sábado, 23 de agosto de 2008

Com o Luverdense em Belém

A reportagem de Magnos Oliveira e Edevaldo Nascimento foi exibida ontem, no MTTV 1ª edição da TV Centro América. Confira um pouco dos detalhes da viagem na qual o Luverdense buscou um empate no Mangueirão.

O despertar
Domingo de manhã e uma barulheira no hotel no qual estava hospedado o Luverdense. Demorou certo tempo para percebermos que era uma carreata. Durou a manhã toda, quando chegou o candidato e começou o discurso. Não falou nada de novo, um discurso daqueles demagógicos que não despertam interesse. Tanto que com toda barulheira, o que chamou atenção mesmo foi a tranqüilidade do cidadão que dormia na praça, isso por volta das 10h da manhã.

O fanatismo
A torcida do Remo impressiona pela festa que faz no Estádio. Algumas coisas servem até de exemplo. Uma delas é atitude de colocar a faixa aí, da foto, incentivando o uso de camisetas do clube. Nos jogos no Mato Grosso, percebe-se que os torcedores comparecem com camisas dos clubes de outros Estados, e não com a camisa do time da cidade. Tudo bem que existe um pouco de exagero, pois, além disso, a torcida jogou no campo, vários panfletos com o dizer: não faça um big bem ao rival (coisa).
Remista de verdade não compra em farmácia que contrata jogador para o adversário.
“Orgulho de ser remista”

O motivo
Claro que o motivo de não haver interesse pelo nosso futebol, pelos nossos times não é culpa da imprensa. Mas uma coisa chama atenção, nos jornais de sábado e domingo, no caderno de esportes as principais manchetes, com fotos de jogadores eram sobre os times da capital do Estado. E nos jornais de segunda-feira, novamente as páginas eram recheadas de fotos e reportagens do jogo entre Remo e Luverdense. Muito diferente dos jornais daqui do Estado de Mato Grosso que destacam, principalmente, times de Rio e São Paulo, e que ocupam as páginas com reportagens e fotos do campeonato nacional, deixando de dar o devido valor para os clubes do Estado.

O sósia
Ele parece mais aquele cantor da dupla sertaneja. Mas o cara aí da foto é o Zeca Martins, preparador físico do Luverdense. Veio de Pelotas-RS, junto com o preparador de goleiros André Croda, da cidade de Tubarão-SC.
Zeca mesmo com pouco tempo de trabalho mostrou bastante competência para colocar o time com excelente preparação física diante do Remo e André que já conhecia o futebol de Marimon, que substituiu Ferronato, viu o goleiro fechar o gol e praticamente garantir posição de titular no próximo jogo.

As sandálias
Jogador de futebol gosta de andar com roupa de grife, e calçar tênis de marca. É uma das características dos jogadores do Luverdense. Além dos notebooks, dos celulares que são usados também para escutar as músicas durante a viagem, não pode faltar o tênis da marca e um boné. Tudo bem que nenhum extremismo da moda é elegante, como também não o é seguir a moda de forma absoluta, mas o goleiro Marimon exagerou no quesito: elegância, sinônimo de naturalidade e prudência. Marimon destaque na viagem para Belém com uma sandália azul que fez lembrar: elegância é um valor sutil que faz com que alguém se destaque, sem precisar se colocar em evidência.

O adversário
O camisa 9 do Remo estava ansioso para jogar. Moré é ex-centroavante do Brasiliense (DF) e ainda está se adaptando ao clima neste período no Leão Azul. O grande problema é que a torcida do Remo não é nada paciente com jogadores que não apresentem logo um bom futebol. Moré não marcou no jogo de estréia e para ajudar ainda existe a sombra de Reinaldo Aleluia, 35, ex-jogador do Bahia.
No treinamento da quinta-feira Aleluia entrou em campo e substituiu justamente Moré, seu ex-companheiro nos tempos de Ceará (CE).

O futuro técnico
Gauchinho ainda apresenta futebol para jogar alguns longos anos. Mas quando o artilheiro que está perto dos 15 anos de profissão é questionado sobre o futuro ele já decidiu que parando com o futebol irá investir na profissão de técnico.
Voltou dos Emirados Árabes para disputar a Série C do brasileiro pelo Luverdense. No clube é ídolo: em 47 jogos marcou 37 gols. Passou por 24 clubes, 5 deles do futebol do exterior. Dentro de campo a qualidade do jogador é inquestionável. Fora dele é esperar e torcer para que tenha o mesmo sucesso.

O respeitado
Maico Gaúcho passou pelo Remo e na volta para o jogo contra o clube do Pará recebeu o carinho do torcedor. Com moral o jogador que é natural de Passo Fundo-RS, 29, começou a carreira no Flamengo, por lá ficou nove anos. Jogou também no XV de Campo Bom e conta com uma passagem pelo futebol Chinês.
Maico Gaúcho fez o gol do Luverdense e comemorou de forma discreta. Embora o time todo tenha jogado bem, Maico Gaúcho ao lado de Paulinho foi o grande nome da partida no Mangueirão.

O professor
Tarcisio Pugliesi assumiu o comando do time depois da passagem sem sucesso de Nestor Simionatto. Pegou um abacaxi e começou descascar de maneira brilhante.
Colocou o time de forma ofensiva em pleno Mangueirão e só não ganhou o jogo por detalhes. Na beira do campo, não parou um minuto e passou energia para os jogadores que corresponderam com a garra que não tinham demonstrado nos dois jogos em Lucas do Rio Verde. Agora é esperar que consiga armar um esquema tático para vencer o Rio Branco em casa e depois buscar mais três pontos contra o Holanda para coroar a boa estréia.

Os lesionados
Gugo (foto) operou os ligamentos cruzados do joelho em maio. Foi campeão da copa Mato Grosso pelo Luverdense e jogou também no Mixto. Deve ficar parado por sete meses. Ele e Francis, que também deve operar os ligamentos do joelho depois de uma lesão sofrida no jogo contra o Rio Branco, estiveram no hotel em Cuiabá para rever os amigos.
Francis foi campeão em 2004 e 2007 da Copa Mato Grosso pelo Luverdense e deve ficar parado por pelo menos oito meses.

Nenhum comentário: