terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ele também apareceu

Henrique 'Zoio' posa ao lado da sua moto na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, antes dos treinos livres desta sexta-feira. O jovem espera ficar entre os cinco melhores (Foto: Marcelo Russio / GLOBOESPORTE.COM)

Com o rosto ainda de um adolescente, o jovem Henrique Balestrini, ou "Zoio", como é conhecido entre os participantes da Copa Brasil de Motociclismo Estilo Livre, pelo tamanho dos seus olhos, parecia querer mostrar uma naturalidade que não condizia com a sua excitação por estar entre os grandes nomes do esporte que escolheu para praticar. Aos 18 anos de idade, e apenas na sua segunda competição como profissional, o matogrossense de Sinop foi o escolhido pelo veterano Jorge Negretti para substituí-lo na competição.

- Os mais experientes (Joaninha, Jorge Negretti, Fred) selecionam quem vai saltar. O Jorge viu os meus saltos e me escolheu para competir no lugar dele. Quero aproveitar a chance e tentar manobras novas, pra brigar contra os grandes - disse Henrique, ou "Zoio".

Com apenas dois anos de prática no esporte, "Zoio" foi apadrinhado por Joaninha, que o viu andando de bicicross em Sinop, cidade natal de ambos.
- O Joaninha me viu andando e gostou. Quando ele comprou uma moto nova, me emprestou a antiga dele pra eu treinar na chácara dele, e eu fui. Iniciei saltando já na rampa de dez metros - conta orgulhoso o jovem talento.

Nos treinos da sexta-feira, "Zoio" recebeu conselhos de Joaninha sobre o vento, que é um fator de risco para todos os pilotos, mas mesmo assim começou um pouco assustado. Após testar a rampa com saltos curtos, caindo na areia, como todos os demais, o piloto deu seus dois primeiros saltos. O primeiro aconteceu sem problemas. No segundo, no entanto, errou o cálculo do local exato de descida e aterrisou com muita força já no fim da rampa. Nada que o atrapalhasse, ou que evitasse as brincadeiras dos demais pilotos, que acompanhavam as suas manobras.

Perguntado sobre suas expectativas para a competição, o jovem piloto evitou falar em título, mas mostrou uma certa ambição.
- Acho que dá pra ficar entre os quatro ou cinco primeiros.
Resposta de quem já arregala os olhos para um futuro brilhante.

Por Marcelo Russio
Rio de Janeiro
Fonte: globo.com

Nenhum comentário: