quarta-feira, 22 de julho de 2015

Artigo Só Notícias/Julho

Patrimônios históricos
21/07/2015 - 13:51
Fonte: Magnos Lanes Bauken de Oliveira

Algumas sugestões para os vereadores de Sinop: pela contribuição ambiental, o lixão de Sinop que queima todo ano, ai conseguimos recuperar e deixar para a posteridade como sendo o lixão que mais tempo queimou e lançou fumaça tóxica para a cidade. Vestiários e banheiros do estádio Gigante do Norte: manter como está, para que os futuros atletas saibam como eram os banheiros nas décadas passadas, incluindo os dos torcedores e claro, dando destaque para as privadas dos banheiros femininos.

O ônibus do Sinop Futebol Clube: sim aquele que transportava até o ano passado os jogadores do Sinop para os treinos, assim quem sonha em ser jogador saberá o que tiveram que passar os atletas que escolheram o clube para jogar. A Casa da Cultura: para as pessoas saibam que com vontade de preservar a história é possível sim manter as relíquias em local onde as lembranças sejam amontoadas, e mesmo assim, recebam visitantes.

O Ginásio do São Cristóvão: conservar as teias de aranha que estão espalhadas pelas laterais e teto é fundamental, e ai também manter pouca iluminação para os atletas sentirem como era difícil praticar esporte, mesmo em locais fechados. O canteiro central da Avenida Flamboyants , aquele que fica na frente do hospital: ali servirá para as pessoas compararem como era improvisado o estacionamento, e imaginar como era a Avenida dos Tarumãs, onde nem se podia estacionar por conta de tantas árvores. Claro que um valetão: pode ser um valetão da Avenida dos Ingás, para que não se esqueçam de como era no período das chuvas quando ficavam cheios de água e no período da seca cheios de lixo. A praça P 25, para que se saiba como é uma praça sem árvores, e também como se gastava dinheiro público em obras como a pista de skate que não é adequada para a prática do esporte.

Claro que com um pouco mais de pesquisa surgirão outros pontos relevantes que poderiam ser tombados como patrimônio histórico. Mas vou deixar uma última sugestão: o semáforo da principal avenida da cidade, não pense na Nova Tarumãs, é a antiga Avenida dos Mognos que deve ser transformada. Pois foi ali que um dos nobres vereadores fez uma das campanhas mais originais já vistas nesta cidade, chegando como um dos vereadores mais votados.

Nenhum comentário: