Beto, Roberto, Renato e Serginho. Os irmãos Capellari eram inspiradores nas quadras de Santa Rosa.
Beto era o melhor deles, jogava com a 12. Nos clássicos contra o Concórdia ali no ginásio Moroni torcia pro Juventus por causa dele. Depois sempre que podia jogava com a 12, o cara era fantástico dentro de quadra.
Roberto era a eficiência via nele o profissionalismo aquele que cumpriria o que era determinado em nome do resultado.
Renato era o talento despreocupado. Não parecia muito interessado em cumprir protocolos, jogava e se divertia.
Serginho era a magia. Poderia sim ter jogado mais que Beto. Mas aí os tempos já eram outros e o que lembro dele é de ser a estrela de um time de pequeninos que venceu a Olimpíada da USES pelo GEGA, um título improvável e histórico.
Algo que me marcou foi a humildade dos meninos. Eu ainda não disputava campeonatos diferente dos dois irmãos. Aí numa tarde eles estavam na quadra da VIGOR e resolveram jogar. Nosso time era pior, aí jogando contra o time deles em um lance eu driblei um e coloquei a bola no meio das canetas do outro e fiz o gol.
Pra minha surpresa, um deles veio me cumprimentar. Aquele gesto foi muito importante.
Outro fato marcante que lembro foi de um jogo no Moroni, em homenagem ao irmão Beto que tinha falecido, Renato fez um gol e foi abraçar a namorada do Beto que estava ali, a comemoração dos dois foi emocionante.
domingo, 30 de agosto de 2020
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
Agosto pra alertar
Em um mês a situação piorou e muito na cidade de SINOP no que se refere ao COVID-19 e hoje chegamos a marca triste de perder uma vida por dia para o coronavirus e também confirmar o dobro de contaminados.
No dia 27 de julho a cidade tinha 54 mortes e 1.847 casos confirmados.
No dia 27 de agosto Sinop tem 84 mortos e 3.555 casos confirmados.
A primeira morte por coronavirus completou 120 dias.
O anúncio de um decreto para conter a contaminação completa 5 meses, quando a prefeita de Sinop atendeu pedido do ministério público e anunciou medidas restritivas.
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
Aqui é normalidade
No Brasil completamos 6 meses de convivência com o coronavirus e chegando a 117.000 mortos. Mato Grosso tem hoje 2.653 mortes.
Sinop inicia setembro com a secretaria de educação propondo a volta das aulas presenciais nas escolas públicas no início de setembro. Vale lembrar que as particulares já voltaram, depois pararam, e hoje estão abertas e podem ter aulas normalmente.
Aí podemos concluir que por aqui a situação está boa, mas não, a situação é péssima. Sinop tem hoje 81 mortos. Para se ter idéia quando completou 90 dias da primeira morte por Covid-19 Sinop tinha 54 mortes.
Hoje, 30 dias depois a cidade somou 27 mortos. Nem vamos colocar o número de contaminados. Não vamos falar sobre falta de leitos de UTI. Afinal, se a morte já não assusta então não falta mais nada pra dizer: nós vencemos o coronavirus e continuaremos vencendo! Do nosso jeito, como se conviver com ele fosse algo normal.
terça-feira, 18 de agosto de 2020
Volta pra incomodar
Em 2004 foi a última vez que o PT colocou candidato para prefeito de Sinop. O partido nunca teve força local. Mesmo em anos nos quais o governo federal era petista. Deixou a cargo do PMDB o protagonismo para divulgar as obras e investimentos federais, até colocou um vice que acabou saindo e teve um vereador, um empresário que na verdade não era um petista.
E quando disputou a prefeitura o postulante ao cargo e a sigla parecia não ter entendido que o PT tinha mudado, por aqui era o discurso utópico. Mas no debate era muito boa a participação do candidato petista que incomodava os adversários e agradava a militância, mas a campanha e o discurso era da década passada, de quando o partido perdia as eleições.
Quando teve a oportunidade de se destacar não conseguiu, agora que era pra estar morto, vai pra campanha. Ganhar é praticamente impossível, estar novamente junto de quem vai vencer não. Agora é esperar pra ver o quanto o PT de Sinop vai incomodar.
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Câmara fechada com presidente
A imagem do protesto é da frente da câmara de vereadores de Sinop. Todos os vereadores de Sinop declararam apoio ao presidente nas eleições e na última semana, com apoio de todos vereadores, concederam o título de cidadão sinopense ao presidente do Brasil.
Na semana passada também vereadores e funcionários do legislativo foram afastados por contaminação pelo coronavirus e o poder legislativo está fechado.
quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Um acerto na pandemia
A foto é do centro de Sinop no dia 19 de março de 2020. Quem andou pela principal avenida da cidade naquela semana percebeu que as pessoas tinham medo das notícias e não iam pra rua, por conta própria. Foi uma semana, ou pouco menos que Sinop parou. Depois veio uma sequência de erros e perdemos o medo.
Parece estranho e é mais estranho ainda que conforme aumentam os casos, as mortes, menos as pessoas param. Nem mesmo quando faltou leito de UTI tivemos receio. Se conseguiu justificar que faltava em Sinop mas enquanto o Estado tivesse mais de 50% de leitos disponíveis poderíamos levar a vida na normalidade, com máscara é claro.
Quando o Estado ficou beirando os 100% de leitos de UTI ocupados continuamos firmes, sempre lembrando que os leitos do Hospital Regional estavam lotados, mas não com pacientes da cidade de Sinop e sim do Estado.
Sinop também investiu no tratamento do coronavirus com o kit covid, mas com o secretário de saúde (que foi um dos primeiros infectados) alertando que não existia comprovação da eficácia dos medicamentos distribuídos.
Vamos completar 5 meses e agora estamos comemorando por sair do grau de risco alto da classificação do governo estadual. Mas na cidade nem tudo esta errado. As aulas nas escolas municipais continuam paradas. Ou seria melhor a gente dizer que em Sinop ta tudo certo e uma medida está errada sobre a proliferação do vírus, que é justamente de manter escolas fechadas durante todo este período.
Assinar:
Postagens (Atom)