quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sinop trinta e seis

Ontem Sinop completou 36 anos e a comemoração teve desfile ao lado do estádio Gigante do Norte. O início estava marcado para 17 horas. Começou 18:30! E foi aquela coisa enfadonha como em todos os anos. É impressionante como Sinop ainda não consiga organizar, através da Secretaria de Cultura, uma programação atrativa para o grande público que prestigia o evento.

Tirando as fanfarras que dão o brilho para o desfile, e a faixa (foto) que alertou para problemas na escola Rosa dos Ventos, o restante foram horas de pouco brilho. Depois dos militares as escolas ocuparam o espaço, poucas tiveram criatividade para trazer algo que justificasse a presença na praça. Faltava entusiasmo! Eram alunos no centro, e professores acompanhando ao lado. Estavam cumprindo a obrigação, sem conseguir colocar sequer um sorriso no rosto.

Para piorar, depois passou a frota da prefeitura. É realmente uma idéia “brilhante” colocar tratores, caminhões e carros do município para desfilar. Para completar, enquanto Sinop recebia a visita da banda dos bombeiros de Cuiabá, o comandante da corporação assistia a banda e os carros que serviriam para apagar o fogo passando. Tudo certo se não estivesse incendiando o que sobrou de mata no viveiro municipal. O fogo não iniciou durante a festividade. Foi bem antes! Já tinha acabado com a Reserva do Jardim Botânico e ontem avançou para a margem da Avenida Flamboyants. O fogo atingiu a mata que fica ao lado do viveiro florestal. No local somente um caminhão pipa da prefeitura e dois funcionários apagando o que sobrou das chamas (foto).

A reserva provavelmente não será salva. A destruição atingiu 25 dos 33 hectares de área. Árvores foram queimadas, animais morreram, e até a nascente do Ribeirão Nilza está secando em um local que deveria ser preservado pelo poder público.

O desfile do ano que vem pode ser melhorado, basta competência para organizar a coisa. A função pode ficar para a Secretaria de Cultura, que tem um ano para fazer um cronograma de apresentação. Assim teríamos algo atrativo, tipo escolas desfilando com alunos e professores interessados e conseguindo passar alguma mensagem para quem assiste. Seria interessante determinar temas que fossem abordados como foi o da dengue e do trabalho infantil pelas escolas. Ai um incentivo para elaborar as “fantasias” e tudo ficaria bem melhor.

O complemento viria com a retirada da frota da prefeitura, que passa e não contribui em nada para quem esta prestigiando um evento que não é mais para uma cidade daquelas consideradas pequenas, e que por isso, muitas vezes não conseguem fazer algo melhor que um desfile sem graça, no dia em que comemoram aniversário.

Nenhum comentário: