As reportagens da série Migrantes, da TV Centro América de Sinop-MT, mostraram alguns personagens da cidade de Lucas do Rio Verde e Sorriso. Em Sorriso o CTG Recordando os Pagos, um dos 42 registrados em todo Mato Grosso, esteve em evidência através do trabalho desenvolvido pelo professor Saulo (foto 1º da esquerda), com o grupo de danças que representa o Estado em competições nacionais e no currículo já tem dois títulos brasileiros: Campeão de Danças Tradicionais do FENART 2005 e 2007.
Jorge Cassep (foto centro), natural de Rio Pardo-RS, declamou poesia e mostrou lembranças que guarda em casa. Morando há cinco anos em Sorriso-MT, e sem pretenções de voltar para o Estado de origem, ele mata saudade no cantinho decorado com objetos característicos dos gaúchos.
O Patrão do CTG Recordando os Pagos, Airton (foto tomando chimarrão), falou das características marcantes que identificam o gaúcho: a pilcha e o chimarrão.
A pilcha gaúcha, aparece bastante na Semana Farroupilha. Em Lucas do Rio Verde, por exemplo, durante as comemorações, em vários estabelecimentos comerciais pode-se ver pessoas pilchadas. Diferente da vestimenta, que aparece mais nas datas festivas, ou em encontros em CTGs, o chimarrão é hábito diário em cidades como Sorriso, Lucas e Sinop.
Silvio Lima (foto com esposa e filho), popularmente chamado de Bugio, em Sinop-MT, faz parte dos tradicionalistas que não podem ficar sem o chimarrão. Emocionado, lembrou de parentes que ficaram na cidade gaúcha de Tenente Portela.
A cidade é uma das várias que dão nome para ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde.
José Ribas (foto ao lado) é um dos moradores antigos da cidade, laçador de primeira, coleciona troféus. O mais importante, ganho em 2001, o título do campeonato brasileiro, disputado na Granja do Torto, em Brasília.
Os trabalhos de externa foram de Dejane Arnhold e Magnos Oliveira, com apoio de Aécio Novaes e edição de reportagens de Bill Martins.
Um comentário:
A repetag fiko muitOP...
VC's tão d parabens;DD
abrçãooo...
Postar um comentário