domingo, 11 de dezembro de 2011

Pássaro de estimação

A amizade entre um pássaro e um construtor chamou a atenção dos moradores de Tangará da Serra, cidade distante 242km de Cuiabá.

A ave da espécie Chopim tem penas pretas e azuladas e há um ano passou a ser a companheira diária de Ivanildo Araújo. O construtor começou a criar o passarinho ainda filhote, após encontrá-lo caído perto de um ninho.

Desde então, o pássaro ganhou o nome de Tico e acompanha Ivanildo para todos os lugares apoiado no ombro do dono, até mesmo enquanto ele pilota uma motocicleta. ''Ele caiu do ninho perto da casa da minha sogra e eu comecei a cuidar dele quando não tinha nem penas. Hoje ele até come ração na minha mão'', disse Ivanildo.

O carinho que o rapaz tem pelo pássaro é admirado pela cidade, onde Tico virou atração para moradores e principalmente das crianças. ''Eu posso andar de carro, moto e a pé. Onde eu vou ele vai junto comigo. O problema é só tomar cuidado com gatos'', brincou.

Ivanildo contou que sempre gostou de animais e se dedica ao máximo para ajudá-los. ''Se é meu, é bem cuidado. Eu trato bem'', assegurou.

O rapaz afirmou ainda que nunca colocou Tico em uma gaiola e que o animal sempre foi criado solto. ''Ele é muito dócil, adora criança e vai com qualquer um'', explicou.
O pássaro, conhecido por vários nomes, também é visto como 'malandro', por ter o hábito de colocar os ovos em ninhos de outras aves, para que elas choquem e cuidem dos filhotes.

Segundo o ornitólogo Dalci Oliveira, esse tipo de ave é totalmente associável com o ser humano. ''As aves quando são criadas desde filhotes podem se acostumar com o ser humano, como se fosse um pai ou uma mãe para eles'', comparou. Ainda de acordo com o ornitólogo, geralmente as aves dessa espécie se alimentam de insetos e grãos e vivem por até 15 anos.
Fonte: G1MT

Nenhum comentário: