Uma das coisas que lembro com saudades é dos meus tempos de militar. Servi no exército, o 19º R C Mec – Regimento de Cavalaria Mecanizado (foto de janeiro de 2008), em Santa Rosa-RS.
Por lá, os conscritos entravam no início do ano, período quente, de verão. A primeira missão, era fazer pente fino. Pente fino era catar, com uma espátula, toda a vegetação, que ficava entre o calçamento. Os soldados antigos, já deixavam sem limpar, para que a turma de novatos tivesse um pouco mais de trabalho. Na folga do pente fino, a gente limpava banheiros, lustrava coturnos e assim por diante.
Nunca vou esquecer a primeira semana, na qual ficavam aqueles que iriam servir e os que seriam dispensados. Como não era voluntário, fiquei a semana toda torcendo para escapar. Não deu. Quando recebi a farda foi minha maior decepção.
Mas como tinha que ficar, resolvi tirar proveito por um ano. E aprendi que área militar deve ser muito bem cuidada.Fiquei impressionado ao passar pela área militar do Tiro de Guerra (foto), em Sinop-MT. Tudo bem que ali é somente um Tiro de Guerra, no qual não impera a disciplina de um Quartel. Mas que está feio para ser uma Área Militar, não resta dúvida.
Além da área externa, como na Avenida dos Jequitibás, tomada pelo mato, existe a parte interna que precisa de melhorias. Uma situação triste para uma organização militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário