segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Melhores do motocross 2008

Depois de 8 etapas o campeonato estadual de motocross chegou ao final ontem, tendo como sede a cidade de Sorriso-MT, que neste ano também foi palco de uma etapa do campeonato brasileiro de motocross.
Na pista, pilotos disputaram provas em quatro categorias. Em duas delas os campeões já eram conhecidos. Na 125 cc Márcio Pozzobom (foto acima) de Sorriso e na graduados Anderson Chupel também de Sorriso já haviam garantido o título por antecipação.
Nas outras duas categorias a Mx Júnior e na Força Livre, a tabela também já apontava quem seriam os campeões. Anderson Chupel poderia terminar a prova em 5º lugar na Força Livre, que ainda garantia o campeonato. Na Mx Júnior Edmar dos Santos, o Chicão, precisava de apenas dois pontos para ser o melhor do ano.

A prova

Na Mx Júnior a largada foi sob céu encoberto. E não demorou muito para chover e ventar forte. Na 16ª volta a bandeira vermelha anunciou o final da prova. Patrick Vibetti, um figurante, que participou apenas de duas etapas do estadual, venceu e comemorou bastante. Chicão ficou em 3º lugar e também fez festa.
Depois da parada e vários prejuízos, os pilotos se reuniram e foi decidido que as provas seriam disputadas com 10 minutos de duração e a premiação seria dividida entre os 10 primeiros colocados.

Na volta para a disputa da categoria Força Livre, Cirinho (foto ao lado) andou bem na lama e dominou a prova. Venceu o campeão da categoria: Anderson Chupel, e anunciou a despedida do estadual: "Ano que vem 99% que eu não faça o estadual e muito menos o regional. Vou fazer só o brasileiro de motocross. São 8 etapas, e a gente conseguiu patrocinio, então pro ano que vem o Cirinho é só brasileiro", declarou o piloto.
Questionado sobre o motivo, disse que "Vou deixar pra eles que gostam de ganhar etapas de moto clube por equipes, já que eu estou sozinho no meu moto clube, não tenho uma equipe grande".

Antes de se despedir Cirinho ainda falou que embora o motocross mato-grossense esteja inferior na qualidade: se comparado com os campeonatos de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, existem nomes novos que podem ser destaques. "Tá surgindo gente nova, o Thiago Formehl e o Joel, de Lucas do Rio Verde que já estão dando trabalho pra gente, e com certeza vão estar na mídia nacional. Os moleques têm raça e muita técnica, além de contar com uma família que apóia", declarou Cirinho.

E o piloto estava certo. Logo na largada da 125 cc, Thiago Formehl (foto ao lado) mostrou ser uma promessa que já está virando realidade. O garoto de apenas 13 anos está trocando de categoria, correu pela segunda vez com uma moto de 150 cc. Largou na liderança, mas foi ultrapassado, ainda na primeira volta pelo campeão antecipado da categoria, Márcio Pozzobom. Thiaguinho correu o tempo todo tentando encurtar a distância para Márcio. Apoiado pelo público, conseguiu. A ultrapassagem aconteceu quando Márcio caiu. O garoto não diminuiu o ritmo e ganhou a prova. Em 2009 ele vai correr nas duas categorias: graduados e 125 cc.

Na 4ª e última largada, pela graduados Cirinho e Chupel novamente disputaram a liderança da prova até o final. Cirinho andou bem, e na frente o tempo todo. Só foi ultrapassado quando caiu. Perdeu a liderança para Chupel que não teve mais dificuldades em manter a posição. Chupel venceu e carimbou o segundo campeonato de 2008. Além disso fez prevalecer a regra de conquistas para a cidade de Sorriso: foram 4 títulos, nas 4 etapas disputadas neste ano.

Nenhum comentário: