domingo, 14 de setembro de 2008

Em 15 minutos: desperdício de 279 litros.

Minha vizinha gastou 279 litros de água (é o que calcula que sejam perdidos em 15 minutos lavando a calçada com a mangueira) a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Por incrível que pareça minha vizinha passou mais de 15 minutos lavando a calçada. Um absurdo que não é prática exclusiva dela. Basta andar pelo bairro (eu andei e contei mais de 10 casas com pessoas lavando calçadas e o pátio da casa), em plena época de estiagem. Em Sinop vamos para o 6º mês sem um único dia de chuva.

E para completar, existem aquelas pessoas que vão além, esses dias passando pela frente do Pronto Atendimento, percebi uma cena que me deixou apavorado. Uma jovem jogava água no asfalto da rotatória, quando limpava a frente do estabelecimento comercial com uma mangueira.

A troca de hábito, usando uma vassoura para limpar a calçada e o pátio da casa, teria uma economia de água potável que já falta em bairros da cidade. Mas existe também a possibilidade de se jogar a água que foi usada para lavar a roupa na calçada, para tirar um pouco da poeira.

O problema da falta de água nos bairros deve ser solucionado com a volta do período de chuvas. Já a solução para acabar com o desperdício é algo que deve ser trabalhado por quem é responsável pelo abastecimento de água da cidade.

Seria interessante que fosse criada uma lei, dando autonomia para o órgão fiscalizar e multar moradores que estivessem desperdiçando água e que fossem feitas campanhas na mídia, para que no período de estiagem do próximo ano, tenhamos menos desperdício de água. Sugiro até um slogan para a campanha -
Água: hoje você vai desperdiçar, amanhã vai faltar.

Nenhum comentário: