Uma preguiça atropelada foi resgatada em uma rodovia no município de Juruena, a 893 quilômetros de Cuiabá. O animal foi localizado por um motorista de uma companhia de ônibus de viagem na quarta-feira (26), que o levou para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Juína, cidade vizinha.
O mamífero estava no meio da pista da MT-170 quando um motorista avistou o animal e o colocou dentro de um caminhão. O veterinário que o socorreu, Leandro Nogueira, do Ibama, disse que o animal chegou muito ferido ao instituto, com as quatro patas machucadas.
"Além das patas, ele tem uma lesão no focinho. Estamos dando antibiótico e banana para que ele se recupere", explicou Nogueira ao G1. Ainda segundo o veterinário, o animal é macho e adulto. Apesar de não ter a locomoção e alimentação afetadas, o estado de saúde da preguiça é considerado estável.
Leandro acredita que, ao ser atropelado, a costela do animal tenha sido atingida. "Existe uma lesão no pulmão, pois ele apresenta uma respiração difícil. Provavelmente seja um quadro de pneumonia", argumentou. O veterinário explica que essa espécie se alimenta de folhas de embaúba e prefere viver no alto de árvores. "Esse aqui é muito bravo. Evitamos ao máximo encostar nele", disse Leandro.
Agora, o animal será tratado e alimentado até que o quadro de pneumonia seja revertido. O veterinário estima que o tratamento leve de três a cinco dias e, em seguida, o animal será solto em áreas verdes da região. Em Juína, explicou o veterinário, é comum que animais silvestres invadam centros urbanos. No mês passado o Ibama resgatou uma jaguatirica na cidade.
Fonte: G1 MT
Foto: Leandro Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário