quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dengue mesmo na seca

Os registros da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, até julho (22/07) foram de 32.944 casos de Dengue, com 33 mortes. O acréscimo em relação aos casos de janeiro a 22 de julho de 2008 foi de 219,03%. Em 2008, no mesmo período foram notificados 10.326 casos de dengue.

A incompetência dos gestores e da população, para controlar a doença é tanta, que Sinop, por exemplo, tem a proporção de 1 caso de paciente com suspeita para cada 45 habitantes. O município do nortão tem 2.325 casos notificados entre janeiro e julho de 2009. Em todos dos 14 municípios que integram o pólo do Escritório Regional de Saúde (ERS), foram registrados 4.440 notificações.

A situação é tão grave, que mesmo na época de seca, os casos continuam aparecendo. Em Sorriso, a proporção é de 1 caso notificado, para cada 201 habitantes. Por lá, uma mulher de 42 anos continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave com Dengue Hemorrágica.

Em um Estado que não sabe cuidar da dengue, em cidades com moradores e gestores que não prezam por manter medidas de prevenção, basta seguir as estatísticas, para no próximo ano, termos pouca mudança nos números.

3 comentários:

Lucas Goulart disse...

Dengue mata mais que gripe suína

Fabrício disse...

Caso não tomarem nenhuma iniciativa vão sofrer as consequencias da dengue no verão. Que deus nos ajude!!!!!

Povo Brasileiro disse...

Não quero nem lembrar quando teve surto de dengue aqui na cidade tempos atrás. Esse ano aqui na cidade já tem alguns casos mesmo no inverno. Meu tio estava passando muito mal ontem com os sintomas da dengue.