sábado, 30 de abril de 2011

Sinop e Mixto garantidos

Sinop e Mixto E.C./Unidos GDL estão classificados para a semi-final da Copa Centro América de Futsal. Sinop venceu Matupá ontem por 4 x 2 e hoje de manhã o Mixto bateu Matupá por 3 x 1. A equipe cuiabana garantiu a outra vaga. Sinop e Mixto jogam hoje (20:30) para decidir quem fica em primeiro lugar no grupo.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Três vagas definidas

Além do Universidad Católica e Vélez Sarsfield, o Cruzeiro também garantiu a vaga pra a próxima fase da Libertadores vencendo fora de casa o Once Caldas por 2 x 1.
Nos outros jogos a decisão ficou para o segundo jogo. O Santos que venceu o América do México por 1 x 0 é favorito. O Jaguares ficou no 1 x 1 com o Junior Barranquilla e o Estudiantes empatou em 0 x 0 com o Cerro Porteño. O Fluminense fez 3 x 1 no Libertad e o Internacional empatou em 1 x 1 com o Penarol.

Os confrontos da próxima fase devem ficar assim:

Cruzeiro x Santos

Junior Barranquilla x Estudiantes

Fluminense x Vélez Sarsfield

Internacional x Universidad Católica

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Chuva boa

Mas pouca, foi assim a chuvinha que caiu hoje no período da tarde no Bairro Jardim Paraíso. Em Sinop começam aparecer os primeiros sinais da seca que vem por ai. Os dias já estão se tornando bem mais cansativos e com calor intenso. Logo deve começar o problema das queimadas e em alguns bairros que ainda não tem asfalto a poeira também vai incomodar bastante.

Longos meses sem chuva a dica que fica é economia de água, seria a hora da prefeitura começar uma campanha para evitar o desperdício que é costumeiro de se ver na cidade, como por exemplo das pessoas que lavam calçadas com mangueiras, duas ou três vezes por semana. O serviço poderia ser feito com a água que é usada para lavar roupas, mas é difícil encontrar alguém que tenha disposição para substituir a mangueira, pelo balde.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vagas definidas

Universidad Católica com dois gols de Lucas Pratto definiu uma das vagas para a próxima fase da Libertadores ao vencer o Grêmio por 2 x 1. No outro jogo da noite de ontem o Vélez Sarsfield goleou em casa a LDU e também encaminhou a classificação. O jogo terminou com o placar de 3 x 0.

Os dois derrotados dos confrontos de ontem dependem de um milagre para conseguir uma classificação nas partidas de volta. Mesmo jogando em casa o LDU precisa fazer 4 x 0 para garantir a vaga. O Grêmio, mesmo com toda a imortalidade declarada pela torcida, já preparou o espírito para salvar o ano com a conquista do Estadual. O restante da temporada será para "secar" o colorado, como nos anos anteriores.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Perto da semi

Matupá, Sinop, Sorriso, Campo Novo do Parecis, Juína e Mixto E.C./Unidos GDL estão classificados para mais uma rodada da Copa Centro América de Futsal.
Das seis equipes Mixto E.C./Unidos GDL e Matupá ainda não conquistaram a Copa Centro América. Matupá tem se destacado nas participações em edições anteriores da Copa e neste ano é favorita para uma das vagas na final que será disputada no dia 07 de Maio.

Mais informações no www.tvca.com.br

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cuiabá é tri

O Cuiabá é tricampeão mato-grossense da primeira divisão. No jogo de ida, em Barra, venceu por 3 a 1. É a segunda final, em sua história, que o Galo da Serra não consegue ser campeão. Na prática, acabou "perdendo" o título devido o placar do primeiro jogo.

O Cuiabá Esporte Clube comemora muito o segundo título em menos de 6 meses - em novembro faturou a Copa Mato Grosso, que reúne times que disputam o estadual.
O Dourado entrou em campo podendo perder por 1 gol de diferença e o Barra partiu para o ataque. Aos 35 minutos, em Kledir cobrou falta e balançou as redes: 1 a 0 para a equipe do interior. O time da capital não se intimidou com a derrota parcial e passou a criar mais oportunidades, embora terminou o primeiro tempo em desvantagem.

No intervalo, Ary Marques fez alguns ajustes de posicionamento de determinados jogadores e o Barra continuou mantendo forte pressão. Aos 18 minutos, o Cuiabá sufocou o Barra. Foram três ataques seguidos de escanteio. O gol foi amadurecendo mas só saiu aos 40 minutos. Douglas recebeu passe de Fernando (artilheiro da competição com 12 gols) e mandou para o fundo da rede do goleiro Anderson deixando a partida em 1 a 1.
Fonte: Só Noticias.

domingo, 24 de abril de 2011

Sinop perto do título

O Sinop Futebol Clube venceu, o REC, por 1 a 0, na primeira partida da final do sub-18 do Campeonato Mato-grossense. As duas equipes já garantiram vagas na Copa São Paulo de Juniores, resta apenas saber quem será o campeão estadual.

Com o resultado, o Sinop tem a vantagem de empatar a próxima partida que leva o título. Se o REC vencer pela diferença de um gol a partida será decidida nos pênaltis. Para o Rondonópolis ser campeão a equipe terá que fazer dois gols de diferença.

No primeiro tempo, os dois times estavam truncandos e com dificuldades em desenvolver boas jogadas. Com 12 minutos de jogo o Rec marcou 9 faltas e o Galinho do Norte 8. O primeiro gol foi marcado pelo Sinop em uma cobrança de falta, aos 35 minutos, Carrerinha chutou forte e tocou no fundo da rede de Celso.

No segundo tempo, aos 27 minutos, Valdivia do REC perdeu a oportunidade de empatar a partida, pois o goleiro Marcelo segurou a bola.

Compareceram ao estádio, 534 torcedores e a renda foi de R$ 2.670. O confronto final será sábado (30), às 17h, no estádio Luthero Lopes.
Fonte: Só Noticias

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Definidos os confrontos

Nada fácil! Assim será a vida do Luverdense na Série C deste ano. O grande problema é que o Luverdense perdeu jogadores de muita qualidade, como Paulinho, Maico Gaúcho e Gauchinho. No campeonato mato-grossense o time com bons jogadores e um técnico competente não conseguiu passar pelo Vila Aurora, mesmo jogando melhor. Ao assumir Lisca pega a responsabilidade de formar uma equipe para tentar uma vaga na Série B, mas sinceramente acredito que se manter o time na Série C em 2012 pode comemorar.

O Luverdense, único representante de Mato Grosso na série C, ficou no grupo A, ao lado de Paysandu (Pará) Águia de Marabá (Pará), Rio Branco (Acre) e Araguaína (Tocantins). A estreia da equipe de Lucas do Rio Verde está marcada para o dia 16 de julho, contra o Águia de Marabá, em Marabá.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Libertadores nas oitavas

A Conmebol divulgou nesta quinta-feira as datas e os horários dos jogos de ida das oitavas de final da Taça Libertadores 2011. Grêmio e Universidad Católica abrem a próxima fase da competição às 19h30m da próxima terça, no Olímpico. No mesmo dia, às 21h50m, jogam Vélez Sarsfield e LDU.

Mais dois brasileiros entram em campo no dia seguinte, às 21h50m. O Santos recebe o América-MEX, e o Cruzeiro visita o Once Caldas.

Já o Internacional encara o Peñarol, fora de casa, às 19h30m de quinta-feira. Pouco depois, às 21h50m, o Fluminense recebe o Libertad.

Confira datas e horários dos jogos das oitavas:
26/04
19h30m - Grêmio x Universidad Católica
21h50m - Vélez Sarsfield x LDU

27/04
19h30m - Jaguares x Junior Barranquila
19h30m - Estudiantes x Cerro Porteño
21h50m - Once Caldas x Cruzeiro
21h50m - Santos x América-MEX

28/04
19h30m - Peñarol x Internacional
21h50m - Fluminense x Libertad
Fonte: globo.com

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tartarugas de Sinop

Quando se lê “tartaruga”, não dá pra saber realmente o que a palavra quer dizer. Seriam aqueles redutores de velocidade? Referem-se àquelas pessoas pacientes demais? Ou seriam aqueles bichinhos que ficam nadando no Parque Florestal de Sinop?
Isso mesmo! As tartarugas referidas no título pretendem apontar aos quelônios que são os répteis pertencentes à ordem Chelonia, existentes há mais de 200 milhões de anos na Terra. Geralmente os quelônios promovem uma confusão como esta na cabeça das pessoas que, por sua vez, costumam generalizá-los, chamando-os de tartarugas.

Faz bem saber que as tartarugas verdadeiras são as tartarugas marinhas, que são quelônios de nadadeira e habitam os oceanos. Existem também os jabutis. Estes são quelônios exclusivamente terrestres, são robustos e vez ou outra são flagrados nos jardins das casas. Também sofrem este risco os cágados, quelônios de vida semi-aquática, que passam o dia entre a água doce e o solo firme. Estes podemos conhecer de perto, pois existem muitos exemplares de cágado disponíveis para a visitação pública no Parque Florestal de Sinop. O gênero de cágado presente ali é o Podocnemis e é possível identificar os filhotes, pois eles apresentam manchinhas amarelas na cabeça que desaparecem com o tempo, embora muitos visitantes pensem que os que possuem manchas são de espécies diferentes. Todos os animais do Parque Florestal são considerados de vida livre, porque aquele ambiente não configura cativeiro.

Infelizmente, o cágado Podocnemis unifilis, habitante no parque, encontra-se na lista das espécies ameaçadas de extinção no mundo. No Brasil os quelônios cada vez mais estão sendo adotados como pets exóticos, ganham popularidade no mercado de carnes e derivados, ainda, são caçados ilicitamente para o tráfico de silvestres e, por razões ainda aceitáveis, são fontes de alimento para indígenas e populações ribeirinhas.
Enquanto isso, a televisão quase não mostra esta realidade e a única campanha que vejo no canal aberto é a da piracema. Quais são nossas espécies ameaçadas? É preciso ampliar a conscientização popular. Os inocentes pagam por nossas omissões.


RICIELY VANESSA JUSTO é acadêmica do 9º semestre de Medicina Veterinária da UFMT Campus Sinop.
Fonte: Jornal Capital

terça-feira, 19 de abril de 2011

Briga por vagas na copa

A Copa Centro América entra na fase quente e começam aparecer os favoritos para chegar na decisão. Das equipes tradicionais que jogaram no final de semana Sorriso fez 5 x 3 no Dom Bosco. Sinop (foto) bateu Nova Olímpia por 7 x 1 e Matupá fez 6 x 2 no Alto Araguaia.

As três equipes têm potencial para levantar a taça. O favoritismo fica com Matupá. Sorriso e Sinop precisariam de reforços. O Sinop com duas contratações para chegar e ser titular pode sonhar com mais um título.

Das equipes que não tem muita chance de chegar Santa Rita do Trivelato que nunca tinha passado da primeira fase venceu por 4 x 2 a equipe de Carlinda. O jogo de nível técnico fraco foi em Matupá. Em Colíder o time da casa venceu Marcelândia por 3 x 1 e também garantiu uma vaga na próxima fase.

Mais informações e resultados de todos os jogos da competição no site www.tvca.com.br

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cuiabá perto do título

O Cuiabá colocou, uma mão na taça do Campeonato Mato-grossense de Futebol ao vencer o Barra do Garças, por 3 a 1, na primeira partida da final. O jogo foi no Zeca Costa, em Barra. Com a vitória, o Dourado pode perder por até 1 gol de diferença que será tricampeão.

Fernando(foto arquivo 2010) abriu o placar logo aos 9 do primeiro tempo, em jogada individual. O Galo da Serra quase empatou aos 23 minutos. Edson Sá cobrou falta e o goleiro mandou para escanteio. Aos 31, o goleiro Fabiano evitou o gol do Barra do Garças. Dinho entrou na grande área e o goleiro defendeu. O empate saiu aos 39. Israel chutou forte, da meia direita, e a bola entrou na gaveta, para a alegria da torcida do Barra. 1 a 1.

No segundo tempo, os dois times começaram cautelosos e o Barra adotou postura mais ofensiva. Acabou perdendo, aos 23 minutos, Jardel um de seus principais jogadores. Ele foi expulso e a arbitragem apontou que foi em lance sem bola (ele havia levado amarelo no primeiro tempo, por falta). Jardel não deve jogar a decisão. O Barra ficou com 10 em campo e o técnico Ary Marques mudou o Cuiabá. Tirou Edu Amparo e colocou Moreno na tentativa de conseguir vencer a partida. E deu certo. Conforme Só Notícias informou passo a passo, aos 29, Moreno estava livre na grande área, matou bola no peito e, de esquerda, mandou no cantinho fazendo o 2º gol do Dourado: 2 a 1. Os jogadores do Galo protestaram, jogaram objetos em direção do bandeirinha e a partida ficou paralisada por alguns minutos.

O Barra ainda criou duas boas jogadas com chances de empatar, mas a zaga adversária cortou. O Cuiabá matou o Galo aos 44 em contra ataque rápido, pela esquerda. Natanael chutou forte no canto do goleiro do Barra, fazendo 3 a 1, e abrindo boa vantagem para decidir o título em casa. Poderá perder por até 1 gol de diferença que conquista o tri.

Wagner Reway apitou a primeira final do estadual da primeira divisão. A decisão é no próximo domingo, no Dutrinha, na capital.

Em 2003, o Cuiabá foi campeão mato-grossense ao vencer o Barra por 3 a 2. Ano passado (2010), o Dourado conquistou a Copa Mato Grosso, no segundo semestre.
Fonte: Só Noticias

domingo, 17 de abril de 2011

Final mato-grossense Sub 18

A garotada do Sub 18 do Sinop jogou futebol de gente grande na sexta-feira (15) e conseguiu uma vitória por 1 x 0 contra o CRAC com gol de Carreirinha. A torcida compareceu no Gigante do Norte e apoiou o time até o final.

O jogo foi complicado. Nos 15 minutos iniciais o Sinop viu o lateral esquerdo ser expulso. Mesmo com um jogador a mais o CRAC não conseguia parar o Sinop que buscou o gol o tempo todo. E depois de marcar quem segurou o resultado foi o goleiro do Sinop com duas defesas que garantiram a equipe na final.

Agora o Sinop enfrenta o Rondonópolis que venceu o Luverdense por 5x 1. O primeiro jogo será em Sinop.

sábado, 16 de abril de 2011

Primeiro show

Paulinha da Sanfona participou do Espaço Cultural exibido ontem na TV Centro América. Além da gaita Paulinha encerrou o programa cantando e tocando violão. Paulinha aproveitou também para divulgar o primeiro show. Atualmente ela faz participações com a Banda Contempla Som. A reportagem foi de Carol Fazzio, com imagens de Magnos Oliveira e apoio de Emerson Santos.

Fones para contato: 66 96526467 e 66 96447899
E-mail: bandacontemplasom@hotmail.com

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Finalistas

O Cuiabá empatou em Rondonópolis com o União em 2 x 2 e ficou com uma das vagas. Fernando marcou duas vezes para o Cuiabá e Alan Delon e Waguinho fizeram os gols do União.

Na outra partida o Vila ficou no 1 x 1 com o Barra. Com público pagante de 993 torcedores Cleidir abriu o placar para o Barra e Wagner empatou para o Vila.

Cuiabá e Barra fazem a final do mato-grossense 2011.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bairro Alto da Glória

A situação da creche do Alto da Glória é preocupante. Parte do forro da lateral da creche está caindo e o mato toma conta até mesmo nos brinquedos que seriam usados pelas crianças. Claro que com o parquinho sem cobertura e com sol forte fica difícil de usar durante o dia mas deveriam estar bem cuidados.

A situação da creche e de todo o bairro que conta com uma enorme quantidade de terrenos baldios com muito mato foi mostrada ontem, no MTTV 1ª edição da TV Centro América. A reportagem também mostrou a situação do bairro Jardim das Primaveras que preocupa os moradores com casos de dengue e o bom exemplo ficou por conta do bairro Jardim das Palmeiras. A presidente do bairro, dona Janete esteve ao vivo para falar sobre as ações que foram desenvolvidas para conseguir bons resultados.

A reportagem com imagens de Magnos Oliveira foi de Ângela Cavalcante.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ídolo e treinador

A calorosa recepção da torcida colorada foi diretamente proporcional à imagem de Falcão no Internacional. Já antes da entrevista coletiva do novo técnico, dezenas de torcedores vieram em frente ao vestiário do Colorado para vibrar a contratação de um grande ídolo para o comando do futebol. Aos gritos de "Ô! O Falcão voltou!", a massa fez a festa.

Para agradecer esta presença, Paulo Roberto Falcão, após a conversa com a imprensa, se dirigiu ao gramado principal, onde cerca de 300 torcedores o aguardavam para saudar um ídolo eterno do Clube. Com muita vibração, Falcão acenou para o pessoal visivelmente emocionado, encerrando o grande momento enrolando uma bandeira do Internacional em seu corpo.
Fonte: www.internacional.com.br

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cuiabá e Barra na vantagem

O União de Waguinho (foto) não conseguiu parar o Cuiabá. Perdeu por 2 x 0 e dificultou a ida para a decisão do mato-grossense. Os gols do Cuiabá foram de Reinaldo e Tozin. Agora o União terá que vencer em casa por três gols de diferença.

Na outra partida o Barra venceu o Vila Aurora por 2 x 1. Os gols foram de Jocio e Nenezinho. Rodrigo Kolls descontou para o Vila que precisa vencer por dois gols de diferença em Rondonópolis para chegar na final.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sinop perto da final

O Luverdense do técnico Veludo (foto) terá bastante trabalho durante a semana. O Luverdense perdeu em casa para o REC por 2 x 0. Agora terá que devolver o resultado ou marcar três gols de diferença em Rondonópolis. Os gols do REC foram de Lucas e Patrick.

Também no sub 18 o Sinop jogou contra o CRAC e fora de casa conseguiu um empate em 2 x 2. Os gols do CRAC foram de Luan e Alex. Para o Sinop marcaram Gesiel e Jeferson. Agora o Sinop decide a vaga para a final do mato-grossense sub 18 em casa no próximo final de semana.

domingo, 10 de abril de 2011

Mata nativa mato-grossense

Fiscalização flagra correntes enormes desmatando quilômetros de mata nativa em Mato Grosso.

A fiscalização flagrou um trator em fuga depois de carregar três caminhões com toras de árvores cortadas sem licença. Os veículos já estavam na estrada que dá acesso às madeireiras do norte de Mato Grosso, quando tiveram a passagem bloqueada pelo helicóptero do Ibama. Enquanto o piloto procurava um lugar seguro para pouso, os infratores fugiram.
O Ibama também descobriu cinco novas áreas de desmatamento para plantio de grãos. Ao todo, 35 mil árvores foram derrubadas em três semanas. O homem que estava no local tentou se justificar: "Nós estamos abrindo essa estrada aqui para uma rede de energia”.

Em outro local, os fiscais do Ibama identificaram mais uma técnica para devastar a floresta com mais rapidez ainda. Os infratores estão usando correntes. É difícil até tentar levantar os elos de tão pesados.
Dois tratores andam lado a lado com o correntão esticado entre as arvores. Eles arrastam tudo que está em pé. Um homem disse ter arrendado a propriedade de um fazendeiro que mora no Paraná. “Isso aqui vai virar lavoura. Eu aluguei a área do jeito que ela está. Ele tinha que me dar a área queimada, a área pronta”, conta o agricultor Clóvis Cedenesi.
Pelo corte ilegal, a multa será de R$ 9 milhões. “Não existia qualquer autorização de desmatamento. Não foi respeitado nada”, declarou um agente.

A reportagem de Jonas Campos foi exibida ontem no Jornal Nacional com imagens de Idemar Marcato e pode ser vista no site: www.globo.com/jn

sábado, 9 de abril de 2011

Crise politica em Sorriso

A crise política em Sorriso. Cinco vereadores são investigados pelo Ministério Público. Nesta sexta-feira, o parlamentar que está no centro das denúncias de corrupção envolvendo a Câmara e Prefeitura resolveu falar. Ele explicou porque teria pedido dinheiro para integrantes do governo.

A reportagem de Jonas Campos foi exibida ontem no MTTV 2ª edição, as imagens são de Magnos Oliveira. A matéria pode ser vista no site: www.tvca.com.br

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Semana do Jornalismo

O evento da Faculdade Fasipe de Sinop contou com a palestra de Jonas Campos, um dos melhores profissionais do telejornalismo da Rede Globo. Jonas também esteve em Sinop para produção de algumas pautas para a TV Centro América.

Jonas empolgou os estudantes do curso de jornalismo falando sobre a profissão. Destacou que mesmo com toda tecnologia de hoje, nada substitui o trabalho de apuração, do trabalho de rua do repórter. Falou das questões éticas que envolvem uma reportagem. Abordou a questão do profissional da capital e o que desenvolve atividades no interior, e deu o recado que com dedicação, profissionalismo e muito respeito com as pessoas das quais se contam histórias e também com colegas de profissão é possível ter sucesso trabalhando em TV, rádio, jornal, sites e outros meios de comunicação.

A matéria sobre o evento e a participação de Jonas Campos foi exibida hoje, no MTTV 1ª edição da TV Centro América em Sinop. As imagens foram de Magnos Oliveira e a reportagem de Carol Fazzio.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Luverdense ficou de fora

O União confirmou o favoritismo e venceu o Sorriso por 3 x 1 em Rondonópolis. O jogo foi transmitido ao vivo pela TV Centro América e teve gols de Waguinho, Zé Anderson e Rafael Silva para o União e de Cássius para o Sorriso.

No jogo entre Cuiabá e Rondonópolis deu Cuiabá. O placar foi de 2 x 1 para o Cuiabá com gols de Tozim e Moreno. Canela descontou para o Rodonópolis.

Barra e Mixto decidiram a vaga nos pênaltis. O Barra venceu por 1 x 0 com gol de Edson. Nos pênaltis o placar ficou em 3 x 2 para o Barra.

O Luverdense que era favorito foi batido em casa pelo Vila Aurora. O time de Rondonópolis foi valente e soube aproveitar a chuva que começou no início da partida e dificultou a pratica do bom futebol. O Luverdense jogou melhor mas parou na forte marcação e nas defesas de Junior Negão. O time de Gaúcho saiu na frente com gol de Raul. Mas logo depois em uma falha da defesa, Rodrigo Kols empatou e para piorar a situação do Luverdense, Edmilson aproveitou e virou o jogo para 2 x 1 ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo o Luverdense foi pra cima e por pouco não marcou, criou várias oportunidades e até teve um pênalti não marcado pela arbitragem. Mas além de tomar um banho de chuva, os 690 pagantes tiveram que ir embora com o gostinho da derrota que tirou a oportunidade de buscar o título do mato-grossense.

Como ficou:
Barra x Vila Aurora - no domingo (10) no estádio Zeca costa
Cuiabá x União - no Dutrinha, os dois jogos ocorrem as 15:00h, de domingo.
Os jogos de volta vão ser realizados na quarta-feira(13)
União x Cuiabá - 20:50h.
Na quinta –feira(14)
Vila x Barra do Garças (20:30), os dois jogos serão realizados no Luthero Lopes em Rondonópolis.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Propina em Sorriso

O Ministério Público investiga denúncia de tentativa de extorsão e suposto pagamento de propina na Câmara de Vereadores de Sorriso. Uma CPI também será aberta para apurar o escândalo. Um secretário da Prefeitura gravou uma conversa que teve com dois vereadores.
A reportagem de Jonas Campos, com produção de Carol Fazzio e imagens de Magnos Oliveira foram exibidas ontem, no MTTV 2ª edição da TV Centro América e pode ser vista no www.tvca.com.br

terça-feira, 5 de abril de 2011

Zoonose e saúde pública

Por definição, zoonose é toda doença de animal transmitida ao ser humano, bem como toda doença humana transmitida ao animal. As primeiras zoonoses datam a partir do momento em que o homem dominou a agricultura e a pecuária, deixando de viver como nômade, se estabelecendo próximo a fontes de água e, principalmente, transformando o ambiente que ocupava. Fez e faz aberturas rodoviárias através da floresta e constrói moradias próximas as matas. Entre outras coisas, o homem invadiu o ambiente natural de inúmeras zoonoses como, por exemplo, a leishmaniose e a febre amarela.

Já nos tempos atuais, a intromissão do ser humano é tamanha que ele passou a fazer parte do ciclo de desenvolvimento da doença dos animais e vice-versa. O termo antropozoonose se aplica às doenças onde a participação humana no ciclo do agente ocorre de forma acidental, ou seja, secundária, como no caso da hidatidose, por exemplo. Já o termo zooantroponose é aplicado às afecções próprias do homem em que há, acidentalmente, a transmissão
para os animais. Um exemplo desta última é a amebíase que, acidentalmente, pode acometer os cães.

Dentre os diversos agentes etiológicos das zoonoses encontram-se os protozoários. E, só para dar uma idéia da quantidade de agentes, Leishmania, Entamoeba, Plasmodium, Toxoplasma, Cryptosporidium, Babesia, Giardia, Balantidium, Sarcocystis e Trypanosoma são os dez gêneros que compreendem as espécies de protozoários responsáveis por causar zoonoses em humanos e animais. Somando-se ainda os vírus, bactérias e fungos, imagine caro leitor!
Mas, independente do agente causador, as zoonoses simbolizam um problema para a saúde pública. Tanto, que o controle dessas doenças deve fazer parte das ações e planejamentos dos órgãos públicos de saúde a fim de conscientizar as pessoas sobre os riscos que elas correm no meio rural e urbano. Além disso, é primordial fazer uso dos conhecimentos do profissional médico veterinário na forma de aliado à saúde humana. Somente com ações conjuntas todas as formas de controle podem ser traçadas e cumpridas para o bem comum de pessoas e animais.

Por Riciely Vanessa Justo, acadêmica do 9º semestre de Medicina Veterinária da UFMT Campus Sinop.
Fonte: Só Noticias

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fiscalização CGU

A fiscalização feita por sorteio pela Controladoria Geral da União, colocou novamente o município de Marcelândia-MT como destaque negativo. As irregularidades foram muitas e a maior delas foi encotrada na Educação.

O relatório completo está disponível no http://www.cgu.gov.br/sorteios/index1.asp. O de Marcelândia, é o arquivo 33-MT Marcelandia.pdf

domingo, 3 de abril de 2011

União classificado

Uma das vagas entre os quatro melhores times do mato-grossense já é do União. É claro que no futebol tudo pode acontecer, mas depois de perder em casa por 3 x 1 e ainda apresentar o futebol que apresentou, o Sorriso teria que fazer mágica em Rondonópolis para vencer o União na quarta-feira. E pior, tem que ser por dois gols de diferença.

O time do Sorriso foi tão infantil que tomou o primeiro gol depois de estar no ataque. Cobrou o escanteio, a zaga tirou e Anderson fez a jogada que Cacique concluiu.

O Sorriso que só deu um chute no primeiro tempo, começou a segunda etapa tomando o gol de Waguinho aos quatro minutos. Para piorar o árbitro e o bandeirinha viram pênalti em um lance em que o jogador do União foi derrubado fora da área. Zé Anderson bateu e só o final da partida Léo Mineiro descontou para o Sorriso também de pênalti, 3 x 1.

O Luverdense jogou em Rondonópolis contra o Vila Aurora e perdeu por 1 x 0 com gol de Vitor Bahia. O destaque do jogo foi o público: 508 pagantes. O Luverdense deve passar, pois joga em casa e se não fizer dois gols de diferença, pelo menos leva para os pênaltis.

Mixto e Barra do Garças fizeram o jogo transmitido ao vivo pela TV Centro América, o placar foi de 1 x 0 para o Mixto com gol de Jean Carlos. O Mixto deve ficar com a vaga, mesmo tendo um time fraco, o Barra foi covarde e jogou para empatar a partida. Não conseguiu e agora terá que marcar dois gols de diferença em casa.

Cuiabá e Rondonópolis jogaram para 469 pagantes. O jogo terminou em 3 x 3 com gols de Fernando, Marquinhos e Douglas para o Cuiabá e Rodrigo e Tiago (2) para o REC.
Mesmo com o empate o Cuiabá deve se classificar, mas de Mixto, Luverdense e União é o que corre maior risco de ficar de fora da próxima fase.

sábado, 2 de abril de 2011

Diferenças

O Luverdense vai decidir uma vaga na final do campeonato mato-grossense Sub-18 contra o Rondonópolis. A primeira partida em casa. O Sinop joga contra o CRAC e tem a vantagem de jogar o segundo jogo no Gigante do Norte.

Esta semana acompanhei os treinos das duas equipes. Em Lucas o time é formado por jogadores que chegaram de outros Estados, quatro jogadores tem contrato com o profissional. A garotada chega e tem o material organizado para treinar, todos com uniformes iguais e no final do treino tem suco e banana pra repor as energias. A cobrança do treinador é grande, tanta que ele disse depois do jogo que classificou a equipe pra semifinal, que durante a semana seria diferente e que tinha jogador que vinha só pra assistir TV, ficar no ar condicionado, pro lanche e pro video game, e a bola ta batendo na canela.

No treino do Sinop, que tem uma equipe com qualidade superior ao time do Luverdense, a situação é diferente. A garotada chega e deixa as mochilas do material todas atiradas do lado do campo, o presidente do Sinop aparece distribuindo algumas chuteiras para um ou outro jogador e até para vestir o colete de treino os garotos tiveram que esperar. Quando chegou, a surpresa foi a reclamação da garotada que o colete estava "fedido". Sim os coletes estavam sujos, dava para perceber. Não fiquei até o final do treino para saber se tinha suco ou pelo menos água gelada para a garotada beber, mas quando saí não vi o pessoal arrumando.

Talvez ai esteja a diferença do Sinop estar penando na segunda divisão do mato-grossense e o Luverdense disputando vaga para a final. É claro que em Lucas a situação financeira da equipe é outra, o time é um dos 60 melhores do Brasil. Mas estando tão perto o mínimo que se pode fazer para melhorar, é olhar para o lado, e tentar pelo menos ter um pouco de organização.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Por votação

O pentacampeão da Copa Brasil de FMX, Gilmar “Joaninha” Flores, faturou mais um título na carreira. Dessa vez ele foi escolhido como o Melhor Piloto do Brasil pela Federação Internacional de Freestyle Motocross (IFMXF) e entrou para um seleto grupo que conta com eleitos lendários como o norte-americano Travis Pastrana e o australiano Robbie Maddison.

A escolha de Joaninha foi em votação pela internet. O matogrossense obteve 46,8% dos votos, ficando à frente de pilotos como Marcelo Simões, Gian Bergamini, Fred Kyrilos e Tatá Melo.
Joaninha, que está em Jacareí (SP) em busca do título do Jump Festival, agradeceu aos fãs que votaram pela internet e ao grupo de especialistas que o selecionou entre os cinco melhores do país.
“Quero agradecer muito aos fãs que se mobilizaram e votaram em mim. Não era uma votação simples, pois precisava de cadastro e responder em inglês, então valeu mesmo pela confiança. Também tenho muito a agradecer ao grupo de especialistas que me selecionou, em especial ao José Gaspar, que vem dando uma força muito grande para o nosso esporte”, agradeceu.

O FMX Awards é uma espécie de Oscar do Motocross Estilo Livre. A votação foi organizada pela agência alemã de marketing esportivo Berlinièros, que pela primeira vez incluiu o Brasil na eleição.
Também foram escolhidos os melhores pilotos dos países que mais se destacam na modalidade, além da votação especial para escolher o piloto da década, piloto internacional e piloto europeu. Veja abaixo a lista de todos eleitos pelo público:

Melhor Freestyler Brasileiro Gilmar “Joaninha” Flores (BRA)
Melhor Freestyler Internacional André Villa (NOR)
Melhor Freestyler Europeu André Villa (NOR)
Melhor Freestyler Americano Travis Pastrana (EUA)
Melhor Freestyler Australiano Robbie Maddison (AUS)
Melhor Freestyler Africano Nick de Wit (RSA)
Melhor Freestyler Asiático Taka Higashino (JAP)
Melhor Freestyler Alemão Hannes Ackermann (ALE)
Melhor Freestyler Estreante Internacional Jackson Strong (AUS)
Melhor Freestyler Estreante Europeu Maikel Melero (ESP)
Melhor Freestyler Estreante Europeu Luc Ackermann (ALE)
Melhor Campeonato Evento X-Fighters
Melhor Moto FMX Yamaha YZ 250
Melhor Inovação em Manobras Deadbody Flip / Rich Kearns (EUA)
Melhor web site (Pilotos) TravisPastrana.com
Piloto de FMX da década Travis Pastrana (EUA)
Fonte: www.joaninha99.com.br