O MTTV 1ª edição da TV Centro América mostrou nesta semana a situação da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes. A secretaria de educação deve conferir a situação da escola em agosto, para depois liberar recursos para possíveis reformas. A reportagem foi de Magnos Oliveira com narração de Carol Fazzio.
A fachada da escola Nossa Senhora de Lourdes mostra que a instituição recebeu pintura nova.
"A pintura recente é com recurso do PDE", explicou a diretora Sueli Teixeira.
Mas basta se afastar um pouco para ver que os problemas continuam. Do lado esquerdo da entrada a montanha de pó de serra se mistura com o mato e água suja que fica no valetão. Além disso uma pilha de cadeiras que faltam em salas de aula estão amontoadas no pátio da escola.
"Nas salas também faltam carteiras, tem que fazer a reforma nas salas. Os vidros estão todos quebrados. Acho que poderia melhorar, uma escola que tem de 7ª e 8ª séries poderia ajudar também a cuidar da escola. Mas sei lá, a gente poderia fazer a diferença por esta escola ai", declarou a aluna Patricia Matos Lacerda.
Atrás da escola o lixo doméstico espalhado se misturava aos restos da madeireira. O proprietário da empresa não quis gravar entrevista mas fez a limpeza da área um dia depois de receber nossa equipe de reportagem. Enquanto isso os alunos esperam também que outros nomes que já colaboraram com a escola se façam presentes. Como em agosto de 1995 quando foi inaugurado o conjunto poli esportivo e ampliação da escola. Na placa os nomes de dois vereadores que fazem parte da atual legislatura. Ao lado dela o que restou foi o abandono da quadra e as sobras das podas de árvores.
"Todos os vereadores assinaram um documento, encaminhamos na manhã de sábado com o governador pra que o Estado possa iniciar as providências na recuperação das escolas do Estado no município. Nós vamos tratar pessoalmente da Escola Nossa Senhora de Lourdes. Lá tem uma situação diferente. O Estado utiliza quatro salas de aulas que são da comunidade cedidas já desde o início. E a escola tem necessidade de fazer o muro para dar mais tranquilidade para as crianças e também segurança para a escola", disse o vereador Paschoal Hidalgo.
Enquanto aguardam os alunos convivem em meio a precariedade.
"A quadra aqui quando chove não tem condições de jogar. Molha tudo, não tem marcação, os gols tá tudo ferrado, sem rede, tudo rasgado. A bola quando chuta vai lá pro valetão. O valetão também não tem condições, as porcarias do banheiro cai tudo pra lá, é o maior fedor. Os banheiros estão sem portas, não tem torneira, os vasos é tudo entupido", relatou o aluno Gabriel Ferreira Farias.
A direção da escola também espera resposta ao pedido de melhorias como este que contém nove itens considerados de reformas urgentes.
"Tem esse projeto, inclusive já está na mão da secretária de educação que você pode tá filmando aqui, que na verdade não é só o muro. Nós precisamos de uma vistoria completa na rede elétrica da escola, na rede hidráulica, nos pisos, na verdade em 2004 foi feito segundo o Estado, uma reforma na escola, naquela ocasião não foi reforma. Foi uma pintura, foi feito uma caixa d'água de cimento, que está lá fora, mas muito aquém do que a escola necessitava na época. Agora a gente já mandou, já enviou diversos relatórios para a secretaria de educação e estamos aguardando. Segundo comentários de alguns políticos e até mesmo do assessor Adriano Sabino que recentemente saiu, já tá aprovada uma reforma completa na escola Nossa Senhora de Lourdes. Só que eu enquanto diretora representante da escola e juntamente com o conselho deliberativo da mesma, não fomos comunicados de nada e não temos nada em mãos", finalizou a diretora Sueli Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário