segunda-feira, 13 de julho de 2015

Faltam lixeiras em Sinop

Esta matéria foi feita por Magnos Oliveira em dezembro de 2014, estamos em Julho de 2015 e nada de lixeiras, nem no centro nem nos bairros de Sinop. A matéria foi exibida na TV Centro América com narração de Carol Fazzio.

A PRAÇA FOI O LOCAL ESCOLHIDO POR DONA ROSENILDA PARA DESCANSAR COM OS DOIS FILHOS. MAS QUANDO PRECISOU DE UMA LIXEIRA!
A situação que eu vejo, até agora não vi nenhuma, inclusive eu estou com um papel de bala no bolso pra eu jogar quando encontrar uma, difícil, complicado, conta Rosenilda Belarmino de Almeira.

LEANDRO CONSEGUIU ENCONTRAR UMA E DESCARTAR A LATA DE REFRIGERANTE.
É uma vergonha a falta de lixo, você procura, procura e se não acha tem que jogar no chão, eu encontrei, mas olha a situação, como que tá, danificada, feia, lamenta Leandro do Santos Ribas.

E SE NÃO TEM ONDE COLOCAR, AS COISAS VÃO FICANDO ESPALHADAS. NO BANCO, NO GRAMADO, E ATÉ MISTURADA AOS ENFEITES DE NATAL. E COM AS COMPRAS DE FINAL DO ANO AUMENTA O MOVIMENTO E SEMPRE TEM ALGUÉM CONSUMINDO. E AI O QUE ACONTECE NA PRAÇA SE ESTENDE PELA AVENIDA. LIXO! MUITO LIXO! E SE ALGUÉM FOR COLOCAR O DESCARTE EM ALGUMAS LIXEIRAS COMO ESTA VAI PARAR NO CHÃO.
Igual eu estou vendo, geralmente pelos lugares que a gente passa não tem um lugar para jogar o lixo. Isso aí fica difícil para o pessoal jogar o lixo. Ai geralmente vai jogar aonde? No chão! Resume Fabio Batista.

NA REGIÃO CENTRAL DE SINOP LIXEIRAS DESTE MODELO FORAM INSTALADAS HÁ MAIS DE 14 ANOS. DEPOIS VIERAM ESTAS DE CONCRETO, QUE TAMBÉM NÃO DERAM CERTO. NA SEQUENCIA EM UMA SACADA DE OUSADIA SE TENTOU FAZER A RECICLAGEM DO LIXO. DEPOIS DE 2008 NÃO SE TEM REGISTRO DE UMA MARCA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO NAS LIXEIRAS. O QUE SE TEM SÃO ALGUMAS COMO ESTAS.
Eu acredito que deveria ter mais cuidado do poder público. E uma cobrança maior sobre isso, principalmente dos nossos vereadores estar cobrando lixeiras. Fica tudo jogado, espalhado pela porta do comércio, acaba tornando uma coisa feia para os visitantes que acabam encontrando essa situação de lixo jogado no chão aqui em Sinop, lamentou Cléria Amorim.

DA LIXEIRA DO ANO DE 1997 A 2000 ATÉ AS QUE EXISTEM HOJE, SINOP JÁ TEVE 5 ELEIÇÕES MUNICIPAIS. A MARCA DAS GESTÕES NO QUE SE REFERE AS LIXEIRAS PARA COLETA NO MUNICIPIO FICOU APAGADA. MAS EXISTE UM PROJETO QUE DEVE SAIR DO PAPEL.
Nós conseguimos uma parceria, anteriormente nós iriamos fazer todo o comércio de um lado a logo da prefeitura e a outra do comércio. Nós conseguimos todas as lixeiras com a UHE que é a usina, que é a empresa que tá instalando, então logo, acreditamos que até março, mais de 600 lixeiras paras as praças, pista de caminhada, principalmente onde as pessoas circulam mais, nós estaremos instalando as lixeiras, explicou a vice prefeita Rosana Martinelli.

CONCRETADA ESTA LIXEIRA TAMBÉM NASCEU DE UM PROJETO E SOLUCIONOU O PROBLEMA DA EMPRESA QUE ANTES SÓ TINHA ESTA LIXEIRA, QUE HOJE MAIS ATRAPALHA DO QUE AJUDA.
Essa lixeira é um modelo bastante útil pra nós. Ela foi pensada e desenvolvida pelos nossos alunos do curso de pedreiro de alvenaria onde a mesma foi construída. É durável e também atende a quantidade de resíduos que nós geramos durante a semana, garantiu André Henrique Santos, gerente do SENAI.

Nenhum comentário: