segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Hoje tem atendimento

Em Sinop-MT, não é preciso mais que uma visita em um dos postos de saúde para se perceber uma realidade de deficiência na saúde pública. O município tem 16 Postos de Saúde e um Pronto Atendimento que atende com 2 clínicos, 1 pediatra, 1 ortopedista e 1 ginecologista.

Para se ter uma idéia da fragilidade por qual passa a saúde, na sexta-feira, no período da tarde, a fila em frente ao posto de saúde do Boa Esperança denunciava que algo estava errado. Recentemente inaugurado como sendo modelo, o Posto de Saúde não consegue atender a população do bairro. Nem mesmo as novas instalações amenizaram o sofrimento de quem procura os serviços que o poder público tem a obrigação de oferecer, com qualidade!

Dona Cleusa foi a primeira a sair. Levou o filho Luiz Eduardo, com vômito e diarréia e recebeu a resposta que teria que ir até o Pronto Atendimento. Francisco da Silva Santos que é servente de pedreiro estava com dor de garganta, febre e gripe. Entrou e saiu descontente, pois o quadro de consulta já estava fechado e ele teria que voltar na segunda-feira ou ir até o Pronto Atendimento para tentar resolver o problema.

A mais indignada era a dona de casa Eleuza Valéria da Cruz! Ela questionava como confiar em um exame se a data de nascimento dela era de mais de 100 anos, 30/12/1899. Ela não conseguiu ser atendida e justificou que as 16 fichas tinham que ser divididas entre o Jardim Europa e o Boa Esperança.

No Jardim das Oliveiras, Claudenice Prudencio da Silva também não foi atendida. Mas o motivo é a falta de médico. Com dois filhos na garupa da bicicleta, ela só conseguiria tratar a saúde das crianças se fosse até o Pronto Atendimento. O sol forte e a distância, fez com que ela voltasse para casa.

No Pronto Atendimento, a situação também não é nada animadora. Priscila Nunes da Silva, por exemplo, saiu sem ser atendida, por falta de documentação do bebê de apenas 3 meses. Teve que ir embora levando a criança, que segundo ela estaria com bronquite. Se para ela faltou levar a certidão de nascimento, para a população do Boa Vista, bairro no qual Priscila mora, falta um pediatra.

O outro lado

Segundo a procuradoria da república, Sinop tem uma arrecadação mensal de aproximadamente 13 milhões de reais. Mais de 100 mil habitantes, e uma economia saudável. O município tem a câmara de vereadores que mais recebeu recursos da Prefeitura. Teve no semestre um saldo positivo de R$ 807.000,00, suficientes para pagar o salário de 11 médicos em turno integral durante o mesmo semestre. A câmara municipal, ainda comprou uma camionete de R$ 80.000,00, que poderia pagar um médico pelo período de seis meses no município.

Magnos Oliveira acompanhou a situação nos postos de saúde, e a TV Centro América mostrou o problema da saúde no MTTV 2ª edição de sexta-feira, em reportagem de Fábio Mezzacasa.

Nenhum comentário: