domingo, 4 de outubro de 2009

Crianças em perigo

A imprudência de motoqueiros que transportam crianças sem respeitar a segurança foi mostrada ontem pelo Jornal Hoje. A matéria de Jonas Campos com imagens de Magnos Oliveira e Valmir Pereira foi produzida pela TV Centro América.

A matéria pode ser vista no www.globo.com/jh

Flagrante de perigo na rodovia mais movimentada de Mato Grosso. A mulher leva no colo um bebê. Minutos depois, outra imprudência

Em uma avenida uma cena igual à registrada na Rodovia Federal e mais uma, duas, três. Repare o que acontece com uma outra moto, transformada num veículo de carga. O homem e a mulher estão com capacete, mas as duas meninas não.

As crianças são tão pequenas que os pés ficam soltos, não alcançam nenhum ponto de apoio. Na maioria dos casos, os pequenos viajam espremidos entre dois adultos.

Na imagem, a criança não consegue abraçar completamente o corpo do condutor e segura com as pontas dos dedos a roupa do piloto. Em outra imagem, a criança viaja na frente da moto, pertinho da mãe, num espaço improvisado sem qualquer segurança.

De acordo com o Código de Trânsito o transporte de crianças menores de sete anos em motocicletas é proibido. Uma infração gravíssima e uma das punições é o recolhimento da carteira de habilitação.

"Essa mãe ela está segurando o bebê, ela parece que está segurando com muito carinho, protege o bebê, mas, se tiver uma brecada, o peso do corpo da mãe vai esmagar a criança. Por ser criança o comportamento dela é imprevisível. Se ela vê um cachorrinho qualquer coisinha que chame a atenção dela ela pode se movimentar, pode querer sair, o risco dela cair dela se machuca, dela morrer é altíssimo. Na outra imagem, a bagagem está super bem acondicionada, está segura, bem presa, e a filha, a passageirinha, está totalmente solta", afirma a psicóloga do Detran, Isabela Figueiredo.

"A criança tem que apoiar o pé nos pedais de apoio. Após ela se sentar na moto ela abraça o condutor firme e assim ela está bem segura para ser transportada pela cidade".

Os pais também precisam ficar atentos ao modelo do capacete. Um deles, vendido por algumas lojas como próprio para crianças, o equipamento não tem o selo de aprovação do Inmetro e ainda traz um aviso: para quem anda de moto é proibido.

"Se os pais perceberem o quanto estão arriscando a vida dos filhos, eles mesmos vão começar a pensar em outras alternativas para transportar os seus filhos".

A multa nesses casos pode chegar a R$ 190 e menos sete pontos na carteira de habilitação.

Nenhum comentário: