sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Lixão e mata em chamas

A TV Centro América exibiu hoje, no Bom Dia Mato Grosso, a reportagem de Magnos Oliveira, com narração de Andressa Lorenzetti, sobre o fogo que passou da mata, para o lixão, distante 15 quilômetros do centro de Sinop. Além de problema para os catadores que trabalham no local, passou para uma área de lavoura, de alguns agricultores da região e atrapalhou o serviço de motoristas e do fiscal da prefeitura, que estavam levando o lixo da cidade para o local.

Além do problema para a saúde pública, uma desgraça também para o Meio Ambiente, a queimada que havia consumido uma área de mata até chegar no lixão, na quarta-feira de tarde, também passou para outras matas próximas, e acabou com a área verde.

Agricultores que evitavam a proliferação do fogo na lavoura, disseram que os bombeiros foram até o local na quarta-feira (19) e não retornaram. Quando liguei para o corpo de bombeiros, por estar do lado da mata que estava queimando, fui informado que o comandante já tinha tomado conhecimento e a equipe não iria atuar na área. A dica foi ligar para a prefeitura.

A resposta da prefeitura, foi de que a função de apagar o fogo seria do corpo de bombeiros. Enquanto queimava toda mata, os três aviões que ajudariam no combate a incêncios florestais, estavam parados no aeroporto de Sinop-MT. Segundo o comandante do corpo de bombeiros de Sinop, os aviões apresentados na semana passada, para ajudar no combate de incêndios florestais não foram usados, porque são ineficientes no combate de incêndios em área de mata.

Nenhum comentário: