terça-feira, 26 de julho de 2011

Sorriso no Fantástico

Sorriso e uma cidade no interior da Bahia também têm esquemas de lotes destinados para a reforma agrária que acabam sendo vendidos e acabam não sendo destinadas para famílias pobres, ou sem terras, que se inscreveram em programas do Incra para serem beneficiadas. O Fantástico, da Rede Globo,denunciou que "há muita gente interessada em vender os lotes da reforma agrária, que deveriam ficar com pessoas carentes, sem posses, que precisam da terra para sobreviver.

Com câmeras escondidas, os repórteres gravaram envolvidos na venda e compra de terras em Sorriso. "A certeza da impunidade é tão grande que gera situações peculiares como uma placa de "vende-se" em um terreno". A reportagem mostrou área com placa em nome de Bernardete Bem Manchio. Ela tem uma boa casa na cidade e quer ganhar dinheiro com a terra, que não pode ser vendida. Na gravação, o programa mostra uma pessoa pedindo "Uns 130 mil" pela área.
"A equipe encontrou outro assentado interessado em passar o lote adiante. Seu Sena pede R$ 140 mil pela área e diz que está barato. "Eu quero dez conto o hectare. Sabe por que eu quero vender? Porque eu quero aproveitar. Sou viúvo e quero mexer com outras coisas", diz. Sena revela que tem esquema com alguém dentro do Incra para acobertar a venda. De acordo com o Fantástico, o acusado é "um homem com apelido de Brito. Brito é Lionor da Silva Santos, subchefe do Incra regional. Não foi possível encontrá-lo pessoalmente, mas por telefone, quando o repórter disse que queria comprar o lote do Sena, Brito respondeu: "Eu vou informar aqui no escritório. Por telefone não vou informar nada, não".
"Chegar nele e falar: ‘Brito, vou vender meu lote e passa para o nome dessa pessoa aí. Dá uns troquinhos para ele e acabou. Falei, tu vai situar no meu nome? Tem um chorinho, falei quanto que é? Dois mil". Sena sabe que está fazendo a coisa errada. "Quem pega terra do Incra não pode vender. Vendem porque são teimosos. Aqui já venderam 50 lotes", diz.

No dia seguinte, Sena revela que já é a segunda vez que faz este tipo de venda. "Esse é o segundo lote que eu tenho. Eu tinha no Ipiranga. Vendi. Não tive problema nenhum. Só que eu peguei aqui no nome da minha filha porque eu não podia pegar mais. No Incra, você pega uma vez, se você vendeu, você não pega mais".
O Fantástico também aponta outro caso irregular: "Gabriel é filho do dono de uma madeireira. O nome dele está na placa de um lote de assentamento. Ele fala sobre a compra da área e menciona Brito. "Até falei com ele: ‘Brito, o que nós temos que fazer mais?" Ele falou: ‘Os documento estão aqui, tem que só esperar os rapazes irem aí". Fui direto lá". "Aqui tem a declaração de desistência do Seu Darci", diz Gabriel. O documento que ele entrega é uma carta de desistência. Nele o assentado diz que não tem mais condições de trabalhar na terra. A área deveria ser destinada a outro agricultor que precisasse trabalhar. Mas acaba indo para o comprador".

Ainda de acordo com o Fantástico, José Carlos Suzin, o Carlão, é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ele conta que o segredo para enganar o Incra é colocar um laranja morando na terra para passar pela vistoria. "Se seu funcionário tem perfil agrícola, não tem bens, não é funcionário do estado ou não tem terra no nome, o que pode inviabilizar são esses fatores", lembra. Veja o argumento que o presidente do sindicato usa para justificar o comércio ilegal de lotes. "O Incra tem mania de botar família de pobre em cima de terra, pobre em cima de terra não produz nada", argumenta o presidente do sindicato para justificar o comércio ilegal de lotes.

reportagem exibida na Globo ainda mostra o risco de algumas pessoas, que denuncias as falcatruas, acabam correndo. "Por denunciar as falcatruas na região, Dinéia de Souza Costa, presidente da Associação Pós-Terra, sofreu ameaças e teve a casa incendiada. Perdeu tudo, menos a vontade de falar. "A intenção é que eu desista do assentamento porque eu sou calo no pé de muitos aqui, não participo da venda do lote, sou contra a venda do lote e a favor do Incra retomar o lote de quem vendeu e dar para quem está na lista de espera".

O Fantástico também mostrou que pessoas com necessidade de serem assentadas e terem um lote para sobreviver acabam ficando de lado. "A família Miller está na lista de espera. Onde moram, a luz não chegou e as crianças só estudam enquanto dura a vela. Os lotes usados como sítio de lazer são uma afronta para quem espera. "O que pode, pode tudo, tem que ficar assim, sem água gelada, sem energia, pegar água dos vizinhos. Tem muitos que só têm sítio para ter área de lazer, futebol, piscina. E não tem um pé de mandioca plantada, só para festejar mesmo", conta Gelci Miller, trabalhadora rural. "Me sinto triste, eu vejo que minha mãe quer, luta e não pode. Quero é que minha mãe ganhasse isso daqui. Meu pai... É ruim morar sabendo que pode ser despejado a qualquer hora. Com fé em deus nós vamos ganhar...", lamenta Patricia Miller, 15 anos.
Fonte: Só Noticias

Nenhum comentário: