domingo, 26 de setembro de 2010

Molhando o asfalto

A foto é curiosa! Geralmente as pessoas molham as ruas de Sinop em locais sem asfalto, para amenizar o problema causado pela poeira. No bairro Jardim Paraíso o morador resolveu não apenas lavar a calçada. Aproveitou também para molhar o asfalto.

O desperdício de água é tanta que muitas pessoas cumprem a jornada de trabalho lavando calçadas duas vezes por semana. Algumas além de gastar água por ordem do patrão levam o serviço para casa! Conversando com Dona Elsa na região central da cidade ela disse gastar em média 30 minutos aguando a calçada. Dona Marli que é moradora do Jardim Botânico também leva o mesmo tempo e nem imagina o quanto gasta de água: “Eu molho né! Enquanto você esta falando comigo eu desligo. Geralmente eu desligo a bomba de volta. Esfrego, ligo, esfrego e faço os dois processos. Eu não tenho idéia de quantos litros eu gasto, mas eu acho que não é muito não!”

Quando molha o jardim, ou lava a calçada, mesmo repreendida, dona Márcia, outra moradora do Jardim Botânico faz valer a força do hábito para manter a frente da casa sempre limpa: “O marido briga que gasta muita água, que gasta energia. Mas a gente finge que não ouve e manda ver na água.”

O hábito custa caro! Não para o bolso, mas para o ambiente. No país que bate recorde em desperdício de água por habitante em todo o planeta uma torneira ligada durante 15 minutos, gasta segundo cálculos da companhia de saneamento de São Paulo, 279 litros.

Nenhum comentário: