sábado, 21 de fevereiro de 2009

Joaninha busca tri

O ronco dos motores das motos da Copa Brasil de Motocross Freestyle já vai se aproximando da Cidade Maravilhosa. Desde terça-feira (17) alguns pilotos começaram a chegar ao Rio de Janeiro para a montagem da pista e preparativos finais do evento, que vai ditar um ritmo diferente ao carnaval carioca. A Copa Brasil de Motocross Freestyle acontece de 20 a 22 de fevereiro, na Praia da Barra da Tijuca.

“A rampa será um pouco diferente da de 2008. Desta vez usaremos o padrão que vem sendo utilizado em todo o mundo. Esta rampa é mais suave e dá mais estabilidade ao piloto”, diz Jorge Negretti, pioneiro do freestyle no Brasil.

Outro piloto experiente da modalidade, o paulista Cyro Oliveira destacou que a chuva das últimas semanas tem dificultado um pouco na preparação nesta reta final.

“Estou super ansioso para a competição. Esses dias que antecedem a prova deveriam ser para preparar a parte psicológica, mas por causa da chuva, estamos treinando direto quando ela dá uma trégua. A adaptação à pista é rápida, pois existe um padrão mundial. No Rio de Janeiro, o maior adversário é o vento”, revela Cyro Oliveira, que além de executar o backflip, fará parte da equipe americana Metal Mulisha, umas das mais importantes do mundo, a partir desta temporada.

Além de Cyro e Negretti, a Copa Brasil de Motocross Freestyle terá a participação do bicampeão Gilmar Flores, o Joaninha, o americano Derek Burlew, o colombiano Sebastian Meijas, além de Jeff Camppacci, “criador ” da Manobra do Creu” em 2008 e os irmãos Gian e Pao Bergamini são outras estrelas.

História

A partir dos anos 90, o motocross freestyle (estilo livre) começou a se desenvolver rapidamente nos Estados Unidos, tornando-se um esporte muito popular. No Brasil, o pioneiro da modalidade é o paulista Jorge Negretti. Piloto mais premiado do cross nacional, Negretti é a grande referência no assunto. Depois de rodar o mundo voando e fazendo piruetas no ar, o paulista montou uma equipe e saiu pelas estradas brasileiras para propagar, com muita coragem e ousadia, as espetaculares manobras sobre duas rodas. Atualmente, o motocross freestyle é a modalidade de maior destaque no cenário do motociclismo nacional.

“Quando comecei a realizar algumas manobras de salto no motocross, as pessoas diziam que o piloto estava fazendo gracinhas no ar. Ninguém, nem eu, imaginava que aquelas gracinhas se tornariam uma modalidade esportiva de sucesso mundial”, conta o pioneiro Negretti.


Segurança

Para desafiar as leis da gravidade, realizar saltos radicais em frações de segundo e fazer a areia virar pó, é necessário muito preparo, treinos e equipamentos, para garantir a total segurança dos pilotos e do público presente. Capacete, óculos, colete, camisa, calca, cinta abdominal, cotoveleiras e joelheiras, e botas, são acessórios indispensáveis dos pilotos. Além de o cuidado com as motos, que vão para revisão antes de todas as competições e exibições.

Patrocinadores: Yamaha, Gatorade e BR
Apoio: Prefeitura do Rio de Janeiro
Realização: MaxSports

Programação

SEXTA-FEIRA (20/2)
15h às 18h: Treinos

SÁBADO (21/2)
8h45min às 9h45min: Treinos
10h às 11h15min – Eliminatórias
11h30min às 12h15min – Doubles

DOMINGO (23/2)
8h30min às 9h20min: Treinos
9h30min às 10h40min - Final
11h: Show Jorge Negretti e apresentação Rocinha Samba Show

Fonte: Motox
Foto: Troféu de Joaninha da conquista do bi em 2008, por Magnos Oliveira.

Nenhum comentário: