quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sinop sem futebol

O Sinop pode ter feito o último jogo do ano, quando perdeu para o Luverdense por 1 x 0 em jogo treino na cidade de Lucas do Rio Verde. O motivo é a declaração depois do jogo de que o presidente e a diretoria estão entregando os cargos.

O Sinop pode ficar sem disputar a segunda divisão do mato-grossense. Posição que deveria ter sido tomada no ano passado, assim o clube não estaria disputando campeonato e pelo menos não teria abandonado os campos na situação que está hoje. Teria preservado o nome de um clube que tem história.

Mas se tem história, o Sinop não tem dinheiro, e todo ano é a mesma conversa de que precisa de ajuda da prefeitura e de empresários.

Se disputar a segunda divisão é só para gastar o que não tem, e as chances de classificação são remotas.

Se a cidade de Sinop conseguir ter um novo clube com gente disposta a investir, e com possibilidade de retorno financeiro, ai teremos bom futebol no Gigante do Norte. Aliás, os investimentos que foram feitos no estádio também não contribuiram para o futebol. Se ficou bom para caminhadas na parte externa, e para abrigar um memorial, os velhos problemas para a prática do futebol continuam no gramado, nos vestiários e na iluminação.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Meningite bacteriana

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Juína confirmou a morte de um homem, de 46 anos, por meningite bacteriana. Ele não resistiu e faleceu, ontem, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital da cidade. A vítima era moradora do bairro Bom Jardim, em Sinop, e estava a trabalho há cerca de oitos dias em Juína.

A coordenadora Tânia Kirchmeyer Neto disse, em entrevista ao Só Notícias, que a vítima começou a passar mal no sábado (25), apresentando dores de ouvido e cabeça, segundo relato de outras pessoas que residiam com ele em uma mesma casa. Na madrugada, a dor de cabeça teria ficado mais forte, sendo a vítima encaminhada ao Hospital Municipal e posteriormente a outra unidade, já levado para a UTI.

Conforme a coordenadora, será apurado se ele contraiu a doença em Sinop ou em Juína. Segundo o Ministério da Saúde, a meningite é uma doença grave e pode acometer indivíduos de qualquer idade. As bacterianas são clinicamente mais graves e tem maior importância em saúde pública pela sua capacidade de ocasionar surtos e epidemias. As virais (assépticas) podem se expressar por meio de surtos, porém com pouca gravidade.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. Os principais sinais e sintomas são (crianças acima de 1 ano de idade e adultos) febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias).

Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

Fonte: Só Noticias

terça-feira, 28 de junho de 2011

O motivo

Na sinceridade:

Porque os Políticos e suas ações não aparecem no nosso site?

Como muitos nos questionam o porque de não divulgarmos as matérias dos nossos políticos, agora vamos explicar o por quê, dos POLITICOS locais não aparecem nas matérias do nosso site, primeiro o Deputado relata que não tem mais dinheiro para investir em publicidade de suas ações, sabemos que o salário dos mesmos teve aumento neste ano, Prefeito o mesmo nos últimos anos não nós convidou para participar de uma concorrência ou publicar notas de suas ações, o Presidente da Câmara de Vereadores, procurado para fechar uma parceria sobre as leis e outras tramites que ocorrem lá, o mesmo disse-nos por telefone que a Câmara não tem dinheiro e a mesma já tem site, ficando inviável fazer mais esta despesa.

Esperamos ter esclarecido os nossos internautas, mais enquanto eles não querem publicidade boa vamos falar das riquezas dos mesmos, são compras de fazendas no nosso município, e fazendas e investimentos em outros estados (Porque quando o POVO souber das falcatruas dos mesmos, estes já têm investimento longe daqui e não vai precisar ver a cara dos trouxas que votaram neles), e outras ações que no momento oportuno iremos publicar, então se a Prefeitura montar uma Radio também vai cortar os contratos com as emissoras de Radio, ou se abrir uma TV, também vão cortar os contratos? (Que não são nada barato), e quem ainda estiver em duvidas ou questionando e quiser saber mais, existe os balancetes para todos analisar, e ver onde foi gasto o dinheiro publico, apesar que eles continuam pagando para revistas e carros de som de rua, coisa que deveria ser banida, mais porque não criam leis, respondo porque e do mesmo esquema dos nossos políticos do dia a dia, então e por estas, e por outras, que não divulgamos os trabalhos dos mesmos, até porque nossa empresa não vive de aplausos e de tapinhas nas costas, pagamos impostos altíssimos para sobreviver, e o dia que eles tiverem seus nomes divulgados aqui, como corruptos do nosso povo, ai vocês vão ver, quem esta falando a verdade.

Fonte: Colider News

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Após goleada, piada

As provocações após a acachapante goleada sofrida pelo São Paulo diante do Corinthians estão longe de terminar. Tanto, que nesta segunda-feira, a hashtag #saudacoescorintianas estava desde o começo da manhã entre os mais discutidos no país no Twitter. A auto-explicativa hashtag #5PFC também fez sucesso no microblog.

As gozações não ficaram restritas apenas aos torcedores anônimos, algumas celebridades com perfil no microblog também aproveitaram a goleada para ironizar o São Paulo. O principal alvo dos famosos foi o goleiro Rogério Ceni. Um dos que fizeram piada com a derrota tricolor foi o apresentador do CQC, Marcelo Tas. Da Argentina, Tas perguntou aos seus seguidores se era verdade que o 'supergoleiro' tinha tomado cinco gols, sendo um deles um frango. Depois da confirmação ele ainda provocou: "Uma dúvida: vão descontar esses cinco dos cem gols dele?"

Outro que não se segurou foi o ex-goleiro do Timão e hoje comentarista da RedeTV, Ronaldo. "Que 5emana maravilhosa", escreveu o corintiano assumido.

Ronaldo Fenômeno adotou um tom mais sereno para comentar a goleada. "Quanto foi o jogo do Timão? hehehehehhe", escreveu o ex-jogador

Além das piadas no Twitter, montagens e vídeos ironizando o São Paulo e Rogério Ceni não param de ser divulgadas na web.
Fonte: blog da redação

domingo, 26 de junho de 2011

Fora do censo e sem vacina

Saber quantos animais de estimação há em cada lar é fundamental para que um país programe campanhas de vacinações.

Mesmo assim o IBGE não incluiu as perguntas sobre quantos cães e gatos fazem parte da família na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2010, o que prejudica o trabalho de prevenção de zoonoses.

Em Sinop, por exemplo, no ano passado não foi feita a campanha de vacinação de cães e gatos que constituem a base de programas de vacinação.

Em Sinop também não existe preocupação maior em resolver o problema do controle dos animais que vivem pelas ruas, basta andar pelos bairros periféricos da cidade para encontrar animais que vivem no abandono.

A esperança é que se tenham projetos de extensão do departamento de Medicina Veterinária da UFMT para conseguir alguns resultados que não chegam através do poder público, como controle de zoonoses, saúde pública, bem estar animal, ação social e cidadania.

sábado, 25 de junho de 2011

Vivendo de muletas

Olhando para aquelas 11 pessoas sentadas nas cadeiras com rodas, inertes, senti pena. É frustrante ver pessoas cheias de energia e poder, limitadas a chacoalhar os braços e esbravejar, como se nada pudessem fazer.

Apoiados sobre a "muleta", esses sujeitos vibraram com a baita conquista: um veículo Gol, ano 2002. O carro, que era do governo do Estado, será doado para a Adefis, a associação dos deficientes físicos aqui de Sinop.

"Conquista"? Um carro velho, que é refugo do Estado, é uma conquista? Só se for para esses inertes 11 senhores nas cadeiras com rodas. Esses mesmos 11 que toda segunda-feira vestem seu terno e gravata e vão se escorar naquela grande muleta que é a tribuna da Câmara. Vereadores presos as suas cadeiras... com rodas... achando que fizeram uma grande boa ação para os deficientes físicos.

Por falta de luz, em todos os sentidos, a sessão foi encerrada pela metade. A doação já havia sido votada e festejada. Aos poucos, no breu do poder legislativo, todos foram deixando o plenário. Os vereadores ão gostaram da escuridão no lado de dentro. Mas do lado de fora ela foi providencial. A falta de luz encobriu uma cena que merecia ser vista por cada um daqueles indivíduos que comemorou a doação do carro. Com muito sacrifício, os cadeirantes que foram assistir a sessão tentavam entrar no veículo que a associação já tem: um Gol. Contando com a boa vontade dos outros, o cadeirante era pego no colo e colocado dentro do veículo. Então, essa pessoa pegava a cadeira "de" rodas, dobrava e empilhava no pequeno porta-malas junto com as outras. A dependência não acaba ai. Quando chegar ao seu destino, será preciso repetir a manobra.

Os senhores sentados nas cadeiras "com" rodas não sabem disso. Eles se levantam, andam até a rua e entram em seus grandes e confortáveis veículos, inclusive com a consciência leve. Como se não soubessem que esse Golzinho de R$ 12 mil é uma merreca. Bastava cada vereador doar 1 terço do seu salário, só um mês, e daria para comprar essa "grande conquista".

É claro que não vão faltar "muletas" para rebater essa idéia. Os populistas dirão que se ajudar um terão que ajudar a todos e o salário é pequeno. Os idealistas vão afirmar que o salário é para pagar o trabalho de vereador e não para dar esmola. E os oposicionistas dirão que isso é obrigação do prefeito, que é quem tem a caneta.

Vamos aceitar essas muletas e não tocar no santo salário dos vereadores. Então que tal as diárias? Afinal, se o salário é para pagar o trabalho do vereador, não há razão dele receber diárias quando vai para fora.

Até o mês de abril a Câmara gastou R$ 50 mil em diárias. R$ 6,2 mil foram os funcionários. O restante ficou com os vereadores: R$ 43,8 mil. Dava para comprar 3 Golzinhos.

Essas diárias são absolutamente legais e podem ser utilizadas pelos vereadores para vários motivos, até para ver posse de deputado. No mês de janeiro mesmo foram R$ 9,5 mil em diárias e olha que o poder legislativo fica em recesso.

Mas se tocar no assunto, logo um vereador se escora na sua "muleta" e começa a mexer os braços e boquejar no microfone da tribuna, com uma coerência invejável: Primeiro critica a empresa de ônibus por não ter elevador para cadeirantes e depois comemora a doação de uma lata de sardinha para os deficientes. Para mim isso é hipocrisia rasa.

Como diz o dito, a desculpa do aleijado é a muleta.

Jamerson Miléski, Pg 3 do Jornal Capital do dia 22 de junho 2011.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Diárias superam R$ 60 mil

O gasto com diárias dos vereadores na camara de sinop no período de 01/05/2011 até 31/05/2011 foi de R$ 16.400,00. Dividido o gasto por dia com as diárias chega ao valor de um salário minimo que muitos trabalhadores recebem no final de 30 dias de trabalho. Além disso os vereadores gastaram mais R$ 7.881,83 com passagens aéreas.

Confira os números do período


Sérgio Seger - 6 diárias - R$ 2.800,00
Remidio Kuntz - 4 diárias - R$ 2.200,00
Ademir Bortoli - 4 diárias - R$ 2.000,00
Gilson de Oliveira - 4 diárias - R$ 2.000,00
Leozenir Severo - 5 diárias - R$ 2.000,00
Mauro Garcia - 4 diárias - R$ 2.000,00
Geraldo Antonio dos Santos - 3 diárias - R$ 1.200,00
Jonas de Lima - 2 diárias - R$ 1.000,00
Paschoal Gimenes - 2 diárias - R$ 800,00
Fernando Assunção - 1 diária - R$ 400,00

Total - R$ 16.400,00

Acumulado do período desde o início do ano

Janeiro - R$ 8.550,00
Fevereiro - R$ 17.900,00
Março - R$ 11.350,00
Abril - R$ 6.000,00
Maio - R$ 16.400,00

Total - R$ 60.200,00

Posição dos vereadores na ordem de gastos com diárias

1º - Ademir Bortoli - R$ 8.400,00 - 20 diárias
2º - Remidio Kuntz - R$ 7.600,00 - 16 diárias
3º - Leozenir Severo - R$ 7.600,00 - 20 diárias
4º - Gilson de Oliveira - R$ 7.300,00 - 16 diárias
5º - Mauro Garcia - R$ 5.700,00 - 13 diárias
6º - Jonas de Lima - R$ 5.400,00 - 12 diárias
7º - Sérgio Seger - R$ 4.900,00 - 11 diárias
8º - Zuleica Mendes - R$ 4.800,00 - 12 diárias
9º - Hedvaldo Costa - R$ 3.200,00 - 7 diárias
10º - Fernando Assunção - R$ 2.000,00 - 5 diárias
11º - Geraldo Antonio Santos - R$ 1.200,00 - 3 diárias
12º - Francisco Junior - R$ 1.200,00 - 2 diárias
13º - Paschoal Gimenes - R$ 800,00 - 2 diárias

quinta-feira, 23 de junho de 2011

No plantão policial

O MTTV 1ª edição da TV Centro América exibiu ontem a matéria de Magnos Oliveira, com narração de Henrique Molinari sobre mais um homicício em Sinop. O fato aconteceu na noite de terça-feira em um bairro de Sinop.

A matéria

Jonatas Domingos Oliveira, de 18 anos foi encontrado morto dentro desta casa no Bairro Jardim Santa Rita. Quando a polícia chegou no local recebeu informações sobre o motivo do crime. "Pelas informações das duas meninas que estavam no local na hora, parece que o acusado já tinha uma rixa com esse rapaz. Então na data de hoje ele aproveitou, veio na residência, encontrou o rapaz e começaram uma luta corporal, ai o acusado desferiu golpes de faca nele e a vitíma veio a óbito", declarou em entrevista o Sargento Tibaldi.

Logo depois da retirada do corpo da vitima a perícia falou sobre o crime.
"A situação dele é que foi agredido por diversos golpes de faca. Tanto na parte do abdomen, do tórax e no rosto", declarou o perito Igor Petrenko.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Com o 4º pior índice

Mato Grosso tem o quarto pior índice de destinação do lixo no Brasil. É o que aponta um estudo realizado em todo o país e que mostra que na maioria das cidades mato-grossenses, o destino do lixo produzido pela população vai parar em aterros sanitários a céu aberto.

Mato Grosso fica atrás apenas dos estados de Alagoas, onde 96,9% do lixo é jogado a céu aberto, Rondônia que deposita 96,4% de todo material nos lixões e Roraima, onde 89,9% do lixo não possuem tratamento adequado.

Em Mato Grosso apenas 24% do lixo tem destinação correta e vai para os aterros sanitários. Especialistas defendem uma maior participação da população.
Fonte: g1.globo.com/tvca

terça-feira, 21 de junho de 2011

Pro Pascoal Ramos

Os três vereadores de Sorriso, a 418 quilômetros de Cuiabá, presos nesta sexta-feira (17) por suspeita de formação de quadrilha com a finalidade de tentar extorquir o prefeito, devem ser transferidos para a Penitenciária Central do Estado, antigo presídio Pascoal Ramos, por não terem curso de nível superior.

Em princípio, a partir da decisão da juíza Nilza Maria de Carvalho, que resultou na operação "Decoro", eles foram encaminhados à sede da Polícia Interestadual de Mato Grosso (Polinter), em Cuiabá, por se tratarem de autoridades.

Porém, ao averiguar o "currículo" dos parlamentares o Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco) reanalisou o cumprimento dos mandatos de prisão e os transferiu para o Pascoal Ramos, onde vão se misturar aos outros reeducandos até a conclusão do processo de investigação, perdendo o direito a celas individuais.

Além dos três parlamentares, a proprietária de um veículo de comunicação, Filomena Alves Abrantes, que é mulher de um ex-presidente da Câmara e atual vereador, Francisco Chagas Abrantes (PR), um dos presos, também foi detida na mesma operação no município. Ela está na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, na capital.

A investigação durou três meses e constatou que os vereadores Gerson Luiz Francio (PSB), conhecido como Jaburu, Roseane Marques de Amorim (PR) e Chagas Abrantes exigiam proprina entre R$ 40 mil e R$ 500 mil para aprovar projetos e contas da Prefeitura de Sorriso.

No momento da prisão, Roseane alegou que não devia nada e que iria provar na justiça a inocência, assim como Chagas Abrantes. Segundo ele, as interceptações telefônicas estão disponíveis na internet. "Os autos gravados pelo Ministério Público Estadual está na internet e é uma lição de honestidade que dou a eles", disse, em entrevista à TV Centro América, pouco antes de ser detido. Os demais não quiseram se manifestar.
Fonte: Pollyana Araújo Do G1 MT

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Carta Megaron Txucarramãe

O Presidente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte, Luiz Antonio Pagot, disse em entrevista que "Malandro tem em qualquer lugar, inclusive no Parque Nacional do Xingu". Os índios do Parque não tem nada a ver com este movimento que foi feito na prefeitura municipal Colíder-MT, se eles souberem desta notícia irão se revoltar contra o Pagot. Essa manifestação teve o objetivo de solicitar esclarecimentos ao Dnit sobre o recurso do Plano Básico Ambiental da BR-163 que não estão sendo repassados as Aldeia Kororoti, Omeikrãkum e Kakãkubem, conforme acordo firmado, e saber quem esta falando a verdade, o DNIT ou a FUNAI.

Há um acordo consolidado em 2009 por meio de reunião na sede da FUNAI/Brasília-DF, onde estavam presentes representantes do Dnit e lideranças da aldeia Kubenkokre, no qual decidiu-se que do montante de mais de 1 milhão de reais relativo a compensação ambiental pela pavimentação da rodovia BR-163 no trecho Cuiabá-MT a Santarem-PA 67,5% seria destinado a Aldeia Kubenkokre e para as aldeias que tiveram origem a partir dela que são as aldeias Kororoti, Omeikrãkum e Kakãkubem, situadas ao sul da terra indígena Mekragnoti e que seriam beneficiados com 32,5% da verba. É isso que nos queremos saber, por que não esta sendo cumprido tal acordo pelo presidente do DNIT?

Não queremos saber dos 13 milhões de reais que ele cita na entrevista, isso não têm nada a ver com essas aldeias que estão se manifestando, elas não terão benefício algum desse montante e também não temos a informação se estas aldeias estão realmente recebendo tais recurso e isso tem que ficar bem claro, agora com relação ao valor de 6 milhões que o DNIT diz ter sido repassado posteriormente, Pagot vai ter que esclarecer pra quem foi repassado e queremos a confirmação da FUNAI se isso realmente foi disponibilizado e como foi gasto essa verba, afinal como já foi citado, malandro tem em todo lugar, inclusive no DNIT.

Fonte: Só Noticias

sábado, 18 de junho de 2011

Prisão vereadores

As primeiras horas da manhã de sexta-feira (17), movimentaram os meios políticos e policiais de Sorriso, no Médio Norte do Estado de Mato Grosso. Depois de analisar uma série de gravações que foram efetuadas através de integrantes do Poder Executivo de Sorriso a respeito de pedidos de extorsão por parte dos vereadores Gerson Luís Frâncio, Roseane Marques de Amorin e Francisco das Chagas Abrantes (ex-presidente do Legislativo), assim como da empresária – proprietária da TV Record, Filomena Maria Alves do Nascimento Abrantes, as prisões foram efetuadas em diversos pontos da cidade, principalmente nas residências dos envolvidos. Segundo o promotor do GAECO – Dr. Sérgio Silva da Costa, “eles foram presos preventivamente e serão encaminhados para a Polinter em Cuiabá, onde ficarão a disposição do juízo da Vara do Crime Organizado”. Em coletiva, o promotor do GAECO, Dr. Sérgio revelou que as prisões foram efetuadas após análise de gravações remetidas ao Ministério Público através de integrantes do Executivo devido a pedidos de extorsão que variavam de R$ 50 a R$ 500.000,00, sob ameaça de reprovação de contas da Administração Municipal referente ao Exercício de 2009.

Detalhes analisados pelo GAECO para as prisões.

Chagas Abrantes e Filomena Nascimento - Segundo o GAECO o casal foi flagrado exigindo o repasse de verba mensal entre R$ 8 e 10 mil que seriam direcionado a emissora de televisão de propriedade do casal como espécie de venda da mídia da Prefeitura. O acordo consistia em que os programas de televisão parassem de fazer criticas que desabonassem a imagem política do prefeito.

Chagas Abrantes – Segundo o GAECO, ficou apurado de que o ex-presidente do Legislativo de Sorriso, Chagas Abrantes liderava as ações dos demais integrantes do grupo de vereadores envolvidos que direcionava as ações e os votos de aprovação ou reprovação de projetos do Executivo.

Gerson Frâncio e Chagas Abrantes – Havia uma tentativa de fazer com que uma empresa fosse beneficiada em processo de licitação para trabalho de urbanização as margens da BR 163. A empresa estava impossibilitada de participar de licitação por dívidas de IPTU junto a Administração Municipal de Sorriso. Gerson Frâncio – Conforme denúncia do GAECO o vereador era o intermediador nas negociações entre os grupos do Executivo e do Legislativo. O caso foi revelado durante gravações onde Gerson aparece pedindo R$ 100 mil em beneficio próprio.

Rosena Marques – A vereadora exigia para votar favorável aos projetos do Executivo, um emprego para o namorado, conserto de um veículo e pagamento de R$ 3 mil mensais por tempo indeterminado a título de “mensalinho”.

Outro vereadores – As gravações que foram remetidas ao Ministério Público em denúncia contra extorsão de vereadores com a Administração Municipal ainda cita outros dois vereadores. Segundo Dr. Sérgio Silva da Costa as investigações não param e as gravações prosseguem sendo analisadas pelo MP e caso exista as provas de envolvimento destes, novos procedimentos deverão ser tomados.

Abaixo assinado – A nota do GAECO ainda revela de que todos estes fatos vinham deixando a cidade em polvorosa e estava sendo exigida uma ação do ministério Público. A manifestação popular mais saliente foi o envio de um abaixo assinado contando com mais de 800 assinaturas, que segundo a nota, ”moradores da cidade pediam providências em relação a atuação dos vereadores envolvidos no esquema fraudulento.

Sentença e direitos políticos – O Ministério Público ainda se manifestou sobre a possibilidade de que os envolvidos venham a sofrer perdas de direitos políticos. Dr. Sérgio Silva da Costa revelou que, ”a sentença condenatória nestes casos gira em pena de 3 a 11 anos de detenção e caso seja confirmada e transitada em julgado a perda dos direitos políticos é automática”, frisou o promotor.

Apreensões - a ação do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado , nas primeiras horas da manhã, foi diretamente direcionada ao endereço de sua residência. Em entrevista, o próprio ex-presidente da Câmara de Sorriso e vereador Chagas Abrantes, confirmou que foram apreendidos documentos, agendas e equipamentos (CPUs) obedecendo mandado de busca e apreensão expedido pelo Ministério Público.
Fonte: Rádio Sorriso/foto:Só Noticias.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arrecadação Sinop

Sabe aquela desculpa para justificar falhas, de que "a cidade cresce muito e a gente não consegue acompanhar..."

Se formos ver o crescimento na arrecadação de impostos a justificativa pode ser deixada de lado, confira a matéria do Só Notícias:

A arrecadação de impostos por parte da prefeitura de Sinop teve crescimento de R$ 7 milhões no quadrimestre, incremento de 15%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados estão no Sistema Aplic Cidadão, apresentados ao Tribunal de Contas do Estado. Só Notícias apurou que, no período, o montante arrecadado é de R$ 53, 3 milhões, ante R$ 46 milhões, do mesmo período, em 2010

As receitas correntes somam no período, R$ 55, 5 milhões. Deste valor, R$ 15,8 milhões são de receita tributária; R$ 1,3 milhões de contribuições; R$ 307, 6 mil, patrimonial; R$ 1,8 mil, receita agropecuária; R$ 19,2 mil, de serviços; R$ 36,4 milhões, de transferências e R$ 1,6 milhões de outras receitas correntes. As receitas de capital ultrapassam mais de R$ 3 milhões.

Com o valor arrecadado, até agora, a prefeitura atinge cerca de 22% do orçamento bruto estimado para este ano, em R$ 232 milhões. Conforme Só Notícias informou, em todo o ano passado, Sinop arrecadou mais de R$ 157,7 milhões, de acordo com o que consta no balanço.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Protesto em Colíder

Dezenas de índios liderados pelo cacique Megaron Txucarramãe fizeram um manifesto, nesta quarta-feira (15), no centro da cidade de Colíder (650 km de Cuiabá), cobrando a implantação de programas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ao logo da BR-163, no Estado do Pará, que não teriam sido cumpridos pela autarquia. Eles ameaçam bloquear a BR-163, entre Sinop e Itaúba, com mais de 400 índios, se não forem atendidos.

Os indígenas reivindicam os recursos prometidos pelo governo federal, via Dnit, para compensações ambientais, por causa dos impactos da construção da rodovia federal no Pará. Segundo Megaron, o governo liberou recursos para algumas aldeias, mas para outras não. “Índio vem aqui fazer essa manifestação e pedir para prefeitura negociar com Dnit, antes que índio vai lá na BR 163 e fecha a rodovia”, explicou o cacique.

Depois de bloquear ruas, os indígenas foram até a prefeitura do município e conversaram com o secretário de Gestão Pública, Cláudio Scalon, já que o prefeito Celso Banazeski está viajando a trabalho. “Nós respeitamos o movimento e apoiamos, já que é uma manifestação democrática. As políticas de compensação para os povos amazônicos devem ser respeitadas. Eles reivindicam essa compensação em virtude do asfaltamento da BR-163, que vai afetar bastante o Parque Nacional do Xingu”, destacou o secretário, por meio da assessoria de comunicação.
Fonte: Rádio Sorriso

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Novos moradores

Volta e meia o Parque Florestal de Sinop recebe novos moradores. São animais levados e deixados por lá. No último o parque recebeu estes dois porquinhos da índia. Eles puderam ser vistos pelos visitantes no gramado da entrada principal.

O domingo foi de muito movimento e os mesmos problemas de sempre: poucos funcionários trabalhando e ninguém sendo barrado por entrar com sacolas plásticas, sorvetes e alimentos de todo tipo. Como não tem funcionários com um colete de identificação circulando pelo parque o que se percebe é dificuldade em cumprir as regras do local.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Simples de resolver

Um problema simples que poderia ser evitado. A foto mostra uma situação que se repete no Parque Florestal. O lixo que estava dentro da lata é espalhado pelas araras. Basta a lata ficar cheia que elas chegam e começam bicar o que tem dentro e logo tudo se espalha com o vento.

O problema poderia ser evitado com lixeiras maiores e com tampas, ou com a retirada do lixo mais vezes durante o dia, principalmente no domingo.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pura várzea

O campo do Parque Florestal de Sinop não tem condições de jogo. Prejudica o futebol de qualquer jogador, mas mesmo assim é usado o dia todo por garotos de escolinhas durante a semana.

No final de semana recebe os jogos do campeonato amador da cidade, como neste domingo (foto). O que chama atenção é o horário dos jogos. Além de crianças jogando futebol entre 9h e 15h com o sol forte, a rodada do campeonato amador começa por volta das 13h. Sinceramente é coisa que não tem explicação, é pura várzea.

domingo, 12 de junho de 2011

Lixo no Parque Florestal

Uma caminhada na margem do lago do Parque Florestal no início da tarde deste domingo rendeu algumas sacolas de material reciclável. A foto mostra a quantidade encontrada de garrafas pet, sacolas plásticas e outros objetos.

A quantidade de sacolas plásticas jogadas no lago só aumenta. Com um pedaço de galho consegui tirar um pouco do material que prejudica a vida de animais do lago, mas boa parte delas não tive como alcançar.

sábado, 11 de junho de 2011

Nossa Senhora de Lourdes

O MTTV 1ª edição da TV Centro América mostrou nesta semana a situação da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes. A secretaria de educação deve conferir a situação da escola em agosto, para depois liberar recursos para possíveis reformas. A reportagem foi de Magnos Oliveira com narração de Carol Fazzio.

A fachada da escola Nossa Senhora de Lourdes mostra que a instituição recebeu pintura nova.
"A pintura recente é com recurso do PDE", explicou a diretora Sueli Teixeira.

Mas basta se afastar um pouco para ver que os problemas continuam. Do lado esquerdo da entrada a montanha de pó de serra se mistura com o mato e água suja que fica no valetão. Além disso uma pilha de cadeiras que faltam em salas de aula estão amontoadas no pátio da escola.
"Nas salas também faltam carteiras, tem que fazer a reforma nas salas. Os vidros estão todos quebrados. Acho que poderia melhorar, uma escola que tem de 7ª e 8ª séries poderia ajudar também a cuidar da escola. Mas sei lá, a gente poderia fazer a diferença por esta escola ai", declarou a aluna Patricia Matos Lacerda.

Atrás da escola o lixo doméstico espalhado se misturava aos restos da madeireira. O proprietário da empresa não quis gravar entrevista mas fez a limpeza da área um dia depois de receber nossa equipe de reportagem. Enquanto isso os alunos esperam também que outros nomes que já colaboraram com a escola se façam presentes. Como em agosto de 1995 quando foi inaugurado o conjunto poli esportivo e ampliação da escola. Na placa os nomes de dois vereadores que fazem parte da atual legislatura. Ao lado dela o que restou foi o abandono da quadra e as sobras das podas de árvores.
"Todos os vereadores assinaram um documento, encaminhamos na manhã de sábado com o governador pra que o Estado possa iniciar as providências na recuperação das escolas do Estado no município. Nós vamos tratar pessoalmente da Escola Nossa Senhora de Lourdes. Lá tem uma situação diferente. O Estado utiliza quatro salas de aulas que são da comunidade cedidas já desde o início. E a escola tem necessidade de fazer o muro para dar mais tranquilidade para as crianças e também segurança para a escola", disse o vereador Paschoal Hidalgo.

Enquanto aguardam os alunos convivem em meio a precariedade.
"A quadra aqui quando chove não tem condições de jogar. Molha tudo, não tem marcação, os gols tá tudo ferrado, sem rede, tudo rasgado. A bola quando chuta vai lá pro valetão. O valetão também não tem condições, as porcarias do banheiro cai tudo pra lá, é o maior fedor. Os banheiros estão sem portas, não tem torneira, os vasos é tudo entupido", relatou o aluno Gabriel Ferreira Farias.

A direção da escola também espera resposta ao pedido de melhorias como este que contém nove itens considerados de reformas urgentes.
"Tem esse projeto, inclusive já está na mão da secretária de educação que você pode tá filmando aqui, que na verdade não é só o muro. Nós precisamos de uma vistoria completa na rede elétrica da escola, na rede hidráulica, nos pisos, na verdade em 2004 foi feito segundo o Estado, uma reforma na escola, naquela ocasião não foi reforma. Foi uma pintura, foi feito uma caixa d'água de cimento, que está lá fora, mas muito aquém do que a escola necessitava na época. Agora a gente já mandou, já enviou diversos relatórios para a secretaria de educação e estamos aguardando. Segundo comentários de alguns políticos e até mesmo do assessor Adriano Sabino que recentemente saiu, já tá aprovada uma reforma completa na escola Nossa Senhora de Lourdes. Só que eu enquanto diretora representante da escola e juntamente com o conselho deliberativo da mesma, não fomos comunicados de nada e não temos nada em mãos", finalizou a diretora Sueli Teixeira.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Chuva no Centro de Eventos

Manhã de chuva em Sinop em pleno mês de junho. Uma mudança radical do clima que torna o dia agradável mas que também tem algumas curiosidades. Uma delas foi vista no Centro de Eventos de Sinop que recebeu um bom público para discutir questões da saúde.

Mesmo tendo sido inaugurado recentemente, e tendo o chão encarpetado o público viu três goteiras que faziam água escorrer pela parede e também molhar o chão. Foi preciso trocar de lugar para não ser atingido pela goteira, apesar da chuva ter sido fraca.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Joaninha inova na Exponop

A equipe Joaninha Pro Tork Freestyle Show surpreendeu o público da Exponop novamente na noite de quarta-feira (08) em Sinop (MT). Com duas rampas e uma recepção, o pentacampeão da Copa Brasil de FMX, Gilmar “Joaninha” Flores, e o piloto Kiko Loco fizeram dois backflips ao mesmo tempo.

Cerca de 10 mil pessoas assistiram ao show.
Joaninha tem uma excelente aceitação entre o público infantil. As manobras radicais encantam os pequenos.

O Freestyle Motocross é um esporte radical, no qual os pilotos estão sujeitos a surpresas durante a apresentação, mesmo com todos os cuidados e segurança, os profissionais ficam expostos a determinados riscos.
Depois de um backflip, o piloto Kiko Loco caiu ao bater no topo da rampa e sofreu uma luxação no joelho. De acordo com os médicos, não houve fratura e o piloto passa bem.

Para saber mais sobre Joaninha acesse www.joaninha99.com.br.
Autor: Suzana Machado/Black & White Comunicação

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mato Grosso das vantagens

Você já pensou em ficar afastado por um longo tempo da função que exerce e continuar recebendo? É o que acontece com os acusados de integrarem um suposto esquema de venda de sentenças no Judiciário de Mato Grosso. Neste mês eles completam um ano sem trabalhar, e também, sem prejuízos dos subsídios e vantagens.

É e olha que aqui no Mato Grosso ainda temos que aturar deputados estaduais que chegam ao segundo mandato pedindo aposentadoria. Mas ainda bem que a saúde, educação e segurança, por exemplo, são itens que a população não tem do que reclamar.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Líder novamente

Caos ambiental coloca Mato Grosso em alerta

Mato Grosso está à beira de um colapso ambiental e coleciona números negativos, que colocam o Brasil sob alerta mundial. Em 4 meses foram desmatados 50 mil hectares de floresta, o que representa 71,4% de toda destruição na Amazônia Legal no período. A estação de seca inicia este ano com a previsão de um longo período de estiagem, ameaçando a repetição de um ciclo de queimadas como ocorreu no ano passado. Além disso, rios também estão sujeitos à seca completa. O "desequilíbrio" ambiental verificado com o avanço rápido dos antigos tratores com correntões ao Norte do Estado, segundo especialistas, é consequência do "afrouxamento" de fiscalização por órgãos ambientais e uma legislação estadual motivadora de ações criminosas.

Desde a ocupação humana, Mato Grosso perdeu 281 milhões de árvores da Amazônia Legal, aponta a pesquisa Geoestatísticas de Recursos Naturais da Amazônia Legal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esta semana. Isso representa 14% da cobertura vegetal inicial. O ano de referência do estudo é 2002 e mostra que em todo país foram eliminadas 2,6 bilhões de árvores. A devastação mato-grossense é a segunda maior em números absolutos do Brasil, atrás do Pará, que eliminou 1,2 bilhão de árvores.

A floresta amazônica é a grande responsável pela absorção de gás carbônico (CO2), composição expelida de veículos, de animais e das próprias pessoas. É preciso haver uma compensação, explica o professor do Departamento de Engenharia Florestal, Otávio Peres Filho. Esta é uma questão exigida em acordos mundiais e dos quais o Brasil faz parte. Ele destaca ainda para a influência direta na saúde da população.

A árvore proporciona a retenção de ruído, poeira, sombra e a regulação climática, tão peculiar em Mato Grosso. À medida que as florestas são eliminadas, sensivelmente essas alterações contribuem para um sistema mais complexo e que é sentido em estados do Sul e Sudeste em formas de enchentes. A relação não é direta e depende de outros fatores, mas, destaca para a importância da quantidade exponencial do Estado para o país.

Bola da vez - O desmatamento iniciou no Sul do Estado com o processo migratório e foi na década de 70 que o processo se intensificou. O Cerrado foi o grande bioma afetado, o Pantanal também sofre gradativamente com a ação do homem, mas agora é a vez da Floresta Amazônica, o mais extenso dos biomas brasileiros. Ela corresponde a 1/3 das florestas tropicais úmidas do planeta, detém a mais elevada biodiversidade, o maior banco genético e 1/5 da disponibilidade mundial de água potável, informa o IBGE. A região denominada "Arco de Fogo", que compreende a região Norte do Estado, é o foco das ações de combate. A concentração de floresta atrai o interesse comercial dos desmatadores.

Mas, o salto na devastação sentido este ano foi atípico. Otávio atrela o aumento da quantidade de áreas desmatadas a um "relaxamento" da fiscalização por parte dos órgãos públicos. A discussão envolvendo o Código Florestal e a consequente aprovação na Câmara dos Deputados do texto, que já apontava para a anistia de determinados desmatadores, motivou a ação dos criminosos, principalmente na região de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá). O "perdão" de dívidas incentivou a busca por novas áreas, diz o professor. "Nesse momento, o Código é promovedor do desmate, é a segurança de que não serão punidos".

Com esse clima, o especialista avalia que desmatar no Estado se tornou propício. O correntão é uma técnica muito antiga e desde a década de 70 não se tinha noticias de sua utilização. Esses equipamentos são os mesmos utilizados em âncoras de navios e têm poder de devastação principalmente em florestas de transição, os chamados "cerradões".

A fiscalização em Mato Grosso não é eficiente, avalia o engenheiro florestal. A falta de ações estratégicas dificulta os resultados em campo. É preciso o uso de equipamentos de geoprocessamento em tempo real e sistemas de amostragem com imagens de satélite para indicar um trabalho certeiro.

Temperatura alta - Outro alerta que voltou a soar no Estado este ano é o das queimadas e o governo do Estado já estuda a antecipação do período proibitivo. Oficialmente, a ação inicia em julho e vai até setembro. Mas, devido ao indicativo de condições climáticas desfavoráveis, como intenso calor e baixa umidade relativa do ar, a data por ser antecipada.

A estação metereológica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aponta que no mês de maio choveu apenas 2,9 milímetros, o que representa 5 vezes menos do que o mesmo período do ano passado. Em relação à média histórica, monitorada desde 1938, a diferença chega a ser 18 vezes menor.

O professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rubem Mauro Moura, explica que a média do mês de maio pode indicar como será o período de seca. Em 2010, o índice pluviométrico foi grande nos 3 primeiros meses e caiu drasticamente a partir de abril, ocasionando os altos índices de focos de calor e queimadas, que foram registrados no Estado.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, no ano passado Mato Grosso registrou 265.418 focos de calor, o que representou 24,4% do número em todo país no período e o pior número dos últimos 5 anos. Ações devastadoras de queimadas ocorreram em Marcelândia, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e Peixoto e Azevedo de formas mais severas. Os ventos fortes em determinados meses potencializou a ação irresponsável de pessoas.

À beira da contaminação - A ocorrência de mais ou menos chuvas é um processo cíclico natural, explica Rubem Mauro. Nos últimos 30 anos houve um incremento de 15% nas precipitações e um aumento de 20% da vazão espontânea de rios da Bacia do Prata. A oferta aumenta devido ao maior volume de chuva, mas esse não é o fator único. O professor Rubem Mauro explica que o desmatamento implica no aumento da vazão.

A interferência humana na eliminação de árvores e queima ilegal impede a terra de "segurar" a água da chuva. Os lençóis freáticos dependem desta "esponja" natural, que é a vegetação. Além disso, as margens dos cursos d"água sofrem erosão, os rios o assoreamento e seca, como ocorreu recentemente com um em Alta Floresta (803 km ao norte da Capital).

Com este fenômeno, os rios de Mato Grosso ficam ameaçados de desaparecerem com a ação predatória da floresta. Da mesma forma, o regime hídrico sofre alteração e a qualidade da água diminuiu. Hoje, cerca de 80% da água utilizada em residências de Cuiabá e Várzea Grande retornam para o rio Cuiabá em forma de esgoto. Em 98% das moradias, a água do rio de maior destaque do Estado serve para abastecer as torneiras da população.

A quantidade de água não é perigo iminente, diz Rubem Mauro, mas a qualidade é diretamente proporcional às alterações do meio ambiente. Mato Grosso tem a segunda maior área de aquífero do país e sem um sistema de reposição ele pode ficar comprometido. "A década de 60 foi a mais seca, mas não tínhamos desmatado a Amazônia e Cerrado quanto agora".

Conhecimento - O engenheiro florestal Otávio Filho diz ser necessário campanhas efetivas e de longo prazo junto à população sobre os efeitos do mau cuidado com o meio ambiente. As crianças são a porta de entrada para esta revolução de pensamento de preservação permanente. O uso do fogo ainda é símbolo da cultura do mato-grossense, mas precisa ser superada, pois há outros meios sustentáveis e sem emissão de gases à atmosfera, que garantem um trabalho de desmate legal.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Praieirinho, em Cuiabá, Aécio Nascimento, admite a dificuldade de entendimento dos adultos quanto à questão ambiental. Em processo de transferência de 70 famílias nos últimos 3 meses da margem do rio Cuiabá, ele sentiu a resistência das pessoas, mas a partir de discussões e explicações a população se conscientizou.

Efeito devastador - A aprovação da Lei de Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso (ZSEE) motivou o avanço de desmatadores para áreas maiores. A avaliação é dos gestores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis de Mato Grosso (Ibama), Ramiro Martins-Costa, e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alexander Torres Maia.

O artigo 24 da lei reduziu a área de reserva legal para fins de recomposição em 30%. O benefício contempla as "áreas antropizadas", ou seja, que sofreram desmatamento, como consta em parágrafo ao artigo. Anteriormente, para os imóveis rurais do Estado situados em área de floresta era prevista a recomposição de 80% da propriedade.

Ramiro entende que a alteração deste trecho da lei foi decisivo para incentivar o empresariado à volta dos grandes desmatamentos. A diminuição da área a ser recuperada propõe lucro ao proprietário em um momento que a madeira tem grande valor econômico. O superintendente do Ibama avalia ação como rápida e compara a países como Líbano e Espanha, que devido à corrida pela construções de embarcações reduziu praticamente a zero sua cobertura vegetal e nunca mais conseguiram recuperar suas áreas.

Sobre a fiscalização, Ramiro garante que o órgão vem se modernizando ao longo dos anos e em alguns momentos chega a ser cobrado por deixar outros setores de lado em favor do madeireiro. Ele diz que o planejamento não previa a mudança de perfil dos desmatadores.

O secretário adjunto de mudanças climáticas da Sema, Júlio Cesar Pachega, diz que os trabalhos de fiscalização nunca começaram tão cedo quanto este ano. Desde novembro, quando as primeiras imagens mostraram o indicativo de desmatamento em grandes ares, os fiscais estão a campo. Ele admite que os dados para embasar as ações hoje são limitados, mas nos próximos dias as informações de satélite do governo federal ajudarão nos trabalhos. A atualização será a cada 2 dias.

A respeito da lei ZSEE, Julio esclarece que hoje ela é inconstitucional e é ilusão os desmatadores criarem expectativa em cima do documento. O secretário da pasta evita polemizar sobre a redação e diz que o texto ainda precisa passar por trâmites legais para ter total validade. O primeiro passo é submeter a lei sob análise da Comissão Nacional do Zoneamento e depois no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A lei de ZSEE foi sancionada sem veto pelo governo no dia 20 de abril.

Fonte: Amanda Alves/Da Redação jornal A Gazeta.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

domingo, 5 de junho de 2011

Maiores desmatadores

A lista é resultado do esforço concentrado, desde abril passado, da Procuradoria-Geral do Ibama (PROGE) e da Procuradoria Federal Especializada do Ibama em Mato Grosso, que buscam, com essas medidas judiciais, a recuperação da degradação ambiental causada pelo desmatamento de 80.204,64 hectares e pela comercialização ilícita de 58.774,8161 m³ de madeira.

As petições de ingresso foram construídas com base em autos de infração analisados pela Procuradoria do Ibama. A decisão sobre a viabilidade e a necessidade do ajuizamento das ações foi tomada considerando a extensão do dano ambiental e as provas de autoria e materialidade presentes nos processos administrativos.

Nos casos de desmatamento, as principais infrações que deram ensejo à responsabilização civil foram: a supressão de floresta objeto de especial preservação, bioma Amazônia (art. 37 do então vigente Decreto 3.179/99 e art. 50 do Decreto 6.514/08), e a destruição de floresta em área de reserva legal (art. 39 do então vigente Decreto 3.179/99 e art. 51 do Decreto 6.514/08).

Foram ajuizadas ações, também, em face de madeireiras e seus responsáveis legais nos casos em que as empresas foram autuadas por comercializar e ter em depósito madeira sem a licença ambiental válida outorgada pela autoridade competente (art. 32, parágrafo único do Decreto 3.179/99 e art. 47, parágrafo único do Decreto 6.514/08).

1. Erny Parissenti - São José do Rio Claro
2. Milton Cirino de Almeida - Guarantã do Norte
3. Nelson José Jung - Ribeirão Cascalheira
4. Terezinha Perin Acco - Feliz Natal
5. Sedeni Lucas Locks - Brasnorte
6. Roberto Santos Franca - Diamantino
7. Cacílio Paula da Silva Júnior - São Félix do Xingu
8. João Ismael Vicentini - Feliz Natal
9. Manuel Messias Sales - Feliz Natal
10. Adalto de Freitas - Vila Rica
11. Paulo Garcia Fernandes - Apicás
12. Vilmar Andretta - Contriguaçu
13. Carmo Celso Garcia - Canarana
14. Inésio Sorgato - Matupá
15. Claudir Bussolaro - Feliz Natal
16. Marcelo Vercesi Coelho - São José do Xingu
17. Judite Zimmermann - Diamantino
18. Amélio Zanini - Tabaporã
19. Amauri Bosco
20. Antônio Domingues Parreira - Pontes e Lacerda
21. Luiz Cancian - Ribeirão cascalheira
22. Janete Colla Sisti - Alta Floresta
23. Abmael Borges da Silveira - Vila Rica
24. Sulmap - Várzea Grande
25. A B A Madeiras - Porto dos Gauchos
26. Célio José de Paula - Nova Bandeirantes
27. Luiz Ract - Apiacás
28. Ladi Ceolatto - Nova Canaã do Norte
29. L. S. Oliveira Cia Ltda
30. Rosane Kunrath - Colniza
31. Turra da Amazônia - Sinop
32. Giacomet Indústria de Madeiras Ltda. - Campo Novo do Parecis
33. Almir Gomes da Silva - Carlinda
34. Welf Nunes Pereira - Gaúcha do Norte
35. Mamboré Ind. E Com. de Madeiras Ltda. - Juara
36. Rosane Sorge Xavier - Vila Bela da Santíssima Trindade
37. José Arnaldo Damiani - Ipiranga do Norte
38. Manoel Rodrigues de Freitas - Terra Nova do Norte
39. Edembergo Kuntz Dias - Novo Mundo
40. João Germano Pletesch - Nova Maringá
41. João Batista de Andrade - Matupá
42. José de Castro Aguiar Agropecuária São João da Liberdade Ltda - Canabrava do Norte
43. Claudimir Guareschi - Alto Boa Vista
44. Rodrigo Marcelo Sapiaginski - Sapezal
45. Ítalo Fernando Trombini - Brasnorte e Campo Novo dos Parecis
46. Luís Sérgio Trombini - Brasnorte e Campo Novo dos Parecis
47. Renato Alcides Trombini - Brasnorte e Campo Novo dos Parecis
48. Salete Maria Ruaro Aernoudts Rudolf Thomas Maria Aernoudts - Gaúcha do Norte
49. Barazetti e Barazetti Ltda - Itanhangá
50. Madeireira Rio Madeirinha - Colniza
51. Lagoa das Conchas Agroflorestal Ltda - Colniza
52. Agropecuária Cinco-Te Ltda - Querência
53. Aldo Pedreschi - Canarana
54. Aldo Pedreschi Filho - Canarana
55. Benjamin Rampelotto - Campo Verde
56. Edmar Carlos Chagas - Vila Rica
57. Edson Antônio Trebeschi - Querência
58. Geraldo de Andrade Carvalho Júnior - Santa Cruz do Xingu
59. João Ismael Vicentini - Feliz Natal
60. João Ismael Vicentini - Feliz Natal
61. Lucimar dos Reis Pascoal - Querência
62. Maderuna Indústria e Comércio Ltda - Peixoto de Azevedo
63. Mário Quirino da Silveira - São Félix do Araguaia
64. Nei Frâncio - Vera
65. Océlio Inácio da Silva - Nova Bandeirantes
66. Sedeni Lucas Locks - Nova maringá
67. Timothy Dale Carter - Querência
68. Célia Regina da Costa - São José do Xingu
69. Fazenda America Ltda - Querência
70. Milton Mateus Criveletto - São José do Rio Claro
71. Vitor Elisio Poltronieri - Ipiranga do Norte
72. Com. de Madeiras 2000 Ltda. - Nova Ubiratã - MT
73. Elio Geraldo Chiodeli - Alta Floresta
74. Jose Carlos Fialho Velho - Nova Mutum
75. Alcindo Ferreira dos Santos - Matupá

Fonte Ibama/AE - ExpressoMT

sábado, 4 de junho de 2011

Copa em Mato Grosso

Só para lembrar o estádio da Copa em Cuiabá está orçada em R$ 342 milhões. Os recursos usados na obra serão viabilizados pelo governo estadual, que criou um fundo específico que já conta com alguns milhões.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Começou a diversão

A reforma do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que sediará a decisão da Copa do Mundo de 2014, custará exatos R$ 956.787.720,00, 35% acima do valor previsto anteriormente, informou o Governo do Rio de Janeiro, que apresentou nesta terça-feira o orçamento oficial ao Tribunal de Contas.

O documento foi entregue ao presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, pelo vice-governador fluminense Luiz Fernando Pezão, ao lado do relator, o ministro Walmir Campello. Segundo o documento, o custo das obras aumenta os cálculos iniciais, que eram de cerca R$ 705 milhões.

Fonte: www.estadao.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Meio Ambiente em risco

Focos de queimadas começaram a aumentar em Mato Grosso e a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) vai pedir a antecipação do período de proibição para evitar que os números do ano passado se repitam. A meta é reduzir em 65% o total registrado em 2010, quando foram 265.418. O período proibitivo começa, todos os anos, no dia 15 de julho. A nova data ainda não foi definida.

Este ano, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 5.866 focos foram detectados por satélites. Mais da metade deles, 2.745, somente no mês de maio. Nova Ubiratã (388 focos), Nova Mutum (310), Nova Maringá (272), Feliz Natal (243) e Santa Rita do Trivelato (241) lideraram a lista dos que mais queimaram.

Os números são menores que no ano passado, quando nos 5 primeiros meses foram registrados 12.215 incêndios no Estado. Mas, segundo Maia, a previsão de um longo período de seca pode contribuir para uma ligeira alta nos próximos meses. "Nós temos menos biomassa, mas o período será tão seco quanto o ano passado. Então, se não cuidarmos, podemos perder o controle e não queremos passar novamente pelo que passamos no ano passado".

Em 2010, prejuízos incalculáveis foram causados pelas queimadas em Mato Grosso. A quantidade de focos foi semelhante à registrada em 2005, considerado o ano mais crítico da década, com mais de 265 mil focos de calor.

Prevendo a necessidade de um combate intenso, Sema e Defesa Civil já iniciaram a capacitação de brigadas na Capital e no interior. Cerca de 800 homens já foram treinados. Desses, 150 devem ser contratados pelo governo estadual para atuar nas unidades de conservação do Estado. O restante pelos próprios municípios que não possuem a presença do Corpo de Bombeiros.

O Inpe já enviou alerta de risco altíssimo de queimadas para alguns municípios que possuem em seus territórios unidades de conservação. Um dos agravantes é o longo período sem chuvas. Em Cuiabá, Araguainha, Cáceres e General Carneiro não chove há 40 dias.

A situação também é crítica em Alto Araguaia, Alto Taquari, Barão de Melgaço, Itiquira, Poconé, Pedra Preta, São José do Povo, Torixoréu e Várzea Grande que estão há mais de 30 dias na seca.

Estrutura precária

Apenas 17 municípios mato-grossenses contam com unidades do Corpo de Bombeiros atualmente. Os 993 militares na ativa conseguem atender menos de 15% do território estadual no período de seca.

Segundo o comandante geral, coronel Carlos Alexandre Coronel, a maior deficiência é a falta de efetivo já que em algumas cidades as companhias contam com apenas 8 homens e não conseguem atender a região. "Nós já planejamos com o governo a realização de concurso para contratação de mais 1.400 bombeiros até 2014".

O coronel garantiu que todas as companhias e batalhões estão sendo equipados com veículos e materiais de combate para o período crítico, que começa em julho.

Reincidência

A maioria dos municípios que estão na lista dos que mais queimam no Estado se repete ano após ano. Conforme dados do Inpe, São Félix do Araguaia (1.200 km a nordeste de Cuiabá) liderou o ranking nos anos de 2007, 2008 e 2010. Em 2005 e 2006 o campeão de queimadas foi Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), que continuou entre os 10 primeiros nos anos seguintes.

Nova Maringá, Nova Ubiratã e Feliz Natal, localizados na região Médio Norte, também estão entre os que não conseguiram sair da lista e voltaram a ter os nomes no topo este ano.

Em Mato Grosso, os debates serão voltados para a redução das queimadas e também do desmatamento.

Neste início de ano, o Estado voltou a ser criticado pelo aumento nas áreas devastadas ilegalmente. De acordo com o Inpe, desde janeiro já foram derrubados 497 quilômetros quadrados de florestas. Somente em abril, foram 408 quilômetros. No ano passado, neste mesmo mês, foram apenas 37 quilômetros.

A fiscalização foi intensificada e R$ 41 milhões em multas foram aplicados pela Sema. Fiscais apreenderam 1.199 metros cúbicos de madeira, 307 metros cúbicos de madeira bruta, 40 toras, além de 43 caminhões e 10 maquinários.

Foram emitidos 434 autos de infração, 78 termos de apreensão e 69 áreas foram embargadas.

A secretaria deve divulgar, nos próximos dias, uma lista com o nome de 35 donos de áreas onde foram confirmados crimes ambientais. Ela será encaminhada para a Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Banco Central e Ministério do Meio Ambiente.
Fonte: Jornal Gazeta, Tania Rauber/Da Redação

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia Nacional da Imprensa

Instituído pela Lei 9.831/1999, o Dia Nacional da Imprensa alude à primeira circulação do jornal Correio Braziliense, de Hipólito da Costa, em contraposição à oficialesca Imprensa Régia do Brasil Império do século XIX. Portadora de contradições e conflitos de sua época, tal publicação trazia em seu cerne ideais libertários de uma imprensa livre e de mudanças que contribuíram para fortalecer a perspectiva do Brasil republicano que temos hoje.

Celebrado desde o ano 2000 como “Dia Nacional da Imprensa”, este 1º de junho enseja a reflexão sobre a realidade da comunicação no Brasil.
Fonte: FENAJ