Jornalista preso em Xavantina faz greve de fome em protesto contra inércia de promotor
O jornalista e escritor Edvaldo Moreira Martins está preso na Cadeia Pública de Nova Xavantina-MT desde o dia 23/11/2007 em virtude de mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Francisco Rogério Barros, por conveniência da instrução criminal, suspeito da prática dos crimes tipificados nos artigos 21 e 22 da lei nº 5.250/67 (Lei de Imprensa) e artigo 147 do Código Penal, em representação ofertada pelo delegado Antonio Moura Filho.
A prisão se deu em virtude do jornalista ser o principal suspeito de ser o mentor intelectual, criador e mantenedor do blog BNX, conhecido popularmente por “LINGUARUDO”. O criador, ou criadores do blog, divulgam diariamente, charges de autoridades e personalidades importantes da comunidade xavantinense, sendo que o médico Ailton Vieira de Rezende, o comerciante Sávio Luiz Farias e o técnico em computação Ualisson Magalhães Silva, se sentiram ofendidos com a divulgação de suas imagens no blog.
Consta das declarações prestadas pela vítima Ualisson, no boletim de ocorrências, que a conversa mantida com o “LINGUARUDO” pelo site de relacionamento MESSENGER, saiu do IP de um computador do jornalista. O blog BNX “LINGUARUDO”, se tornou uma “febre”, sendo, provavelmente, a página da internet mais visitada pelos internautas de Nova Xavantina-MT, em razão de conter, além de noticias locais e comentários políticos, charges das personalidades e autoridades locais.
O jornalista Edivaldo, segundo o advogado Wande Alves Diniz, passou a ser o principal suspeito, por vários motivos: "1) Por ser uma pessoa que possui capacidade intelectual para criar o blog, ou seja, é tido e visto como uma pessoa inteligente; 2) Por ser uma pessoa bem informada, pois, além de já ter ocupada uma cadeira de vereador em Xavantina, assumiu, interinamente, o cargo de prefeito municipal de Nova Xavantina-MT; 3) Por escritor/jornalista e ter um jornal impresso na cidade, que, além de trazer notícias diversas, expõe a sua opinião sobre a política local, e, 4) porque o seu retorno ao Brasil, coincidiu com a popularização do blog".
Edivaldo nega peremptoriamente ser o tal “linguarudo” e, para demonstrar sua insatisfação e num gesto de desespero, está em greve de fome desde o momento de sua prisão afirmando que só irá se alimentar quando deixar a prisão. O advogado Wande Alves Diniz protocolizou pedido de revogação da prisão preventiva no dia 24, porém, o processo está parado no Ministério Público aguardando parecer do Promotor de Justiça Dr. Nilton Padovan.
Fonte: olhardireto.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário