O secretário de Educação, Tadeu Azevedo, anunciou em entrevista coletiva nesta manhã (31), a estadualização das escolas Menino Jesus, Umuarama, Bom Jardim e Thiago Aranda Martim. Segundo Tadeu 97 profissionais, (60 professores efetivos, 20 técnicos e 17 profissionais de apoio), que compõem o quadro nas instituições serão remanejados para outras escolas municipais de acordo com solicitação realizada anteriormente por cada profissional.
Tadeu explicou que o remanejamento irá permitir ao município a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) e 1/3 de hora atividade. “Além disso, o município irá manter o foco no ensino infantil e o Estado no ensino fundamental. Essa ação de regime de colaboração é um dos programas do próprio Ministério da Educação que segue os procedimentos do Plano de Ações Articuladas (PAR).” O secretário destacou que em 2011 Sinop iniciou o PAR 2, centrado em gestão escolar, formação profissional, práticas, estruturas e recursos pedagógicos.
De acordo com a parcial de matriculas realizadas até o momento, 1.156 alunos estão matriculados nas quatro instituições que foram repassadas para o Estado. Tadeu salientou que os pais que já realizaram a matricula dos filhos “Não tem com o que se preocupar, mudará a mantença, mas todos os projetos em andamento terão continuidade de maneira normal”, apontou.
Atualmente o município conta com 39 instituições de ensino, passando para 35 com o repasse das quatro citadas, além de seis Centros Municipais de Ensino Infantil em construção e o Estado que disponibiliza 14 escolas e passará a contar com 18. Já a expectativa em relação ao numero de alunos é que ambos atuem com os mesmos dados de 2011: em torno de 14 mil estudantes em cada rede de ensino.
Fonte: Assecom (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sinop)
Nenhum comentário:
Postar um comentário