terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Amadores no profissional

É divertido acompanhar futebol no nortão. Mato Grosso é um celeiro do amadorismo. Por aqui, os clubes são times de futebol. Na capital temos equipes sem nenhuma estrutura. No interior, organização em Lucas do Rio Verde, com o Luverdense. Em Rondonópolis, com o União.

O Luverdense é um bom exemplo. Posso falar por acompanhar o trabalho que é feito desde 2004. O clube ganhou duas Copa Mato Grosso e conseguiu uma vaga para Série C. Neste ano manteve bons jogadores, iniciou a preparação em dezembro e hoje lidera o campeonato mato-grossense. Pode não ser campeão, mas é o grande favorito para conquistar o primeiro titulo de campeão mato-grossense 2009.

Enquanto o Luverdense trabalha de maneira profissional, Sorriso e Sinop vivem no amadorismo. Não tem a minima estrutura. Vivem de um passado de glórias e de um presente de ilusões. Como se dinheiro fosse a solução para os problemas, a diretoria do "galo do norte", se empolgou. Contratou um craque, um treinador competente, e para eles - da diretoria - jogadores que formariam uma equipe para disputar o título.

Bastaram três jogos para se perceber que nada mudou. E mais do que isso, que no futebol, a cobrança por resultados imediatos deve sempre, ser apenas uma cobrança do torcedor. Prova é, que ontem mesmo, o Sinop dispensou 6 jogadores e contratou outra meia dúzia para chegar e tentar resolver o problema, que não é pequeno. Afinal, o clube tem 3 jogos e 1 ponto. De bom somente os 4 gols de Gauchinho.

Nenhum comentário: