quarta-feira, 30 de abril de 2008
Juiz da FIFA apita Mixto e União
Agora, na final do campeonato, a Federação Mato-grossense de Futebol anuncia, através do seu site oficial o árbitro para a primeira partida da decisão do Estadual 2008. Será o árbitro da Federação Paulista de Futebol e do quadro da FIFA Sálvio Spinola Fagundes Filho, ele será auxiliado por Lincon Ribeiro Taques e Rilmar Ribeiro Primo, o quarto árbitro da partida será Edilson Ramos da Mata do quadro da CBF e Wagner Reway.
Se ainda falta muito para termos um campeonato de qualidade, com a arbitragem não é diferente.
terça-feira, 29 de abril de 2008
Migrantes: famílias de Terra Nova do Norte-MT
Carlos e Lurdes Moura (foto ao lado), vivem até hoje em Terra Nova do Norte, vieram na época em que o norte do Brasil atendia objetivos governamentais, como: evitar conflitos agrários e garantir a soberania nacional. Para incentivar a ida dos colonos, o governo abriu linhas de crédito subsidiado. O dinheiro barato facilitou o surgimento de empresas colonizadoras, que venderam milhares de hectares aos gaúchos.
A migração do povo sulista, está sendo contada no MTTV 1ª Edição desta semana, na série: Migrantes. Os personagens que passaram pelas lentes de Magnos Oliveira, estiveram contando suas histórias no primeiro dia de exibição das reportagens.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Apagão leva União para final
Aí veio a artimanha que transformou a classificação de um clube; que até merecia ir para a final, em vexame. Logo depois que o Mixto fez o gol, acabou a energia do Zeca Costa, e os refletores ficaram desligados, até terminar o jogo entre Mixto e Luverdense.
Com o final em 1 x 0 para o time da capital e a classificação do Mixto, o Barra do Garças ficou de fora e somente o União tinha chances.
Quando souberam do resultado, voltou a energia em Barra do Garças e o jogo prosseguiu, com o placar de 2 x 1 para o Barra.
Não demorou muito e o União empatou a partida, e com extrema facilidade virou o jogo 3 x 2. Com o placar, Mixto e União fazem a final do campeonato mato-grossense de 2008 e a Federação Mato-grossense de Futebol, que não consegue organizar um campeonato decente, perde a grande oportunidade de moralizar a competição. Poderia dar exemplo para todo país, remarcando os jogos, afinal de contas, a classificação do União de Rondonópolis ficou manchada.
O Luverdense ficou com 11 pontos na tabela, mesmo número de pontos do União, mas perdeu a vaga no saldo de gols. Fabinho (foto), foi um dos maiores prejudicados com a eliminação, o jogador estava parado por lesão, sofreu uma cirurgia e voltaria aos treinamentos nesta segunda-feira, para tentar jogar um pouco do último jogo da final. Agora o atleta terá que esperar pela Copa Mato Grosso, e caso o Luverdense não participe da competição, procurar outra equipe para disputar novamente um campeonato.
A equipe de Lucas do Rio Verde se despediu do campeonato com: Ferronato, Gilberto, Diogo, Matheus, Airton, Adriano Paraná, Paulinho, Francis, Odil, Gauchinho e Tarciso. Entraram ainda: Dalvan, Jair e Robinho.
O técnico foi Nestor Simionatto (foto), fez um bom trabalho. Mesmo com uma bela campanha, é o segundo treinador de nome que vem do Rio Grande do Sul e não consegue ganhar a competição. Dinho, treinou o time em 2006 e também não conseguiu conquistar o título.
domingo, 27 de abril de 2008
Moto X Best Trick tem Todd Potter como campeão do X Games Brasil
X Games Brasil 2008 - E o segundo dia de X Games Brasil terminou com as manobras alucinantes do Moto X. Nesse sábado, 26 de abril, foram disputadas as finais do Moto X Best Trick, onde o nível de dificuldade da manobra iria definir o ganhador da medalha de ouro.
O grande campeão foi Todd Potter, que levou o público de cerca de 20 mil pessoas ao delírio com seus incríveis saltos e terminou a noite com 94,66 pontos. A prata foi para Greg Hartaman e o bronze para Brice Izzo. O brasileiro Gilmar Flores, o "Joaninha" (foto abaixo), terminou em 6º lugar e foi o brasileiro mais bem colocado nessas finais. O atleta é o atual bicampeão da Copa Brasil de Motocross Freestyle.
As provas de Moto X animaram muito o público presente na pista, e os pilotos também se mostraram satisfeitos com a receptividade do público. O agradecimento veio por meio do "trenzinho", onde os pilotos saltavam praticamente juntos, realizando as principais manobras da modalidade. O X Games Brasil terá seu último dia de provas hoje, no Sambódromo do Anhembi.
Resultados finais - X Games Brasil
Moto X - Best Trick
1. Todd Potter
2. Greg Hartman
3. Brice Izzo
4. Ronnie Faisstt
5. Derek Garland
6. Gilmar Flores "Joaninha"
7. Matt Buyten
8. Kyle Loza
9. Cyro de Oliveira
10. Giancarlo Bergamini
11. Fred Kyrillos
12. Jonatan Azevedo
Fonte: oradical.uol.com.br
Por: Graziela do Rosário, com foto de Pablo Vaz.
Foto Joaninha em Sinop, por Magnos Oliveira.
sábado, 26 de abril de 2008
Campo Novo do Parecis e UNIVAB finalistas
No jogo que foi visto como uma final antecipada da Copa Centro América, pela qualidade das equipes, Campo Novo do Parecis contou com ajuda da torcida do Caldeirão do Cerrado. Logo que começou o jogo Jonathan abriu o placar. Matupá não se assustou, equilibrou o jogo e voltou na segunda etapa para empatar o jogo em lance que Juliano tocou para Zena (artilheiro de Matupá com 20 gols na Copa), ele deixou para Emerson empatar, 1 x 1.
Depois os gols foram relâmpago, um atrás do outro, primeiro Campo Novo, com Pichi: 2x1. Depois Matupá, com Adrianinho: 2x2. Aí Péter fez 3x2.
O placar ficou assim até faltar dois minutos para terminar a partida. Em um jogo que teve as duas equipes perdendo chances de gol. No final Campo Novo ampliou em um gol contra de Docinho e fechou o placar com Cicinho: 5 x 2.
Matupá jogou com: Cássio, Zena, Juliano, Emerson, Adrianinho e Docinho.
Técnico: Gilmar Ávila.
Campo Novo do Parecis venceu com: México, Jonathan, Cicinho, Missura, Naná, Pichi e Péter.
Técnico: Serginho Mineiro.
A final da 9ª Copa Centro América será no próximo sábado, com transmissão para todo Mato Grosso. Campo Novo busca o segundo título e UNIVAB o primeiro.
Migrantes
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Com empate em Cuiabá, Luverdense será finalista.
Luverdense - 11p
quinta-feira, 24 de abril de 2008
X Games Brasil 2008
No próximo final de semana, a cidade de São Paulo receberá, pela primeira vez em sua história, uma etapa dos X Games. Maior e mais importante evento de esportes radicais do mundo, a competição vai agitar a capital paulista, no Sambódromo do Anhembi.
Seis modalidades serão disputadas: Skate Vertical, Skate Street, Bike Vertical, Bike Street, Moto X Best Trick e Moto X Step Up. Além das competições, uma série de atrações fará parte da programação dos X Games Brasil, como shows de renomadas bandas nacionais.
Durante os três dias, 30 mil pessoas são esperadas para prestigiar grandes nomes do esporte radical, que brigarão pelas inéditas medalhas da primeira etapa mundial de X Games disputada no Brasil.
Fonte: www.joaninha99.com.br
Vídeo: treino do Joaninha em Sinop-MT.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Campo Novo do Parecis sedia semifinal
terça-feira, 22 de abril de 2008
Adote um animal
Depois de curada e tratada a gatinha deve ir para adoção. A Apams é uma entidade que cuida dos bichinhos e que precisa da ajuda de voluntários. Conheça o trabalho da entidade pelo site: www.apams.com.br
Clique na foto para ampliar.
Entre em contato com a apams para ajudar, ou adotar um animal.
Quando encontrar algum animal precisando de ajuda, procure a entidade.
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Meia pista
Mais um lanterna vira líder em Sorriso
Na segunda etapa de partida, o Sorriso voltou sabendo dos resultados que favoreciam a equipe, mas mesmo assim não tinha jogadas para conseguir chegar com perigo ao gol de Douglas. O time insistia no erro de lançar bolas na área, mesmo depois da expulsão de Geovani do Mixto, sem nenhum aproveitamento dos atacantes. Com poucas opções no banco de reservas o treinador Eduardo Henrique, viu pela segunda vez o time perder a chance de sair como líder do campeonato. Foi a última partida do SEC em casa. Agora vai ter que buscar a classificação fora, com dois jogos, um contra o Cacerense e outro contra o Barra. O time poderia estar virtualmente classificado, dependendo apenas de um empate nas duas partidas, se tivesse vencido os dois últimos jogos, em casa, contra os lanternas da outra chave. ´
O Sorriso jogou e perdeu, com: Paulo Roberto, Dudu, Coquinho, Alex Avila, Junior, Giba (Luciano), Wesley (Carlos Airton), André Correia, Geovani Fleck, Marcelo Buda e Alex Sorocaba. Técnico: Eduardo Henrique.
O Mixto venceu com: Douglas, Diego Nunes (Ezequiel), Luiz André, Marcio, Natan, Geovani, Marcio Junior, Gean, Jansen, Fernando, Buiu. Técnico: Arildo Berdun.
Em Lucas do Rio Verde o Luverdense venceu o Barra por 3 x 2. Em Cáceres, o Cacerense empatou com o União, 1 x 1. Com estes resultados a classificação ficou assim:
Luverdense - 8pt
União - 8pt
Sorriso - 6pt
Mixto - 4pt
Cacerense - 3pt
Barra - 3pt
domingo, 20 de abril de 2008
Faltou espírito esportivo
sábado, 19 de abril de 2008
UNIVAB classifica por antecipação
Depois do gol Mutum encurralou a UNIVAB na quadra de defesa. Mas o técnico Gilson que no ano passado também esteve jogando pela UNIVAB contra o Sinop em Juína e que conhecia jogadores que atuavam com ele, como Sinei (foto na arquibancada), sabia bem das qualidades dos atletas de Mutum e não deu espaço. A marcação forte irritou tanto que a equipe de Nova Mutum teve um jogador, e o treinador expulsos.
Depois de vencer, os jogadores assistiram a partida entre Sinop e Gol de Placa.
Sinop estava irreconhecível. Depois do jogo de ontem, o comentário na torcida era da falta que Miséria fazia para o time. O Sinop com Miséria, no ano passado, liberava Ramon e companhia para jogar. Sem um fixo para substituir o tri-campeão estadual, Marília usou como principal marcador o jogador Gaiá. Foi bem, é um bom jogador, mas não resolveu. Diante de um time limitado os erros começaram logo no primeiro tempo. O Gol de Placa abriu o placar com Celso Ricardo e logo depois ampliou com Elton. Com jogadores perdidos em quadra, Marília foi substituindo todo mundo, colocou os garotos para jogar, inclusive o bom Edinho. Mas não adiantou, nem mesmo as broncas do capitão Valdomiro, principalmente com Acerola, resolveram. No final do jogo Marília não conteve as lágrimas, e deve estar tentando entender como os jogadores que atuaram tão bem contra Nova Mutum, conseguiram jogar tão pouco na manhã seguinte. Com a derrota, ficou garantida a classificação do UNIVAB, que somou 6 pontos. Mutum e Gol de Placa, com 3 pontos cada um, jogam hoje de noite. Mas mesmo UNIVAB perdendo para Sinop, fica com a vaga, pois o primeiro critério de desempate é o confronto direto e UNIVAB venceu as duas equipes.
Em Brasnorte, a equipe do Independente Lucas, venceu Brasnorte, por 2 x 1. E hoje pela manhã, bateu Alto Paraguai por 4 x 1. Precisa de um empate com Barra do Bugres que venceu Brasnorte por 3 x 2. Se ganhar, o Barra fica com o mesmo número de pontos do Independente Lucas e garante a classificação, pelo critério do confronto direto. Alto Paraguai,também tem chances de garantir a vaga, precisa vencer Brasnorte e torcer por Barra do Bugres.
Em Matupá o time da casa venceu Campos de Júlio, por 2 x 1. E hoje empatou com Primavera do Leste em 4 x 4. Como Primavera também venceu por 2 x 1 o time de Alto Araguaia, Primavera e Matupá tem 5 pontos. E Campos de Júlio que venceu Alto Araguaia, por 2 x 0, tem 3. Na rodada da noite, Matupá joga contra Alto Araguaia, já Primavera do Leste, enfrenta Campos de Júlio. Se Primavera do Leste vencer, Matupá terá que fazer maior saldo de gols, já que pelo confronto direto, os dois estão empatados, e em todos os outros critérios de desempate os dois se igualam. Se ambos vencerem pelo mesmo placar, a vaga será decidida por sorteio.
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Noite de Elthon
Aos poucos Nova Mutum começou a equilibrar o jogo e Elthon (foto), fez o gol do empate, ainda no primeiro tempo, 1 x 1.
No segundo tempo o jogo pegou fogo, oportunidades para os dois times e jogadas duras, por pouco não transformaram uma partida de rivalidade em jogo violento. Depois de ataques dos dois lados foi Elthon que marcou o segundo de Nova Mutum, 2 x 1. Marília acertou ao colocar Batatinha no jogo. Mas cometeu um erro que poderia ter evitado, faltando sete minutos para terminar o jogo colocou Valdomiro como goleiro linha e manteve ele até tomar um gol, ou melhor um golaço por cobertura do competente Elthon, 3 x 1. Na comemoração um jogador de Nova Mutum tomou uma atitude infame, chutou e tirou as traves do gol de Sinop do lugar. A provocação rendeu cartão amarelo e muita confusão, irritando torcedores e jogadores sinopenses. A sorte é que no final Sinop se comportou com dignidade, o próprio Ramon que tanto provocou foi cumprimentar os adversários.
No sábado pela manhã Nova Mutum enfrenta o Univab que venceu o Gol de Placa por 2 x 1. Pelo que se viu no primeiro jogo a vaga deve ficar com Nova Mutum.
Carreta tomba na BR 163
Menoz arroz
O agricultor Elmo Leitzke (foto) terminou de colher 215 hectares de arroz que plantou em Sinop, no norte de Mato Grosso. Além da boa produtividade, resultado do investimento em tecnologia, ele também está satisfeito com o preço. A saca de 60 kg está sendo negociada na região por R$ 31,00, um valor 30% maior do que o obtido no ano passado.
“Temos que cuidar para não plantar em excesso, o que pode estragar nosso preço aqui”, disse Leitzke.
Na safra deste ano o Brasil plantou quase três milhões de hectares de arroz. É 1,3% menos do que em 2007. Segundo levantamento da Conab, a maior queda ocorreu nos Estados do Centro-Oeste, que juntos diminuíram mais de 16% da área.
O agrônomo Flávio Wruck explica que em mato grosso, o arroz costuma ser plantado em áreas novas, que estão sendo preparadas para a agricultura. Depois de algumas safras é costume o produtor deixar o arroz de lado e se dedicar a outras culturas.
“Nos dois primeiros anos o solo possui alto teor de alumínio. Isso é prejudicial à cultura da soja. Já o arroz consegue se adaptar muito bem a isso. A partir do terceiro ou quarto ano essas condições já não existem. Você já começa a ter mais planta daninha, começa a ter mais inoculo de doença e o solo também já está mais corrigido, mais preparado para cultura da soja”, explicou Wruck.
A queda na área plantada com arroz em Mato Grosso deve ser sentida na produção. Segundo a Conab, a safra deve ser 10% este ano.
Uma indústria da região tem capacidade para beneficiar 2,5 mil toneladas de arroz por mês, mas está operando com metade da capacidade.
“Nós tivemos uma alta bastante expressiva no arroz em casca. Porém, o arroz beneficiado que vendemos ainda não teve essa alta. Então, a indústria está esperando se ajustar ao mercado. E se tiver mais matéria-prima, com certeza vai comprar mais matéria-prima e beneficiar e aumentar a produção”, falou o gerente comercial Vilson José Scheneider.
Mais de 90% da safra de arroz de mato grosso já foi colhida.
Sorriso perde liderança do mato-grossense
O Barra do Garças era o último colocado da chave que tem ainda Cacerense e Mixto. Não tinha vencido nenhuma partida, mas veio para Sorriso com uma proposta de jogo defensiva, mas sempre explorando os contra-ataques com o veloz Cafu. E foi justamente o que aconteceu na partida. De bola parada Cafu já havia metido uma falta na trave do goleiro Marcos. Enquanto o Sorriso dominava. Na primeira jogada de perigo do time da casa, Alex Sorocaba tocou a bola para Carlos Airton, ele deixa passar e Dudu entra na área e bate, só que por cima da meta do goleiro Santos. Depois Giovane Fleck driblou na entrada da área e bateu bem, por pouco não abriu o placar. Carlos Airton que substituiu Marcelo Buda, lutava bastante e teve a melhor oportunidade do primeiro tempo. Ele dominou a bola na entrada da área e chutou no poste. O castigo por tanta incompetência dos atacantes veio com um contra-ataque do Barra, aos 26 minutos de jogo, Cafu dominou e tocou para a chegada de Geferson. Ele bateu seco, um belo gol que abriu o placar 1 x 0.
O Sorriso sentiu o golpe e logo depois de pênalti Marcelo ampliou para 2 x 0 e determinou os números do primeiro tempo.
Na segunda etapa tudo parecia que iria melhorar para o SEC, aos dois minutos em um escanteio cobrado por Geovani Fleck, a bola sobrou na entrada da pequena área para Junior, que já vinha fazendo uma bela partida, descontar: 1 x 2.
O gol animou o time que foi de vez ao ataque, só que Rigo, que já tinha um cartão amarelo, deu um carrinho e a jogada perigosa rendeu a expulsão. Mesmo com dez jogadores o Sorriso ainda teve a grande chance de mudar a história do jogo depois que Junior em um lançamento maravilhoso, deixou Alex Sorocaba em condições de marcar o segundo. O atacante foi derrubado antes de chutar. Na cobrança de pênalti o goleiro Santos (foto) se adiantou e defendeu. Na repetição o técnico Eduardo Henrique errou ao não trocar o batedor. Nervoso Alex Sorocaba escolheu o mesmo canto e novamente Santos brilhou, garantindo a vitória do time que era lanterna na chave e saiu como líder. No final do jogo Alex Sorocaba chorou bastante e não gravou entrevista. A equipe dele joga domingo em Sorriso contra o Mixto. O Barra fica na cidade para jogar também no domingo, contra o Luverdense, em Lucas do Rio Verde.
Sorriso: Marcos Rocha, Dudu, Coquinho, Alex de Ávila, Junior e Rigo, Wesley (Gustavo), Luciano e Giovani Fleck, Alex Sorocaba e Carlos Airton. Técnico: Eduardo Henrique.
Barra do Garças: Santos, Biro (Danilo), Macena, Fernando, Hernandes e Tigrão, Adriano, Marcelo (Wendel) e Arthur, Jéferson e Cafú (Tiagão). Técnico: Ney César.
Árbitro: Alinor Silva da Paixão
Auxiliares: Rilmar Ribeiro Primo e Genival da Silva
Público: 1.820 pagantes
Renda: R$ 16.950,00
Classificação
União 7p
Sorriso 6p
Luverdense 5p
Barra 3p
Cacerense 2p
Mixto 1p
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Plantar e reciclar
Morando em uma cidade que ainda não conseguiu implantar a coleta seletiva de lixo, nós temos que buscar alternativas, uma delas é separar o lixo em nossas casas e entregar para catadores. Uma prática simples, que ajuda e muito.
Confira o que pode e o que não pode ser reciclado:
PODE
Garrafa e pote de vidro
Garrafa PET
Sacola de plástico
Papel e papelão
Filme plástico de embalagem
Lata de aço, incluindo a de aerossol
Lata de alumínio
Isopor
Tampa de aço de pote e de garrafa
Papel-alumínio e embalagem de marmitex
Embalagem longa-vida
Lâmpada incandescente e fluorescente
NÃO PODE
Vidro refratário de panel e travessa para microondas
Espelho
Lenço de papel, papel higiênico, absorvente e fralda descartável
Louça
Barbeador descartável
Papel-carbono
Esponja de aço
Etiqueta adesiva
Clipe e grampo
Cabo de panela
Tomada
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Dois times, cinco títulos em quadra: jogão.
De Matupá, o favorito para conseguir classificação é o time da cidade sede, que investiu para chegar e também sonha com o primeiro título estadual.
Em Sinop o time da casa treinou durante a semana torcendo para pegar Nova Mutum na sexta-feira. Deu certo, em quadra cinco títulos estaduais. Três de Nova Mutum e dois de Sinop. Júnior (foto), ainda é dúvida. Ele não sabe se terá condições de jogo, sente lesão. O técnico Marília treinou com o mesmo time que iniciou o último jogo: Ronaldo, Ramon, Acerola, Valdomiro e Gaiá. No coletivo, muitos erros de passe e pouca movimentação. Agora é torcer para que no final de semana os jogadores possam apresentar o belo futebol que a torcida está esperando, agora sim contra adversários tão qualificados quanto o atual campeão da Copa.
A tabela completa da terceira fase está no site: www.tvca.com.br
Confira os jogos de Sinop
Dia 18 de abril, noite
Gol de Placa x Univab
Nova Mutum x Sinop
Dia 19 de abril, manhã
Nova Mutum x Univab
Gol de Placa x Sinop
Dia 19 de abril, noite
Nova Mutum x Gol de Placa
Univab x Sinop
terça-feira, 15 de abril de 2008
Vereadores perdem grande oportunidade
Julio Campos é lembrado até hoje, também por ter deixado um número significativo de privilegiados, que ganham a pensão vitalícia, engordando em mais de R$ 480 mil (R$ 5,7 milhões por ano) as despesas do Estado, com o duodécimo do Legislativo mato-grossense.
Os benefícios são pagos pelo FAP (Fundo de Assistência Parlamentar), criado pelo então governador Julio Campos. Pela lei com 36 artigos, o Estado devia consignar sempre em orçamento recursos assegurando o cumprimento das despesas.
A lei foi extinta em 1995, mas existem ainda 102 nomes de beneficiários que continuam recebendo as regalias.
O benefício de continuar tendo o nome na principal avenida de Sinop não foi retirado. O projeto de lei nº 007/2008, que iria corrigir um equívoco que dura 24 anos, devolvendo o nome de Avenida dos Mognos à atual Avenida Governador Júlio Campos, recebeu os votos contrários dos vereadores Valdir Sartorelo, Sinéia Abreu, Jorge Müller e Betão. Os favoráveis foram os vereadores José Pedro Serafini, Tião da São Camilo, Mauro Garcia, Zuleica Mendes e Valdemar Júnior. Para ser aprovado o projeto precisaria de sete votos.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Insumo em alta
A safra de verão deste ano ainda está terminando e já tem agricultor comprando adubo para 2009. Em Mato Grosso, os produtores reclamam do preço.
O agricultor José Chiarello já tem todo o adubo para o plantio da próxima safra na fazenda, que fica em Sinop, norte de Mato Grosso. Ele conta que fez a compra antecipada e mesmo assim pagou 560 dólares a tonelada, quase o dobro do que custava no ano passado.
“Mesmo quem se antecipou e correu atrás para comprar em janeiro, que poucos têm essa possibilidade, já pagaram mais caro que no ano passado”, diz José Chiarello.
Para comparar o preço viemos até esta revenda de insumos em Sinop, norte de Mato Grosso. Segundo o proprietário, José Moreli, a tonelada de uma das fórmulas de adubo mais usadas na região, a base de nitrogênio, fósforo e potássio, dobrou em um ano. Em abril de 2007, a tonelada custava 300 dólares. Em janeiro desse ano saia por 560 reais e hoje não sai por menos de 750 dólares.
“Os agricultores desta região normalmente compram os fertilizantes, sementes e defensivos entre maio e setembro. Esse ano, as compras iniciaram em janeiro, já comprando os insumos com medo do aumento”, diz José Moreli, comerciante.
Na maior parte das fazendas os barracões usados para guardar o adubo estão vazios e os agricultores que ainda não compraram esses insumos já começam a ficar mais preocupados.
O seu Amélio Zanini ainda não fechou negócio com nenhuma revenda. Ele pretende plantar 500 hectares de soja. A comercialização deve ser feita no sistema de troca. Ele vai pagar os insumos com parte da soja que pretende colher. “Pra tu comprar uma tonelada de adubo hoje você precisa de 40 sacos de soja. No ano passado, o preço era 20 sacas”, diz o agricultor.
Em São Paulo nos fomos ouvir a associação nacional que representa as empresas de adubo.
“A causa principal dos sucessivos aumentos é a diferença entre a demanda e a oferta. No lado da demanda nós não podemos nos furtar a dizer que a renda agrícola no mundo ficou cada vez maior. Vamos destacar China e Índia em que um volume enorme de habitantes passou a comer, coisa que não faziam. Então a demanda, seja de proteína vegetal ou animal aumentou drasticamente e por conseqüência arrastou consigo os preços das matérias-primas e fertilizantes. Um outro fator do lado da demanda é a agroenergia. Nós já estávamos habituados no Brasil a ter etanol, vindo da cana de açúcar, mas o mundo inteiro entrou neste mercado a partir de 2006 e com isso mais uma vez puxa a demanda por matérias-prima. E por fim, do lado da oferta, nós temos algumas restrições como nitrogênio, que nós vimos o que aconteceu com o petróleo. É um produto derivado de petróleo e gás natural com acréscimo de preços. No caso do fósforo nós tivemos alguns problemas ambientais em algumas plantas americanas que foram fechadas e no caso do cloreto duas inundações em duas importantes minas, uma na Rússia e uma no Canadá que diminuiu a oferta deste produto. Oferta menor, demanda maior, preço alto”, explica o diretor executivo da Anda (Associação Nacional para difusão de adubos) , Eduardo Daher.
O Brasil importa 50% do fósforo que usa, 70% do nitrogênio e 90% do potássio.
domingo, 13 de abril de 2008
Sorriso bate invicto Cacerence
Nas outras rodadas o Luverdense empatou em casa, 2 x 2. Os dois gols do Luverdense foram marcados por Odil. E em Rondonópolis, o REC goleou o Barra por 5 x 0.
A classificação do campeonato ficou assim:
1º Sorriso - 6p
2º União - 4p
3º Luverdense - 4p
4º Cacerense - 1p
5º Mixto - 1p
6º Barra - 0p
Independente Lucas é favorito ao título
E para manter a escrita Diângelo marcou o gol que deu a vitória por 1 x 0 e a classificação para o Independente Lucas.
O jogo foi brigado, tanto que dois jogadores, Rodrigo do Sorriso e Diângelo do Independente foram expulsos. A equipe de Sorriso ainda teve o técnico Reque expulso por empurrar o jogador Ratto.
Em Matupá
Na rodada de Matupá, o primeiro jogo teve a vitória do time de Itaúba sobre Marcelândia, o placar foi de 2 x 0.
No jogo do time da casa e Cláudia, Matupá até teve dificuldades, mas venceu por 5 x 3 a valente equipe de visitantes. O jogo teve como destaque positivo o artilheiro Zena que marcou três gols e como destaque negativo uma cotovelada do jogador Paulo de Cláudia em Alessandro, quando faltava apenas um minuto para terminar a partida. O jogador deve ser suspenso por pelo menos um ano de jogos da Copa Centro América.
Agora Matupá disputa fora de quadra a sede da próxima fase.
sábado, 12 de abril de 2008
Chove menos em Mato Grosso
A substituição da floresta nativa por plantações de soja e para abertura de áreas de pasto têm causado uma diminuição no regime de chuvas em Mato Grosso.
O estado, essencialmente, produtor de grãos e de carne bovina precisa mudar a dinâmica dessas atividades para não correr o risco de perder grandes dividendos econômicos nos próximos anos. A previsão é do pesquisador Marcos Heil da Costa, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, que há algum tempo estuda o clima do estado.
O pesquisador contou ao site da TV Centro América que os estudos são resultados de simulações climáticas, mais especificamente, em áreas desmatadas de Mato Grosso. Nessas regiões, as pesquisas demonstraram que quanto maior a incidência de desmatamento em uma certa área, maior será a redução da precipitação das chuvas no local. Os números chegaram a 11,2 % de redução de chuvas nessas áreas. E a percepção do fenômeno já começa a ser sentida no estado.
Segundo Costa, isso se dá devido a grande extensão do desmate na região norte de Mato Grosso. "Em desmatamento inferiores a 40% ou 50% das áreas não seria notado grandes mudanças na precipitação de chuvas. Mas já que no estado o índice é maior que isso, é possível notar a redução nas chuvas", disse.
Período Chuvoso
A chuva em Mato Grosso é do tipo sazonal. Costa explica que há maior concentração de chuvas no verão e uma diminuição a partir do meio do ano, ou seja, uma estação chuvosa e outra seca.
Para ele, a estação chuvosa não deve trazer efeitos práticos para quem quiser plantar durante a estação, uma vez que o início das chuvas que geralmente ocorrem a partir do mês de setembro, devem ter atraso, em uma média de 15 dias. Com isso, " haverá atraso na época do plantio de grãos no estado", prevê.
O início do período chuvoso em Mato Grosso é peculiar. As chuvas começam a partir do calor concentrado na superfície do solo. Em áreas com predominância de florestas, a radiação solar é absorvida, o que facilita a intensificação das chuvas na região.
O mesmo não é observado em áreas desmatadas, porque a radiação solar acaba sendo refletida. É a falta de concentração de calor em áreas desmatadas que ocasiona o atraso das chuvas nessas regiões. E o pesquisador finaliza: A desertificação pode chegar em Mato Grosso com a escassez de chuvas, predominância de queimadas e no empobrecimento do solo.
Áreas Desmatadas em MT
O Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter) divulgou, recentemente, os dados do desmatamento na região amazônica no mês de fevereiro.
A área desmatada no período, calculada em 725 quilômetros quadrados, é 13,45% maior do que a registrada em janeiro deste ano, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contabilizou 639,1 quilômetros quadrados de novas áreas devastadas.
Em Mato Grosso, segundo dados do Deter, estão concentrados 88% do desmate total registrado na região no período. Em fevereiro, a área devastada no estado foi de 639 quilômetros quadrados e cresceu 68% em relação ao mês anterior.
Fonte: www.tvca.com.br
Foto: Av. das Fiqueiras, por Magnos Oliveira.
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Sorriso lidera campeonato mato-grossense
Outro clube que busca o primeiro título: o União de Rondonópolis, sem o goleador Diogo; que com 17 gols é o maior artilheiro do Brasil, empatou com o Cacerense. Um resultado que manteve um tabu de 5 jogos em favor do time de Cáceres. A última vitória do União foi em 2006. No ano passado o time perdeu para o Cacerense em quatro oportunidades.
Próxima rodada:
Sorriso x Cacerense, em Sorriso
Luverdense x Mixto, em Lucas do Rio Verde
União x Barra do Garças em Rondonópolis
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Sete equipes classificadas na Copa TVCA de futsal
SEDE: Lucas do Rio Verde
Grupo Sorriso x Independente
SEDE: Campo Novo
Gato de Rondonópolis x Campo Novo do Parecis
SEDE: Indiavaí
Porto Estrela x Indiavaí
SEDE: Matupá
Marcelândia x Itaúba
Cláudia x Matupá
SEDE: Juina
Campos de Júlio x Juína
SEDE: Primavera
Vila Aurora x Alto Araguaia
Canarana x Primavera do Leste
quarta-feira, 9 de abril de 2008
O amigo do Jozé Rico
mais um personagem dos "vovôs inquietos". O Seo Alcides Francisco que veio de Terra Rica-PR, cidade na qual conviveu e tocou viola com José Rico da dupla Milionário e José Rico. E Seo Alcides, que é pai do melhor goleiro de futsal de Sinop: Ronaldo, também tem habilidade com as mãos. Com a viola ele toca uma barbaridade. A reportagem foi de Magnos Oliveira e Andressa Lorenzetti, com apoio de Aécio Novaes.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Acácias com Caviúnas
Operação foguinho
Segundo o biomédico, formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutor em Ciências pela Universidade de Campinas (Unicamp), Edson Delattre, em texto publicado em seu site sobre queimadas urbanas, a fumaça é, basicamente, composta por gases e material particulado, tudo muito prejudicial à saúde. "Mais de 70 produtos químicos já foram identificados na fumaça resultante das queimadas de vegetação (biomassa), sendo que muitos desses produtos são tóxicos ou têm ação cancerígena", escreveu o pesquisador.
Ainda segundo Delattre, muito dióxido de carbono também é liberado pelas queimadas, contribuindo para o efeito-estufa e o aquecimento do planeta. "Mais de 90% da quantidade de partículas encontradas na fumaça, produzida pela queima de biomassa, consiste de partículas finas, que medem menos de um centésimo de milímetro, sendo invisíveis a olho nu. Atingem os pulmões, durante a inspiração do ar poluído."
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Luverdense e Sorriso na próxima fase
O time de Lucas do Rio Verde venceu o Crac e contou com ajuda do Cacerense que empatou em 2 x 2 com o Araguaia.
O Luverdense marcou com Junior Rocha duas vezes e Gauchinho (foto) em uma oportunidade. O jogo teve uma renda de 10.600 reais e 1.136 pagantes. Além dos dois times do Nortão, também se classificaram para a próxima fase o União de Rondonópolis, Cacerense, Mixto e Barra do Garças.
Se a Federação não mudar os critérios, a tabela do campeonato fica dividida em dois grupos. Um deles com: Cacerense - Mixto e Barra do Garças. O outro com: União - Sorriso e Luverdense.
Os jogos serão dos times de um grupo contra outro. Quem chegar ao final com maior pontuação classifica para a final do campeonato.
domingo, 6 de abril de 2008
Mãe e filha estavam na moto
Ramon decide e Sinop classifica
O gol não melhorou em nada a atuação da equipe, tanto que Marília troucou o time, no lugar de Acerola, que não mostrava tranqüilidade e havia tomado cartão amarelo, colocou Junior. Héldio entrou no lugar de Valdomiro e Fabão no lugar de Gaia. Mesmo assim o time não conseguia jogar. E a prova da falta de entrosamento foi o lance no qual o bom jogador Héldio saiu jogando errado. Ramon tentou mas não conseguiu parar a jogada que caiu nos pés de Tulio Fernandes. Ele bateu certeiro, no canto do goleiro Ronaldo, terminando um primeiro tempo de pouco brilho, empatado.
No segundo tempo Guarantã veio para decidir o jogo. João Neto, mesmo com um time que não contava com a preparação física ideal, mandou os jogadores pra cima do Sinop e Guarantã do Norte, por muito pouco não virou o jogo, criou três oportunidades claras de gol. Uma delas defendida de forma brilhante por Ronaldo.
Mas quando as coisas começaram complicar, surgiu Ramon, foi o primeiro jogo dele neste ano. Não vinha bem na partida, uma atuação apagada. Apareceu em duas oportunidades e foi parado pelo goleiro Wagner, que defendia bem e ainda subia para atacar. Mas na terceira, ele recebeu a bola num lateral cobrado por Acerola, deu um drible no adversário e chutou de canhota, no canto de Wagner.
E para provar que sabe muito Ramon, roubou uma bola no meio da quadra, deu um "lençol", no marcador, e bateu firme na saída do goleiro. Um golaço que levantou a torcida no Ginásio Pasinha.
O gol deveria dar segurança para o time armar jogadas, mas como a equipe não tem um padrão de jogo, Guarantã continou assustando. E novamente em um lance de saída de bola errada, o garoto Mário que tinha entrado, tocou para Ramon que perdeu a bola para o gordinho André. Ele bateu forte, e marcou o último gol da partida, fechando o placar em 3 x 2 para o Sinop.
O Sinop venceu um adversário tecnicamente inferior. Mas deixou clara a falta que faz o guerreiro Miséria. Além disso Marilia, mesmo contando com Héldio, Junior e Batatinha, começou o jogo com Ronaldo, Acerola, Valdomiro, Gaia e Ramon. Uma formação que não é a ideal. O futsal é um jogo no qual as substituições são constantes, mas é fundamental que se tenha um time base, com um padrão de jogo estabelecido, coisa que até agora, a equipe ainda não demonstrou em quadra.
Foto: Cristiane Bregolatto, para ampliar, clic na foto.
sábado, 5 de abril de 2008
Nova Mutum é o maior vencedor da Copa
Em Várzea Grande
Gol de Placa x Fiel 90
Poconé x Univab
Em Nova Mutum
Nova Mutum x Unidos São Benedito
Em Sinop
Sinop x Guarantã do Norte
Em Barra do Bugres
Alto Paraguai x Acorizal
Barra do Bugres x Denise
Em Brasnorte
Brasnorte x Tangaraense
No próximo final de semana, no dia 12 de abril, jogam
Em Lucas do Rio Verde
Independente Lucas x Grupo Sorriso
Em Campo Novo
Campo Novo do Parecis x Gato de Rondonópolis
Em Indiavaí
Indiavaí x Porto Estrela
Em Matupá
Marcelândia x Itaúba
Matupá x Cláudia
Em Juína
Juína x Campos de Júlio
Em Primavera do Leste
Vila Aurora x Alto Araguaia
Primavera do Leste x Canarana
Nesta fase quem ganha o jogo está classificado. Os primeiros colocados da primeira fase jogam pelo empate. Já foram nove edições da competição. Os times do Norte conquistaram seis títulos. O maior vencedor é Nova Mutum (foto do site novamutum.mt.gov.br), que ganhou em três oportunidades. Confira todos os campeões:
2000 - Tangará da Serra
2001 - Nova Mutum
2002 - Sorriso
2003 - Campo Novo
2004 - Sinop
2005 - Nova Mutum
2006 - Nova Mutum
2007 - Sinop
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Ibama embarga áreas em Mato Grosso
Só Notícias teve acesso à lista e apurou que fazendas e áreas de políticos, empresas, prefeituras e órgãos federais como Incra estão embargadas. A empresa da qual o governador Blairo Maggi (AMaggi) é sócio, teve uma área embargada em Feliz Natal (130 km de Sinop). O senador Jaime Campos (DEM) teve 3 fazendas em Alta Floresta embargadas, bem como uma fazenda do deputado petista Ademir Brunetto, também em Alta Floresta. Na mesma situação está o deputado Dilceu Dal Bosco, vice-presidente da Assembléia e presidente da comissão de Meio Ambiente do Estado, que tem uma fazenda em Sinop. Em Sorriso foram embargadas duas áreas da multinacional Bunge.
Na listagem de embargos do Ibama, Só Notícias apurou que Juina é a cidade que teve mais fazendas e áreas com restrições - 84 ao todo. Alta Floresta vem em segundo com 75, em Feliz Natal foram 42, Guarantã do Norte 36, Paranaíta 35, Sinop 32, em Paranatinga foram 28, Apiacás 19, Rondonópolis e Vera 18 cada, Claudia e Juruena 16, Santa Carmem 15, Marcelândia 14, Itaúba teve 10, Juara 9, Sorriso e Colíder 8 cada e, entre as menroes, estão Lucas do Rio Verde e Nova Mutum com uma área cada.
Em Ribeirão Cascalheira, o Ibama embargou 3 áreas em nome do DNIT. Em Tabaporã e Querência foram embargadas áreas em nome do Incra.
A relação abrange embargos ocorridos desde janeiro do ano passado e cumpre exigência de uma recente Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente, com número 001, públicada no último dia 29 de fevereiro.O decreto exige recadastramento das propriedades, estende à cadeia produtiva a responsabilidade sobre o crime ambiental, reforça a importância do embargo de área com atividades ilegais contra o meio ambiente e determina divulgação das áreas embargadas pelo Ibama.
A lista de fazendas e áreas embargadas está disponível no site do Ibama.
Fonte: Só Noticias
Foto: Magnos Oliveira
Arbitragem trabalha e União vence em casa
Depois do gol o artilheiro pediu para sair e a luz do estádio apagou. O jogo parou por 25 minutos. Na volta o Luverdense foi pra cima do União e Everton fez grande defesa na jogada finalizada por Odil. Logo depois na falta cobrada por Paulinho, o artilheiro Gauchinho, que havia marcado um lindo gol no domingo (foto), fez de cabeça para terminar o primeiro tempo em 2 x 1.
No segundo tempo o Luverdense continuou atacando e criou boas chances de empatar a partida, principalmente em lances de bola parada. Jogou melhor, teve várias oportunidades e até conseguiu o gol, mas a arbitragem marcou impedimento em dois lances de ataque do Luverdense. Agora joga em Lucas do Rio Verde contra o Crac e tem chance de conseguir a classificação como um dos melhores segundo colocados. Mas para isso tem que vencer e torcer para o Cacerense empatar ou ganhar do Araguaia.
O Luverdense jogou com: Ferronato, Diego, Mateus, Duda, Paulinho, Soares, Gugo (Gilberto), Francis, Odil, Junior Rocha, Gauchinho (Torro). Técnico: Nestor Simionatto.
O Rondonópolis venceu com: Everton, Ivan, Ataliba, Rodrigo, Jozias, Caca, Rocha, Wender, Ailton, Diogo (Gavião), Serginho. Entrou ainda o jogador Vitinha. Técnico: Marcos Birigui.
O público foi de 2.715 pagantes.
A renda de R$ 21.965,00.
Arbitragem: Joaquim Lima Neto.
Em Sorriso no primeiro jogo da história entre Sorriso Esporte Clube e Rondonópolis Esporte Clube o jogo foi debaixo de chuva. E foi o time do REC que abriu o placar com um pênalti sofrido por João Paulo. André cobrou e marcou aos 39 minutos. Depois aos 42 minutos novamente André, agora em jogada individual passou pela zaga do Sorriso e anotou o segundo.
No segundo tempo Andrezinho foi segurado dentro da área e depois cobrando o pênalti fez 3 x 0 para o REC.
Logo depois do gol Geovani foi expulso. Com um jogador a mais na partida o Sorriso reagiu. De pênalti Alex Sorocaba teve que cobrar duas vezes para marcar o primeiro gol do Sorriso.
Depois Dudu cruzou e de cabeça Marcelo fez o segundo do Sorriso. Com a derrota em casa fica difícil para o Sorriso classificar para a próxima fase. Tem que ganhar o jogo de volta em Rondonópolis.
O Sinop que já está eliminado perdeu para o Araguaia, por 5 x 2.
quinta-feira, 3 de abril de 2008
O caminho da educação
Mas como bom governo é algo raro, o sonho de jovens estão se perdendo pelo caminho. Caminho tortuoso, pelos quais somente alguns conseguem passar. É assim com alunos da Gleba Mercedes, uma zona rural do município mato-grossense. Para chegar na escola uma maratona que pode, quando vencida, durar duas horas. É o tempo que alunos do ônibus (foto), levaram para chegar, tomar o café e assistir aula. Como chegam depois do início da aula, parte do conteúdo é perdido. Para dificultar ainda mais o aprendizado, já comprometido pelo início tardio do ano letivo, uma parcela dos alunos ainda não conseguem chegar na escola e professores terão mais um problema: além de ensinar quem está na sala de aula, encontrar uma maneira de não prejudicar aqueles, que não por vontade própria, estão fora da escola.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Confirmações de dengue caem em Sinop
terça-feira, 1 de abril de 2008
Plenário da câmara vira palanque eleitoral
Mesmo fazendo parte da mesa diretora, Pedro Serafini e Jorge Muller não se pronunciaram sobre o assunto. O primeiro, até brincou com a situação, em tom irônico, disse: "como é bom não estar emburrecido", o segundo falou sobre outra praça. A praça do São Cristóvão, que também está com problemas judiciais desde 12 de julho de 2005 e por conta disso não se consegue fazer a obra de uma praça que teve o lançamento em abril de 2007. Diante das cobranças de moradores e do presidente do bairro, Jorge Muller falou que o presidente do bairro deve "ter a hombridade de falar a verdade e não mentir para a população por ser pré-candidato a vereador".
Já Zuleica Mendes pediu um aparte e falou que "não foi consultada sobre a nova obra, mesmo sendo vice-presidente e não tem participação". Além disso pediu documentos para prestar esclarecimentos.
Gilson de Oliveira falou sobre a creche do Alto da Glória que segundo ele conta com 60 crianças e apenas um chuveiro em funcionamento e precisa de reparos no telhado. A presidente explicou que as cobranças devem ser feitas para a Secretaria de Educação e não mais para a Secretaria de Ação Social do município. Gilson que está se despedindo para assumir como deputado estadual, não se pronunciou sobre a polêmica das obras da nova sede.
Mauro Garcia, Valdemar Junior, Betão e Cleuza Navarini foram contra a construção do jardim da futura sede. Mauro Garcia disse que "a calçada que foi quebrada, para a construção do jardim, foi paga pela câmara e vai entrar na perícia". Sugeriu ainda que deveria ser feito algo bonito, mas mais modesto e com preço acessível. Cleusa Navarini disse que foi contra a construção do novo prédio e é contra gastar o dinheiro para se fazer o ajardinamento, comentou que "uma obra que está embargada não se pode dar continuidade", e sugeriu que o prédio "fosse doado para ser um local para ser utilizado por estudantes, ou atividades culturais". Betão também sugeriu "doar o prédio ao município".
Valdemar Junior pediu "para verificar a possibilidade de não se continuar a obra, pois se não paralisar, vai trazer um transtorno enorme". Lembrou ainda que "o poder está nas mãos da mesa diretora". Antes de encerrar o vereador ainda pediu a instalação urgente de semáforos em alguns pontos da cidade.No final da sessão, depois de todas as discussões, a presidente conversou com um grupo de estudantes alegando "não ser culpa dela a obra estar embargada", disse ainda que está "tentando consertar um erro". A sessão terminou tarde, já passava das 23h, mas bem antes alguns vereadores já haviam deixado plenário.