E na paróquia Santo Antônio, o bispo Dom Gentil, parece não ter gostado nada de comerciantes terem mantido aberto o comércio na cidade, pelo menos, pelo sermão.
- Estamos no séc XIII, XII para XIII, foi o século da nossa história aonde, o mundo começou a criar novos relacionamentos. O comércio começou a tomar conta das pessoas. A venda e compra de mercadorias no Oriente começou a invadir o mercado. A troca e o comércio das roupas, também começou a invadir o mercado. A troca e o comércio das roupas, também começou a envolver e afetar a cabeça de muita gente.
E neste século XIII, foi o século aonde a fé foi esquecida. Aonde, apareceu o que se denomina os hereges, aqueles que não acreditavam em Deus. Eram aqueles que matavam os outros por prazer de matar. E, ainda, restavam as guerras dos mouros, que matavam aqueles que se diziam cristãos e os destruiam.
Este era o quadro do século XIII, com uma sociedade caracterizada por três adjetivos: corrupta, luxuosa e gananciosa e com uma conseqüência cruel que é a indiferença religiosa.
Eles não vão ter mais tempo para rezar. Vocês estão também, corrompendo os jovens pelo prazer. E a sua própria família não tem mais espaço.
E Antônio desafiava a todos. As crianças, os jovens, os pais, os comerciantes e as autoridades públicas. Antônio viu que esta sociedade estava optando pelo caminho do mal e um dia ele disse: E vocês que querem seguir hereges, que estão trocando o dia do Senhor por um pedaço de terra. E não tem mais tempo para o Senhor. Vocês vão todos para o inferno mesmo. Esta foi uma atitude corajosa de Antônio em pleno século XIII, diante desta sociedade em transformação. E as suas palavras não encontraram eco, por que, o povo não quiria mais escutar. Ai ele foi para o mar e começou a pregar e lá os peixinhos escutaram os seus ensinamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário