quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Farmácia popular

A população de Sinop conta com mais um benefício, a Farmácia Popular do Brasil que foi inaugurada no último aniversário da cidade. A unidade funciona na Avenida das Itaúbas, ao lado do PSF Carlos Sholtão. São mais de noventa tipos de medicamentos que abrangem 80% das doenças populares como diabetes, hipertensão, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, verminoses e enxaqueca. Através do programa federal em parceria com a administração municipal, a população pode adquirir medicamentos até 90% mais baratos que o valor de mercado.

Os medicamentos são adquiridos através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e são vendidos a preço de custo para a população. Para comprar o remédio, basta uma receita médica ou odontológica. O RG é necessário somente na compra de medicamentos de controle especial.

Foram investidos na construção da unidade cerca de R$73 mil entre recursos federais e municipais. O Ministério da Saúde vai repassar R$ 10 mil mensais durante um ano para manutenção da Farmácia. O sistema de controle de estoque e pedidos é todo informatizado e a unidade conta com profissionais capacitados para orientar sobre os cuidados com a saúde e uso correto dos medicamentos.

Fonte: Assecom (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sinop)

Nenhum comentário: