheiro fosse a solução para os problemas, a diretoria do "galo do norte", se empolgou. Contratou um craque, um treinador competente, e para eles - da diretoria - jogadores que formariam uma equipe para disputar o título.

Bastaram três jogos para se perceber que nada mudou. E mais do que isso, que no futebol, a cobrança por resultados imediatos deve sempre, ser apenas uma cobrança do torcedor. Prova é, que ontem mesmo, o Sinop dispensou 6 jogadores e contratou outra meia dúzia para chegar e tentar resolver o problema, que não é pequeno. Afinal, o clube tem 3 jogos e 1 ponto. De bom somente os 4 gols de Gauchinho.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Bate bola na 87.9

O Na cara do gol de ontem foi apresentado pelo "Frotinha", o garoto substituiu Micail Diesel que volta hoje de férias. Os campeonatos carioca, paulista e gaúcho foram os destaques.

Entre outros campeonatos que rolam pelo país, o mato-grossense, também foi bastante discutido. As atuações do Sinop que em três rodadas somou apenas um ponto tiveram avaliações diferentes por parte da mesa. Herivelton comentou que a diretoria do clube faz a parte dela e que se o time não ganha a responsabilidade é do técnico e dos jogadores.

Bebeto discordou da opinião e disse que a responsável pelo fracasso nos últimos três jogos é a diretoria, que montou uma equipe e não avaliou corretamente os jogadores. Contratou e criou uma expectativa da formação de um time com condições de ser campeão. Para Bebeto, o Sinop não tem atletas que possam chegar ao título, além disso está trabalhando de forma equivocada fora de campo, principalmente, com declarações de técnico e dirigentes que comprometem o trabalho dos jogadores.

Como forma de justificar a opinião, Bebeto destacou que depois da derrota para o Palmeiras, mesmo tendo um jogo importante contra o Operário em Cuiabá, as declarações dos dirigentes e treinador eram de que jogadores seriam dispensados e outros já estavam sendo contratados.

O Na cara do gol vai ao ar nos domingos, 14h. Para escutar o program pela internet o endereço é www.87.9fm.com.br

Na foto a equipe que esteve participando do programa no último domingo: Frotinha, Junior, Herivelton e Bebeto.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Crac vence em Sorriso

O Sorriso jogou em casa para uma torcida de 773 pagantes, que proporcionou uma renda de R$ 6.850,00. Foi uma apresentação para ser esquecida por jogadores e torcedores.

O Crac de Campo Verde, surpreendeu quando Wilian cruzou e Zezé, abriu o placar.
O Sorriso não conseguia atacar com eficiência e o Crac era perigoso nas jogadas com Tiago pela direita. O lateral subia com liberdade e foi em um lance de sorte que por pouco Tiago não fez o segundo. Alex, atento colocou para escanteio. Foi ai que a bola sobrou para Vada, ele ganhou o lance, e colocou no canto do goleiro Alex, 2 x 0 para o Crac.

No segundo tempo o jogo foi definido aos 7 minutos. Em um lance disputado dentro da área, o árbitro marcou a falta e de penalti; cobrado com perfeição, Zezé (foto) ampliou para 3 x 0.

Depois o Sorriso lutou até o fim da partida, mas conseguiu apenas um gol com Wesley que definiu o placar: Sorriso 1 x 3 Crac.

A partida foi marcada por faltas e vários cartões amarelos: Wesley, Matheus, Denis, Carlinhos e Baeza (Sorriso). Tiago, Tiririca e Vada (Crac).
Cartão vermelho para Junior do Sorriso.

Crac: Gean, Wilian (Tiririca), Welington, Tiago, Zezé, Marcelinho, Carlinhos (Bruno), Lauro (Pedrinho), Danilo, Vada e Michel. Técnico: Claudiomir Andrada.

Sorriso: Alex, Sandro Muller (Ricardo), Matheus (Junior), Wesley (Wesley Oliveira), Baeza, Chiquinho, Tuca, Juninho, Denis, Dudu e Fumaça. Técnico: Marcos Sequetto.

Resultados 2ª rodada:
Vila Aurora 2x1 Araguaia
Operário 3x1 Sinop
Mixto 1x3 Luverdense
Tangará 2x0 Palmeiras
Sorriso 1x3 Crac
Rondonópolis 3x1 Cáceres
Cacerense 0x1 Jaciara
Barra 2x0 União