Estudos comprovam que um litro de óleo polue um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa por 14 anos.
Na cidade de Lucas do Rio Verde-MT, o projeto De Olho no Óleo tem o objetivo de reciclar o óleo de cozinha usado para a produção de biodiesel.
Para entregar o óleo de cozinha basta ligar para o Disk Óleo 3549-7700 no SAAE, com uma conta de água em mãos, e solicitar o recolhimento. Um atendente do SAEE vai cadastrar o pedido e enviar um funcionário para coletar o óleo e entregar os cupons de troca. Cada 2 litros de óleo valem 1 cupom e 3 cupons dão direito a 1 litro de óleo novo.
A troca de 2 litros de óleo por 1 cupom somente se aplica aos usuários domésticos.
Bares, lanchonetes, restaurantes comerciais e empresariais que aderirem ao projeto receberão o certificado "Estabelecimento amigo do Meio Ambiente" e um Kit Limpeza a cada 50 litros armazenados.
Os cupons darão direito a concorrer às 55 contas-poupança no valor de R$ 100,00 cada uma que serão sorteadas no dia 12/12/2009.
Cada usuário, de acordo com o número de matricula no SAAE, poderá entregar no máximo 10 litros por mês. O excedente poderá ser trocado por cupons no mês seguinte.
Em Lucas, estima-se que cada família gere cerca de 1,5 litro de óleo de cozinha por mês. Considerando que existem mais de 10 mil ligações residenciais e comerciais de água na cidade, significa algo em torno de 15 mil litros por mês ou 180 mil litros por ano.
A empresa que recebe o óleo para reciclagem estuda a possibilidade de estender o projeto para outros municípios.
A matéria mostrando como funciona o Projeto De Olho no Óleo foi mostrado ontem, no MTTV 1ª edição da TV Centro América, em reportagem de Fabio Mezzacasa com imagens de Magnos Oliveira e apoio de Aécio Novaes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário