A cada ano, mais de 55 mil pessoas no mundo morrem em decorrência da Raiva e, na vã tentativa de se conter a disseminação da doença, 20 milhões de cães são mortos por ano, ou seja, 38 cães a cada minuto, de maneira tão desumana quanto desnecessária. A WSPA apela aos governantes de todo o mundo para que combatam a Raiva através da única forma eficaz e humanitária de controle da doença: a vacinação em massa de cães.
"A Raiva é uma séria ameaça tanto para os seres humanos quanto para os animais", reconhece Ray Mitchell, Diretor da WSPA para Campanhas Internacionais, que também ressalva: "quando confrontados com esta doença de rápida disseminação, alguns países optam pelo que acreditam ser a única solução para erradicar a raiva: a exterminação dos cães. Mas, com o sucesso dos atuais programas de controle da Raiva em vários países da Ásia e da América Latina, a WSPA mais uma vez demonstra que um mundo sem a raiva não significa necessariamente um mundo sem cães."
Por esta razão, a WSPA lança a campanha "Coleiras Vermelhas" com um projeto em Bangladesh que apoiará o governo para implementação de um programa de vacinação em grande escala na cidade de Cox's Bazar, objetivando, já neste primeiro ano, salvar a vida de milhares de cães e preparar o país para a realização de uma campanha nacional.
"Acho um horror saber que existem 20 milhões de cães sendo mortos a cada ano por medo da Raiva quando, na verdade, já existe uma solução alternativa", protesta a cantora britânica Leona Lewis, celebridade global da campanha da WSPA e grande defensora dos animais.
Para a Gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil, Rosangela Ribeiro, apesar do Brasil ainda enfrentar problemas com Raiva canina, humana e silvestre, o país se destaca no controle humanitário da Raiva há mais de três décadas. "Desde 1973, quando o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle da Raiva (PNCR), o objetivo foi eliminar a Raiva humana transmitida por animais através da vacinação de cães e gatos gratuita em massa e, de fato, conseguimos avançar muito. No entanto, infelizmente, a Raiva ainda não foi erradicada em todo território nacional. Portanto, não podemos deixar de vacinar os animais, já que este é o método mais efetivo e humanitario de se controlar esta terrível zoonose".
A campanha está também centralizada na formalização de parcerias entre organizações voltadas ao bem-estar animal e agências governamentais nas áreas de saúde, educação e saúde publica. Já há consenso de que a única solução verdadeiramente eficaz para o controle da Raiva está na vacinação de cães combinada com a facilidade de acesso a tratamento profilático, nos casos de pós-exposição ao vírus, e a promoção de campanhas educativas junto à população para a prevenção de mordidas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) se referiu recentemente ao nosso programa de vacinação como "a estratégia economicamente mais viável, em âmbito global, para a prevenção da Raiva nos seres humanos."
Destino turístico famoso na Indonésia, a ilha de Bali é o melhor exemplo recente do sucesso das campanhas de vacinação propostas pela WSPA. Acesse o site da WSPA Brasil em www.wspabrasil.org para mais informações sobre este estudo de caso, sintomas da Raiva, como preveni-la e outras iniciativas da WSPA para o controle da doença.
Fonte: WSPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário