quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Futebol Virtual

A reportagem de Magnos Oliveira sobre uma competição de futebol virtual em Sinop foi exibida na TV Centro América, com narração de Leandro Trindade. Os organizadores do campeonato querem ter um calendário para 2015.

A matéria

Concentração total. Olho na tela e controles que não saem das mãos. Torneio de futebol virtual é competição na alta, e nestes campos foram 64 apaixonados que desta vez não se reuniram só para brincar.
"A gente tem um sonho desde criança, de participar de um torneio né! Ainda mais aqui em Sinop que tá tendo esse torneio de PES", conta Jaime Junior Oliveira que é fotógrafo.

Para participar não existe muita dificuldade. Mas para chegar ao título, ou pelo menos perto dele tem algo que não pode faltar na hora de encarar o adversário.
"Se você consegue montar uma tática que encaixa perfeito dentro do time do adversário, isso faz bastante diferença. Facilita para fazer o gol. A habilidade é na mão e também um pouco de raciocínio lógico. Tem que ter um raciocínio bem lógico para tentar fazer as jogadas. Não que saiam todas, mas algumas tem que sair, tem que fazer gol e outro tem que errar também", detalha Wellington Moraes, contador.

Além da condição técnica é sempre bom contar com apoio em casa. Marcos Vinicius ta de boa! Tanto que a namorada participa até durante o campeonato.
"A gente reúne os amigos em casa. Não tem coisa mais gostosa que se ter um grupo de amigos e uma namorada que te apoia em tudo que você fizer na sua casa. Então a gente reúne um grupo de amigos, joga lá junto, se diverte e sempre tá ai. Hoje estamos tentando levar também um troneio aqui", fala o estudante Marcos Vinícius.

O Alisson também tem apoio em casa. Mas antes das disputas os treinos precisam ser mais focados e ai o nervosismo aumenta.
"Inclusive agora a gente tá treinando bastante pro campeonato. Jogando demais bastante, bastante. Inclusive a esposa ficou muito nervosa. Ainda mais na reta final de campeonato. A gente tá treinando muito. Olha esses dias a gente começou meia noite e foi terminar 8 horas da manhã. Amanheceu a gente nem viu. Mas é isso ai. Importante é tá com o pessoal reunido. Inclusive eu queria mandar um beijo pra minha esposa, pedir desculpas pra ela, falar que eu amo ela demais", se declara Alisson Guedes.

Depois de horas e horas de jogo sai o primeiro finalista.
"Tá ótimo! Eu nem esperava ganhar nada. Vim aqui pra divertir, vim aqui para passar o tempo a gente gosta muito então, eu jogava futebol, machuquei os joelhos e não jogo mais. Então eu jogo futebol virtual que ai eu aguento", diz Valério Matos.

Na outra semifinal foi o Reinold Martini quem levou a melhor. E ele foi pra final sabendo o que fazer.
"Vou ter que levar o troféu!", prevê o favorito Reinold Martini.

Na final o Reinold não teve dificuldade e venceu o jogo por 7 x 2.
"Eu jogo faz bastante tempo. Sou eu e mais três irmãos. Ai a gente é uma família bem grande e a gente é bem competitivo. A gente tem um videogame que a gente sempre fica brincando. Então já faz muito tempo", justifica o campeão Reinold Martini.

A competição serviu como base para um projeto maior. A idéia é criar um campeonato que dure o ano todo.
"Em 2015 a gente tem planos de montar uma liga para fazer uma competição contínua com etapas mensais. Vamos ver a viabilidade disso, mas é nossa idéia de trazer mais eventos desses para Sinop", projeta o organizador Willian Araújo de Souza.


Nenhum comentário: