quarta-feira, 27 de maio de 2009

Obra confunde o trânsito

A reportagem de Magnos Oliveira, com narração de Anderson Luiz, mostrada ontem no MTTV 1ª edição, da TV Centro América, detalhou a situação da entrada de alguns bairros, que precisa de ação urgente, para evitar acidentes no local. Mas por enquanto, motoristas devem mesmo continuar sem a sinalização e cometendo irregularidades, para entrar nos bairros Delta e Jardim Vitória Régia.

A matéria

A imagem não deixa dúvida! O perigo está presente em cada curva que se faz para entrar nos bairros Delta, e Jardim Vitória Régia. No local não existe sinalização para orientar os motoristas. A falta dela, resulta em confusão no trânsito, dia e noite: "totalmente perigoso a noite não tem visão aqui. Você para aqui, tem uns cortando por aqui a noite. Entendeu, você tem que freiar em cima, essa rua aqui não tá legal", Mari de Matia, universitária de eonomia.

No horário de maior movimento, por volta do meio dia a imprudência e pressa de alguns adultos, se mistura com a ansiedade dos alunos; na volta pra casa: "a gente que passa por essa rua aqui, é dificil rodear agora, fica mais longe, ai é perigoso para as crianças, pra todo mundo, mas vai fazer o quê!? A gente tem que passar", Luzilene Gomes de Moura, doméstica.

A guarda de trânsito também está presente. Passa, mas o problema continua. O presidente do bairro Jardim Europa diz que encaminhou um projeto indicando a colocação de redutores de velocidade, para a câmara de vereadores, mas ainda não foi atendido. Enquanto aguarda, mostra o que deveria ser feito: "olha como o cara vem,nem olhou pra baixo. Não olhou! De repente, o carro vem e pega ele. E ai, quem tá errado? Quem tá errado não é o cara do carro, é o cara da moto que vem cruzando. Isso que nós queremos, que arrume isso daqui, ou faz uma rotatória aqui, ou aumenta essa pista até de frente aquele poste lá e mata essas duas saídas aqui e faz uma rotatória aqui", Arlindo Venâncio, presidente do bairro Jardim Europa.

Opinião dividida por outros moradores que sentem a necessidade de mudança de hábito da população, ou de intervenção dos responsáveis, em uma obra que veio para melhorar, mas que tem complicado o trânsito no local: "O certo seria refazer o projeto dessa avenida, nesse pedaço aqui. A Vitória Régia ficou totalmente isolada da entrada do bairro, porque muitas vezes você tem que subir contra mão. É errado, certo? Mas se você descer a avenida e voltar, vai ter que entrar aqui pelo Delta, e se eu venho de lá pra cá, também tá errado. É o que a gente faz, tanto eu como todo mundo tá fazendo dessa forma", Valdir Brito, gerente.

A resposta
"Ali, nós acreditamos, que pra acabar de vez com essa dúvida, que realmente gera uma dúvida na cabeça do condutor, quando ele vai fazer o acesso ao residencial Delta e ao próprio Vitória Régia, eu acredito que depois que abrir a segunda pista da Avenida André Maggi, saindo ali do cemitério até a rua dos Jaborandís, eu acredito que a gente vai fazer ali uma readequação viária, que vai resolver em definitivo este problema", Júlio Dias, Secretário de Transporte de Sinop-MT.

Nota: Sobre o prazo para fazer a obra, o secretário de transporte urbano, passou a responsabilidade ao secretario da cidade, por telefone, Mauri Rodrigues informou que a prefeitura tem interesse em construir a via. Mas por enquanto não tem prazo para começar os trabalhos.

Obs. - A placa que aparece na segunda foto indica o nome da avenida, que recentemente foi alterada pela câmara de vereadores de Sinop, para André Maggi, nome do pai do Governador de Mato Grosso.

Nenhum comentário: