A reportagem de Maikon Hensel, com imagens de Magnos Oliveira foi exibida no sábado no TVCA Esportes, da TV Centro América.
Um projeto realizado em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, tem realizado o sonho de muitas crianças da região. A escolinha do Grêmio, que tem mais de 90 unidades espalhadas pelo país, está investido a procura de novos e talentosos profissionais do futebol. A garotada com idades a partir de cinco anos se esforça para ganhar a atenção do treinador e dos olheiros de plantão.
Alisson Canabarro, de 10 anos, está de viagem marcada para Porto Alegre após ser aprovado pelo time de base dos gremistas. Para o pai do garoto, Amauri Canabarro, o momento é de dar apoio e incentivar o esporte.
– Se ele passar pela prova para se manter no time vamos verificar se mudamos de cidade ou não.
O goleiro Douglas e o atacante José Henrique, ambos com 11 anos, da categoria Sub-10 e Sub-11, estão de férias no município e resolveram visitar os antigos amigos.
- É muito difícil ficar em Porto Alegre. Larguei tudo para realiza meu sonho em outra cidade, conta Douglas.
Essa também é opinião de José Henrique, acrescentando que o trabalho em equipe da suporte para continuar seguindo em frente.
– É difícil ficar longe da família, mas se é para ser profissional tem que lutar por tudo. Na escola, somos todos amigos, um ajudando o outro.
Uma vez na escola base, os jogadores precisam manter a qualidade e, a cada temporada, disputam as posições com novos esforços. Se conseguirem se manter por mais um ano vão assinar contrato com o time.
O diretor da escola em Sinop, Sergio Roberto, explica que além dos treinos é feito todo um trabalho psicológico para não causar frustração nas crianças.
- O sim todo mundo aceita, mas ouvir um não é mais difícil. Por isso preparamos desde os pais e as crianças de forma transparente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário