
Segundo o biomédico, formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutor em Ciências pela Universidade de Campinas (Unicamp), Edson Delattre, em texto publicado em seu site sobre queimadas urbanas, a fumaça é, basicamente, composta por gases e material particulado, tudo muito prejudicial à saúde. "Mais de 70 produtos químicos já foram identificados na fumaça resultante das queimadas de vegetação (biomassa), sendo que muitos desses produtos são tóxicos ou têm ação cancerígena", escreveu o pesquisador.
Ainda segundo Delattre, muito dióxido de carbono também é liberado pelas queimadas, contribuindo para o efeito-estufa e o aquecimento do planeta. "Mais de 90% da quantidade de partículas encontradas na fumaça, produzida pela queima de biomassa, consiste de partículas finas, que medem menos de um centésimo de milímetro, sendo invisíveis a olho nu. Atingem os pulmões, durante a inspiração do ar poluído."
2 comentários:
Concordo com você radator, é uma falta de respeito ficar queimando no meio da cidade e o poder público nada faz...
Parabéns ao doutor Delattre, pela luta e trabalho que vem realizando no sentido de concientização que as QUEIMADA URBANAS, é prejudicial a saude.
Um abraço de seu amigo
APARECIDO FRIZÃO
Postar um comentário