sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Fraudes das precatórias

As investigações da Delegacia Fazendária sobre as fraudes nas cartas precatórias pagas a alguns servidores estaduais, que pode ter gerado prejuízo de R$ 253 milhões para o governo de Mato Grosso, incluem também gravações de conversas telefônicas com autorizações judiciais. O deputado Gilmar Fabris teve alguns diálogos gravados. Um deles não está ligado ao caso das cartas, mas expõe a falta de articulação e sintonia entre alguns secretários do governo de Silval.

Na conversa, o deputado licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Rural, José Domingos Fraga Filho, pede para o deputado Gilmar criticar o secretáro de Fazenda, Edmilson Santos, para pressioná-lo a liberar recursos previstos em orçamento para a secretaria comandada por Zé Domingos para compra de equipamentos para agroindústria.

A informação é do jornal Diário de Cuiabá. A polícia grampeou Fabris entre julho e novembro.

A conversa entre os dois foi dia 3 de novembro. Zé Domingos explica a Fabris que não está conseguindo a liberação de R$ 2 milhões, resultantes de economia que teria conseguido em relação aos preços de referência da Secretaria de Estado de Administração (SAD), para a aquisição de insumos de fortalecimento da agricultura familiar e reclama que o governo bloqueou toda dotação orçamentária, inclusive os R$ 2 milhões que diz ter economizado para as aquisições. "(...) eu fiz uma reunião com o Edmilson, reunião com o Riva, reunião com o Botelho que eles me liberem. Não precisa me liberar o resto do orçamento que eu tenho. Só me libere esses R$ 2 milhões. Com isso, eu honro os compromissos e chego até o final do ano e eu falei com o Edmilson e o Botelho eles vão ter reunião 16h. Eu queria que você desse uma ‘batidinha" no Edmilson", pede Zé Domingos.

Fabris responde que vai, na Assembleia Legislativa, criticar o secretário. "Eu já vou bater nele, e outra coisa você já pode considerar (...)", afirma. O restante do diálogo não foi disponibilizado pelo deputado.

Ainda de acordo com o Diário de Cuiabá, a influência de Fabris diante de agentes e servidores públicos é ressaltada pela Polícia Civil como indício que supostamente colaboraria para demonstrar seu envolvimento em esquema de emissão irregular de cartas de crédito pelo governo do Estado. "Sua responsabilidade abrange basicamente em exercer seu poder enquanto parlamentar, no sentido de conduzir e influenciar positivamente os projetos de interesse do grupo, que dependam de intervenção política. Intervém junto a agentes e servidores públicos detentores de poder de decisão, buscando sempre facilidades no sentido de viabilizar o sucesso das negociações de créditos. Para demonstrar o poder de persuasão do deputado, até mesmo secretários de Estado recorrem à sua influência política para obter aprovações em seus projetos", ressalta a polícia.

Outro lado

O secretário José Domingos Fraga disse ter mantido contato apenas de forma esporádica com Fabris e somente para conversar sobre seu trabalho na secretaria, descartando qualquer ilegalidade.

As chamadas para celulares de Fabris, feitas por Só Notícias, foram para caixa de mensagem.

O secretário Edmilson dos Santos disse ao Diário, pela assessoria, que não se pronunciará sobre o caso.
Fonte:´Só Noticias

Nenhum comentário: