quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Avenidas cortam reservas

A foto é da Avenida dos Jequitibás. Além dela, outra avenida, a dos Pinheiros, corta a reserva ambiental do Parque Florestal. Verdade! São avenidas cortando reserva ambiental. E olha que não é única. Na reserva florestal do Jardim Botânico, que virou lixão e gerou uma multa para prefeitura, a Avenida das Itaúbas também foi aberta, e passa pelo meio da reserva.

A "brilhante" idéia de abrir caminho, dando sequencia na Avenida das Itaúbas, até chegar na Avenida dos Abacateiros, no Bairro Jardim Celeste, rendeu faixa para o vereador que indicou a "benfeitoria" para a população.

O pior, é que mudanças absurdas, como estas, de cortar parques que são reservas ambientais do município tem aprovação popular. A ignorância é tanta, que justifica o argumento de encurtar caminho em nome do progresso que atinge o município. Tanto, que os gestores, se orgulham e alardeiam os investimentos na duplicação da Avenida dos Pinheiros e também da Avenida dos Jequitibás. Ainda sobra uma oportunidade de fazer a coisa certa: fechar o caminho de atalho do Jardim Botânico, para o Jardim Celeste.

Para tomar uma decisão coerente! Para criar um pouquinho de cultura ecológica! É necessário peito, e uma indicação que seria polêmica. Isso em uma cidade que não tem na cultura, a vontade de estruturar projetos ambientais.

Infelizmente, vereadores ainda estão bem longe de ter a preparação ideal para discutir temas de tamanha importância. Tanto é, que indicam, aprovam e divulgam tamanhas barbaridades, como duplicar e iluminar avenidas que deveriam ser fechadas e arborizadas. Recentemente, uma preguiça teve que ser atendida por uma professora de medicina veterinária da UFMT de Sinop. Ela teve de ser sacrificada, depois de tomar uma descarga elétrica, ao confundir um poste com uma árvore. Justamente na reserva cortada por duas avenidas, que recentemente foram iluminadas no Parque Florestal.

Depois de tantas aprovações, existe uma indicação no poder legislativo que chama atenção. É para designar um médico veterinário, que esteja periodicamente prestando atendimento aos animais do Parque Florestal do Município de Sinop.

Um comentário:

Anônimo disse...

Derepente construir uma ponte por cima das arvores seria uma opção mais sensata não acha? KKKKKKKK