Uma das tentações para homens públicos, detentores do poder é a auto-promoção. E para desenvolver a prática uma das artimanhas é o uso de símbolos, mesmo a constituição de 1988 determinando: Art. 37 - A administração pública, direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
§ 1º – “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”
Mesmo sendo necessária, para compreesão, uma análise subjetiva da mensagem divulgada, em uma análise objetiva pode-se perceber que dentro dos poderes constituídos no município de Sinop-MT, ao longo dos anos, existe, a pretexto de divulgação de obras – que são o cumprimento das obrigações adiministrativas – uma publicidade do nome de ocupantes de cargos públicos.
Uma das oportunidades para começar a mudança da atual realidade é a iniciativa por parte; quem sabe do próximo gestor, de padronizar a logomarca da prefeitura que é usada como marca do governo. A mesma poderia ser feita através de concurso para escolha da logomarca e a mudança poderia ocorrer, futuramente, através de critérios preestabelecidos, caso fosse necessária.
Sem dúvida, no plano de governo dos candidatos que começam agora uma corrida pelo poder executivo e legislativo, deveria estar a escolha de um símbolo que seria usado pelos gestores como logomarca da prefeitura. Estariamos assim dando o primeiro passo de algumas mudanças necessárias e exemplo para muitas outras localidades de como acabar, com apenas um dos muitos artifícios utilizados pelos gestores públicos, como forma de marcar o seu governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário