sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sul sofre com a seca

O Jornal da Globo mostrou na terça, 21 de abril como a falta de água tem afetado moradores do Sul do Brasil, confira a reportagem:

No Rio Grande do Sul, mais de 500 mil pessoas sofrem com a estiagem que atinge o Estado desde o começo do ano

O cenário lembra a aridez do sertão. A estiagem fez os rios secarem. No campo, falta comida para os animais. Na propriedade dos Rosinski, no norte do Estado, a água acabou. "O poço secou e agora a fonte secou, uma sanga, que corria e não da mais nada.", conta o agricultor, Cláudio Rosinski.

Em muitas lugares, o abastecimento é feito com caminhões-pipa. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul montou uma força-tarefa para atender os 100 municípios que já decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Mais de 12 mil cestas básicas foram enviadas para os agricultores. Filtros também foram entregues para melhorar a qualidade da água que é distribuída.

A ajuda é bem-vinda. O agricultor, Osvaldo Boschatto, precisa buscar água de carroça. O abastecimento é feito com o que sobrou de um pequeno rio. "Agora graças a Deus eu vou ter água. Eu acho que não vai faltar".

Já outro rio que abastecia cinco comunidades, sumiu. Ângelo costumava pescar no local. "Com essa idade que eu tenho um rio desse secar". A seca também faz estragos nas lavouras. Em Santa Cecília do Sul, onde não chove forte há três meses, a situação é ainda pior. "A soja e as culturas de maior expressão aqui no Município nós temos 40% de perda até o momento", afirma o Engenheiro agrônomo da Emater, Mauro Morello.

Na cidade, até a cachoeira de 15 metros de altura, desapareceu. "Está tudo seco, uma tristeza", diz o agricultor Sérgio Fontana.

Na área urbana, racionamento. Apenas um reservatório de 20 mil litros abastece o município de 1.700 habitantes. Água só das 06h até o meio-dia. "Não sobra água, mau apenas para a gente beber e fazer a comida", afirma a dona de casa, Luciana Silvestre.

Nenhum comentário: