quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Chuva em Sinop

Depois de mais de quatro meses choveu em Sinop. Foi pouca chuva na região central da cidade, mas já animou quem não aguenta mais o clima sufocante. A "boa noticia" é que o período proibitivo das queimadas, foi prorrogado por mais 15 dias.

Não consigo entender esta liberação das queimadas! Queimada deveria ser proibida o ano todo. Ainda mais, depois que os incêndios florestais aumentaram 631% este ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Os dados coletados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) mostram que, entre 1º de janeiro e 28 de setembro, foram registrados 211.946 focos de calor no Estado, sendo que em 2009, foram 28.991 focos.

Especialistas dizem que Mato Grosso passa pelo pior desastre da história devido as queimadas. Na edição da Gazeta, de 23 de setembro, o biólogo e pesquisador Romildo Gonçalves disse que além de ter mais incêndios, o tamanho das áreas atingidas também teve acréscimo. A quantidade de focos no Estado já é superior ao que foi registrado no Brasil nos primeiros 9 meses de 2009, que chegaram a 159.418 focos.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sono do gato

Gato Pelé da família Volverini.

domingo, 26 de setembro de 2010

Molhando o asfalto

A foto é curiosa! Geralmente as pessoas molham as ruas de Sinop em locais sem asfalto, para amenizar o problema causado pela poeira. No bairro Jardim Paraíso o morador resolveu não apenas lavar a calçada. Aproveitou também para molhar o asfalto.

O desperdício de água é tanta que muitas pessoas cumprem a jornada de trabalho lavando calçadas duas vezes por semana. Algumas além de gastar água por ordem do patrão levam o serviço para casa! Conversando com Dona Elsa na região central da cidade ela disse gastar em média 30 minutos aguando a calçada. Dona Marli que é moradora do Jardim Botânico também leva o mesmo tempo e nem imagina o quanto gasta de água: “Eu molho né! Enquanto você esta falando comigo eu desligo. Geralmente eu desligo a bomba de volta. Esfrego, ligo, esfrego e faço os dois processos. Eu não tenho idéia de quantos litros eu gasto, mas eu acho que não é muito não!”

Quando molha o jardim, ou lava a calçada, mesmo repreendida, dona Márcia, outra moradora do Jardim Botânico faz valer a força do hábito para manter a frente da casa sempre limpa: “O marido briga que gasta muita água, que gasta energia. Mas a gente finge que não ouve e manda ver na água.”

O hábito custa caro! Não para o bolso, mas para o ambiente. No país que bate recorde em desperdício de água por habitante em todo o planeta uma torneira ligada durante 15 minutos, gasta segundo cálculos da companhia de saneamento de São Paulo, 279 litros.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Problema antigo

Não é de hoje que o transporte escolar de Sinop é um exemplo de como não deve ser. Estamos terminando o ano letivo e nada foi feito para melhorar. Basta uma parada de alguns minutos na escola ao lado do campus da UFMT para perceber uma das irregularidades. São ônibus que chegam e saem lotados de crianças que não tem lugar para sentar e ninguém para organizar. Apenas um motorista para transportar crianças de maneira inadequada, e acima da capacidade que o veículo comporta. Uma sobrecarga de vidas de inocentes, que sequer sabem o risco que estão correndo!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cavaletes pela educação

Quem anda por Sinop sabe: a falta de educação ambiental é uma caracteristica de quem mora por aqui. Afinal de contas, nossas reservas ambientais são cortadas ao meio para se transformar em avenidas e todo mundo acha bom, por encurtar distâncias! Nem mesmo no campus da UFMT sobra espaço para o plantio de árvores, mesmo tendo turma que cursa engenharia florestal.

Mas o que tem preocupado é a quantidade de lixo na região central da cidade. O que antes era resultado da folia de sábado e domingo na principal avenida, agora pode ser visto durante a semana. É lixo e principalmente garrafa pet jogada por todo lado. Com a chegada do período de chuva, o resultado será bastante interessante.

Mas bom mesmo seria que o poder público aproveitasse a boa idéia dos candidatos que espalharam cavaletes com os santinhos gigantes. Poderiamos colocar cavaletes com desenhos e frases do tipo: ajude a entupir bueiros, jogue o lixo no chão!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inter busca liderança

O Internacional chegou aos 500 pontos no campeonato brasileiro. Desde que foi criada a fórmula por pontos corridos a classificação geral dos times que participam ou participaram da competição até a 23ª rodada do Brasileirão 2010 é a seguinte:

1º - São Paulo – 544
2º - Internacional – 500
3º - Cruzeiro – 496
4º - Santos – 490
5º - Flamengo – 446
6º - Goiás – 440
7º - Atlético Paranaense – 437
8º - Fluminense – 426
9º - Corinthians – 407
10º - Palmeiras – 407
11º - Botafogo – 354
12º - Atlético-MG – 352
13º - Vasco – 345
14º - Figueirense – 335
15º - Grêmio – 300
16º - Coritiba – 282
17º - Paraná – 282
18º - Juventude – 266
19º - Vitória – 230
20º - São Caetano – 215
21º - Ponte Preta – 204
22º - Paysandu – 146
23º - Guarani – 144
24º - Fortaleza – 142
25º - Sport – 134
26º - Náutico – 131
27º - Criciúma – 110
28º - Avaí – 80
29º - Grêmio Prudente – 69
30º - Bahia – 46
31 – Santo André – 41
32º - Brasiliense – 41
33º - Portuguesa – 38
34º - Ipatinga- 35
35º - Ceará – 30
36º - Santa Cruz – 28
37º - Atlético-GO – 20
38º - América-RN - 17

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sinop esquece o passado

Sinop tem um Centro de Eventos que foi inaugurado em dezembro de 2008. São 40 mil metros quadrados, com mais de 20 mil de área construída. Além de anfiteatro com capacidade para 750 pessoas sentadas, tem centro expositivo, sala para reuniões, estacionamento e teatro de arena. Tudo isso sem funcionar.

Sinop também tem a Casa da Cultura, ou melhor não tem espaço para a Casa da Cultura! A falta de vontade, planejamento, reconhecimento pelo trabalho bem feito, ou simplesmente de competência em administrar recursos destinados para Secretaria de Cultura fazem com que a Casa da Cultura fique esquecida.

O local no qual foi amontoada boa parte da história do município, parece escolhido a dedo para que a mesma caia no esquecimento da população e posteriormente seja fechada. Pelo menos é o que parece.

Enquanto falta espaço para abrigar o que se transformou em história, no prédio da Secretaria de Saúde, por exemplo, sobra um andar inteiro para poucos funcionários. A secretaria de Agricultura que deveria atender em um local como o viveiro municipal e junto com a Secretaria de Meio Ambiente, tem ambas, prédios em local central da cidade. E para completar a Secretaria de Educação ocupa espaço que antes abrigava um hospital.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Despedida programada

Como era esperado o Luverdense se despediu ontem da Série C 2010. Afinal de contas, deixar para decidir com o Ituiutaba em Minas Gerais, era uma fria. Todos sabiam que 6 pontos nos dois jogos disputados contra Macaé e Marília em casa eram fundamentais para a classificação. Mas o Luverdense perdeu por 3 x 1 e conseguiu pelo menos disputar até o fim a última vaga do grupo para se classificar. Parece pouco, mas é muito para um time jovem como o de Lucas.

Para se ter uma idéia da dificuldade que é disputar a Série C, o Juventude que tem 266 pontos ganhos na Série A do brasileirão (desde que foi implantada a fórmula dos pontos corridos) foi rebaixado para a Série D e o Fortaleza que também já participou do brasileirão e tem 142 pontos não conseguiu a classificação.

A desclassificação do time do Luverdense pode ser boa, para colocar as coisas no lugar. O trabalho do técnico Lisca foi bem feito e merece elogios. Mas em certos momentos os “aspones” acabaram atrapalhando. Lembro que na cobertura de um treino, um deles chegou e pediu para que nossa equipe de reportagem se retirasse do campo. Meia hora antes de começar as atividades! Em outra oportunidade parte do treino foi secreta. Sinceramente: coisa de time grande! Coisa que o Luverdense não é. As dificuldades impostas me pareceram uma boa piada, mas percebi que irritaram alguns colegas de outras emissoras da cidade de Lucas do Rio Verde.

Classificação com dois primeiros classificados e o último rebaixado:
Grupo A
1º - Paysandu – 14
2º - Águia de Marabá – 12
3º - Fortaleza – 12
4º - Rio Branco - -10
5º - São Raimundo – 3

Grupo B
1º - ABC – 12
2º - Salgueiro – 11
3º - CRB – 11
4º - Campinense – 10
5º - Alecrim – 10

Grupo C
1º - Ituiutaba – 15
2º - Macaé – 14
3º - Luverdense – 12
4º - Marília – 6
5º - Gama – 5

Grupo D
1º - Criciúma – 12
2º - Chapecoense – 11
3º - Caxias – 10
4º - Brasil de Pelotas – 10
5º - Juventude - 8

domingo, 19 de setembro de 2010

Bem na foto

Meu colega Henrique Molinari na apresentação do MTTV 2ª edição da TV Centro América.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sinop trinta e seis

Ontem Sinop completou 36 anos e a comemoração teve desfile ao lado do estádio Gigante do Norte. O início estava marcado para 17 horas. Começou 18:30! E foi aquela coisa enfadonha como em todos os anos. É impressionante como Sinop ainda não consiga organizar, através da Secretaria de Cultura, uma programação atrativa para o grande público que prestigia o evento.

Tirando as fanfarras que dão o brilho para o desfile, e a faixa (foto) que alertou para problemas na escola Rosa dos Ventos, o restante foram horas de pouco brilho. Depois dos militares as escolas ocuparam o espaço, poucas tiveram criatividade para trazer algo que justificasse a presença na praça. Faltava entusiasmo! Eram alunos no centro, e professores acompanhando ao lado. Estavam cumprindo a obrigação, sem conseguir colocar sequer um sorriso no rosto.

Para piorar, depois passou a frota da prefeitura. É realmente uma idéia “brilhante” colocar tratores, caminhões e carros do município para desfilar. Para completar, enquanto Sinop recebia a visita da banda dos bombeiros de Cuiabá, o comandante da corporação assistia a banda e os carros que serviriam para apagar o fogo passando. Tudo certo se não estivesse incendiando o que sobrou de mata no viveiro municipal. O fogo não iniciou durante a festividade. Foi bem antes! Já tinha acabado com a Reserva do Jardim Botânico e ontem avançou para a margem da Avenida Flamboyants. O fogo atingiu a mata que fica ao lado do viveiro florestal. No local somente um caminhão pipa da prefeitura e dois funcionários apagando o que sobrou das chamas (foto).

A reserva provavelmente não será salva. A destruição atingiu 25 dos 33 hectares de área. Árvores foram queimadas, animais morreram, e até a nascente do Ribeirão Nilza está secando em um local que deveria ser preservado pelo poder público.

O desfile do ano que vem pode ser melhorado, basta competência para organizar a coisa. A função pode ficar para a Secretaria de Cultura, que tem um ano para fazer um cronograma de apresentação. Assim teríamos algo atrativo, tipo escolas desfilando com alunos e professores interessados e conseguindo passar alguma mensagem para quem assiste. Seria interessante determinar temas que fossem abordados como foi o da dengue e do trabalho infantil pelas escolas. Ai um incentivo para elaborar as “fantasias” e tudo ficaria bem melhor.

O complemento viria com a retirada da frota da prefeitura, que passa e não contribui em nada para quem esta prestigiando um evento que não é mais para uma cidade daquelas consideradas pequenas, e que por isso, muitas vezes não conseguem fazer algo melhor que um desfile sem graça, no dia em que comemoram aniversário.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Luverdense lidera

A tarde foi de alegria para os torcedores do Luverdense que garantiu a vitória sobre o Macaé no primeiro tempo. O time do Rio de Janeiro não justificou estar como líder da chave. Não teve qualidade na defesa, no meio e muito menos no ataque. O resultado era o domínio do time de Lisca que foi tentando até abrir o placar na jogada de Kito, pela direita. Ele entrou na área e bateu forte, a bola desviou na zaga, 1 x 0.

Dois minutos depois, aos 13 do primeiro tempo o zagueiro Lacerda aproveitou o cruzamento da direita, de cabeça ampliou para 2 x 0.

O terceiro veio em uma bela cobrança de falta do lateral Fabinho. Ele colocou no canto do goleiro Everton e determinou em 3 x 0 o placar da primeira etapa.

No segundo tempo o Luverdense voltou bem menos inspirado. O Macaé tentou se aproveitar, mas não tinha futebol para empatar o jogo. O gol só poderia sair em uma fatalidade. E foi justamente o que aconteceu! Aos 20 minutos do segundo tempo Edivaldo fechou o placar em 3 x 1 para o time de Lucas do Rio Verde.

O futuro

O Luverdense poderia estar classificado se não tivesse cometido tantos erros na partida em casa contra o Marília (foto arquivo) no último final de semana. O empate contra o time de São Paulo e os dois pontos perdidos colocou o time em igualdade com o Ituiutaba, justamente o próximo adversário.

O Ituiutaba venceu o Marília por 2 x 1 em São Paulo e chegou aos 12 pontos, dividindo a liderança do grupo contra a equipe mato-grossense. Agora o Ituiutaba recebe o Luverdense em Minas Gerais precisando vencer para se classificar.

O Macaé com 11 pontos recebe o Gama que precisa da vitória para não ser rebaixado para a Série D. Macaé e Ituiutaba não perderam nenhuma partida em casa. Luverdense e Gama não conseguiram nenhuma vitória fora de casa. Serão dois jogos com o favoritismo para os mandantes. Se fizerem o dever de casa o Luverdense perde a classificação e o Gama a vaga na Série C em 2011. Para o Luverdense o empate garante pelo menos o segundo lugar. Para o Gama o empate não resolve.

Classificação

1º - Luverdense – 12
2º - Ituiutaba – 12
3º - Macaé – 11
4º - Marília – 6
5º - Gama - 5

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Perto da D

O time do Marília empatou com o Gama e não tem mais chances de se classificar no grupo do Luverdense. A decisão das duas vagas fica entre Macaé, Luverdense e Ituiutaba. Marília e Gama tem mais um jogo para tentar se manter na Série C. A situação do Gama é terrível, a equipe que já esteve na primeira divisão vai para a Série D se o Marília vencer o Ituiutaba no dia 12 de setembro. Se o Marília perder o Gama terá que vencer o Macaé no dia 19 fora de casa para não cair. O Gama jogou 7 vezes, empatou 5 e perdeu 2.

Classificação
Macaé - 10
Luverdense - 9
Ituiutaba - 8
Marília - 6
Gama - 5

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Luverdense vacila

O Luverdense perdeu grande oportunidade para facilitar a classificação na Série C do campeonato brasileiro de futebol. Na partida de domingo, em Lucas do Rio Verde ficou no 2 x 2 com o Marília.

Confira a reportagem de Magnos Oliveira, com narração de Anderson Luiz exibida na TV Centro América:

O Marília iniciou o jogo indo pro ataque. Mas a ousadia só deu resultado no final do primeiro tempo. Cinco jogadores ficam olhando Adalto, com um metro e sessenta e oito de altura, abrir o placar.
“Acho que a força de vontade faz a gente subir no meio de qualquer adversário”, Adalto.

Sem força para reagir no primeiro tempo, o Luverdense voltou cheio de segundas intenções.
“Tem que ter tranqüilidade pra conseguir o gol de empate e depois conseguir o resultado fazendo o gol da vitória”, Fernando.

Da certo! Fernando faz a jogada e Lacerda chega antes de Hyantony para empatar a partida. Como o empate não era um bom resultado o Luverdense continuou na busca do segundo gol. Mas novamente o time foi traído pela defesa. Entre três defensores William dribla e toca para Leozinho marcar dois a um.

O empate veio depois do pênalti cobrado por Fernando. Mesmo assim o goleiro Sérgio Comemorou “O importante é que a gente tirou os dois pontos da equipe adversária, concorrente direto e nós ganhamos um fora de casa então ta bom”.

O Luverdense terá duas semanas para ensaiar o discurso.
“Não vi falha principalmente no primeiro gol. Foi uma bola cruzada de um lateral e numa penetração do Adalto lá do outro lado”, Lacerda, zagueiro.

“No primeiro tempo uma desatenção no primeiro gol, num lateral e numa penetração do Adalto lá do outro lado”.