Para discutir a recuperação ambiental das reservas municipais R-1, R-2 e R-3 de Sinop-MT (é isso mesmo, para discutir a recuperação de reservas ambientais, parece brincadeira, mas não é não, é o reflexo da incompetência no que se refere aos cuidados com o Meio-Ambiente), já se reuniram, no ano passado, o vice-presidente da Assembléia Legislativa, o Executivo de Sinop e membros da Organização Não Governamental - Ecologia e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Mato-grossense (ECODAM).
Foi criada uma Comissão Técnica, composta por profissionais liberais, ligados diretamente ao setor ambiental; entidades de classes e órgãos e instituições de ensino. O objetivo era elaborar um projeto de recuperação da área, e também, criar um parque florestal.
Mas a preocupação com a recuperação das reservas, com uma área de 90 hectares dentro da cidade, ficou só nos projetos.
A foto mostra, a reserva R-3, que fica nos fundos do Lar dos Idosos, ou melhor o lixão que se transformou aquilo que seria uma reserva ambiental, em chamas.
Resultado de uma combinação de falta de ação governamental: que não isolou a área, e da população que aproveita para jogar lixo no local. Alguns até abriram um caminho para entrar com o carro e jogar o lixo não na beirada, mas dentro da área.
O céu ficou encoberto pela fumaça. Aliás, esta deve ser uma imagem típica daqui até o início das chuvas, que está bem distante, pois acabamos de entrar no período da seca. Serão alguns meses de muito calor, poeira e fumaça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário