sexta-feira, 22 de maio de 2009

Luzes acesas no Brasil

O problema das luzes que ficam acesas durante o dia todo, em Sinop-MT, parece estar longe de ser solucionado. Desde fevereiro de 2007, os moradores convivem com a imagem do desperdício em vários bairros. Hoje não são menos que 40 lâmpadas acesas, mesmo durante o dia.

O jornal O Globo, mostrou em fevereiro deste ano, que no Rio de Janeiro, existem 50 mil pontos de luz desligados e 25 mil sempre iluminados. Segundo a secretaria de obras, a cidade tem 412 mil pontos de luz.

O desperdício de energia neste caso, pode chegar a R$ 5 milhões De acordo com os cálculos de Roberto Schaeffer, professor de planejamento enérgico da COPPE/UFRJ, a prefeitura desperdiça hoje de R$ 3 milhões a 5 milhões por ano com os 25 mil pontos de luz que ficam acesos durante o dia: — A energia jogada no lixo serviria para abastecer cerca de nove mil residências brasileiras por ano. As 12 horas a mais de cada três postes ligados durante o dia representa o consumo diário de uma residência — disse ele, em entrevista ao jornal.

Em Mato Grosso, o desperdício atinge várias cidades da região norte, como Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Hoje, estive em Marcelândia, por lá, também existem lâmpadas acesas durante o dia. Impressiona o problema atingir cidades pequenas, nas quais, é facilmente detectado. A dificuldade mesmo, é apagar a luz.

Nenhum comentário: