segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Trânsito violento

Moto com placa de Sorriso, carro com placa de Colíder e acidente em Sinop. Foi na antiga Av. Vitória Régia, próximo do cemitério municipal, no sábado de noite. O motociclista foi levado para o pronto atendimento. Os guardas de trânsito e policiais militares estiveram no local e registraram uma das várias ocorrências de trânsito que aconteceram no final de semana em Sinop.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Contra reajuste

Bispo recusa comenda do Senado em protesto contra reajuste

Em sessão especial o Senado Federal entregou a cinco pessoas a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Ou tentou entregar, porque um dos vencedores se recusou a receber a homenagem.

O bispo de Limoeiro do Norte, no Ceará, Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou a comenda, em protesto contra o aumento de 61,8% aos parlamentares aprovado pelo Congresso Nacional na última semana.

Depois de criticar o não pagamento de precatórios, o baixo valor das aposentadorias, os salários mínimos "que crescem em ritmo de lesmas", o bispo lembrou o aumento dos parlamentares e o efeito cascata que a decisão deverá impor nos Estados e municípios.

"O povo brasileiro, hoje de concidadãos e concidadãs, ainda os considera Parlamentares?", indagou. "Quem assim procedeu não é Parlamentar. É para lamentar".

"A Comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho".

Dom Manuel acrescentou que, se aceitasse a homenagem, estaria agindo contra os direitos humanos. "O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e o da aposentadoria. Isso não acontece! O que acontece é um atentado contra os direitos humanos de nosso povo".

O discurso foi encerrado com um pedido para "se desfazer o erro". "Deve-se retroceder", concluiu o bispo, indicado para a premiação pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que justificou a escolha apontando a dedicação do bispo à defesa dos oprimidos.

Os outros homenageados foram Dom Pedro Casaldáliga, o deputado estadual no Rio de Janeiro Marcelo Freixo, e os defensores públicos Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso.

Enquanto a cerimônia ocorria no plenário do Senado, um grupo de estudantes protestava do lado de fora do Congresso também contra o aumento dos salários.

Fonte: Claudia Andrade
Brasília

sábado, 29 de janeiro de 2011

Vaga em jogo

Começou a Libertadores

Foi na terça (25) com a partida entre Independiente e Deportivo Quito no Estádio Libertadores da América, em Buenos Aires.
O jogo terminou com a vitória do Independiente por 2 x 0, com gols de Defederico aos 4’40 do 2º tempo e Rodriguez aos 25 minutos da etapa complementar.

Corinthians e Grêmio jogaram na quarta (26) e decepcionaram o Corinthians empatou em 0 x 0 com o Tolima e o Grêmio em 2 x 2 com o Liverpool.

Ontem o Alianza Lima perdeu de 2 x 0 para o Jaguares, o Cerro Porteño fez 1 x 0 no Deportivo Petare. O Bolívar perdeu em casa para o Unión Española por 1 x 0.

Na semana que vem tem os jogos de volta que classificam as equipes para as fases de grupo que começam no dia 09 de fevereiro.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Primeira rodada

O campeonato mato-grossense deste ano começou na quarta-feira (26) com a partida entre Sinop x Mixto ao vivo para todo Estado.

Jogo ao vivo
Foi o primeiro jogo transmitido ao vivo para todo Estado feita pela TV Centro América em Sinop. O trabalho começou bem antes da partida com entradas no MTTV 1ª e 2ª edição e com produção de matérias para os jornais da capital e também o jornal local.
Jonas Campos (foto) deixou a agenda do JN de lado e esteve em Sinop participando na produção jornalística das matérias que foram ao ar e também durante a transmissão do jogo.

O estádio
Nem mesmo as reformas feitas no Gigante do Norte escondem velhos problemas. O da iluminação apareceu justamente no momento mais importante, o início do jogo. Falha que irritou a torcida. Vestiários, banheiros e outras partes do estádio também precisam de melhorias. Falta muito para deixar o Gigante do Norte em condições de alojar um time campeão.

O jogo
Deu o esperado! Vitória do Mixto por 3 x 1 com gols de Rodrigo, Felipe e Jeanziho. Paulinho descontou para o Sinop. O Sinop não tem estrutura para buscar algo mais no campeonato e com um time limitado vai brigar para não ficar na lanterna do grupo. E olha que vai ser difícil de escapar desta posição tendo como concorrentes Mixto, Luverdense, Cuiabá, Operário e Sorriso.

A torcida
Foi em grande número e o motivo da participação não foi para ver o time e sim Joaninha. E o piloto não decepcionou. Depois do jogo apresentou a equipe que conta com boas promessas. Sinop além do melhor piloto de Freestyle do Brasil também tem uma equipe que pode revelar futuros campeões.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Do Blog do Emir

A natureza das sociedades contemporâneas é capitalista. Estão assentadas na separação entre o capital e a força de trabalho, com aquela explorando a esta, para a acumulação de capital. Isto é, os trabalhadores dispõem apenas de sua capacidade de trabalho, produzir riqueza, sem os meios para poder materializa-la. Tem assim que se submeter a vender sua força de trabalho aos que possuem esses meios – os capitalistas -, que podem viver explorando o trabalho alheio e enriquecendo-se com essa exploração.

Para que fosse possível, o capitalismo precisou que os meios de produção –na sua origem, basicamente a terra – e a força de trabalho, pudessem sem compradas e vendidas. Daí a luta inicial pela transformação da terra em mercadoria, livrando-a do tipo de propriedade feudal. E o fim da escravidão, para que a força de trabalho pudesse ser comprada. Foram essas condições iniciais – junto com a exploração das colônias – que constituíram o chamado processo de acumulação originaria do capitalismo, que gerou as condições que tornaram possível sua existência e sua multiplicação a partir do processo de acumulação de capital.

O capitalismo busca a produção e a comercialização de riquezas orientada pelo lucro e não pela necessidade das pessoas. Isto é, o capitalista dirige seus investimentos não conforme o que as pessoas precisam, o que falta na sociedade, mas pela busca do que dá mais lucro.

O capitalista remunera o trabalhador pelo que ele precisa para sobreviver – o mínimo indispensável à sobrevivência -, mas retira da sua força de trabalho o que ele consegue, isto é, conforme sua produtividade, que não está relacionada com o salário pago, que atende àquele critério da reprodução simples da força de trabalho, para que o trabalhador continue em condições de produzir riqueza para o capitalista. Vai se acumulando assim um montante de riquezas não remuneradas pelo capitalista ao trabalhador – que Marx chama de mais valia ou mais valor – e que vai permitindo ao capitalista acumular riquezas – sob a forma de dinheiro ou de terras ou de fábricas ou sob outra forma que lhe permite acumular cada vez mais capital -, enquanto o trabalhador – que produz todas as riquezas que existem – apenas sobrevive.

O capitalista acumula riqueza pelo que o trabalhador produz e não é remunerado. Ela vem por tanto do gasto no pagamento de salários, que traz embutida a mais valia. Mas o capitalista, para produzir riquezas, tem que investir também em outros itens, como fábricas, máquinas, tecnologia entre outros. Este gasto tende a aumentar cada vez mais proporcionalmente ao que ele gasta em salários, pelo peso que as máquinas e tecnologias vão adquirindo cada vez mais, até para poder produzir em escala cada vez mais ampla e diminuir relativamente o custo de cada produto. Assim, o capitalista ganha na massa de produtos, porque em cada mercadoria produzida há sempre proporcionalmente menos peso da força de trabalho e, por tanto, da mais valia - que é o que lhe permite acumular capital.

Por isso o capitalista está sempre buscando ampliar sua produção, para ganhar na competição, pela escala de produção e porque ganha na massa de mercadorias produzidas. Dai vem o caráter sempre expansivo do capitalismo, seu dinamismo, mobilizado pela busca incessante de lucros.
Mas essa tendência expansiva do capitalismo não é linear, porque o que é produzido precisa ser consumido para que o capitalista receba mais dinheiro e possa reinvestir uma parte, consumir outra, e dar sequencia ao processo de acumulação de capital. Porém, como remunera os trabalhadores pelo mínimo indispensável à sobrevivência, a produção tende a expandir-se mais do que a capacidade de consumo da sociedade – concentrada nas camadas mais ricas, insuficiente para dar conta do ritmo de expansão da produção.

Por isso o capitalismo tem nas crises – de superprodução ou de subconsumo, como se queira chamá-las – um mecanismo essencial. O desequilíbrio entre a oferta e a procura é a expressão, na superfície, das contradições profundas do capitalismo, da sua incapacidade de gerar demanda correspondente à expansão da oferta.

As crises revelam a essência da irracionalidade do capitalismo: porque há excesso de produção ou falta de consumo, se destroem mercadorias e empregos, se fecham empresas, agudizando os problemas. Até que o mercado “se depura”, derrotando os que competiam em piores condições – tanto empresas, como trabalhadores – e se retoma o ciclo expansivo, mesmo se de um patamar mais baixo, até que se reproduzam as contradições e se chegue a uma nova crise.

Emir Sader é sociólogo e professor.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Pensões vitalícias

O governo do Estado gasta R$ 2,625 milhões por ano com pensões vitalícias pagas a ex-governadores de Mato Grosso e viúvas. Os ex-governadores têm direito, por lei, a um salário de R$ 15 mil mensal para o resto da vida. A Ordem dos Advogados do Brasil vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para acabar com o benefício.

O Estado ainda mantém esse privilégio a um grupo de pessoas alegando direito adquirido porque elas foram beneficiadas até 2003. A partir daquele ano, a Assembleia Legislativa proibiu a pensão para os novos ex-governadores e viúvas, mas não mexeu no pagamento de quem já recebia.

Na lista estão 15 favorecidos, entre eles: Iraci França, vice-governadora de 2003 a 2006; Thelma de Oliveira, viúva de Dante de Oliveira; os ex-governadores Jayme Campos, Júlio Campos, Carlos Bezerra e Rogério Salles. Pedro Pedrossian, por exemplo, governador de Mato Grosso, antes da divisão do estado e depois eleito por Mato Grosso do Sul, acumula duas pensões.

Dez dias de trabalho rende pensão vitalícia

Outro caso que chama a atenção é do conselheiro Humberto Bosaipo, do Tribunal de Contas do Estado. Quando foi presidente da Assembleia Legislativa, criou uma emenda que estendeu o benefício da pensão vitalícia a quem assumisse o Executivo por pelo menos um dia e assinasse um ato de governo. Bosaipo ficou 10 dias, o suficiente para ser favorecido.

O conselheiro informou que pediu a suspensão do pagamento. Mas para o promotor de Justiça Gustavo Dantas Ferraz, Bosaipo deveria ter tomado outra medida. "O que teria validade é a renúncia a esse benefício nos autos do processo judicial. Não mera alegação de suspensão. Porque hoje ele pede a suspensão e amanhã ele se retrata deste pedido", observa Ferraz.

Ação contra benefício

O Ministério Público mantém uma ação desde 2003 pra tentar acabar com as pensões, mas até agora não conseguiu nenhuma decisão da justiça. "É uma ação com vários réus e o judiciário tem deixado a desejar na rapidez da citação dos réus. Os réus têm que ser citados para se defenderem. O juiz está aguardando que os réus se defendam para decidir, mas até o momento ainda não foram citados todos os réus. Então, o processo está demorando", reclamou o promotor.

Agora a Ordem dos Advogados do Brasil vai entrar com uma ação contra o Estado no Supremo Tribunal Federal. "É uma legislação estadual que afronta a Constituição Federal. Tal fato está reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal em relação a Mato Grosso do Sul. A pensão do ex-governador Zeca do PT foi declarada inconstitucional e esse precedente será importante no processo de Mato Grosso", explicou Cláudio Stábile, presidente da OAB-MT.

Outro lado

O senador Jayme Campos, a deputada federal Thelma de Oliveira, Rogério Salles e Pedro Pedrossian não quiseram gravar entrevista. Eles alegaram apenas que o benefício é legal.

O deputado federal Júlio Campos lembrou que doa o dinheiro para uma fundação. O senador Blairo Maggi informou por meio da assessoria que recusou o benefício. O deputado federal Carlos Bezerra e a ex-vice-governadora Iraci França não foram localizados.

E com relação à crítica do Ministério Público sobre o andamento da ação, o juiz Roberto Teixeira Seror, da Vara Especializada de Ação Civil Pública e Popular, não foi encontrado porque o Fórum de Cuiabá está passando por uma correição.
Fonte: www.tvca.com.br

sábado, 22 de janeiro de 2011

Primeiro jogo

Não vale pontos, afinal de contas o campeonato mato-grossense começa no próximo dia 26, com o jogo transmitido ao vivo pela TV Centro América, entre Sinop x Mixto. Mas vale conferir como estão Sinop e Sorriso que jogam hoje para treinar, e também para arrecadar mantimentos para famílias desabrigadas com as enchentes do Rio de Janeiro.

Duas equipes modestas, que não devem disputar o título da competição, mas que tem tradição e buscam uma gestão menos amadora, para quem sabe, em outros campeonatos montar equipes que possam ter favoritismo para chegar e soltar o grito de campeão; que já não vem faz bastante tempo!

O jogo amistoso será 20h no Gigante do Norte.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sinop sem vagas

O Art. 208 da Constituição diz que: "o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.

O direito garantido para os pais que pagam impostos para receber o benefício, deveria atingir pelos dados do IBGE, 5 mil crianças de zero a seis anos em Sinop.

Mas Sinop não consegue atender a demanda que segundo a coordenadora de educação infantil, em entrevista hoje ao MTTV 1ª edição da TV Centro América, é de 457 vagas com pedidos registrados na secretaria de educação.

O problema é que o município não tem competência para garantir hoje, mais que 230 vagas e o restante dos pais que tiverem que colocar os filhos na creche terão que entrar na fila de espera por novas vagas nas creches municipais.

É bom lembrar que o problema também aconteceu no ano passado e no ritmo que a coisa anda deve passar a fazer parte do calendário escolar do município de Sinop

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Distribuição alimentos

Feijão: famílias e entidades recebem o alimento

Nesta quarta-feira (19), o Centro Espírita Maria de Nazaré foi a primeira entidade social a receber o alimento doado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 100 kg do produto foram encaminhados para o Centro através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Desde a tarde de ontem (18), várias famílias tem recebido o auxílio. No bairro Jardim São Paulo, 40 pessoas realizaram o cadastro e compareceram para retirar o produto. No local o levantamento foi realizado pela equipe do Clube de Mães. “Visitamos as casas e cadastramos as pessoas com mais necessidade. Como o feijão está caro tem muita gente que acaba deixando de comprar para poder comprar arroz, então essa doação é maravilhosa”, destacou a presidente do Clube de Mães do Jardim São Paulo, Jerônima Santana.

Fonte: Assecom (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sinop)
No total mais de 840 famílias, além do Lar dos Vicentinos, do Centro Espírita, do Centro Social Menino Jesus e Ebenzer, serão beneficiadas com a doação de oito toneladas feijão conseguidas pela Secretaria de Assistência Social junto à Conab.

Conforme a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, o alimento está sendo distribuído de acordo com um levantamento das necessidades de cada bairro e das entidades sociais da cidade. Segundo ela, 20 bairros irão receber o auxílio.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Haiti

A organização humanitária internacional Oxfam informou nesta quinta que somente 5 % dos escombros foram retirados no Haiti, após o terremoto de magnitude 7,3 que devastou a nação há um ano.

“Um ano depois, apenas 5% dos escombros foram removidos (...) A construção de casas em larga escala não pode começar até que a enorme quantidade de resíduos seja retirada", afirmou a organização através de um comunicado. O documento destacou que quase um milhão de pessoas ainda vivem em tendas ou nos escombros da cidade; e que estas pessoas ainda não sabem quando podem voltar pra casa.

"As autoridades do Haiti, apoiadas pela comunidade internacional, devem lançar de uma vez planos para permitir que estas pessoas sejam realocadas em áreas onde os serviços básicos possam ser garantidos, ou que sejam diretamente levadas a suas casas", sugeriu a entidade. A comunidade internacional forneceu apenas 42% dos 2 bilhões de dólares prometidos para a reconstrução do país caribenho.

A falta de progresso na reconstrução do Haiti é "uma combinação entre a indecisão paralisante do governo, a busca comum dos países ricos por suas próprias prioridades e a falta de energia da Comissão Provisória para a Reconstrução no Haiti, criada por decreto presidencial em 21 de abril de 2010, três meses após o terremoto que atingiu Porto Príncipe e outras cidades próximas”, segundo o comunicado. Esta comissão é responsável por gerenciar 10 bilhões de dólares da ajuda prometida ao país. "Tem sido um ano de indecisão e isso deixou a recuperação do Haiti parada", relatou a Oxfam.

O relatório disse ainda que a ajuda prestada ao Haiti fixou-se em abrigos temporários para as pessoas deslocadas pelo terremoto, mas "muito pouco dinheiro tem sido destinado para o recolhimento de entulhos, reparo de casas" e às instituições públicas, incluindo o Palácio do Governo, localizado em Porto Príncipe (capital do Haiti), que permanece quase em ruínas.

A ONG reconheceu que a reconstrução do país caribenho "não será feita da noite para o dia", mas "decisões importantes ainda estão pendentes, como a remoção de entulhos, reparo de casas e locação de terras para as famílias que não podem regressar às suas casas. "

A Oxfam constatou que, apesar da atual crise política no Haiti, em decorrência do polêmico segundo turno das eleições em novembro passado, "as elites do país ainda tem uma chance de cuidar dos problemas que tem impedido o desenvolvimento do Haiti, e esse processo deve começar agora ".

O fenômeno natural que devastou o país mais pobre das Américas deixou quase 250 mil pessoas mortas e mais de um milhão de desabrigados. Também destruiu 105 mil casas e danificou outras 280 mil. O terremoto causou 20 milhões de metros cúbicos de escombros e detritos nas ruas do país caribenho.

Além disso, o Haiti continua a ser assolado por uma epidemia de cólera que já matou mais de 3.500 pessoas.
Fonte: Revista Fórum

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Corrida de Reis

Deu Quênia mais uma vez na Corrida de Reis. O atleta Barnabas Koplagat Kosgei cruzou a linha de chegada em primeiro lugar depois de uma disputa emocionante com o brasileiro Franck Caldeira. No feminino, também uma atleta do Quênia chegou em primeiro lugar: Eunice Kirwa.

Dez mil atletas fizeram a festa nas avenidas de Cuiabá e Várzea Grande na 27ª edição da Corrida de Reis, realizada pela TV Centro América. A corrida tem 10 quilômetros de extensão e é uma das maiores provas de rua do Brasil.

A largada do pelotão masculino e geral da prova aconteceu às 8h15 na avenida Doutor Paraná, em Várzea Grande. Os atletas tomaram conta da Ponte Sérgio Motta e seguiram pelas avenidas Beira Rio, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (do CPA).

Na avenida Prainha, Franck Caldeira e três atletas do Quênia lideravam a prova. Os quatro permaneceram à frente da competição durante boa parte da competição. No segundo pelotão vinha o brasileiro Paulo Alves, na quinta colocação.

Já na avenida do CPA, Franck acelerou e tentou se distanciar dos adversários. Mas os quenianos conseguiram ultrapassar o brasileiro faltando um quilômetro para a linha de chegada. Quando estavam próximos da Praça Ulisses Guimarães, os quenianos se distanciaram. Barnabas Kosgei, número 13, foi o primeiro colocado, seguido do conterrâneo dele Mark Korir. Franck foi o terceiro colocado. O tanzaniano bicampeão da prova, Marco Joseph, chegou em quarto.

No feminino, venceu a queniana Eunice Jepkirui Kirwa. Em segundo lugar ficou a brasileira Cruz Nonata e, Simone Alves, foi a terceira colocada. Fabiana Cristine chegou em quarto lugar e a atleta da Tanzânia, Anastazia Msandai Mhomi Ghamaa, foi a quinta colocada.

"Fico triste em não conseguir chegar em primeiro, mas valeu a força. O Brasil mostra seu potencial", disse Franck Caldeira após a prova. "Na reta final, deu um ânimo, mas não consegui chegar [em primeiro]. Agradeço por chegar em segundo. Fiquei muito contente", desabafou Cruz Nonata, a brasileira melhor colocada.


MELHOR MATO-GROSSENSE

O atleta mato-grossense Nevalsir Corvoiser de Moraes (24) chegou em 14º lugar no ranking geral. Como foi o mato-grossense mais bem colocado, sem contar os atletas do pelotão de elite, Nevalsir conquistou um carro zero quilômetro.
Nevalsir completou a prova com o tempo de 35 minutos e 06 segundos. Ele é frentista, ganha cerca de R$ 680 por mês e mora no município de Barra do Garças.

Mais informações e fotos da corrida no www.tvca.com.br

domingo, 9 de janeiro de 2011

Joaninha em DVD

O começo da carreira do tetracampeão da Copa Brasil de FMX, Gilmar “Joaninha” Flores, que ganhou as telonas em 2010 no documentário apresentado no 17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá é uma boa pedida para este período de férias.

O documentário conta a história do começo da carreira do principal piloto de Freestyle Motocross do Brasil. Mostra os primeiros passos do piloto com uma moto de motocross, as primeiras conquistas e a transição de modalidade que consagrou Joaninha no Brasil.

O filme (de 20 minutos para a mostra e 50 no DVD original) produzido pelo jornalista Luciano Vendrame teve um ano de captação de imagens em Sinop (MT), nos shows feitos por Joaninha e em competições como a Copa Brasil e o mundial de FMX em Fortaleza.

“Fui convidado pelo Joaninha para fazer um documentário com o registro biográfico do início da carreira. Era para ser um DVD para os fãs e não esperava que ganhasse tanta repercussão. Fico feliz porque valoriza o trabalho e projeta piloto e a modalidade que é nova no Brasil”, explicou Vendrame.

O DVD lançado em maio continua à venda. Os fãs podem comprar o filme no escritório da equipe Joaninha Pro Tork Freestyle Show, na Rua das Azaléias, 2010, Centro, em Sinop. Os pedidos também podem ser feitos pelo email show@joaninha99.com.br ou pelo fone 66 3531-7217.

Joaninha é patrocinado pela Pro Tork, Yamaha, Unimed Norte de Mato Grosso, Remi Máquinas Industriais e Faça Web Sites.

Para saber mais sobre Joaninha acesse www.joaninha99.com.br.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Crédito e curso

A secretaria de Indústria e Comércio de Sinop tem o objetivo de fomentar os micro empreendedores da cidade através do Micro-crédito. A meta é viabilizar, neste ano, 500 projetos de acesso ao programa, o equivalente a 100% a mais que no ano passado.

Para ter acesso ao crédito, que chega a R$ 1,5 sem juros, o empreendedor deve ter renda familiar de até 3 salários mínimos e não pode ter empresa estabelecida. O prazo para pagamento é de 12 meses com 3 meses de carência.

Além do financiamento, cada pessoa ganha um curso de gestão junto ao Sebrae. São oito horas de treinamento, com noções de administração e finanças do negócio. Isso é uma garantia de que o recurso será aplicado adequadamente.

Os recursos do Micro-crédito são do governo do Estado e, para garantir a transparência do processo, são direcionados aos fornecedores. Todo o processo pode ser feito gratuitamente na secretaria de Indústria e Comércio da cidade.

Fonte: Assecom (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sinop)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Praças de Sinop

Duas praças de Sinop chamam atenção pela falta da ação do poder público. Uma delas é a P25. A praça é bem estruturada, mas faltam árvores. Foram colocados bancos de concreto com mesas, mas sem árvore para fazer sombra o que se percebe é uma praça sem movimento, pelo menos durante o dia. O período das chuvas é o ideal para o plantio, na praça P25 poderia estar sendo feito o plantio.

Outra praça que mostra a falta de intervenção do poder público ou de moradores do bairro para receber melhoria é a do Jardim Primaveras. A situação ali é lamentável! No campo de futebol, muito mato. Na quadra de areia, destruição! Destruição também nas salas que estão construídas no local, e poderiam estar sendo usadas pela comunidade. Parece que o abandono do local não incomoda ninguém: nem quem mora no bairro, nem o poder público que sequer limpa a praça.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Farmácia popular

A população de Sinop conta com mais um benefício, a Farmácia Popular do Brasil que foi inaugurada no último aniversário da cidade. A unidade funciona na Avenida das Itaúbas, ao lado do PSF Carlos Sholtão. São mais de noventa tipos de medicamentos que abrangem 80% das doenças populares como diabetes, hipertensão, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, verminoses e enxaqueca. Através do programa federal em parceria com a administração municipal, a população pode adquirir medicamentos até 90% mais baratos que o valor de mercado.

Os medicamentos são adquiridos através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e são vendidos a preço de custo para a população. Para comprar o remédio, basta uma receita médica ou odontológica. O RG é necessário somente na compra de medicamentos de controle especial.

Foram investidos na construção da unidade cerca de R$73 mil entre recursos federais e municipais. O Ministério da Saúde vai repassar R$ 10 mil mensais durante um ano para manutenção da Farmácia. O sistema de controle de estoque e pedidos é todo informatizado e a unidade conta com profissionais capacitados para orientar sobre os cuidados com a saúde e uso correto dos medicamentos.

Fonte: Assecom (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sinop)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sorteio no sábado

Os lojistas participantes da maior campanha de natal de Sinop e do estado de Mato Grosso, "Natal nota 1.000", da Câmara de Dirigentes Lojistas, devem entregar as urnas na CDL durante esta semana porque o sorteio final da campanha será neste sábado, dia 08 de janeiro.

Os clientes das lojas participantes da campanha estão de dedos cruzados aguardando ansiosos pelo sorteio que vai entregar um carro no valor de R$ 68 mil e três motos. Quem também aguarda o sorteio são os lojistas que estão concorrendo a uma moto e 2 notebooks.

“Ainda não temos uma resposta final sobre o local do sorteio porque estamos na dependência de autorização, mas o mesmo será realizado ou na própria CDL ou na praça Plínio Callegaro”, explicou o presidente da CDL Afonso Teschima Junior.

A distribuição das raspadinhas terminou no dia 31 de dezembro, mas quem ainda não preencheu o cupom pode depositá-lo na CDL até dia 07, sexta-feira. E quem ganhou prêmio instantâneo, que estão nas raspadinhas, tem até o dia 01 de março (60 dias após o dia 31 de dezembro) para buscá-lo na CDL, após este período os prêmios que restarem serão doados a instituições beneficentes.

Ao todo, 200 mil raspadinhas foram colocadas a disposição das empresas para repassá-las aos clientes sinopenses e mais de mil estavam premiadas com eletrodomésticos, eletrônicos e vale compras, combustíveis, nos valores de R$ 50 a R$ 1 mil.

AUMENTO NAS VENDAS

A grandiosidade da campanha de Natal da CDL foi recompensada com um surpreendente aumento nas vendas. No total os lojistas realizaram 21.370 consultas ao SPC no mês de dezembro, 19.04% a mais do que em 2009 quando foram feitas 17.951 consultas no mesmo período. As consultas de cheque foram ainda melhores, foram 10.128 este ano, contra 6.697 do ano passado, ou seja um aumento de 51.23%.

“Os números ficam ainda melhores se analisarmos que muitas pessoas pagaram a vista e no cartão, transações que não passaram pelo nosso sistema e não foram computadas, portanto podemos dizer, com tranqüilidade, que as vendas neste natal foram 20% maiores que em 2009, este resultado é extremamente positivo e supera inclusive a média nacional”, explicou o presidente da CDL Afonso Teschima Junior.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Daniela Melhorança

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ranking Libertadores 2011

Com a vitória do Independiente na final da Copa Sul-Americana, a última vaga brasileira na Copa Libertadores 2011 ficou com o Grêmio. Sendo assim, os seis times brasileiros na competição serão: Internacional (atual campeão), Santos (campeão da Copa do Brasil), Fluminense (campeão brasileiro), Cruzeiro (vice-campeão), Corinthians (3º colocado) e Grêmio (4º lugar).

Até hoje, 27 times brasileiros disputaram a principal competição continental, com 14 conquistas. Pela primeira vez desde 2003, o São Paulo não irá disputar a competição, na qual é o maior campeão brasileiro (3 conquistas) e time que mais disputou (15 participações). O Palmeiras, que disputou 14 vezes o torneio, também está de fora. Já o Grêmio vai para sua 13º participação, quatro a mais que o Internacional (9 disputas).

Confiram o ranking completo:
São Paulo – 15 disputas – 3 títulos
Palmeiras – 14 disputas – 1 título
Grêmio – 13 disputas – 2 títulos
Cruzeiro – 13 disputas – 2 títulos
Santos – 11 disputas – 2 títulos
Flamengo – 10 disputas – 1 título
Internacional – 9 disputas – 2 títulos
Corinthians – 9 disputas
Vasco da Gama – 7 disputas – 1 título
Atlético-MG – 4 disputas
Atlético-PR – 3 disputas
São Caetano – 3 disputas
Fluminense – 3 disputas
Botafogo – 3 disputas
Guarani – 3 disputas
Bahia – 3 disputas
Sport – 2 disputas
Coritiba – 2 disputas
Criciúma – 1 disputa
Paysandú – 1 disputa
Paraná – 1 disputa
Goiás – 1 disputa
Santo André – 1 disputa
Paulista – 1 disputa
Náutico – 1 disputa
Bangu – 1 disputa
Juventude – 1 disputa

Fonte: Blog Almanaque Esportivo