quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Série C e D em 2009

A criação de uma Série C com 20 clubes foi comemorada por muitos clubes, entre eles o Luverdense, de Lucas do Rio Verde. Era para ser uma competição nos moldes da Série B, ou Série A. Mas a CBF conseguiu uma fórmula para manter a competição pouco atrativa.

Serão dois grupos de 10, regionalizados. Passam os quatro primeiros de cada grupo, e em seguida um mata-mata decide os quatro promovidos para a Série B.

Ou seja, times que disputaram uma fase de classificação com 18 partidas terão de decidir em apenas duas o resultado do trabalho de toda a temporada. Ou seja, um time que tenha somado mais pontos, pode acabar perdendo a vaga na Série B, para um que tenha feito menos pontos na fase classificatória.

Além disso, existem semifinais e final depois de já estarem definidos os times que subiram. Qual a importância de se conquistar um título da Série C, para um clube que consegue subir para a Série B?

Para completar, a Série D; que também poderia ter um pouco de valorização, será disputada com oito grupos de cinco. Para 24 dos 40 times, o campeonato, que já promete ser para lá de deficitário, durará apenas oito rodadas. E também terá acesso definido por mata-mata.

Se em 2008 tivemos uma terceira divisão que estava melhorando. Em 2009, tudo indica que teremos terceira e a quarta, se nivelando.

Nenhum comentário: