terça-feira, 31 de maio de 2011

Tudo novo na Série C

O Luverdense apresentou jogadores, comissão técnica e o novo escudo. É o início de um novo ciclo para o clube que perdeu muitos atletas que vinham fazendo a história vitoriosa do time de Lucas. Agora é investir em caras novas para disputar a Série C e tentar se manter entre os 60 melhores clubes do Brasil.

Por mais que a conversa seja de buscar a classificação para a Série B, todos sabem que um clube que não tem tradição, não tem torcida, e agora também perdeu alguns craques e outros bons jogadores, pode se considerar feliz em permanecer entre os 20 da Série C em 2012. A responsabilidade em um campeonato difícil ficou nas mãos do técnico Lisca que terá um mês e meio para montar o time com os jogadores que ele indicou.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

domingo, 29 de maio de 2011

Parque Florestal de Sinop

Artigo publicado no Diário Regional do dia 27/05/2011, sobre o Parque Florestal de Sinop:

A Lei nº 1154/2009 estabelece normas para utilização pública das Reservas R-10, R-11 e R-12, denominadas de Parque Florestal de Sinop.
Em um dos parágrafos do Art.3º fica como proibição abandonar lixo, detritos, dejetos ou outros materiais. Em outro parágrafo existe a proibição de alimentar os animais.

O que chama atenção é o desrespeito geral com o que foi determinado em julho de 2009. Dentro e fora do Parque Florestal faltam maiores cuidados e também investimentos.
Em volta da área de proteção ambiental falta o cercado e também limpeza. Acumula-se lixo jogado pela população e também mato seco, que serve de combustível para uma grande queimada nestes dias de seca que estão chegando. Até mesmo as obras de abertura das avenidas que cortam a reserva como a Av. dos Pinheiros viraram problema. A terra cobriu a vegetação e o córrego que desemboca do lago, e a falta de limpeza, transforma as margens das avenidas em depósito de lixo.

Dentro da área que abriga animais acontecem várias irregularidades. No último final de semana pude presenciar alguns equívocos que acontecem por ali. O primeiro deles foi um comunicado da Secretaria de Meio Ambiente para que a partir do dia 22 de maio os vendedores que ficam na entrada do parque passem para o outro lado da rua, para poder vender pipocas, refrigerantes e sorvetes. A justificativa é que com isso se evita das pessoas alimentarem os animais. Enquanto ambulantes tem que se afastar, as pessoas continuam entrando com bacias de pipocas, bebidas e o mais variado tipo de alimentos deixando pra trás sacolas plásticas que vão parar no lago e também dentro da mata.

A falta de educação pode ser vista nas mais diferentes situações. É o papel do salgadinho que fica jogado no chão, a sacola plástica amarrada na árvore, o garotinho sendo colocado para “cavalgar” em um jabuti, a pipoca jogada no lago para os tracajás, e principalmente, o algodão doce dividido com as araras. Mas não para por ai, tem aqueles que passam tranquilamente pela placa que diz ser proibida a entrada de bebidas e também muitos menores de 12 anos sem acompanhamento dos pais, inclusive andando pelas trilhas da mata.

No domingo existiam três funcionários para cuidar do local. Uma missão praticamente impossível com tamanha quantidade de gente circulando e desrespeitando as regras.
Da maneira como está o Parque Florestal corre o perigo de ter o mesmo destino de outras reservas ambientais do município. Os cuidados feitos de maneira inadequada podem acabar com um dos pontos turísticos da cidade, e pior, pode acabar com o pouco que sobrou de animais e vegetação nativa. É preciso uma intervenção urgente do poder público, que com certeza não se resume ao afastamento dos vendedores ambulantes da portaria do Parque Florestal.

sábado, 28 de maio de 2011

Red Bull X-Fighters

Gilmar Pereira Flores terminou no primeiro lugar na rodada de sexta-feira Nacional de Qualificação na capital do Brasil de Brasília e irá juntar-se o melhor FMX-atletas do planeta no Main Event, no sábado.

Facts: Fatos:
Gilmar Pereira Flores Gilmar Pereira Flores
Nickname: Joaninha Nickname: Joaninha
Date of Birth: 14th September 1980 Data de Nascimento: 14 de setembro de 1980
Place of Birth: Mato Grosso do Sul, but representing the city of Sinop. Local de Nascimento: Mato Grosso do Sul, mas representa a cidade de Sinop.
Type of Bike: Yamaha YZ 250 Tipo de moto: Yamaha YZ 250

What does the chance to represent your country in Red Bull X- Fighters mean to you? O que significa a chance de representar seu país no Red Bull X-Fighters significa para você?

Unfortunately, the sport is still small here in Brazil and we don't have many championships to take part in. So, the opportunity to represent my country in Red Bull X-Fighters is fantastic, it's the most-wanted competition for all FMX riders. Infelizmente, o esporte ainda é pequena aqui no Brasil e não temos muitos campeonatos para participar em Então, a oportunidade de representar meu país no Red Bull X-Fighters é fantástico, é a competição mais procurados para todos os pilotos de FMX . I'm working really hard to make a good and competitive ride, to be in the main event, as I was in Rio de Janeiro in 2008. Estou trabalhando duro para fazer um bom passeio e competitivo, para estar no evento principal, como eu estava no Rio de Janeiro em 2008.

What's the weirdest place you've ridden so far? Qual é o lugar mais estranho que você tenha montado até agora?

Once I went to Colombia: the place was dark, the ramp was small, everything was weird. Depois fui para a Colômbia: o lugar era escuro, a rampa era pequena, tudo era estranho. I had a lot of difficulties in that night. Eu tinha um monte de dificuldades durante a noite.

What your favourite trick? Qual seu truque favorito?

My favourite is the Ruler-Flip. Meu favorito é o Governador-Flip. I'm getting better in this trick, making it with a good extension and it's getting more beautiful. Eu estou ficando melhor nesse truque, fazendo-o com uma boa extensão e está ficando mais bonita. I'm enjoying it a lot. Eu estou gostando muito.

Are you working on anything new for Red Bull X-Fighters? Você está trabalhando em algo novo para o Red Bull X-Fighters?

I'm improving my ride, I want to put some tricks that I'm already doing, like the Cordova Flip, Shaolin Flip and the Ruler Flip. Estou melhorando minha viagem, eu quero colocar alguns truques que eu já estou fazendo, como o Flip Cordova, Flip e Flip Shaolin Régua. I'm practicing a new trick, the Superman Seatgrab Flip, and, if I get confident, I'll try to put it in my run. Estou praticando um truque novo, o Superman Seatgrab Flip e, se eu ficar confiante, vou tentar colocá-lo em minha corrida.

How will you handle the pressure? Como você vai lidar com a pressão?
My goal is to qualify to the main event, and, as I have past experiences in Red Bull X-Fighters, it may help me. Meu objetivo é qualificar para o evento principal, e, como tenho experiências passadas no Red Bull X-Fighters, pode me ajudar. I'm focused and hope to get there well prepared. Estou focado e espero chegar bem preparado.
Fonte: www.redbull.com

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Animais do Parque Florestal

Conviver com capivaras, tracajás, araras, macacos e outros bichos do Parque Florestal está cada vez mais difícil. A quantidade de gente e a falta de fiscalização colocam em risco a segurança de um local que deveria receber cuidados especiais do poder público. A reportagem de Magnos Oliveira, com narração de Carol Fazzio exibida no MTTV 1ª edição da TV Centro América (25) mostrou uma série de irregularidades.

A matéria

Ver o macaco se alimentando no Parque Florestal é uma beleza. O problema é quando se encontra uma arara comendo algodão doce! Ou quando elas degustam um pedaço de churros que foi deixado de lado. Alimentar animais é algo que os visitantes não conseguem deixar de fazer, como explica Noeli Vorpagel:
"Mas sei lá! Parece que os bichinhos estão sempre com fome. Por que não dar um paozinho, né? Acho que um paozinho não faz mal pros animais. Será que faz?

Mesmo que não tivesse problema para a saúde dos animais, existe o desrespeito ao artigo terceiro da lei número 1154 de 2009, que diz ser proibido alimentar os animais, salvo sob orientação dos responsável pelo parque. A médica veterinária Elaine da Conceição explica o que acontece quando animais comem o que não devem:
"Os animais que estão no parque são animais silvestres. Então são animais que eles têm hábitos alimentares específicos. São animais com hábitos alimentares diferentes dos nossos, por exemplo, os alimentos que a gente consome não são os alimentos adequados para estes animais. Os alimentos que eles consomem são frutos, brotos, dependendo da espécie do animal e do tipo alimentar dele pode acarretar diversos desequilibrios nutricionais, desencadear doenças nestes animais e causar sub nutrição. Ocorre desequilibrio nutricional levando até a morte dos animais".

Para evitar que os bichos continuem comendo o que não devem, os vendedores foram orientados a ficar longe da entrada do parque. A vendedora de churros e pipocas mostra uma autorização para trabalhar, e não concorda com a nova determinação:
"As pessoas trazem comida de casa, eles não alimentam os bichos certo, não cuidam dos bichos. Eles não deveriam se preocupar só com os bichos, eles deveriam se preocupar com o lago, com as plantas, eles deveriam se preocupar com as pessoas que trabalham aqui também. O problema aqui é a falta de veterinário, a falta de alimentação, a falta de cuidado, a ffalta de investimento" comenta Raquel Miranda da Silva.

Com tanta gente andando pelo parque fica dificil não perceber o motivo do desabafo de quem foi afastado do local de trabalho. Enquanto alguns não podem vender pipoca ou refrigerante na entrada, outros podem circular na parte interna consumindo diversos tipos de alimentos. E ai eles desrespeitam outra determinação da lei, que diz ser proibido abandonar lixo. Como o saco plástico que foi parar dentro do lago. As opiniões sobre melhorias com a medida de afastar os ambulantes não divergem:
"Olha de imediato vai ter alguma mudança. Alguma diferença. Só que isso eu creio que não resolva, vai estar removendo o pessoal que está ali na frente ganhando um dinheiro, mas não vai ter nenhum bloqueio que venha impedir de trazer de casa alguma coisa para dar pros animais, então tem que ser algo mais organizado do que isso", diz o estudante Denner Board.

"Eu acho que não precisa tirar eles, não vai resolver nada e outra coisa, não é só churros, isso ai, tem gente que traz alimento de casa para dar pros animais então vai prejudicar eles, a vida deles, eles já vendem aqui, então eu acho que não precisa retirar ", comentou a representante comercial Adriely.

"Eu acho que não vai resolver nada não vendendo pipoca. Vendendo ou não de todo o jeito o pessoal tras de salgadinho e bolacha pra cá, de todo jeito eles alimentam os bichos", disse a estudante Quedma.

Se os animais tem lugar garantido dentro do Parque Florestal, fora dele os vendedores ambulantes ainda precisam encontrar um novo espaço para continuar trabalhando:
"O importante seria organizar pra gente trabalhar na frente do parque, esse é o nosso ganha pão. Isso daqui é um parque que chega muita gente de fora. Como que chega uma pessoa, por exemplo, de Guarantã, Peixoto, ou Alta Floresta como é falado muito longe e nós estamos aqui pra atender. Quem vem precisa de uma água, refri, algodão doce, ou picolé pro filho dele. E se não tiver nada disso? O que vai acontecer é que eles vão embora e vai sair a notícia lá: em Sinop o Parque Florestal, eu achei que podia ser uma coisa bem mais organizada, mas é o contrário, lá o prefeito não deixa as pessoas trabalhar e daí por diante", disse o vendedor ambulante Tarcisio Alves.

"É uma situação bastante critica, a gente não quer prejudicar os ambulantes, é o trabalho deles, a gente sabe que é o sustento deles, que o fluxo de pessoas no domingo é grande e que eles tiram através disso ai. Mas a consciência não depende de uma só pessoa, vai ter que ser do coletivo. Então, não que a gente queira prejudicar, mas é uma necessidade, conforme a Lei 1154/2009, que nós temos em mãos. Foi passado para eles que tem essa proibição do comércio ambulante aqui nas extremidades do parque e isso não vai mais ser permitido. Foi oficializado e eles estão cientes e a gente espera que eles tenham consciência disso. Não é uma medida que nós queremos, mas é necessária", respondeu Lucimar Cenedese, coordenadora do Parque Florestal.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Correntões em Mato Grosso

Jonas Campos e Magnos Oliveira acompanharam os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), e o governador de Mato Grosso que sobrevoaram nesta quarta-feira (25) uma área desmatada próxima à cidade de Sinop, a 500 km de Cuiabá.

Durante a ação eles foram até uma área desmatada de 60 quilômetros feito pelos chamados “correntões” que devastam as árvores. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou o proprietário em R$ 6 mil e a Polícia Federal vai abrir uma investigação para apurar o caso.

A constatação do uso dos correntões, que faz parte da visita de uma equipe dos governos federal e estadual a Sinop, gerou uma indisposição entre a ministra do meio ambiente e o governador. “O Ibama proíbe isso há mais de dez anos. Atos normativos definem a prática como criminosa”, declarou a ministra diretamente ao governador.

Mas Silval Barbosa preferiu não polemizar e disse apenas que vai tentar proibir legalmente a prática no estado. “Vou conversar com o secretário de meio ambiente [Alexander Maia] e vamos regulamentar ainda nesta semana a norma do Ibama”, disse o governador.
“Estou mais que indignada. É inacreditável que em um estado que tem uma performance na redução do desmatamento, que tem produtores sérios, haja alguns estragando tudo”, disse. O comentário está relacionado com a diminuição do desmatamento em 62% dos municípios do estado. Mais cedo, ela afirmou que o desmatamento elevado registrado entre março e abril foi apenas pontual. Mato Grosso registrou 480,3 km² dos 593,0 km² desmatados entre março e abril na Amazônia legal.

De acordo com estimativa do Ibama, os correntões puxados por tratores derrubam em apenas um dia uma área equivalente a 10 campos de futebol. Segundo informações dos agentes do órgão ambiental federal, o desmate aconteceu após uma chuva na noite de domingo (21). “Ele sabia que estava cometendo um crime. Era consciente”, disse a ministra. No local, também foram apreendidos dois tratores e um correntão usado no desmate.

Em Sinop, a ministra Izabella Teixeira também exigiu que o estado de Mato Grosso cumpra a meta do “desmatamento ilegal zero” até julho deste ano. Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou a informação que o Exército vai atuar a partir desta tarde no combate aos crimes ambientais junto com as outras forças nacionais de segurança.

O governador se comprometeu em enviar ao Banco Central uma lista com nomes de desmatadores. A ação busca bloquear os recursos advindos de empréstimos federais. E o presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, disse que estuda afastar os associados das entidades caso eles sejam flagrados cometendo desmatamento ilegal.
Foto: Emerson Gonçalo com informações do g1.globo.com/tvca

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Derrubada de florestas em MT

Técnica chamada de 'correntão' é utilizada na limpeza de propriedades.
Em 50 dias, 30 novas áreas de desmatamento foram descobertas no estado.

Por Jonas Campos, do Globo Natureza, com informações do Jornal Hoje

No último fim de semana, técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) flagraram no Mato Grosso desmatadores utilizando correntes de aço gigantes para derrubar partes da floresta Amazônica. O fato ocorreu na cidade de Tapurah, a 415 km de distância da capital Cuiabá.

A técnica, conhecida como ‘correntão’, é empregada por fazendeiros na derrubada ilegal de grandes árvores e na limpeza de propriedades. De acordo com a instituição, centenas de árvores nativas, entre elas o Jatobá, Cambará e a Itaúba, são derrubadas pela corrente, que ganha força ao ser puxada por um trator.
Ela atinge a parte mais baixa do tronco e sobe até a copa, tirando a árvore pela raiz. Mas antes, parte da vegetação com maior valor comercial é retirada e levada por caminhões para outras localidades.
“A fauna local ou qualquer outro tipo de vida silvestre não são poupados”, afirmou Evandro Carlos Selva, chefe do Ibama em Sinop.

Imagens de satélite orientaram as equipes de fiscalização por terra e um helicóptero sobrevoa as áreas desmatadas, que auxilia na definição dos locais. Em Tapurah, os agentes encontraram uma antena de telefonia celular provisória, utilizada pelos criminosos para acompanhar a polícia e que auxiliava na fuga antes da chegada dos fiscais.

Responsabilidade

Nos últimos 50 dias, foram registradas 30 novas áreas de desmatamento somente no Mato Grosso. A devastação acontece em uma área de transição entre o Cerrado e a Amazônia, região que já foi explorada no passado e agora sofre novo ataque.
De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado teve 480,3 km² dos 593,0 km² de desmatamento detectados entre março e abril na região da Amazônia legal. Os dados foram obtidos por meio do sistema de desmatamento em tempo real da Amazônia Legal (Deter) O governo federal não sabe o que provocou esta aceleração do desmatamento.

Investigação

De acordo com o Ibama, das 10 maiores áreas desmatadas no estado, seis pertencem ao empresário Valdemilson Badalotti, da cidade de Chopinzinho, no Paraná. A instituição afirma que ele foi responsável por destruir 6 mil hectares (60 km²) de florestas sem a licença concedida pelo governo estadual. Badalotti confirma que houve a derrubada de árvores, mas nega que tenha cometido irregularidades.
“Nós abrimos sim uns pedaços ali. A gente fez dentro do que é possível derrubar e ficou mostrado que não fiz nada de errado. Na verdade eu tinha que ter a LAU (Licença Ambiental Única) primeiro. Esse foi nosso erro, admito, mas a gente vai regularizar”, disse o empresário.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Denúncia na câmara

A sessão da câmara de Sinop de ontem teve uma denúncia do vereador Paschoal da Cerâmica. Foi sobre o caminhão que estragou em um acidente no dia 7 de abril de 2010 e segundo o vereador estaria deteriorando no pátio da secretaria de obras. O vereador líder do prefeito disse desconhecer que o caminhão ainda não tivesse sido arrumado. Mauro Garcia falou ainda que iria tomar conhecimento da denúncia e justificou que o motivo pode ser a necessidade de licitação para arrumar, ou talvez o caminhão não tivesse conserto.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Curso de Libras

Curso básico de Libras é oferecido aos Servidores Municipais

A Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Formação Continuada esta desenvolvendo um curso básico de Libras, com encontros semanais no período vespertino e noturno.

“Além dos profissionais da educação, o departamento esta oportunizando a todas as Secretarias a participação nesta formação, visando à inclusão educacional e social dos deficientes auditivos e com isso melhorar a comunicação entre os munícipes”, explicou Lucinéia Jonat Lourenço, do departamento de Formação Continuada.

Serão abertas turmas nas segundas-feiras das 18h às 21h e nos sábados das 7h30 às 10h30.

Fonte: Assecom

domingo, 22 de maio de 2011

Aposentadorias vitalícias

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ingressou com ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar o pagamento de aposentadorias vitalícias a ex-governadores de Mato Grosso.

O relator é o ministro Luiz Fux e o recurso tenta revogar a o artigo 1º da lei estadual nº 4.586/1983 da Constituição estadual que preserva o benefício da pensão vitalícia a ex-governadores, suas viúvas e filhos.

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, destaca no documento que "ao preservar o pagamento de subsídio mensal e vitalício a ex-governador de Estado, ex-vice-governador e substitutos constitucionais, e admitir sua extensão a viúvas e filhos após a Constituição Federal de 1988, mencionados dispositivos violam diversos preceitos da Carta Magna".

Beneficiários

Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Administração (SAD), são 16 beneficiários com pensão vitalícia de ex-governador de Mato Grosso. Os vencimentos pagos variam de R$ 9.224,85 a R$ 24.117,64.

Na lista dos benefícios estão a ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), viúva do ex-governador Dante de Oliveira, os irmãos Jaime e Julio Campos, Frederico Campos e o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB).

Um dos casos mais curiosos é o de Pedro Pedrossian que administrou Mato Grosso antes da divisão. Atualmente, o ex-governador recebe mensalmente R$ 24.117,64 dos cofres públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Curiosidade

Um dos episódios mais emblemáticos que ganhou repercussão nacional é a aposentadoria recebida pelo conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Humberto Bosaipo.

Enquanto presidente da Assembleia Legislativa, Bosaipo assumiu o governo do Estado por 10 dias e assinou um decreto que permitia o recebimento da aposentadoria vitalícia àquele que assinasse um simples ato governamental.

Também nos 10 dias que permaneceu a frente do Estado, Bosaipo enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa concedendo uma pensão à viúva de Evaristo Roberto Vieira da Cruz, morto em 2001.

Trata-se de Valquíria dos Santos Cruz que recebe mensalmente R$ 13.962,71. Após toda a repercussão, Bosaipo encaminhou documento ao Estado abdicando da aposentadoria em "caráter irrevogável".

Outros Estados

Numa ação patrocinada pelo presidente Ophir Cavalcante, a OAB já ingressou no STF questionando o pagamento das aposentadorias vitalícias aos ex-governadores do Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Piauí e Sergipe.

No ano de 2007, a OAB já conseguiu a cassação da aposentadoria vitalícia destinada a Zeca do PT, ex-governador de Mato Grosso do Sul.

Outros estados na mira da OAB são Santa Catarina, Pará e Ceará.

Manifestação

O STF começou a julgar em fevereiro a legalidade do pagamento de aposentadoria vitalícia a ex-governadores do Pará.

Uma lei daquele Estado igualou o salário de ex-governador ao de desembargador do Tribunal de Justiça. Com isso, os ex-governadores passaram a receber mais de R$ 24 mil por mês - salário maior do que o de governador, que está em R$ 14 mil.

A ministra Carmén Lúcia emitiu parecer pela inconstitucionalidade da lei que autorizou esses pagamentos, porém, o julgamento foi adiado por conta do pedido de vistas do ministro José Dias Toffoli.
Fonte: Midia News

sábado, 21 de maio de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desmatamento em Mato Grosso

Aumento do desmatamento da floresta amazônica, especialmente em Mato Grosso, cresceu assustadoramente nos últimos dois meses.

Os novos números incendeiam também o debate sobre o Código Florestal -- que, na interpretação de especialistas, teria sido o motivo para o aumento do desmatamento.

Nos últimos 30 dias, os fiscais do Ibama identificaram 20 novas áreas desmatadas em Mato Grosso. A maioria no norte do estado.

Em uma propriedade - foram derrubados mais de mil hectares de floresta - para o plantio de grãos. Alguns infratores passaram a usar um correntão, que é puxado por tratores para limpar a área com maior rapidez. Não sobra nada pela frente.

Também houve descumprimento de embargos. Áreas que deveriam ser preservadas para permitir a recuperação da vegetação - foram usadas para plantio de grãos e criação de gado.

O desmatamento da Amazônia Legal cresceu 26%, segundo dados do Inpe divulgados hoje. Em Mato Grosso - principal produtor de soja e algodão do país e com o maior rebanho bovino - respondeu por 80% da devastação na Amazônia Legal.

"Ocorreu desmatamento grave, numa situação grave no estado, com um pico de desmatamento que ainda não podemos explicar as razões porque pega inclusive fazendas”, explica a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Segundo os fiscais do Ibama, alguns infratores resolveram derrubar a floresta acreditando num suposto perdão das multas com a aprovação do Código Florestal.

"Se tiver gente acreditando está completamente enganado. Existe uma data de corte que é 2008, porém quem desmatar agora de 2008 pra cá, não vai haver anistia alguma (...). Nós não aprovamos essa prática em Mato Grosso”, afirma o presidente da Federação dos Agricultores - MT, Rui Prado.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) questionou o avanço do desmatamento na Amazônia divulgado pelo Inpe.

"Nós não concordamos que esse número pontual, deste mês específico, que é um mês ainda de forte desmatamento por causa da época, aonde termina-se a chuva, já está começando a seca, esse período intermediário é onde tem a facilidade de praticar o desmatamento”, fala a presidente da CNA, Kátia Abreu.

Em Mato Grosso, o governador prometeu usar os dados do Inpe para intensificar a fiscalização. Ele disse que as equipes vão percorrer as áreas desmatadas e multar os infratores.

"O estado de Mato Grosso não aceita a ação criminosa nessa questão ambiental. Nós não podemos por um, ou dois, ou meia dúzia colocar em xeque toda essa riqueza e os produtores que reproduzem com muita responsabilidade, em Mato Grosso”, fala o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.

Reportagem de Jonas Campos, globo.com/jg

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Problema das faixas em Sinop

O MTTV 1ª edição de ontem mostrou a reportagem de Magnos Oliveira, com narração de Henrique Molinari sobre o problema que envolve a colocação de faixas publicitárias em Sinop. O secretário de Meio Ambiente falou sobre as regras que estão na Lei 616/2001 para colocação de faixas.

A matéria

A quantidade de faixas espalhadas por ruas e avenidas de Sinop impressionam. A que fica na praça do Estádio Municipal não poderia estar ali. A Lei publicada em Fevereiro deste ano proíbe espaços publicitários na parte interna e externa, e também, a colocação de faixas de qualquer natureza.

As faixas divulgam eventos que já aconteceram, e tem até quem coloca faixa para divulgar a colocação de outras faixas. O problema maior é quando ficam ali por muito tempo e acabam assim! Uma delas está ao lado da BR 163. Em outro ponto da rodovia outra faixa invadiu a pista e preocupa motoristas como Fábio Juníor: "É muito perigoso. As faixas soltando, com este vento pode tirar a visão do motorista ou motociclista que tá vindo ai, na direção de Sinop e pode causar acidente".

Um dos pontos mais preocupantes está na Avenida Andrá Maggi. Por aqui elas chegaram junto com a melhoria do asfalto, mas se tornaram um dos problemas que Osias Souza conhece bem: "Tá ventando e essas placas joga no rosto da gente, é perigoso de acontecer até algum acidente".

A falta de conservação das faixas e também das placas ao longo da avenida pode ser vista por longos trechos e geram muitas reclamações, como as do Seo Joel Soares: "Nós que moramos aqui, muitas vezes não estamos fazendo nossa parte. O que eu gostaria! Que nós tornássemos a nossa André Maggi, na mais bela e invejável avenida de Sinop".

Para a colocação de faixas existem regras e punições para quem desrespeitar a Lei. O secretário de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues explica: "Em áreas públicas em hipótese nenhuma é permitido, e principalmente no tocante a serem colocadas em árvores, em áreas de preservação permanente, em postes de luz, enfim em áreas públicas em hipótese nenhuma é permitida a colocação de faixas.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Diárias vereadores de Sinop

Do dia 1º de Janeiro até o dia 30 de Abril de 2011, constam na relação de Empenhos Pagos da Camara Municipal de Sinop-MT, o gasto de R$ 43.800,00 com diárias de viagens dos vereadores.

Com o gasto mensal de R$ 10.950,00 com diárias, daria para pagar o salário de mais três vereadores. Outro fato que chama atenção é que os 4 primeiros parlamentares da lista dos que mais usaram diárias de viagem, gastaram R$ 22.800,00 enquanto os outros 7 vereadores que completam a lista usaram R$ 21.000,00.

Confira os números das despesas com diárias em Sinop, até o dia 30 de Abril de 2011

1 – Ademir Bortoli – 6.400,00 – 16 diárias
2 – Leozenir Severo – 5.600,00 – 15 diárias
3 – Remidio Kuntz – 5.500,00 – 12 diárias
4 – Gilson de Oliveira – 5.300,00 – 13 diárias
5 – Zuleica Mendes – 4.800,00 – 12 diárias
6 – Jonas de Lima – 4.400,00 – 10 diárias
7 – Mauro Garcia – 3.700,00 – 9 diárias
8 – Hedvaldo Costa – 3.200,00 – 7 diárias
9 – Sergio Seger – 2.100,00 – 5 diárias
10 – Fernando Assunção – 1.600,00 – 4 diárias
11 – Francisco Junior – 1.200,00 - 2 diárias

Os valores em reais somam R$ 43.800,00

Gastos mensais
Em Janeiro foram gastos R$ 8.550,00
Em Fevereiro R$ 17.900,00
Em Março R$ 11.350,00
Em Abril R$ 6.000,00

terça-feira, 17 de maio de 2011

Feira livro em Sorriso

O cartunista brasileiro voltado para o mundo infanto-juvenil e criador da "Turma da Mônica", esteve em Sorriso. Mauricio de Sousa fez a abertura oficial da 2° Feira do Livro, na Praça da Juventude e depois gravou com a equipe da TV Centro América (foto). As imagens foram de Magnos Oliveira com reportagem de Carol Fazzio.

Biografia de Mauricio de Sousa

Filho de Antônio Uole Batista de Silva e de Sousa (poeta e barbeiro) e de Petronilha Araújo de Sousa (poetisa)[1] e irmão de Joseph Dehon Bigodes da Silva, por sua vez tio de Dehon Junior e Adolfinho. Mauricio de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde viveu.[2] Procurou emprego em São Paulo, como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã. Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceitos pelos leitores[2].

Maurício de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho[3] de 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem aos primeiros personagens conhecidos da era Mônica.

Atualmente Bidu, que é o animal de estimação de Franjinha, participa tanto com seu dono como em historinhas em que é o astro principal, dialogando com outros cães e até com pedras(!). Bidu é o símbolo da empresa de Maurício, a Maurício de Sousa Produções. Na revistas Lostinho-Perdidinhos nos Quadrinhos e no primeiro número da revista Saiba Mais, no entanto, é revelado que a primeira criação do Maurício foi um personagem super-herói chamado "Capitão Picolé".

Junto dos desenhistas como Gedeone Malagola, Ely Barbosa, Júlio Shimamoto fundou a Associação de Desenhistas de São Paulo (ADESP), a ADESP tinha como bandeira a nacionalização das histórias em quadrinhos.[4]

Em 1963, Maurício de Sousa cria junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita, a Folhinha de S. Paulo. Sua personagem Mônica foi criada neste ano. Em 1987, passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil d´O Estado de S. Paulo, o Estadinho, que até hoje publica tiras da Turma da Mônica.

Maurício montou uma grande equipe de desenhistas e roteiristas e depois de algum tempo passou a desenhar somente as histórias de Horácio, o dinossauro.

Palestrando durante o 1º Congresso de História em Quadrinhos - 1974 em Avaré, Pai de dez filhos (Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Maurício Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira), além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Maurício Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada.[2]

Maurício de Sousa e Lula apresentando Tikara, personagem criado pelo primeiro dos dois, como presente ao imperador Akihito.Os quadrinhos de Maurício de Sousa têm fama internacional, tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os vídeo-games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca das personagens. Há inclusive o parque temático da Turma da Mônica, o Parque da Mônica, localizado em São Paulo. Já existiu também o Parque da Mônica de Curitiba, aberto em 1998 e fechado em 2000 e o do Rio de Janeiro, fechado no início de 2005.



De 1970 — quando foi lançada a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares[5] — a 1986, as revistas de Mauricio foram publicadas na editora Abril, porém a partir de janeiro de 1987 foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Após vinte anos de editora Globo, todos os títulos da Turma da Mônica passaram, a partir de janeiro de 2007, para a multinacional Panini,[6] que detinha, na data, os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.

Alguns de seus filhos que viraram personagens passaram a trabalhar com Maurício:

Mônica: Responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados.

Magali: Colabora como roteirista.

Marina: Ajuda na criação de novas histórias.

Em 2007 Maurício de Sousa foi homenageado pela escola de samba Unidos do Peruche com o enredo "Com Maurício de Sousa a Unidos do Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar".

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Rio Grande é do Inter

O time colorado venceu o Grêmio por 5 a 4 nos pênatis, na tarde de domingo, em pleno Olímpico, e conquistou o 40º título gaúcho. No tempo normal, o time colorado venceu por 3 a 2, de virada, repetindo o escore do jogo de ida da final. Leandro Damião, Andrezinho e D'Alessandro, de pênalti, marcaram os gols nos 90 minutos.
Foto: clicrbs

domingo, 15 de maio de 2011

Jornalistas de Alagoas

Piso salarial dos jornalistas de Alagoas é o maior do país

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, no dia 6 de maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de abril em 0,72%. Com isso a inflação nos últimos doze meses acumulou-se em 6,3% e o piso dos jornalistas de Alagoas passa a ser, a partir de maio, de R$ 2.324,05, o maior da categoria no país.

A proposta de acordo foi aprovada pelos jornalistas alagoanos no mês passado e o reajuste salarial de 6,3% será aplicado pelas empresas de comunicação tanto no piso quanto nos demais salários dos jornalistas, valendo para todos os veículos (jornal, revista, TV, rádio, Web, assessorias, etc.). O piso de R$ 2.324,05 é para a jornada de trabalho diária de 5 horas.

Além do reajuste salarial, a categoria terá um reajuste de 7% nas diárias, 7,2% no auxílio-creche, 20% de gratificação por editoria e 15% de gratificação aos que executam dupla função.
Fonte: Fenaj

sábado, 14 de maio de 2011

População negra no Brasil

Os negros e os pardos constituem a maioria (70,8%) da população de 16,2 milhões de miseráveis que o programa Brasil Sem Miséria pretende beneficiar. Para a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, tal constatação, anunciada na semana passada, deveria levar os mentores do programa, a ser lançado nos próximos dias, a explicitar que seu alvo principal é a população negra. A decisão contribuiria para focar as ações, orientar agentes sociais e atrair um segmento populacional que acredita "muito pouco" na capacidade do poder público de lhe oferecer atenção.

Em entrevista ao Estado, a ministra defendeu a permanência de cotas raciais nas universidades e a sua extensão a concursos públicos, como forma de superar os efeitos de séculos de exclusão. Para ela, o Brasil precisa superar a tendência de achar natural a pobreza entre negros: "Existe o pressuposto, alimentado pelo racismo, de que os negros são pessoas sem capacidade, sem força de vontade".

No dia do 123.º aniversário da Lei Áurea, que oficialmente pôs fim à escravidão no País, a ministra diz que o Brasil ainda tem muito a mudar, mas já pode comemorar o fato de cada vez mais negros brasileiros assumirem a cor de sua pele, como demonstrou o último censo.

A senhora tem sido ouvida nas conversas sobre o programa Brasil Sem Miséria, que deve ser lançado nos próximos dias?

Participamos de reuniões com o Ministério do Desenvolvimento Social. A nossa preocupação foi sempre no sentido de que se deve ir além do diagnóstico de que os negros constituem a maioria dos miseráveis. Para nós, o fato de a maioria dos miseráveis identificados pelo governo serem negros tem que ser traduzido nas ações do programa. Sugerimos que seja explicitado que as categorias que serão prioritariamente beneficiadas são formadas por pessoas negras. É importante deixar isso explícito, considerando que existe certa tendência no Brasil de se naturalizar a presença de negros na condição de pobreza. Ela não causa estranheza porque existe um pressuposto, alimentado pelo racismo, de que os negros são pessoas sem capacidade e sem força de vontade, além de uma série de outras imagens negativas.

Pode dar um exemplo de como essa explicitação seria útil?

Podemos citar o caso das ações específicas que o programa terá para a agricultura familiar, setor no qual existe a tendência a se esquecer o negro. O agricultor familiar não é associado ao trabalhador negro e, por isso, é preciso deixar claro à pessoa que trabalha no programa que está procurando comunidades negras rurais, quilombos, e que é isso que vai encontrar. Se a gente nomear, o programa também fica mais evidente para quem se deseja atingir. Essa recomendação tem a ver com o que aconteceu com a adoção de cotas para negros nas universidades.

O que aconteceu?

À medida que ficou evidente a intenção de se democratizar o acesso à universidade pela via da inserção de estudantes negros, ocorreu uma reação positiva no meio da juventude negra, que passou a se inscrever no vestibular - coisa que não fazia antes, porque a universidade não era para ela. Por isso, o programa de combate à miséria deve deixar explícita a vontade de incluir segmentos até agora esquecidos e que acreditam muito pouco na capacidade do poder público de olhar para sua situação.

As cotas têm sido muito criticadas. Como vê essa reação?

Era esperada, porque a sociedade conviveu por muito tempo com a desigualdade e, como já disse, passou a achar natural. O que sustenta a permanência da desigualdade racial no Brasil é justamente o fato de pessoas acharem que negros e brancos não são iguais, que não têm a mesma capacidade. Sob esse ponto de vista é mais fácil manter a sociedade do jeito que sempre foi do que criar condições para mudanças. O que deve ficar evidente, por outro lado, é que estamos passando por processos de transformação profundos. O fato de o último censo demográfico ter demonstrado que a população negra ultrapassou a metade do total de brasileiros é emblemático.

Por quê?

Porque demonstra a mudança de mentalidade. Os analistas do censo perceberam que houve um aumento em todas as faixas etárias de pessoas que se declararam negras. Isso ocorreu até com pessoas que haviam declarado outra coisa em 2001. É uma mudança que contraria todos os prognósticos feitos no início do século 20. A aposta era de que a população negra desapareceria, por meio da miscigenação, embranquecimento e de outros caminhos.

Existem coisas para serem comemoradas neste 13 de Maio?

Na questão racial, a cada patamar alcançado aparecem novas contradições. É por isso que muitas vezes surge a sensação de que continuamos no mesmo lugar. Hoje, ao mesmo tempo que celebramos o fato de a população negra constituir maioria no Brasil, convivemos com esse cenário no qual mais de 70% dos miseráveis são negros.

Existem problemas também para os negros em situação econômica melhor. Na iniciativa privada, ganham menos e enfrentam maiores dificuldades.

Ainda não temos um levantamento de todos os efeitos das ações afirmativas no ensino superior, mas já sabemos que há uma quantidade de pessoas negras com título universitário muito maior do existia há dez anos. E agora? Se você cria estímulos, agora tem que assegurar a inserção no mercado de trabalho, de modo compatível com a formação que se adquiriu.

A elevação do grau de escolaridade ocorreu no meio de toda a população mais pobre. Por que desenvolver políticas específicas para negros, em vez de garantir boa inserção para todos?

Porque sem políticas específicas não se consegue produzir resultados na rapidez ideal. A grande questão é diminuir a desigualdade. Com todo o investimento que se fez em educação, ainda existe uma diferença de cerca de 1,8 ano de estudos entre negros e brancos.


QUEM É

Gaúcha de Porto Alegre, é doutora em sociologia. Mudou-se para a Bahia em 1979, quando passou a militar no movimento negro. Atuou na conferência mundial contra o racismo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e trabalhou no Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional, na implementação do programa de combate ao racismo.
Fonte: Roldão Arruda - O Estado de S.Paulo

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mato Grosso na liderança

O último Boletim Transparência Florestal do Imazon, divulgado no mês de abril, apresentou informações sobre o desmatamento e degradação a partir do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), mostrando que em março deste ano, o desmatamento na Amazônia Legal chegou a 46 quilômetros quadrados. Mato Grosso aparece como líder no ranking do desmatamento, com 28% do total desmatado de agosto de 2010 a março de 2011.Na sequência, aparecem Rondônia e Pará com 26% e o Amazonas com 12%. No período em análise, os quatro estados aparecem como os responsáveis por 93% do desmatamento da Amazônia.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Exemplo na educação

A foto mostra a turminha da pré-escola Pequeno Príncipe de Sinop. Desde o ano passado eles participam de uma promoção de reciclagem e foram os que mais arrecadaram embalagens de salgadinhos e sucos em Mato Grosso.

Eles enviaram para a empresa que paga para a escola R$ 0,02 por embalagem. A diretora Carla Cristina disse que logo os alunos terão outra quantia em dinheiro para receber, que vai ser usada para compra de brinquedos para o aprendizado dos alunos.

A matéria de Ângela Cavalcante e Magnos Oliveira foi exibida hoje, no MTTV 1ª edição da TV Centro América.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Parque Florestal sem proteção

O MTTV 1ª edição de ontem mostrou a preocupação dos moradores de bairros próximos do Parque Florestal de Sinop, com o mato ao redor da reserva. Como não existe proteção nas laterais o grande perigo é de pegar fogo no local e acabar atingindo o interior da mata acabando com a vegetação e também animais do Parque Florestal. A reportagem foi de Magnos Oliveira com narração de Débora Lobo.

A matéria

As marcas do fogo que atingiu o Parque Florestal no ano passado ainda podem ser vistas. Mas o que preocupa quem passa pou mora próximo da reserva ambiental é a queimada que começa a partir de agora. E também a grande quantidade de lixo em volta da área que deveria receber proteção especial. Hailton de Jesus Reis é estudante e passa diariamente por uma das avenidas da reserva, ele reclama: "aqui é um mau cheiro desses animais que jogam morto ai. Acaba provocando mau cheiro para as pessoas que passam aqui também. Se olha ali tá cheio de lixo. Lixo, cachorro morto, animais e ai fica complicado para vizinhos que moram aqui ou para quem tem que ficar vendo essa sujeira".

Na beira da mata é possivel encontrar todo tipo de lixo. Como não existe proteção em volta da maioria da área, principalmente as garrafas pet acabam indo parar dentro do lago. Daiane de Souza sugere uma solução: "Eu acho que deveria cercar tudo aqui, muita gente tá jogando lixo, queimando papel ali né".

Isolar o restante das laterais do Parque Florestal é uma das cobranças da população. Mas outras melhorias são lembradas, principalmente depois da abertura das avenidas que cruzam a reserva. Rodrigo Palmeiras dos Santos também acredita que cercar a área é uma das soluções:"Deveria acabar com este mato e cercar igual tem na frente cercado, e ter mais fiscalização. Colocar guarda para ficar ai. O negócio tá feio! Esse valetão ai é cheio de sujeira, e jogam animais mortos ai, não tem condições não, isso ai é um patrimonio nosso".

Um dos vereadores de Sinop já pediu melhorias para garantir a segurança dos animais que vivem no parque.
Sérgio Palmasola: "Esse projeto já está com o prefeito Juarez Costa. Foi encaminhado e nossa intenção é que seja votado. Ele não foi votado, esta tramitando ainda e esperamos que ele venha pra casa e seja votado. Vindo do lado da prefeitura pra cá, pra nós aprovarmos. Ele foi via indicação e o projeto ta todo elaborado lá na Prefeitura Municipal.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Deu Juína de novo

Juína comemorou mais uma vez o título de campeão da Copa Centro América de Futsal vencendo Sorriso no último final de semana e igualou o número de títulos de Sinop.
O futsal de Sinop vem perdendo a chance de revelar talentos. Depois de cravar o nome duas vezes como campeão e promover não só o nome da cidade, mas também dos jogadores, ano a ano parece que tem feito de tudo para se transformar apenas em coadjuvante do futsal mato-grossense.
Não incomodaria se nossas possibilidades de conquista não fossem maiores. Temos uma base de muita qualidade, revelamos Miséria e Acerola, mas acreditamos que basta talento para vencer a competição.

Na semana passada tivemos mais uma queda em forma de capetagem. Foi um aprendizado duro, para quem colocou no fogo a juventude contra a experiência.
Nas vezes que ganhamos a competição tivemos uma mescla de jogadores de fora com os daqui. Hoje não, nos contentamos com as pratas da casa! Mesma situação de municípios menores que participam para adquirir aprendizado, e quem sabe, o feito de ir adiante.

Pior que nos tornarmos adversários bonzinhos, foi ter que ver de perto o Capeta!
Vinicius Capeta esteve presente no Ginásio José Carlos Pasa, e fez o sinal da cruz antes de comandar a equipe de Sorriso, que investiu para decidir contra Juína. Novamente uma final entre Sorriso e Juína. Neste ano com gosto amargo para quem teve a oportunidade de conquistar a vaga em casa, mas teve de assistir outras duas equipes de cidades menores, que souberam pensar grande indo pra final em Cuiabá.

Aos jogadores de Sinop não faltou nada! Nada mais que tarimba. Uma equipe bastante jovem, e quando a juventude se depara diante de tantos fatores que envolvem uma decisão, pode faltar aquele toque de malandragem, de capetagem, principalmente quando falamos de jogo. Jogo não é para ser diabólico, mas um time que tem Capeta e companhia mereceu estar infernizando na final.

Ao torcedor de Sinop restou assistir pela TV e lembrar quando tinha Ronaldo, Miséria e Acerola e se dava ao luxo de vaiar Gaiá e Valdomiro. Aos que trabalham com futsal sobra a oportunidade para aprender que muitas vezes santo de casa não faz milagre, principalmente quando o adversário é o Sorriso e traz na bagagem o Capeta.

Fonte: Diário Regional

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Parque Florestal em apuros

Quem foi ao Parque Florestal no domingo pode ver os animais como o Jabuti da foto. O grande problema é que o Parque Florestal está vulnerável. Não existem cuidados suficientes com o local e nem controle sobre quem passa por ali.

Muitas falhas acontecem e colocam em risco a vegetação e os animais. Visitantes acabam colocando alimentos para os animais e além de tudo jogam sacos plásticos e outros objetos nas trilhas. O destino final é o lago, habitat de peixes e tartarugas.

A situação preocupa também pela facilidade em andar pela mata. Em época de seca o grande perigo é o de termos queimadas no local, o que seria um verdadeiro crime contra a natureza. A facilidade para acontecer o pior está sendo colocada pelo poder público. Desta forma o que resta é esperar a colaboração da população para que não aconteça o pior, já que o parque está aberto para a visitação e fica em área urbana central da cidade.

domingo, 8 de maio de 2011

Desperdício de energia

Você deixaria as luzes de casa acesas durante todo o final de semana?

Quem sabe! Por esquecimento. Provavelmente foi o que aconteceu no prédio público do Jardim das Primaveras, em Sinop. Quem passou pela Rua das Orquídeas, ao lado do Parque Florestal e da escola do bairro viu o desperdício de dinheiro público.

sábado, 7 de maio de 2011

Deu o esperado

O favoritismo de Juína para conquistar a Copa Centro América era grande e foi confirmado hoje, com a vitória por 4 x 0 diante de Sorriso. Com dois gols de Gaúcho e dois de Jé Preto a equipe comemorou muito o segundo título da competição. Com a vitória de Juína, o Mixto (foto) ficou em com a terceira colocação e Sinop ficou com o quarto lugar.

As duas equipes se enfrentam na Copa dos Campeões que tem ainda os vencedores da Copa Morena de Mato Grosso do Sul.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sorriso e Juína de novo

Foram dois jogos de muita qualidade no Ginásio José Carlos Pasa pela semifinal da Copa Centro América. Na primeira partida Juína (de branco na foto) entrou devagar e logo levou o primeiro gol. Mas não demorou muito para empatar. E foram mais dois gols que decretaram o resultado de 2 x 2 e a classificação de Juína. Uma equipe que jogou pouco e se arriscou muito. No segundo periodo da partida se limitou a marcar. Por muito pouco o Mixto não marcou e mandou Juína para casa. Mas não foi desta vez, Juína precisa pensar e muito sobre o jogo de ontem, se não mudar de atitude pode acabar perdendo o título em Cuiabá.

Na partida de fundo um clássico com tudo que se tem de melhor no futsal. Para começo de conversa um time que tinha um Capeta em quadra, que soube usar e abusar dos ingredientes que envolvem uma decisão. Quando a equipe entrou em quadra todos os atletas de Sorriso estavam lá, mas e o Capeta? Se foi para irritar, para chamar atenção, para tirar a tensão, o torcedor não ficou sabendo, mas ele aguardou alguns minutos ao lado do vestiário, só depois apareceu.

Estilo marrento! Fone de ouvido e a chegada para o aquecimento com o restante do grupo. Quando a partida vai começar, ao melhor estilo dos endemoniados, ele vai para o canto da quadra e deixa o fone de ouvido com um dos poucos torcedores que vieram até Sinop. Depois sem o menor constrangimento, provoca a torcida, é vaiado e começa uma partida em que nem brilharia tanto, mas que não poderia se dar ao luxo de ser apenas coadjuvante.

Alguns torcedores podem até ter falado: "ele não joga tanta bola assim", eu digo que joga! Joga muito! Não é um craque com as habilidades de um Falcão, mas tem um diferencial que faz com que equipes possam chegar na final de uma competição do nível da Copa Centro América.

Mas apenas um Capeta não seria suficiente para tirar a garotada de Sinop da competição, era preciso sorte! E Sorriso teve quando Acerola, logo ele, que já fez tanto por Sinop nas conquistas de dois títulos, deu um bico na bola e ela foi parar dentro do gol. Depois era preciso muita calma para voltar dos vestiários e manter, ou ampliar o resultado. Sorriso teve, não desperdicou a oportunidade de matar o jogo. Com dois gols na frente e com Sinop jogando pelo empate seria preciso raça para garantir a vaga. E Sorriso (de azul na foto) teve.

Mas Sorriso não teve só isso. Sorriso contou com um goleiro iluminado, parecia um louco! Pulava e batia as mãos na cabeça a cada bola defendida. E quantas defesas importantes. Foi ele que garantiu a vitória por 3 x 1. Foi dele o mérito de ficar tonto a ponto de ser esbofeteado por Vinicius Capeta, para só então, voltar ao lugar que lhe é de direito.

Ao Sinop não faltou nada! Nada mais que tarimba. Uma equipe que tem um bom treinador, mas bastante jovem, e quando a juventude se depara diante de tantos fatores que envolvem uma decisão, pode faltar aquele toque de malandragem, de capetagem, principalmente quando falamos de jogo. Jogo não é para ser diabólico, mas um time que tem Vinicius Capeta e companhia merece estar infernizando na final.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sorriso vem com Capeta

Chegou a hora da decisão dos finalistas da Copa Centro América. Em Sinop, Juína e Mixto decidem uma das vagas e depois entram em quadra Sinop e Sorriso. Os dois times estão prontos para o jogo. Sinop tem uma equipe de pratas da casa. São garotos que jogam junto desde as categorias de base e Acerola é a estrela do time.

O Sorriso tem muitos jogadores de outras cidades como o goleiro Fábio de Alto Araguaia, Magayver de Goiás e Vinicius Capeta (foto) que jogava na Espanha. O técnico Weber Bezerril declarou em entrevista para a TV Centro América que “com relação ao ano passado nossa equipe não favorece muito. Ano passado a gente tinha mais jogador qualificado nas posições e hoje em dia não tem tanto jogador assim! Tem muito jogador de fora, mas não a altura do que a gente esperava”.

Agora resta esperar para ver se o treinador estava escondendo o jogo ou se realmente o time é de pouca qualidade para encarar um adversário como Sinop, que vem cheio de vontade e ainda vai contar com o fator local para seguir na Copa.

Todos os campeões

2000 – Tangará da Serra
2001 – Nova Mutum
2002 – Sorriso
2003 – Campo Novo do Parecis
2004 – Sinop
2005 – Nova Mutum
2006 – Nova Mutum
2007 – Sinop
2008 – Campo Novo do Parecis
2009 – Tangará da Serra
2010 – Juína

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Novo Código Florestal

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva participou nesta manhã de uma reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, na qual estiveram presentes também representantes de diversas organizações não governamentais (ONGs). Na reunião, o governo deixou claro o seu descontentamento com o texto apresentado na noite de ontem pelo relator do projeto do novo Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
O governo ainda tentará negociar para que a versão anterior do relatório de Aldo seja o texto que chegará ao plenário da Câmara, já que a nova versão contém vários pontos considerados inaceitáveis pelo Executivo. Hoje à tarde, a atual ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, deverá conceder entrevista coletiva para falar sobre o posicionamento do governo a respeito do Código. O Planalto não pretende impedir que o texto vá a plenário, mas tentará negociar para que os pontos de divergência sejam retirados.

Pelo menos cinco pontos apresentam problemas, na visão do governo. Um dos impasses envolve a dimensão da Área de Preservação Permanente (APP) na beira dos rios, algo que, para o governo, não está claro nesta última versão. Outro ponto que causou descontentamento é que o texto cita a possibilidade de que a produção de alimentos para interesse social não precisaria respeitar a proibição de desmatamento.
Também há divergência na questão sobre a necessidade de pequenas propriedades (com poucos módulos rurais) terem ou não área de preservação. Há também na nova versão uma sugestão de que governos estaduais ou municipais possam passar a legislar sobre a questão de desmatamento, o que descontenta o Planalto. Outro ponto envolve a autorização para pastoreio em áreas de preservação.

O Planalto se queixou que só recebeu ontem à noite a nova versão do texto de Aldo Rebelo e acha que não há como votar o tema no Congresso, porque os pontos discordantes, embora sejam poucos, são fundamentais.
A ex-ministra Marina Silva, ao sair da reunião, disse que o governo, como tem maioria no Congresso, pode barrar a votação do texto do novo Código. "Apelamos ao governo para não colocar isso em votação. Com certeza, se ele quiser (governo), ele consegue parar. Não é questão de chegar a 95% de consenso. Os 5% que faltam são de fundamental importância", declarou.
"O Código Florestal precisa de mudanças, mas não desse jeito", disse Marina, argumentando que o novo texto está "cheio de pegadinhas". "Apenas aparentemente acata as propostas apresentadas pelos ambientalistas", criticou. Para a ex-ministra, "é uma imprudência e um desrespeito ao processo democrático fazer esta votação. O que está aí parece avanço, mas não é", afirmou.
Marina disse que o ministro Palocci informou que o texto não está fechado e que a pressa para a votação é do Congresso, não do governo, lembrando que o Executivo não pode interferir no parlamento. Palocci fez questão de dizer que o governo não vai trabalhar pela aprovação da nova versão da proposta.
Marina lembrou que "tudo mundo virou a noite tentando entender esse novo texto" e que essa nova redação mostra que "estão discutindo política ambiental olhando no retrovisor". Para ela, "a discussão está sendo feita com só um lado" e argumentou que isso "é inaceitável", porque está sendo elaborado um Código Florestal para todo o País.

A ex-ministra e os ambientalistas informaram que vão solicitar uma audiência com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para pedir que a matéria não seja colocada em votação, sob a argumentação de que não há tempo para que "se entenda e discuta o que foi colocado no texto". "É açodado e precipitado colocar isso em votação agora. Não se pode ter uma lei de um só segmento", completou Marina.

Fonte: Agência Estado

terça-feira, 3 de maio de 2011

Vice pra comemorar

Depois de vencer o Rondonópolis em casa, a garotada do Sinop fez bonito no jogo de volta. Perdeu o jogo por 1 x 0, mesmo placar da primeira partida e decidiu a vaga nas penalidades. Ai o REC levou a melhor e comemorou a conquista de campeão mato-grossense sub-18.

As duas equipes representam Mato Grosso na próxima edição da Copa São Paulo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Juína vem forte

A Copa Centro América definiu os classificados das semifinais na principal competição de futsal mato-grossense. Depois de chegar como favorita para ficar com uma das duas vagas da chave, Matupá do jogador Palhinha (foto), ficou de fora. A equipe fez um jogo de muita qualidade contra Sinop, mas perdeu! No sábado de manhã a equipe entrou abatida em quadra e não conseguiu jogar. O Mixto aproveitou e garantiu a vaga como segundo do grupo.

Na outra chave, em Juína o time da casa venceu Campo Novo do Parecis e Sorriso e ficou em primeiro lugar. O Sorriso com a vitória de 2 x 0 sobre Campo Novo do Parecis garantiu o segundo lugar.

Os confrontos da quarta-feira definirão os dois finalistas. Juína que ficou com o título no ano passado é a equipe favorita para conquistar o bi. Pega o Mixto e tem um time muito superior ao da capital. Se tudo correr dentro da normalidade não será desta vez que Cuiabá terá um representante como campeão.

Na outra partida duas equipes que já conquistaram a Copa Centro América. O favoritismo é do Sinop. O técnico Miguel armou um time que dificilmente perde dentro de casa e só perde a vaga se o time que é jovem, sentir a pressão em enfrentar o Sorriso que na última edição do torneio perdeu o título para Juína.