quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Um acerto na pandemia



A foto é do centro de Sinop no dia 19 de março de 2020. Quem andou pela principal avenida da cidade naquela semana percebeu que as pessoas tinham medo das notícias e não iam pra rua, por conta própria. Foi uma semana, ou pouco menos que Sinop parou. Depois veio uma sequência de erros e perdemos o medo.

Parece estranho e é mais estranho ainda que conforme aumentam os casos, as mortes, menos as pessoas param. Nem mesmo quando faltou leito de UTI tivemos receio. Se conseguiu justificar que faltava em Sinop mas enquanto o Estado tivesse mais de 50% de leitos disponíveis poderíamos levar a vida na normalidade, com máscara é claro.

Quando o Estado ficou beirando os 100% de leitos de UTI ocupados continuamos firmes, sempre lembrando que os leitos do Hospital Regional estavam lotados, mas não com pacientes da cidade de Sinop e sim do Estado.

Sinop também investiu no tratamento do coronavirus com o kit covid, mas com o secretário de saúde (que foi um dos primeiros infectados) alertando que não existia comprovação da eficácia dos medicamentos distribuídos.

Vamos completar 5 meses e agora estamos comemorando por sair do grau de risco alto da classificação do governo estadual. Mas na cidade nem tudo esta errado. As aulas nas escolas municipais continuam paradas. Ou seria melhor a gente dizer que em Sinop ta tudo certo e uma medida está errada sobre a proliferação do vírus, que é justamente de manter escolas fechadas durante todo este período.







Nenhum comentário: