quarta-feira, 11 de maio de 2011

Parque Florestal sem proteção

O MTTV 1ª edição de ontem mostrou a preocupação dos moradores de bairros próximos do Parque Florestal de Sinop, com o mato ao redor da reserva. Como não existe proteção nas laterais o grande perigo é de pegar fogo no local e acabar atingindo o interior da mata acabando com a vegetação e também animais do Parque Florestal. A reportagem foi de Magnos Oliveira com narração de Débora Lobo.

A matéria

As marcas do fogo que atingiu o Parque Florestal no ano passado ainda podem ser vistas. Mas o que preocupa quem passa pou mora próximo da reserva ambiental é a queimada que começa a partir de agora. E também a grande quantidade de lixo em volta da área que deveria receber proteção especial. Hailton de Jesus Reis é estudante e passa diariamente por uma das avenidas da reserva, ele reclama: "aqui é um mau cheiro desses animais que jogam morto ai. Acaba provocando mau cheiro para as pessoas que passam aqui também. Se olha ali tá cheio de lixo. Lixo, cachorro morto, animais e ai fica complicado para vizinhos que moram aqui ou para quem tem que ficar vendo essa sujeira".

Na beira da mata é possivel encontrar todo tipo de lixo. Como não existe proteção em volta da maioria da área, principalmente as garrafas pet acabam indo parar dentro do lago. Daiane de Souza sugere uma solução: "Eu acho que deveria cercar tudo aqui, muita gente tá jogando lixo, queimando papel ali né".

Isolar o restante das laterais do Parque Florestal é uma das cobranças da população. Mas outras melhorias são lembradas, principalmente depois da abertura das avenidas que cruzam a reserva. Rodrigo Palmeiras dos Santos também acredita que cercar a área é uma das soluções:"Deveria acabar com este mato e cercar igual tem na frente cercado, e ter mais fiscalização. Colocar guarda para ficar ai. O negócio tá feio! Esse valetão ai é cheio de sujeira, e jogam animais mortos ai, não tem condições não, isso ai é um patrimonio nosso".

Um dos vereadores de Sinop já pediu melhorias para garantir a segurança dos animais que vivem no parque.
Sérgio Palmasola: "Esse projeto já está com o prefeito Juarez Costa. Foi encaminhado e nossa intenção é que seja votado. Ele não foi votado, esta tramitando ainda e esperamos que ele venha pra casa e seja votado. Vindo do lado da prefeitura pra cá, pra nós aprovarmos. Ele foi via indicação e o projeto ta todo elaborado lá na Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário: