quinta-feira, 16 de junho de 2011

Protesto em Colíder

Dezenas de índios liderados pelo cacique Megaron Txucarramãe fizeram um manifesto, nesta quarta-feira (15), no centro da cidade de Colíder (650 km de Cuiabá), cobrando a implantação de programas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ao logo da BR-163, no Estado do Pará, que não teriam sido cumpridos pela autarquia. Eles ameaçam bloquear a BR-163, entre Sinop e Itaúba, com mais de 400 índios, se não forem atendidos.

Os indígenas reivindicam os recursos prometidos pelo governo federal, via Dnit, para compensações ambientais, por causa dos impactos da construção da rodovia federal no Pará. Segundo Megaron, o governo liberou recursos para algumas aldeias, mas para outras não. “Índio vem aqui fazer essa manifestação e pedir para prefeitura negociar com Dnit, antes que índio vai lá na BR 163 e fecha a rodovia”, explicou o cacique.

Depois de bloquear ruas, os indígenas foram até a prefeitura do município e conversaram com o secretário de Gestão Pública, Cláudio Scalon, já que o prefeito Celso Banazeski está viajando a trabalho. “Nós respeitamos o movimento e apoiamos, já que é uma manifestação democrática. As políticas de compensação para os povos amazônicos devem ser respeitadas. Eles reivindicam essa compensação em virtude do asfaltamento da BR-163, que vai afetar bastante o Parque Nacional do Xingu”, destacou o secretário, por meio da assessoria de comunicação.
Fonte: Rádio Sorriso

Nenhum comentário: