segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Alerta para as queimadas

O Globo Rural mostrou hoje a matéria de Fábio Mezzacasa e Magnos Oliveira, da TV Centro América, sobre as queimadas. Confira a reportagem que está no www.globo.com/globorural

Os produtores rurais no norte de Mato Grosso estão preocupados com o aumento das queimadas.

A BR-163, no norte de Mato Grosso nesta época do ano vira um corredor de fogo. Oferece perigo aos motoristas e aos fazendeiros, que precisam ficar de prontidão em frente às propriedades monitorando as queimadas.

“Toda hora tem que estar cuidando. Até nos finais de semana tem que estar cuidando do fogo, direto”, disse o agricultor Nelson Sieber.

Máquinas são usadas para fazer aceiros e impedir que o fogo chegue às fazenda. Em muitos casos, um pequeno descuido é o suficiente para que as chamas deixem um rastro de destruição.

Em uma fazenda da região, as chamas chegaram bem perto das casas. “O fogo alastrou por tudo aí. E ele anda”, disse o agricultor Ademar Antônio.

Além do dano ambiental, tem os prejuízos para os agricultores. Na lavoura, a palhada de milho, que seria usada como adubo orgânico para fazer o plantio da próxima safra, foi destruída pelo fogo. Um trabalho de conservação do solo que se transformou em cinzas.

Nenhum comentário: